SUSTITUTA IDEAL PARA AS INHAUMAS

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Alcantara
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#76 Mensagem por Alcantara » Seg Out 30, 2006 9:20 pm

Bolovo escreveu:Alcantara, a FREMM, a Horizon, a La Fayette e até as Meko D cumprem esse requisito da MB.

Acho uma fragata de 8000 tons um pouco demais para nós, acho que algo entre 3000-5000 tons já está de bom tamanho.

Com 8000 toneladas, elas estão na categoria "Destroyer". Acho que seriam perfeitas para acompanhar força-tarefas e para nuclear missões de longo alcance sem PAes.



Abraços!!! :wink:




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Bolovo
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#77 Mensagem por Bolovo » Seg Out 30, 2006 9:30 pm

Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:Alcantara, a FREMM, a Horizon, a La Fayette e até as Meko D cumprem esse requisito da MB.

Acho uma fragata de 8000 tons um pouco demais para nós, acho que algo entre 3000-5000 tons já está de bom tamanho.

Com 8000 toneladas, elas estão na categoria "Destroyer". Acho que seriam perfeitas para acompanhar força-tarefas e para nuclear missões de longo alcance sem PAes.



Abraços!!! :wink:

Sim, mas a MB não tá com essa bola toda também... imagina o custo de operação de um Destroyer de 8000 tons.

Uma fragata média (3500~5000 tons) está ótimo. Dá pra substituir e complementar tudo, desde Inhaumas, Niterois, Greenhalgh, Pará e o que for.

Viajando um pouco, se chegarmos até 2020 com 1 Barroso, 6 Niterois MODFRAG e 10 dessas fragatas novas, ficaria animal. Um tempo depois substituindo todas as Niterois e a Barroso por mais 6 novas fratas. A MB do século XXI seria composta por 16 fragatas nacionais, 2 LPDs nacionais e 10 UKL-214.

É... boiei demais... :mrgreen:




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#78 Mensagem por WalterGaudério » Seg Out 30, 2006 9:40 pm

Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:Alcantara, a FREMM, a Horizon, a La Fayette e até as Meko D cumprem esse requisito da MB.

Acho uma fragata de 8000 tons um pouco demais para nós, acho que algo entre 3000-5000 tons já está de bom tamanho.

Com 8000 toneladas, elas estão na categoria "Destroyer". Acho que seriam perfeitas para acompanhar força-tarefas e para nuclear missões de longo alcance sem PAes.



Abraços!!! :wink:


Positivo, usei a expressão Cruzador como força de expressão.
Aí é que está. Interpelei um ex-comandante meu(ex-comandante da F-41 Defensora), e ele me disse ter ficado muito impressionado, como tb os outros oficiais presentes, com a flexibilidade do projeto La fayette, pricipalmente aversão projetada e vendida para a Arábia Saudita(cujo IOC ocorreu no início deste ano,(menos os mísseis Aster) Classe All Ryad 133m de comprimento, 17m de boca, 4500t de deslocamento full.

Muitos dos oficias presentes fizeram solicitação adicional de infos aorepresentante francês, sobre o pacote vendido aos sauditas. A impressão que teria ficado é que poder-se-ia adquirir a licensa de produção por um preço muito mais em conta que o obtido pelos sauditas. Pelo simples fato de que nós nãoprecisaríamos comprar TUDO como os Sauditas fizeram.

Obviamente isso valeria tb p/ os alemães da BV.

OBS. Obviamente estou falando tudo isso em Off, essas apresentações todas de classes de navios são corriqueiras. Todo ano tem, mesmo qdo. uma marinha sequer expediu um RFI. E, claro a Mb só deverá tratar desse assunto após 2008, mas no ano que vem na LAAD 2007 deveremos assistir já a movimentações dos escritórios de projetos à respeito dessaqa futura concorrência.



Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Out 30, 2006 11:03 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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#79 Mensagem por Bolovo » Seg Out 30, 2006 9:55 pm

LA FAYETTE e suas variantes

Imagem La Fayette Class, France

Crew
Total: 164 (25 officers)

Dimensions
Overall length: 125 meters
Beam: 15.5 meters
Draught: 5.85 meters
Displacement: 3,500 tons

http://www.naval-technology.com/projects/lafayette/


Imagem Al Riyadh (F3000S Sawari II) Class, Saudi Arabia

Crew
Total: 164 (25 officers)

Dimensions
Overall length: 133 meters
Beam: 17 meters
Draught: 4 meters
Displacement: 4,725 tons

http://www.naval-technology.com/projects/al_riyadh/


Imagem Formidable Class, Singapore

Crew
Total: 70 + 15 air crew

Dimensions
Overall length: 114.8 meters
Beam: 16.3 meters
Draught: 6 meters
Displacement: 3,200 tons

http://www.naval-technology.com/projects/formidable/


Imagem Kang Ding Class, Taiwan

Crew
Total: 134 (15 officers)

Dimensions
Overall length: 125 metres
Beam: 15.4 metres
Draught: 4 metres
Displacement: 3,500 tons

http://www.naval-technology.com/projects/fayette/



Ou seja... tem La Fayette de todos os sabores possiveis, é só pedir.

