A FAB. Da CRUZEX II para a III. O que mudou!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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juarez castro
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#46 Mensagem por juarez castro » Seg Out 30, 2006 7:16 pm

cb_lima escreveu:
Mas na CEIBO 2005 (Argentina) os A-1 deram o troco nos Chilenos, com índices de acertos muito acima deles. Causando certa irritação com os gringos, que queriam “brigar”. A diferença bem grande.

Informações contidas no Rel.Co.Ar. 2006.

Valeu,


Podem reclamar, mas que o Am-x é bão... é bão sim! :) (imagina só esse bicho modernizado) :p

[]s
CB_Lima


É se você comparar com o que ele tinha pela frente, Elkam e T 37....

Em terra de cego quem tem um olho é rei.

Grande abraço




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#47 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 30, 2006 8:09 pm

:)

Exato :)!

Até porque o Elkam não é tão mal assim :wink:

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CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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fredom
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#48 Mensagem por fredom » Qui Nov 09, 2006 11:24 am

Exército Brasileiro
Defesanet 09 Novembro 2006



OPERAÇÃO PAMPA 2006


Pilotos de caça bons de briga

HUMBERTO TREZZI


Os militares da Força Aérea Brasileira que atuam na Operação Pampa ainda estufam o peito de orgulho ao lembrar uma façanha recente. Pilotos do Esquadrão Pampa, com sede em Canoas, realizaram uma das maiores performances da história da aviação militar brasileira. Em uma missão da Operação Cruzeiro do Sul III, ocorrida em setembro em Campo Grande (MS), dois caças Tiger F-5 comandados por gaúchos e fabricados há mais de duas décadas "derrubaram" de forma simulada dois Mirage 2000N franceses novos em folha, a uma distância de 50 milhas (80 quilômetros). A vitória foi maior ainda porque os aviões da França não conseguiram detectar os F-5, os seus lançamentos de mísseis e a presença de um avião-radar brasileiro, o R-99A.
Foi o troco brasileiro para o fiasco de 2002, quando, na primeira edição da Cruzex, os caças franceses abateram todos os aviões brasileiros. Como ressalta o site Defesanet.com.br, a explicação para a vitória de agora está no grande investimento em aviônica (eletrônica embarcada) feito pela FAB. Os antiquados F-5 foram rejuvenescidos por meio de uma "cirurgia" que modernizou todos seus equipamentos de bordo. A Aeronáutica adquiriu mísseis israelenses e simuladores de vôo específicos para F-5. Contribuiu ainda o fato de a FAB contar com um avião de fabricação brasileira, o Embraer R-99, capaz de monitorar por radar qualquer vôo em centenas de quilômetros.

O resultado é que o Brasil passou a dominar a tecnologia do abate de aviões à distância e, segundo especialistas, é hoje um dos cinco países do mundo mais especializados em vigilância aérea militar. Os caças brasileiros, evidentemente, são carroças se comparados aos norte-americanos, russos, suecos e franceses. Já os pilotos... bem, mostraram que a perícia e o estudo superam em muito a desvantagem econômico-tecnológica de suas aeronaves.







o problema desse abate, e' que os matusa-n (by tulio) nao sao avioes de superioridade aerea, o mais interessante desse fato e' que eles nao detectaram a presenca dos f-5 ou do r-99, mas seria interessante ver como eles iriam se sair contra dos -5. E outro detalhe, se a simulacao era de combate BVR os mirrages entao portavam missil de longo alcance possivelmente similar aos que virao com os nossos mirrages




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#49 Mensagem por Túlio » Qui Nov 09, 2006 1:17 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Quanto a parar no tempo... não vai ocorrer. Já está certa a retomada oficial do FX-2 e, nos bastidores, até já se sabe quem será o vencedor... só não podemos ainda divulgar oficialmente, pois é necessário fazer um "terror" para o preço da aeronave baixar...


Pois é, Beraldi véio...

E num contes a ninguém - mas a ninguém MESMO!!! - que será o Rafale, pois isso pegará a TODOS de surpresa, 'magina só, POWS!!!

Aliás, ontem ainda o Tóbi véio ficou me olhando com uma cara de 'e aí, vêm ou num vêm essas jostas de Rafales?', mas estou tranquilo, é um bom cachorro, muito discreto... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#50 Mensagem por Serelle » Qui Nov 09, 2006 1:21 pm

Deixa eu levantar uma coisa aqui....

os 2000N são aviões especializados em ataque ao solo, não possuem radar próprio para interceptação como os C e não iam mesmo "enxergar" os F-5EM.

Agora, se os Azuis despacharam um ataque ao país vermelho, confiando apenas na cobertura do E-3, pediram para ser abatidos mesmo! Onde estava a cobertura dos 2000C? Não existia? Moldes da OTAN, uma infiltração sem escolta??

Tudo bem que a FAB e a imprensa estão deitando e rolando nessa interceptação, mas o "todo" da coisa não está sendo contado.

My 2¢

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#51 Mensagem por Alitson » Qui Nov 09, 2006 1:35 pm

Serelle escreveu:Deixa eu levantar uma coisa aqui....

os 2000N são aviões especializados em ataque ao solo, não possuem radar próprio para interceptação como os C e não iam mesmo "enxergar" os F-5EM.

