FAB Compra 9 ( nove ) F-5 E/F por US$24,000,000.00

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#256 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 27, 2006 5:20 pm

Taiwan não creio que sai negócio para não criar atrito com a China e a Jordania ao receber diversos F-16A/B nestes últimos anos, tbm tem algumas aeronaves excedentes, mas pelo que se tem visto, tbm estão muito desgastadas...

É bom a FAB agir rápido, se pretende adquirir alguns F-5E/F a mais no mercado....

Plínio, boa noite.

Os F-5 de Taiwan, muito provavelmente são carta fora do baralho, uma vez que o problema de corrosão é assustador por lá, os aviões são praticamente "comidos". E precisam inclusive de proteção especial dentro dos hangares.

Em uma reportagem da RFA de autoria de um francês, publicada a cerca de 3 ou 4 anos., dava-se conta que a Dassault teve quie deslocar uma (grande) equipe para a ilha para tentar desenvolver uma sistemática que permitisse driblar o desgaste dos aviões M-2000Ei(não tenho certeza se a versão de Taiwan é a traço 5) que estava acontecendo duas vezes mais rápido do que o estimado pelos franceses.
Inclusive proibiu-se oestacionamento e pernoite dos aviões ao relento nas bases aéreas da ilha.

Claro que nãotenho infos acerca do estado das células de F-5 Taiwanesas, mas se houver possibilidade real de se obter células suiças então...

...tem que ser agora.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#257 Mensagem por Brasileiro » Sex Out 27, 2006 5:23 pm

Por que esse problema não acontece de maneira tão assombrosa na base de Santa Cruz (principalmente) e em outras bases litorâneas da FAB?

abraços]

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#258 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 27, 2006 6:03 pm

Brasileiro escreveu:Por que esse problema não acontece de maneira tão assombrosa na base de Santa Cruz (principalmente) e em outras bases litorâneas da FAB?

abraços]

Na reportagem ficou claro que o problema da corrosão estava associado ao altíssimo índice de poluição atmosférica, que vem da China continental/Vietnan e simplesmente paira sobre a ilha.

Não tenho como dizer o porque disso não acontecer na base de Sta. Cruz, qto. a outras bases da FAB, o que posso dizer é que onde moro atualmente, em Fortaleza, existe a 2 área de mais alta salinidade marinha do mundo, exatamente a praia frequentada por turista, conhecida como praia do futuro. Ali continua como a conheci em 1979, uma área abandonada com pouquíssimos edifícios(ninguém é louco de construir por lá) justamente em função da maresia "comer" qualquer estrutura metálica por lá. Razão pela qual sequer se usa metal na construção de barracas de praia, como em Florianópolis por exemplo.

É por isso que nunca se consegue vender bem um carro usado de Fortaleza, em outro estado da federação...

A BAFZ fica em uma região bem afastada do mar que não está sob ação dos ventos que provêm da praia do futuro. Masmesmo assim suas aeronaves passam por um "banho " preventivo dia sim, dia não. E obviamente estão proibidas de fazer razantes sobre o mar durante treinamentos.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#259 Mensagem por Bolovo » Sex Out 27, 2006 6:34 pm

juarez castro escreveu:
Pablo Maica escreveu:
A-29 escreveu:Quantos F-5F seriam necessários para a FAB?
Será que apenas mais 3 dão conta do recado?

Quantos existem em operação hoje? 2 ou 3? Se for criado um terceiro esquadrão seria bom deixar pelo menos 2 Fox com cada esquadrão, no total uns 4 (caso haja 2 na FAB) ou 3 (se tivermos 3) estaria de bom tmanho.

Um abraço e t+ :D

Tem 03 F 5 fox no inventário.
Grande abraço

Muito pouco, meu boitatá.

43 F-5E e 3 F-5F, é isso?!?!

Olha só as novas compras estrangeiras, como os Gripens sulafricanos, F-16 chilenos e tal... praticamente 40% é biplace.

Nisso a FAB pecou, até com o A-1.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#260 Mensagem por juarez castro » Sex Out 27, 2006 6:49 pm

Brasileiro escreveu:Por que esse problema não acontece de maneira tão assombrosa na base de Santa Cruz (principalmente) e em outras bases litorâneas da FAB?

abraços]

Foi extamente o que aconteceu com células de A 1 que foram "ensacadas durante muito tempo, e seus sistemas que retiram umidade deram um pitt por falta de manutenção adequada (leia grana), muitas células ficaram extremamente comprometidas, e só recentemente começaram a ser recuperadas(diga-se de passagem custou uma baba).

Grande abraço

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#261 Mensagem por Alitson » Sex Out 27, 2006 9:54 pm

Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu:
Pablo Maica escreveu:
A-29 escreveu:Quantos F-5F seriam necessários para a FAB?
Será que apenas mais 3 dão conta do recado?

Quantos existem em operação hoje? 2 ou 3? Se for criado um terceiro esquadrão seria bom deixar pelo menos 2 Fox com cada esquadrão, no total uns 4 (caso haja 2 na FAB) ou 3 (se tivermos 3) estaria de bom tmanho.

Um abraço e t+ :D

Tem 03 F 5 fox no inventário.
Grande abraço

Muito pouco, meu boitatá.

43 F-5E e 3 F-5F, é isso?!?!

Olha só as novas compras estrangeiras, como os Gripens sulafricanos, F-16 chilenos e tal... praticamente 40% é biplace.

Nisso a FAB pecou, até com o A-1.

éh, na verdade, os conceitos dos anos 70 e 80 são outros hoje... Por exemplo, quando a Suiça "comprou" seus F-5s, estes eram 12 F e 108 E... entaum... mas acredito que o Canada foi o primeiro a mudar esta filosofia, com a compra de uma "grande" quantidade de bipostos em realção aos monopostos...