Gostei da fragata saudita.

Será que teremos uma La Fayete tupiniquim?! :wink:




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#80 Mensagem por Einsamkeit » Seg Out 30, 2006 11:59 pm

Eu gostaria que fosse equipado com Paams




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#81 Mensagem por Alcantara » Qua Nov 01, 2006 6:20 am

Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:Alcantara, a FREMM, a Horizon, a La Fayette e até as Meko D cumprem esse requisito da MB.

Acho uma fragata de 8000 tons um pouco demais para nós, acho que algo entre 3000-5000 tons já está de bom tamanho.

Com 8000 toneladas, elas estão na categoria "Destroyer". Acho que seriam perfeitas para acompanhar força-tarefas e para nuclear missões de longo alcance sem PAes.



Abraços!!! :wink:

Sim, mas a MB não tá com essa bola toda também... imagina o custo de operação de um Destroyer de 8000 tons.


Menor do que o de um PA de 32.000 toneladas... :wink:

[018] [018] [018]




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#82 Mensagem por Sintra » Qua Nov 01, 2006 6:44 am

Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:
Alcantara escreveu:
Bolovo escreveu:Alcantara, a FREMM, a Horizon, a La Fayette e até as Meko D cumprem esse requisito da MB.

Acho uma fragata de 8000 tons um pouco demais para nós, acho que algo entre 3000-5000 tons já está de bom tamanho.

Com 8000 toneladas, elas estão na categoria "Destroyer". Acho que seriam perfeitas para acompanhar força-tarefas e para nuclear missões de longo alcance sem PAes.



Abraços!!! :wink:

Sim, mas a MB não tá com essa bola toda também... imagina o custo de operação de um Destroyer de 8000 tons.


Menor do que o de um PA de 32.000 toneladas... :wink:

[018] [018] [018]


Pois, mas de certeza que vocês não conseguem comprar um destroyer de 8000 ton pelo preço que o São Paulo custou, pelo menos um dos discutidos anteriormente.
Entretanto, para se ter uma pequenina ideia do que se está a falar, a Australia vai enfiar 6 biliões de Aus dolars em 3 navios deste tipo (http://www.defence.gov.au/dmo/awd/sea4000/sea4000.cfm).
É impressão minha, ou isto é mais dinheiro do que o vosso Mindef gastou em equipamento novo na ultima década?

Cumprimentos :wink:




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#83 Mensagem por Alitson » Qua Nov 01, 2006 8:37 am

Muitos acordos com os franceses...

eis o futuro da MB... :wink:

Imagem

é só mandar o Lula escolher...




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#84 Mensagem por WalterGaudério » Qua Nov 01, 2006 9:33 am

Alitson escreveu:Muitos acordos com os franceses...

eis o futuro da MB... :wink:

Imagem

é só mandar o Lula escolher...


Pois foi exatamente essa versão da foto (Sawari II program All Ryiad Class))que mais chamou atenção dos oficiais da MB, ela está equipada com mísseis ASTER 15 e Arabel 3D.
O comentário dos oficiais que assistiram a palestra da DCNI em novembro de 2000 era de que a plataforma LaFayette era capaz de ser adaptada do mesmo modo que foi o projeto Vosper Mk-10, ou seja, um casco duas versões(uma emprego geral/AAW, outra mais voltada p/ ASW).

Walter




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#85 Mensagem por CFB » Qua Nov 01, 2006 9:41 am

Alcantara escreveu:
cicloneprojekt escreveu: (...) A BV tem atualmente os projetos MEKO D e MEKO X, não conheço as características desses dois projetos, mas seguramente não são baratos.

Sds.

Walter


Então, eis-las aqui.