Agora, se os Azuis despacharam um ataque ao país vermelho, confiando apenas na cobertura do E-3, pediram para ser abatidos mesmo! Onde estava a cobertura dos 2000C? Não existia? Moldes da OTAN, uma infiltração sem escolta??

Tudo bem que a FAB e a imprensa estão deitando e rolando nessa interceptação, mas o "todo" da coisa não está sendo contado.

My 2¢

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estavam escoltados por 2C e E-3... mas estes não "escutaram" nem "viram" os F-5EM e R-99...

quando se deram conta, viram que era melhor dar meia volta e voltar...

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#52 Mensagem por fredom » Qui Nov 09, 2006 3:56 pm

estavam escoltados por 2C e E-3... mas estes não "escutaram" nem "viram" os F-5EM e R-99...

quando se deram conta, viram que era melhor dar meia volta e voltar...


agora sim, se fosse so os -n essa vitoria estaria meia sem credito, mas se os -n foram abaixo com a escolta dos -c a historia é outra.




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#53 Mensagem por Alitson » Qui Nov 09, 2006 4:00 pm

fredom escreveu:
estavam escoltados por 2C e E-3... mas estes não "escutaram" nem "viram" os F-5EM e R-99...

quando se deram conta, viram que era melhor dar meia volta e voltar...


agora sim, se fosse so os -n essa vitoria estaria meia sem credito, mas se os -n foram abaixo com a escolta dos -c a historia é outra.


como vc mesmo colocou, pacote OTAN...

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#54 Mensagem por juarez castro » Qui Nov 09, 2006 7:43 pm

Os Franceses cometeram um erro duarante toda a operação e não se deram conta, o 14 treinou exaustivamente (com ajuda externa de gente com muita experiência em combate real) que cantaram a pedra antes do inicio da operaçao e foi bater e valer.
Quando os 2000N eram abatidos os c davam meia volta, para não arriscar.

Grande abraço




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#55 Mensagem por Alcantara » Qui Nov 09, 2006 8:14 pm

juarez castro escreveu:Os Franceses cometeram um erro duarante toda a operação e não se deram conta, o 14 treinou exaustivamente (com ajuda externa de gente com muita experiência em combate real) que cantaram a pedra antes do inicio da operaçao e foi bater e valer.
Quando os 2000N eram abatidos os c davam meia volta, para não arriscar.

Grande abraço


Porra!! Que pessoal é esse? Você já cantou essa pedra, não vai dizer o nome dos santos não, hehehhee? [101]

Esse pessoal do DB infiltrado não é mole não... faz todo mundo aqui por aqui passar por exame do coração com esse suspense todo... [082]




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#56 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 09, 2006 8:20 pm

Foi do pessoal daquele país que começa com "Is" e acaba com "rael" :wink:

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CB_Lima = Carlos Lima :)
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#57 Mensagem por Edward Elric » Qui Nov 09, 2006 8:30 pm

sera que não devemos trocar os nossos velhos Mirage 2000 por uns velhos F-5 não? ja que se mirages novos levam uma coça dos F-5 velhos quem dira o que acontece com os velhos mirages nas mãos dos F-5?

parabens a FAB...isso é bom para fazer com que certos visinhos nossos não venham querer brincar com agente....




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#58 Mensagem por Alitson » Qui Nov 09, 2006 8:43 pm

Edward Elric escreveu:sera que não devemos trocar os nossos velhos Mirage 2000 por uns velhos F-5 não? ja que se mirages novos levam uma coça dos F-5 velhos quem dira o que acontece com os velhos mirages nas mãos dos F-5?

parabens a FAB...isso é bom para fazer com que certos visinhos nossos não venham querer brincar com agente....


A FAB chegou a cogitar isso, porém o alcance do F-5 não permite que ele "trabalhe" como escolta...

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#59 Mensagem por Alcantara » Qui Nov 09, 2006 8:44 pm

cb_lima escreveu:Foi do pessoal daquele país que começa com "Is" e acaba com "rael" :wink:

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E como "surgiu" esse treinamento, do nada? :lol:

Será que veio no bojo da escolha da Elbit (ALX, F-5EM/FM, A-1AM/BM), da Rafael (Derby), etc, tipo pacotão "all included"? heheheheheh... [082]


Abraços!!! :wink:




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#60 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 09, 2006 8:56 pm

Hehehehheheh

Shhhhhhh...! :wink:

Chutando...

O Brasil compra equipamentos de Israel
O Brasil inclui no contrato o "treinamento" e como operá-los
Os empregados dessas empresas muitas vezes são ex militares ou "adidos" dando o treinamento
Eles tem que aferir e integrar esses equipamentos todos nas aeronaves brasileiras e a melhor maneira de aferir é testá-lo como seria usado "operacionalmente"
O Brasil compra o "Bizú" como parte do pacote
O Brasil se empolga e compra mais equipamento e ganha mais Bizú de Bonus :wink:
O Brasil manda pilotos para lá para ver como Israel usa os equipamentos :wink: :wink:

E por aí vai... :)

Hehehehehehe

[]s
CB_Lima




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