A FAB. Da CRUZEX II para a III. O que mudou!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Adriano
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#16 Mensagem por Adriano » Qua Out 25, 2006 11:12 am

Ops! :roll:




Editado pela última vez por Adriano em Qua Out 25, 2006 11:14 am, em um total de 1 vez.
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
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Adriano
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#17 Mensagem por Adriano » Qua Out 25, 2006 11:13 am

Essa história da "vitória esmagadora do binômio F-5M/R99" e "chuva de mirages no planalto central" está pra mim meio demais...
Está claro que houve um avanço enorme e os franceses não vieram preparados, mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...
Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??), sem um ambiente de interferência eletrônica pesada e contra M2000C pé de boi. Não acho que se os F-5M + R99 se deslocassem prum exercício na França iriam conseguir impor superioridade aérea com facilidade....

A França na próxima vem pra dar o troco, podem esperar. Vai ser legal acompanhar! :D

Minha opinião.

Abraços!




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#18 Mensagem por Alitson » Qua Out 25, 2006 5:06 pm

Adriano escreveu:Essa história da "vitória esmagadora do binômio F-5M/R99" e "chuva de mirages no planalto central" está pra mim meio demais...
Está claro que houve um avanço enorme e os franceses não vieram preparados, mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...
Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??), sem um ambiente de interferência eletrônica pesada e contra M2000C pé de boi. Não acho que se os F-5M + R99 se deslocassem prum exercício na França iriam conseguir impor superioridade aérea com facilidade....

A França na próxima vem pra dar o troco, podem esperar. Vai ser legal acompanhar! :D

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Abraços!


legal...
ambiente de interferência eletrônica, aonde na AL??? o unico pais capaz de realizar um ambiente de interferência eletrônica é o Brasil... o restante... ta feio o negócio...

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#19 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 25, 2006 6:32 pm

Adriano escreveu:Essa história da "vitória esmagadora do binômio F-5M/R99" e "chuva de mirages no planalto central" está pra mim meio demais...
Está claro que houve um avanço enorme e os franceses não vieram preparados, mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...
Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??), sem um ambiente de interferência eletrônica pesada e contra M2000C pé de boi. Não acho que se os F-5M + R99 se deslocassem prum exercício na França iriam conseguir impor superioridade aérea com facilidade....

A França na próxima vem pra dar o troco, podem esperar. Vai ser legal acompanhar! :D

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Abraços!


Adriano respeito tua opnião, mas discordo do mérito dela.
Conheço o profisionalismo do pessoal da FAB, mesmo dos subalternos. O clima reinante atualmente nos esquadrões da FAB recebemdo material novo e/ou retrofitado é:

"ha muito tempo não recebíamos nada, agora vamos sugar o supra-sumo", mais ou menos como falávamos na MB.

Ou seja. Acho que há motivação de sobra para que a FAB vá a Europa e não faça feio em uma manobra com o Armé d'ler.
(não estou insinuado que tecnicamente sejamos capazes de sobrepujar Mirrage 2000-5F, e Rafales+E-3FR, mas se essa manobra ocorrer até daqui uns 3 anos no máximo talvez ainda dê para "dar um calor" nos franceses)

Walter




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#20 Mensagem por Rudnei » Qui Out 26, 2006 10:22 am

Nessa arena, o que conta é o equipamento, e o que está instalado nos F-5EM e nos R-99A/B é bastante avançado. Existe também a questão das táticas empregadas e a FAB conhece bem como o Armée de l'Air opera.

O sucesso da FAB na CRUZEX III foi devido à combinação dos equipamentos com táticas adequadas aos seus equipamentos e vetores.

Não considero improvável que, num eventual exercício na França, déssemos um bom trabalho aos franceses, mas evidentemente se eles utilizassem outros vetores (Mirage 2000-5F e Rafale), bem, seria outro cenário e novas táticas deveriam ser empregadas pela FAB.




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#21 Mensagem por Alitson » Qui Out 26, 2006 3:15 pm

Rudnei escreveu:Nessa arena, o que conta é o equipamento, e o que está instalado nos F-5EM e nos R-99A/B é bastante avançado. Existe também a questão das táticas empregadas e a FAB conhece bem como o Armée de l'Air opera.

O sucesso da FAB na CRUZEX III foi devido à combinação dos equipamentos com táticas adequadas aos seus equipamentos e vetores.

Não considero improvável que, num eventual exercício na França, déssemos um bom trabalho aos franceses, mas evidentemente se eles utilizassem outros vetores (Mirage 2000-5F e Rafale), bem, seria outro cenário e novas táticas deveriam ser empregadas pela FAB.


neste cenario, seria necessario que todos os caças, ou mesmo um caça por elemento, tenham os SkyShield para ter cobertura eletronica propria...