Apresentados mais dois tipos de fragatas MEKO
O estaleiro alemão Blohm + Voss mostrou, na feira Pacific 2004, realizada em Sidney, na Austrália, alguns dos mais recentes desenvolvimentos em termos de navios de escolta projetados segundo o conceito MEKO, lançado nos anos 70. Até o presente mais de 60 fragatas e corvetas MEKO já foram entregues ou encomendadas à B+V ou a estaleiros associados.
Uma das novidades é a fragata MEKO D (Delta), que recebeu essa denominação devido ao inovador conceito no qual a boca máxima é na popa, diminuindo o arrasto ao longo de uma faixa maior de velocidades. A MEKO D emprega a filosofia de “duas ilhas”, de forma que, em caso de avarias, funções vitais como suprimento de energia, propulsão, governo, comunicações, etc. podem passar a ser comandadas a partir da outra “ilha”. O navio é multifunção, e possui grande capacidade de guerra andiaérea e antisubmarino, podendo também ser empregado em ações litorâneas.
A B+V apresentou também a MEKO X, mais novo membro da “família” MEKO, desenvolvida a partir da MEKO D. A “X” dá ênfase à capacidade antiaérea e apoio a operações de desembarque, incluindo todos os aspectos da assim chamada “Network Centric Warfare”, visando também a interoperabilidade em operações conjuntas ou combinadas. Ambos os projetos (MEKO D e MEKO X) podem utilizar todos os tipos de sistemas propulsão, inclusive o elétrico.



:arrow: Meko D
Imagem


:arrow: Meko X
Imagem


:arrow: http://www.segurancaedefesa.com/Informe0104.html




Abraços!!! :wink:


Mttt bons essas classe de fragatas, pro Brasil substitui as Inhauna pra min umas 5 Meko D estao de bom tamanho, prefiro elas em relação a Meko X pela sua maiour capacidade multimissão coisa q o Brasil pro ser um pais com problema orçamentarios deve sempre dar preferencia




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#86 Mensagem por CFB » Qua Nov 01, 2006 9:41 am

Alcantara escreveu:
cicloneprojekt escreveu: (...) A BV tem atualmente os projetos MEKO D e MEKO X, não conheço as características desses dois projetos, mas seguramente não são baratos.

Sds.

Walter


Então, eis-las aqui.


Apresentados mais dois tipos de fragatas MEKO
O estaleiro alemão Blohm + Voss mostrou, na feira Pacific 2004, realizada em Sidney, na Austrália, alguns dos mais recentes desenvolvimentos em termos de navios de escolta projetados segundo o conceito MEKO, lançado nos anos 70. Até o presente mais de 60 fragatas e corvetas MEKO já foram entregues ou encomendadas à B+V ou a estaleiros associados.
Uma das novidades é a fragata MEKO D (Delta), que recebeu essa denominação devido ao inovador conceito no qual a boca máxima é na popa, diminuindo o arrasto ao longo de uma faixa maior de velocidades. A MEKO D emprega a filosofia de “duas ilhas”, de forma que, em caso de avarias, funções vitais como suprimento de energia, propulsão, governo, comunicações, etc. podem passar a ser comandadas a partir da outra “ilha”. O navio é multifunção, e possui grande capacidade de guerra andiaérea e antisubmarino, podendo também ser empregado em ações litorâneas.
A B+V apresentou também a MEKO X, mais novo membro da “família” MEKO, desenvolvida a partir da MEKO D. A “X” dá ênfase à capacidade antiaérea e apoio a operações de desembarque, incluindo todos os aspectos da assim chamada “Network Centric Warfare”, visando também a interoperabilidade em operações conjuntas ou combinadas. Ambos os projetos (MEKO D e MEKO X) podem utilizar todos os tipos de sistemas propulsão, inclusive o elétrico.



:arrow: Meko D
Imagem


:arrow: Meko X
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:arrow: http://www.segurancaedefesa.com/Informe0104.html




Abraços!!! :wink:


Mttt bons essas classe de fragatas, pro Brasil substitui as Inhauna pra min umas 5 Meko D estao de bom tamanho, prefiro elas em relação a Meko X pela sua maiour capacidade multimissão coisa q o Brasil pro ser um pais com problema orçamentarios deve sempre dar preferencia




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#87 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Nov 01, 2006 12:58 pm

Alitson escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Tenho dois PDF "dissecando" a MEKO D... Como faço para disponibilizá-los????