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#262 Mensagem por Sideshow » Sex Out 27, 2006 10:19 pm

juarez castro escreveu:

abraços]

Foi extamente o que aconteceu com células de A 1 que foram "ensacadas durante muito tempo, e seus sistemas que retiram umidade deram um pitt por falta de manutenção adequada (leia grana), muitas células ficaram extremamente comprometidas, e só recentemente começaram a ser recuperadas(diga-se de passagem custou uma baba).

Grande abraço

Deixa eu aproveitar que você está falando dos AMX....e tirar uma dúvida

Já falaram nesse forúm que o AMX não pode disparar o Piranha devido um problema no software. Isso é verdade ou seriam apenas com os AMX do primeiro lote?

Alitson
Sênior
Sênior

#263 Mensagem por Alitson » Sex Out 27, 2006 10:23 pm

Sideshow escreveu:
juarez castro escreveu:

abraços]

Grande abraço

Deixa eu aproveitar que você está falando dos AMX....e tirar uma dúvida

Já falaram nesse forúm que o AMX não pode disparar o Piranha devido um problema no software. Isso é verdade ou seriam apenas com os AMX do primeiro lote?

os A-1 do primeiro lote não receberam a mesma capacidade ou quase a mesma para melhorar a disponibilidade dos mesmos????

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Bolovo
Sênior
Sênior

#264 Mensagem por Bolovo » Sex Out 27, 2006 10:32 pm

Os A-1 do 1º lote foram atualizados para o padrão do 2º lote, ou seja, na FAB só há A-1 de 2º e 3º lotes.

Creio que possam disparar o MAA-1, sim, mas teriam que ser reativados os trilhos das asas, que até onde eu sei, estão inertes. :|

Sideshow
Sênior
Sênior

#265 Mensagem por Sideshow » Sex Out 27, 2006 10:36 pm

Bolovo escreveu:Os A-1 do 1º lote foram atualizados para o padrão do 2º lote, ou seja, na FAB só há A-1 de 2º e 3º lotes.

Creio que possam disparar o MAA-1, sim, mas teriam que ser reativados os trilhos das asas, que até onde eu sei, estão inertes. :|

O Piranha poderia ser disparado dos pilones?

Bolovo
Sênior
Sênior

#266 Mensagem por Bolovo » Sex Out 27, 2006 10:38 pm

Sideshow escreveu:
Bolovo escreveu:Os A-1 do 1º lote foram atualizados para o padrão do 2º lote, ou seja, na FAB só há A-1 de 2º e 3º lotes.

Mas não sei se o A-1 pode carregar tais pilones, teriamos que homologar o uso e tal... muito tempo e dinheiro.

É mais rápido e economico reviver os trilhos das asas.

O MAA-1 já é homologado para uso ao A-1, então é só encaixar o missil e voar.

Alitson
Sênior
Sênior

#267 Mensagem por Alitson » Sex Out 27, 2006 10:39 pm

Sideshow escreveu:

com certeza não... os MAR-1 aparentemente só do 3o lote...
quanto aos trilhos estarem desativados não sei, mas no atual sistema se segredo da FAB, não há como colocar que a verdade é... não sei se vcs me netenderam... :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Sideshow
Sênior
Sênior

#268 Mensagem por Sideshow » Sex Out 27, 2006 10:43 pm

Bolovo escreveu:
Sideshow escreveu:

Mas não sei se o A-1 pode carregar tais pilones, teriamos que homologar o uso e tal... muito tempo e dinheiro.

Eu so queria ver uma foto de um AMX lançando um Piranha...eu já vi do F-5, ALX e até do Xavante. :roll:

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#269 Mensagem por Plinio Jr » Sex Out 27, 2006 10:43 pm

cicloneprojekt escreveu:
Plínio, boa noite.

Os F-5 de Taiwan, muito provavelmente são carta fora do baralho, uma vez que o problema de corrosão é assustador por lá, os aviões são praticamente "comidos". E precisam inclusive de proteção especial dentro dos hangares.

Em uma reportagem da RFA de autoria de um francês, publicada a cerca de 3 ou 4 anos., dava-se conta que a Dassault teve quie deslocar uma (grande) equipe para a ilha para tentar desenvolver uma sistemática que permitisse driblar o desgaste dos aviões M-2000Ei(não tenho certeza se a versão de Taiwan é a traço 5) que estava acontecendo duas vezes mais rápido do que o estimado pelos franceses.
Inclusive proibiu-se oestacionamento e pernoite dos aviões ao relento nas bases aéreas da ilha.

Claro que nãotenho infos acerca do estado das células de F-5 Taiwanesas, mas se houver possibilidade real de se obter células suiças então...

...tem que ser agora.

Walter

Olá Walter...

Bem observado estes problemas nas células de F-5s de Taiwan, creio que das opções que o mercado oferece, sobram Suíça e Coréia do Sul, como haviamos discutido isto com o Juarez anteriomente.

Outro ponto a ser considerado é a quantidade de versões Fox que a FAB possuí, ao meu ver, precisam ser adquiridos pelo menos mais 03 unidades e com elas virão pelo menos umas 06 da versão Echo, que podem ser modernizadas e colocadas em operação nas unidades de frente ou servirem como fonte de pelas de reposição...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Bolovo
Sênior
Sênior

#270 Mensagem por Bolovo » Sex Out 27, 2006 10:55 pm

Sideshow escreveu:
Bolovo escreveu:
Sideshow escreveu:

Eu so queria ver uma foto de um AMX lançando um Piranha...eu já vi do F-5, ALX e até do Xavante. :roll:

Eu já vi o video.

Responder