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#22 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 26, 2006 6:18 pm

Olá

Estava lendo alguns artigos sobre diferentes radares tirados de um fórum do Paquistão e um da Austrália e ao que parece (os 2 fóruns confirmam) o Erieye tem uma grande capacidade de "silent kill".

Ou seja, ele é capaz de vetorar caças através do Datalink e o seu radar é capaz de se manter "oculto" a certos RWR até determinadas distâncias.

Isso talvez explique um pouco mais a eficiência demonstrada pela combinação F-5EM/R99 ('e claro que o fato de conhecermos as táticas dos franceses ajudou muito também) :).

Assim que tiver mais tempo e "captar" mais informações eu coloco aqui :).

[]s
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#23 Mensagem por juarez castro » Qui Out 26, 2006 8:55 pm

Boa noite a todos! Em primeiro lugar, acredito que o marco divisório da FAB não foi a Cruzex II e sim a Salitre, onde os pilotos chilenos deitaam e rolaram na FAB. apartir deste momento houve uma mudança na doutrina operacional e se viu a necessida de se ir ao supermercado para se atualizar.
os resultados contra os Franceses se devem a dosi fatôres:

1 - Treinamento intensivo do 14 com pilotos com experiência em combate real.
2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck.
3 - conhecimento detalhado do To por parte dos Fabianos.

Grande abraço




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#24 Mensagem por Bolovo » Qui Out 26, 2006 8:58 pm

Juarez, quando será a próxima Salitre?!

Temos que dar o troco. Chilenos, nos esperem! :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#25 Mensagem por juarez castro » Qui Out 26, 2006 9:06 pm

Bolovo escreveu:Juarez, quando será a próxima Salitre?!

Temos que dar o troco. Chilenos, nos esperem! :mrgreen:


Não sei! Mas não menosprezem eles, eu estive 03 vezes no Chile e eles são extremamente profissionais, treinaram intensivamente com os Israelenses e Sul Africanos, nos colocaram literalmente na roda.
A doutrina que nós estamos aprendendo agora, eles já conhecema 10 anos.

Grande abraço




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#26 Mensagem por Lucas SSBN » Sex Out 27, 2006 8:31 am

juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Em primeiro lugar, acredito que o marco divisório da FAB não foi a Cruzex II e sim a Salitre, onde os pilotos chilenos deitaam e rolaram na FAB. apartir deste momento houve uma mudança na doutrina operacional e se viu a necessida de se ir ao supermercado para se atualizar.
os resultados contra os Franceses se devem a dosi fatôres:
1 - Treinamento intensivo do 14 com pilotos com experiência em combate real. 2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck. 3 - conhecimento detalhado do To por parte dos Fabianos.Grande abraço

Não sei! Mas não menosprezem eles, eu estive 03 vezes no Chile e eles são extremamente profissionais, treinaram intensivamente com os Israelenses e Sul Africanos, nos colocaram literalmente na roda.
A doutrina que nós estamos aprendendo agora, eles já conhecema 10 anos. Grande abraço

Caro Cmt. Juarez,

Na verdade o marco começou na CRUZEX I em 2002, onde os franceses ávidos por vender os Mirage-2000 5/F os trouxeram em conjunto com os Mica’s.
Foi um massacre francês na CRUZEX I, com os Mica's.

Na Salitre 2004 ( Chile) os F-5-E realmente tomaram uma sova dos Chilenos. Apesar da diferença tecnológica.

Mas na CEIBO 2005 (Argentina) os A-1 deram o troco nos Chilenos, com índices de acertos muito acima deles. Causando certa irritação com os gringos, que queriam “brigar”. A diferença bem grande.

Informações contidas no Rel.Co.Ar. 2006.

Valeu,




"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Carlos Mathias

#27 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 27, 2006 9:51 am

Na Salitre 2004 ( Chile) os F-5-E realmente tomaram uma sova dos Chilenos. Apesar da diferença tecnológica.


"Apesar" ou "devido"? Acho que foi justamente esse o diferencial...




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#28 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 27, 2006 12:06 pm

juarez castro escreveu:2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck.

Grande abraço


Juarez,

E o que o E-3 estava fazendo lá? :lol:

Abraços




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#29 Mensagem por Skyway » Sex Out 27, 2006 12:10 pm

Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 27, 2006 1:30 pm

E se não viram os F-5M, pobrema deles! Num tamos aqui prá facilitá nem nada!




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