FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Contato:

#406 Mensagem por sergiobraz » Seg Ago 16, 2004 8:44 am

Plinio Jr escreveu:Deste governo pode-se esperar de tudo ... [024]

Espero que eles possam justificar ao público a descisão de comprar o avião mais caro e defasado da licitação e que não irá gerar empregos..

E principalmente, irão gastar cerca de US$1 bi em um avião que daqui 15 anos, estará obsoleto e irá virar sucata por não ter mais o que oferecer..

E para ser sincero...estou quase desistindo de comentar neste assunto, pois está pior que novela mexicana e dificilmente terá um final feliz..

[002] [036] [036] [036]

O PLÍNIO o problema é que brasileiro não quer sabe de nada, se o BRASIL fizer o pior negócio tanto faz!!!!

Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#407 Mensagem por Lauro Melo » Seg Ago 16, 2004 9:25 am

Correio Braziliense - 16 / 08 / 2004

AVIAÇÃO
A briga no céu agora é política

Embraer busca aliados no governo e no Congresso para reverter licitação bilionária que dá vitória ao caça russo Sukhoi. Lula convocará o Conselho de Defesa Nacional ainda neste semestre para decidir a compra
Sandro Lima
Da equipe do Correio
Ricardo Stuckert / PR 04.08.04

Devido a um forte lobby da Embraer, o governo avalia cancelar o projeto FX, uma licitação para a compra de 12 novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). Somente na primeira fase do projeto seriam gastos US$ 700 milhões para a aquisição das aeronaves. Todas as fases da licitação — técnica, comercial e transferência de tecnologia — já foram concluídas há quatro meses pelo governo Lula e o vencedor, segundo apurou o Correio, foi o caça russo Sukhoi. O Mirage 2000-BR, do consórcio franco-brasileiro Embraer-Dassault, ficou em segundo lugar na avaliação dos militares. Foi aí que começou o problema. A Embraer não aceita a derrota e quer reverter o jogo: trabalha para ganhar a preferência do governo e articula para que critérios políticos prevaleçam sobre critérios técnicos.
A Embraer conta com uma forte bancada no Congresso, que inclui integrantes da base de apoio do governo e da oposição, e também com apoios de peso no Executivo. Jogam nesse time os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e do Trabalho, Ricardo Berzoini; o presidente nacional do PT, José Genoino, e o líder do governo no Congresso, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Além deles, uma bancada de mais de 30 parlamentares de vários partidos apóia a empresa.
Solução caseira
O consórcio russo também conta com seus defensores dentro do governo, como os ministros da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e da Defesa, José Viegas; e o Comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos da Silva Bueno. Entre os dois grupos está o presidente Lula, que apesar de pender para uma solução caseira, dando a vitória à Embraer, não bateu o martelo ainda.
Para não passar por cima de critérios técnicos de avaliação feitos pelo Comando da Aeronáutica, uma das soluções encontradas pelo governo é comprar ou fazer leasing de aviões usados e posteriormente realizar uma outra licitação. Procurada pelo Correio, a Embraer preferiu não se pronunciar.
O presidente Lula deve convocar o Conselho de Defesa Nacional ainda neste semestre para decidir a compra. A hipótese mais forte é pelo cancelamento, mas tanto a Embraer quanto o consórcio russo atuam forte nos bastidores do governo para vencer a licitação. As empresas intensificaram o corpo-a-corpo pois sabem da intenção do presidente Lula em resolver o problema. Na semana passada, ele visitou o porta-aviões São Paulo, em Vitória, e prometeu aos militares reequipar as Forças Armadas.
O NEGÓCIO
12 Caças podem ser compra US$ 700 milhões é o valor a ser pago na primeira fase
A aproximação entre a Embraer e o governo teve início ainda em 2002 durante as eleições. Vários integrantes do PT mantiveram contatos com a Embraer e receberam financiamento para a campanha. Foram agraciados pelo financiamento o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo, com R$ 100 mil, o presidente do PT, José Genoino, com R$ 200 mil, e o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, com R$ 25 mil. Além dos petistas, a Embraer fez doações a 25 parlamentares, inclusive da oposição, como o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder tucano. A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu R$ 500 mil.
Logo no primeiro dia de governo, o presidente Lula adiou a licitação dos caças sob a alegação de que a prioridade de sua gestão era o programa Fome Zero.
A licitação já havia sido concluída no governo anterior, e naquela ocasião a Embraer também havia perdido. O vencedor foi o caça sueco Grippen. Apesar do processo de testes da Aeronáutica ter sido concluído ainda em 2002, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso optou por deixar a decisão a cargo de seu sucessor.