Tava aí uma ótima escolta para a MB:

- 3500 ton
- multifuncional
- armamento e sensores modulares
- duas ilhas com radares AESA (Saab CEA-FAR Technologies ou Elta EL/M-2248)
- até 48 células VLS, sendo 32 em 4 lançadores óctuplos Sylver A50, para Aster 15 ou 30 (quem sabe Umkhonto-R ou IIR) e 16 em dois lançadores óctuplos Sylver A70, para Aster 30 ou 45, Scalp Naval ou Exocet Block 3.
- de 8 a 16 Exocet em lançadores convencionais
- dois lançadores de torpedos leves (324mm)
- 1 canhão pesado na proa (127mm ou 114,5mm)
- 1 CIWS sobre o hangar
- 2 canhões leves (20 a 30mm) nas laterais
- rampa para embarcação de abordagem com casco rígido na popa

Quanto a MB não ter grana, vejo que funciona como todo o funcionalismo público (e minha experiência na área já é de 14 anos) sempre se fala que não tem $$$, mas quando a coisa aperta (obsolescência ou carência de meios) a grana aparece e resolve-se tudo. Oque é realmente necessário, antes de mais nada, é a decisão política de se fazer, a definição clara do projeto e a "encheção de saco" até a grana sair: você encaminhar o projeto com pedido de urgência e ficar sentado na mesa esperando a resposta não dá em nada. Tem que sair atrás do pessoal do MOG e da Fazenda para fazer o cálculo e disponibilizar verba, no caso dos Parlamentares, achar um ou dois Senadores e mais uma dezena de Deputados da situação que apoiem o projeto,e aí ficar no pé mesmo, cobrando, explicando, atazanando... aí sai. Vide a gestão de urgência para sair o sub, que resultou no U-214, reforma dos S30 a 33 e mais uma siderúrgica de lambuja... Se apertar e juntar com o pessoal certo sai... principalmente meia dúzia de escoltas com pagamento pulverizado por seis a oito anos...

É até mais fácil você justificar a aquisição de meios novos com fomento à indústria naval nacional, com a produção de bens de grande valor agregado e captação tecnológica em várias áreas, do que comprar navio usado e torrar uma grana na manutenção/atualização...


tu podes usar o http://www.photobucket.com

[]s


Como assim???

Eu tentei e só serve para imagem... ele não aceita arquivo PDF (Acrobat Reader)...

Tem algum outro jeito ???




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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#88 Mensagem por Alitson » Qua Nov 01, 2006 6:19 pm

cicloneprojekt escreveu:
Alitson escreveu:Muitos acordos com os franceses...

eis o futuro da MB... :wink:

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é só mandar o Lula escolher...


Pois foi exatamente essa versão da foto (Sawari II program All Ryiad Class))que mais chamou atenção dos oficiais da MB, ela está equipada com mísseis ASTER 15 e Arabel 3D.
O comentário dos oficiais que assistiram a palestra da DCNI em novembro de 2000 era de que a plataforma LaFayette era capaz de ser adaptada do mesmo modo que foi o projeto Vosper Mk-10, ou seja, um casco duas versões(uma emprego geral/AAW, outra mais voltada p/ ASW).

Walter


acredito que assim já seja um desperdício... uma fragata dessas poderia receber também ASROC VLS, assim como sonar de profundidade feriado... Lembrando que operamos a versão lançada de lançadores normais, ASROC há algumas décadas... Não seria problema para a MB...

[]s




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#89 Mensagem por REGATEANO » Qua Nov 01, 2006 10:41 pm

Interessante a variadade de modelos MEKO.

Lembra muito o conceito de LEGO. Pode ser montada de qualquer jeito, à escolha do cliente, e o $$$ disponível para as peças. :lol: :lol:




PRick

#90 Mensagem por PRick » Qua Nov 01, 2006 10:56 pm

Alitson escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Alitson escreveu:Muitos acordos com os franceses...

eis o futuro da MB... :wink:

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Pois foi exatamente essa versão da foto (Sawari II program All Ryiad Class))que mais chamou atenção dos oficiais da MB, ela está equipada com mísseis ASTER 15 e Arabel 3D.
O comentário dos oficiais que assistiram a palestra da DCNI em novembro de 2000 era de que a plataforma LaFayette era capaz de ser adaptada do mesmo modo que foi o projeto Vosper Mk-10, ou seja, um casco duas versões(uma emprego geral/AAW, outra mais voltada p/ ASW).

Walter


acredito que assim já seja um desperdício... uma fragata dessas poderia receber também ASROC VLS, assim como sonar de profundidade feriado... Lembrando que operamos a versão lançada de lançadores normais, ASROC há algumas décadas... Não seria problema para a MB...

[]s


Este tipo de projeto é modular, assim, a colocação ou tr0ca de um sistema de armas é uma tarefa muito simplifcada. Acredito que a MB faria mesmo um casco sub-armado para fazer economia na compra dos cascos.

Este projeto em particular, tem um deck de helo excelente. Dentro da tonelagem de 4.700 toneladas.

[ ]´s




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