Tecnologia
No atual governo, foi feita uma nova rodada de testes das aeronaves e de ofertas comerciais e de transferência de tecnologia por parte dos grupos envolvidos na disputa. Desta vez quem obteve a preferência dos militares foi o Sukhoi.

Dos cinco finalistas, o MIG russo e o F-16 americano foram descartados. No caso do MIG, devido à defasagem tecnológica em relação aos outros concorrentes. E o F-16, por causa das restrições do governo norte-americano à transferência de tecnologia e controle dos armamentos das aeronaves. Corre por fora o caça Grippen, do consórcio anglo-sueco Grippen, que foi bem avaliado pela Aeronáutica e oferece um pacote vantajoso de contrapartidas comerciais. Ele ficou em terceiro lugar, atrás do Mirage 2000-BR.
Em vários pontos, a proposta russa foi melhor que a da Embraer-Dassault, a começar pelo preço do caça, inferior ao valor do Mirage 2000-BR. Na criação de empregos, o consórcio russo sai na frente e oferece 400 novos postos de trabalho, contra 200 propostos pela Embraer. Os russos também oferecem fabricar os armamentos do Sukhoi no Brasil e parceria para o desenvolvimento de tecnologia espacial.
Custos
Em relação às contrapartidas comerciais, os russos propuseram compras e abertura de mercado que representam R$ 2,5 bilhões. No quesito transferência de tecnologia das aeronaves, Embraer e russos se igualam. Contra o Sukhoi há a desconfiança de alguns integrantes da FAB de que a aeronave, com alguns anos de uso, tenha um alto custo de manutenção e operação.
Com o atraso na decisão, que deve sair até o fim do ano, ganha força no governo a idéia da compra ou leasing de caças usados. Já há candidatos na fila. São eles o Kfir, do governo israelense; o F-16 da Holanda; e o Sukhoi-27 modernizado, oferecido pelo governo russo. Para viabilizar a proposta da compra ou aluguel de aviões provisórios para a FAB, que não seriam tão sofisticados quanto os do projeto FX, um outro lobby, coordenado por um grupo de ex-oficiais da Aeronáutica, trabalha a todo vapor na Esplanada.
A encomenda dos novos caças tem que ser feita com bastante antecedência pois as primeiras aeronaves só ficarão prontas em um prazo de três anos. Mesmo que o governo opte ainda este ano, ou posteriormente, pelo Sukhoi, ou até mesmo pelo Mirage 2000, no próximo ano a FAB necessitará de aeronaves para substituir a atual frota. Caso contrário, haverá uma canibalização dos atuais Mirage, ou seja, peças de um avião serão retiradas para que outros possam continuar em operação.

MODERNIZAÇÃO
Os 53 caças AMX-A1 da Força Aérea Brasileira (FAB) passarão por processo de modernização ao custo de US$ 400 milhões, cerca de R$ 1,2 bilhão. A recauchutagem será feita no posto da Embrar em Gavião Peixoto, em Araraquara (SP), com tecnologia nacional. Em três anos, as primeiras unidades serão entregues aos militares. O programa de recuperação segue até 2012. O AMX A-1 é considerado estratégico pelo governo. Tem grande capacidade de carregar armamentos, característica essencial para um avião de combate.

OS CONCORRENTES
Aviões - Fabricante
Sukhoi Su-35 - Avibrás — Rossoboronexport
Mirage-2000BR - Embraer — Dassault
Grippen - consórcio anglo-sueco Grippen
F-16 - Lockheed — Martin
MiG-29 - MAPO — MiG

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Contato:

#408 Mensagem por sergiobraz » Seg Ago 16, 2004 11:53 am

:evil: ESTA EMBRAER SÓ PERTUBANDO!!, OFERECEM O PIOR É QUEREM VENCER DE QUALQUER FORMA!!

nesta altura do campeonato, a aquisição de SU-27 MODERNIZADO de segunda mão, ao meu ver, já seria uma boa escolha!!!!!!!!

Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Diorgenes
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#409 Mensagem por Diorgenes » Seg Ago 16, 2004 3:40 pm

Ja estou cansado de ler sobre o F-X :twisted:
Para falar a verdade acho que os oficiais da FAB tinha que tomar uma possição de qual avião eles querem e preciomar o governo afinal quem entendem do assunto e eles e não os politicos [006]
TEM É QUE IR AO PRESIDENTE E FALAR NOS QUEREMOS ESTE AVIÃO E PRONTO [004]

Nascer Viver e no Santos morrer, uma alegria que nem todos podem ter.
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#410 Mensagem por Spetsnaz » Seg Ago 16, 2004 5:55 pm

Na boa.. ja cansei de ter esperança nesse pais de merda ... :evil:

Aki não tem futuro não..... só presente e passado .... :cry:

Ted Striker
Júnior
Júnior

#411 Mensagem por Ted Striker » Seg Ago 16, 2004 6:23 pm

Spestnaz

Por favor, exijo mais respeito com o meu país. De merda ele não tem nada. Se não gosta, venda o seu computador e compre uma passagem para a Rússia e fique por lá.

Moderadores

Desculpe a resposta mas quando se fala mal do próprio país, uma atitude por parte dos senhores tem que ser feita. Discordância do país tudo bem, mas chamá-lo de merda é passar dos limites.

Ted Striker

Prefiro uma bomba inglesa explodindo a minha casa do que um soldado russo no meu jardim.
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#412 Mensagem por Spetsnaz » Seg Ago 16, 2004 6:38 pm

Ted Striker escreveu:Spestnaz

Por favor, exijo mais respeito com o meu país. De merda ele não tem nada. Se não gosta, venda o seu computador e compre uma passagem para a Rússia e fique por lá.

Moderadores

Desculpe a resposta mas quando se fala mal do próprio país, uma atitude por parte dos senhores tem que ser feita. Discordância do país tudo bem, mas chamá-lo de merda é passar dos limites.

Ted Striker

Na Russia é pior ainda... e aqui não tem futuro mesmo .. se você gosta de ignorar a realidade o problema é seu ....

Diorgenes
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#413 Mensagem por Diorgenes » Ter Ago 17, 2004 6:38 pm

Imagem
:lol: :lol: :lol:

Nascer Viver e no Santos morrer, uma alegria que nem todos podem ter.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#414 Mensagem por Brasileiro » Ter Ago 17, 2004 8:45 pm

Viu só Spetsnaz, o Brasil tem perspectiva de futuro sim.
Se você ainda acha que não, é porque você ainda não procurou, eu sempre costumo dizer que os Brasileiros só sabem olhar o Brasil pelo seu pior perfil possível.
Durante os últimos dez anos o Brasil vem conseguindo grandes vitórias no que diz respsito à educação, saúde, trabalho escravo, nutrição e miséria, mas não podemos esquecer que a distância entre o rico e o pobre também aumentou.
E falando em defesa, tecnologia e soberania, nós estamos começando a nos recuperar de quase uma década perdida para a defesa, que pouco cesceu. Dá para perceber que o orçamento de 2005 será amplificado, e as verbas para defesa estão encontrando menores dificuldades para serem liberdadas. A economia vem crescendo em 2004, e as peresepctivas para o ano de 2005 são as melhores possíveis. Um país não pode crescer militarmente se não cresce economicamente.
Na área de industria de defesa, existe um documento sobre desoneração de impostos para industrias de defesa, que deverá sair no final do ano.
Estamos no começo de um caminho, não se faz uma longa jornada sem dar o primeiro passo. E ninguém aqui é capaz de negar que estamos dando os primeiros passos de uma longa jornada, se alguém dizer que é mentira, talvez seja um astrólogo, cartomante ou um adivinhador de futuro pessimista.
Então, eu gostaria que todas as pessoas se dessem conta disso, que o Brasil é um país cada vez mais promissor, e que como já foi dito antes, é apenas um recomesso de uma trajetória perdida no final dos anos noventa (quando falamos de defesa).
E o que eu disse, eu posso provar. Vamos, ao invéz de de massacrar a nossa pátria, vamos ajudá-la a levantar, e abrir os nossos olhos para o melhor perfil e procurar ajudar a corrijr possíveis erros.
Quanto ao FX, pouco importa quem vença, Su-35 ou Mirage, há de concordar que ambas são excelentes aeronaves e moderníssimas, se der Mirage, não vamos reclamar, pois estaremos ganhando de uma forma ou de outra, e se der Su-35, também sairemos ganhando. Já foi dito por muitos que o mais importante são as tecnologias e as parcerias geradoras de empregos e tecnologias nacionais.
Ganhar o Mirage 2000 não significa que o Brasil é um país sem futuro, é apenas uma escolha, e qualquer um que seja escolhido há de ser muito bem vindo na atmosfera brasileira.
Portanto, peço por favor que tratem com mais respeito a nossa querida pátria. Os Iraquianos, por exemplo, por mais defeitos e pobreza que eles tenham, em todas as imagens que eu vi, eles estavam defendendo sua bandeira e lutando incodicionalmente por ela, e não a humilharam, não fizeram comparações e nem desrespeitaram, apenas defenderam e respeitaram.

Raul Pereira Micena

Gallø
Júnior
Júnior
Contato:

#415 Mensagem por Gallø » Ter Ago 17, 2004 8:55 pm

Boi noite a todos aqui do Fórum !!
???
Boi noite ...... essa doeu ....... Boa noite ! hehe
:lol: :lol: :lol:
.......
Sem mais o que dizer a respeito deste assunto ....
Ultiammente só tenho entrado para ver as publicações dos colegas, pois estou muito desiludido e desapontado com esta novela Mexicana que o projetyo F-X se tornou !!
E o pior é que nem ao menos podemos chamar essa vergonha de novela Mexicana, pois os próprios tomaram vergonha na cara e acordaram para a suas forças armadas (vide compra do P-99 se não me engano e do HawkEye !!!) ....
Agora, mais do que nunca, defendo uma hipotética compra de Su-27´s repontencializados e modernizados ....
A Ucrânia deve possuir muitos a disposição ..... E como intermediário, teriamos a própria Russia .....
Pois este governo hipócrita não teria desculpas com gastos, observando que estes Su-27´s devem sair pela metade do preço, e memso assim teríamos uma ótima, para não dizer excelente, plataforma de combate ...
Não o ideal, concordo .... Mas é o que mais próximo a nossa realidade ....
Infelizmente ....

Bem ... chega de melâncolia ..... hehe
Abraços

"Voar não é só abater inimigos, causar danos ou estar mais próximo das aves ..... É protejer os céus para aqueles que amamos admirarem as estrelas" - Gabriel "Gallø"
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#416 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 17, 2004 11:18 pm

Blz ...

Não quero ser chamado de pessimista, Brasileiro, mas não vejo o Brasil da maneira que vc colocou. A realidade está em nossas ruas e não em matérias tendenciosas que chegam a imprensa com fins eleitorais, como estamos passando neste momento.

Tenho sido um feroz crítico do atual governo, pois como milhares de eleitores que elegeram o Sr. Lula como presidente da republica, baseados em diversas promessas de campanha, coloquei meu voto de confiança e sinto-me indignado pelo rumo que as coisas estão sendo conduzidas.

Isto não se aplica a ele, como tbm ao seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, e a centenas de deputados, senadores, ministros, que entram e deixam as esferas políticas, não acrescentando nada a nação.

Dizer que as coisas melhoram nestes últimos 10 anos não condiz com a realidade das ruas. Recordes absoluto de desempregados por todo país, basta ver as filas enormes em agencias de emprego aki em sp, somente para pegar uma informação de uma vaga.

Qto a economia, não vejo nada de animador. Não adianta ter superavits em nossa balança comercial em relação ao exterior se nosso mercado interno , que realmente é o que move a economia de um país está em frangalhos. O poder de consumo dos que possuem emprego , cada vez menor, quebrando um ciclo economico saudavel de consumo, vendas, geração de empregos, maior arrecadação de impostos atraves destas vendas.

A saúde vai mal obrigado, guerra de convenios, médicos, hospitais da rede pública falidos, pessoas morrendo na fila por não terem um atendimento decente. Educação, estamos formando cada vez mais um bando de zumbis de péssima qualidade, veja o estado das escolas públicas, que agregam a maioria dos estudantes.

Enquanto isto, corrupção corre solta, favorecendo bandidos de colarinho branco, sinceramente, vejo um país cada vez pior e as perspectivas não são das melhores. Mudar-se ?? Não ... jamais , sou brasileiro, não tenho vergonha de dizer isto enquanto puder alertar as pessoas do que está acontecendo, resta aí a esperança de que a situação possa mudar.

E não vejo vantagem alguma caso o Mirage seja o vencedor. Como já disse milhares de vezes, será uma aeronave ultrapassada quando entrar em serviço, serão mais de US$1 BILHÃO jogados para fora somente para agradar alguns poucos emprésários que financiaram este atual governo em sua eleição presidencial.

E quem paga a conta ?? Nós contribuintes, e mesmo os menos interessados no assunto, cada um tem sua parcela neste jogo e espero que a minha seja aplicada da melhor maneira possivel.

Fica a indignação, depois de todo este tempo, escolher o Mirage, porque não o fizeram antes ?? De que valeu todo o trabalho da FAB em levantar as informações, analises técnicas etc.. se a decisão será política ??

E pior, a FAB sendo obrigada a utilizar algo que não satisfaz as suas necessidades e cuja a vida de seus pilotos e a defesa da nação será colocada em risco ... :roll: :roll: :roll: :roll:

sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Contato:

#417 Mensagem por sergiobraz » Qua Ago 18, 2004 9:51 am

Concordo com o Plínio!!!

Também fui um eleitor do atual presidente, e infelizmente estou vendo que ele é mais um político e só!!!
Claro que temos que ter fé e esperança pelo nosso país e lutarmos para termos uma economia forte...
Agora quanto ao FX é melhor CANCELAR a ter que adquirir o MIRRAGE!

Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Carlos Mathias

#418 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 20, 2004 8:50 pm

Bom , como eu já havia dito, ganhou o melhor. Em todos os aspectos das propostas , a da Rússia era e ainda é a melhor disparada, mesmo a de caças usados. Agora entra essa EMBRAER na conversa jogando areia na farofa. E me deculpem os colegas , mas MIRAGE é o cacete, por que comprar troço velho por preço de ouro e cheio de restrições, deveriam é fazer o seguinte: Ah, vocês querem vender sucata? Então cancela essa porra de modernização de f-5/AMX e a compra de R-99... cancela essa merda toda... Pô cara, se a FAB falou que quer o Sukoi, então compra e acabou, isso não é assunto prá esses cagões de Brasília se meterem. Me desculpem o palavriado, mas PQP, assim não dá. Pô, um puta de um avião está sendo oferecido com um monte de vantagens e tem gente que ainda fica falando nestas coisas aí... francamente!
Áh, e prá vocês do gripen, saudações russas :lol: :lol: :lol: :lol:

drakonwulf
Júnior
Júnior
Contato:

#419 Mensagem por drakonwulf » Sex Ago 20, 2004 11:05 pm

tinha meio q parado de frequentar o forum a um tempo, mas sempre q possivel tava lendo...

eu nao vou comentar nada sobre q proposta eh melhor, nem q aeronave eh, ou sobre o q vai acontecer, apenas dizer q esse assunto do FX ja encheu o s@c0!

[001]

governo enrola q nem novela mexicana, parece q quer secar as nossas lagrimas!

Imagem
César
Sênior
Sênior
Contato:

#420 Mensagem por César » Seg Ago 23, 2004 3:52 pm

drakonwulf escreveu:tinha meio q parado de frequentar o forum a um tempo, mas sempre q possivel tava lendo...

eu nao vou comentar nada sobre q proposta eh melhor, nem q aeronave eh, ou sobre o q vai acontecer, apenas dizer q esse assunto do FX ja encheu o s@c0!

[001]

governo enrola q nem novela mexicana, parece q quer secar as nossas lagrimas!

Falou e disse Drakonwulf!

E assino embaixo :wink:

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder