ALX AT-29 Super Tucano
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Coordenadoria de Comunicação Social - CCS
Praça Marechal Eduardo Gomes, n0 50 - Vila das Acácias
São José dos Campos – SP - 12228-901
Tel.: (0xx12) 3947-3210/3204 Fax: (0xx12) 3941-4083 E-mail: acs@dir.cta.br
Press Release
Entram em operação na FAB as primeiras aeronaves A-29
Nesta sexta-feira, 6 de agosto, uma cerimônia no CTA marca a entrada em operação na Força Aérea Brasileira (FAB) das três primeiras aeronaves A-29, denominação militar do Projeto ALX Super Tucano.
A solenidade tem início às 10h, com o vôo das aeronaves pelo Diretor do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED), Ten.-Brig.-do-Ar Sérgio Pedro Bambini; pelo Diretor do CTA, Maj.-Brig.-do-Ar Adenir Siqueira Viana; e pelo Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas do DEPED (SDDP), Brig.-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo. Logo após, às 10h45, o CTA ratifica a qualidade da aeronave, entregando à Embraer o Certificado de Conformidade da Qualidade das Aeronaves A-29 de números 5901, 5902 e 5903. Em seguida, as aeronaves serão transferidas definitivamente para a FAB.
A-29 – Derivado do treinador EMB 312 Tucano, o A-29 destaca-se como aeronave leve de ataque, que será utilizada em missões de treinamento e no segmento aéreo do SIVAM.
Disponível nas versões biposto e monoposto, o avião consegue levar 1,5 tonelada de carga externa distribuída em cinco pontos sob as asas e a fuselagem, o que lhe confere uma capacidade significativa de transporte de armamento, configurando-o como um avião de caça leve, cuja velocidade máxima gira em torno de 500 km/h.
Em ambas as versões (monoposto e biposto) que ora entram em operação na FAB, o A-29 conta com um avançado sistema de navegação e ataque, dispondo de instrumentação de vôo compatível com o uso de óculos de visão noturna, dois mostradores multifunção e dois computadores centrais de missão.
Se houver interesse em cobrir o evento, favor contatar Sônia, Comunicação Social do CTA, telefone (12) 3947-3210.
04.08.2004
http://www.fab.mil.br/Publicacao/Impren ... as/A29.doc
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Entram em operação na FAB as primeiras aeronaves A-29
Nesta sexta-feira, 6 de agosto, uma cerimônia no CTA marca a entrada em operação na Força Aérea Brasileira (FAB) das três primeiras aeronaves A-29, denominação militar do Projeto ALX Super Tucano.
A solenidade tem início às 10h, com o vôo das aeronaves pelo Diretor do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED), Ten.-Brig.-do-Ar Sérgio Pedro Bambini; pelo Diretor do CTA, Maj.-Brig.-do-Ar Adenir Siqueira Viana; e pelo Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas do DEPED (SDDP), Brig.-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo. Logo após, às 10h45, o CTA ratifica a qualidade da aeronave, entregando à Embraer o Certificado de Conformidade da Qualidade das Aeronaves A-29 de números 5901, 5902 e 5903. Em seguida, as aeronaves serão transferidas definitivamente para a FAB.
A-29 – Derivado do treinador EMB 312 Tucano, o A-29 destaca-se como aeronave leve de ataque, que será utilizada em missões de treinamento e no segmento aéreo do SIVAM.
Disponível nas versões biposto e monoposto, o avião consegue levar 1,5 tonelada de carga externa distribuída em cinco pontos sob as asas e a fuselagem, o que lhe confere uma capacidade significativa de transporte de armamento, configurando-o como um avião de caça leve, cuja velocidade máxima gira em torno de 500 km/h.
Em ambas as versões (monoposto e biposto) que ora entram em operação na FAB, o A-29 conta com um avançado sistema de navegação e ataque, dispondo de instrumentação de vôo compatível com o uso de óculos de visão noturna, dois mostradores multifunção e dois computadores centrais de missão.
Se houver interesse em cobrir o evento, favor contatar Sônia, Comunicação Social do CTA, telefone (12) 3947-3210.
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"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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Lauro Melo escreveu:Se houver interesse em cobrir o evento, favor contatar Sônia, Comunicação Social do CTA, telefone (12) 3947-3210.
Vejam só, quem diria, a FAB toda supersecreta como costumava ser, dando uma colher de chá dessas... Liga lá galera, cadê o Fox e os outros paulistas?
PS Vai que a tal Sonia dá uma meia sola huehuehuehue
Editado pela última vez por VICTOR em Seg Ago 09, 2004 2:04 pm, em um total de 1 vez.
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Últimas Notícias
Super Tucanos começam a operar amanhã
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe amanhã (6) as três primeiras aeronaves turboélices de treinamento militar ALX, de uma encomenda de 76 aviões. As aeronaves entrarão em operação em cerimônia no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).
Na solenidade de abertura, os aviões serão pilotados por três oficiais do alto Comando da Aeronáutica. Depois do vôo, o CTA vai entregar à Embraer o certificado de conformidade da qualidade das aeronaves, que serão transferidas para o Segundo e Quinto Grupo de Aviação, na Base Aérea de Natal (RN).
Os aviões receberam a denominação militar A-29, conhecida como Super Tucano. Derivados mais potentes do T-27 (Tucano), os A-29 destacam-se como aeronaves leves de ataque. Elas foram produzidas pela Embraer como uma versão de exportação do Tucano, que são utilizados em treinamento básico, em ataque e apresentações da Esquadrilha da Fumaça.
A utilização das aeronaves será em missões de treinamento para pilotos de caça e no segmento aéreo do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).
Os Super Tucanos têm capacidade para levar 1,5 toneladas de carga externa, distribuída em cinco pontos sob as asas e a fuselagem. Além da capacidade significativa de transporte de armamento, a velocidade máxima desses aviões chega em torno de 500 km/h.
O contrato do ALX com a Embraer está estimado em US$ 420 milhões.
As outras 73 aeronaves restantes também serão produzidas pela Embraer. Quando estiverem prontas, vão equipar os esquadrões da FAB em Natal RN), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
Assessoria de Comunicação MD/Cibele Leite
https://www.defesa.gov.br/enternet/siti ... /index.php
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Super Tucanos começam a operar amanhã
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe amanhã (6) as três primeiras aeronaves turboélices de treinamento militar ALX, de uma encomenda de 76 aviões. As aeronaves entrarão em operação em cerimônia no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).
Na solenidade de abertura, os aviões serão pilotados por três oficiais do alto Comando da Aeronáutica. Depois do vôo, o CTA vai entregar à Embraer o certificado de conformidade da qualidade das aeronaves, que serão transferidas para o Segundo e Quinto Grupo de Aviação, na Base Aérea de Natal (RN).
Os aviões receberam a denominação militar A-29, conhecida como Super Tucano. Derivados mais potentes do T-27 (Tucano), os A-29 destacam-se como aeronaves leves de ataque. Elas foram produzidas pela Embraer como uma versão de exportação do Tucano, que são utilizados em treinamento básico, em ataque e apresentações da Esquadrilha da Fumaça.
A utilização das aeronaves será em missões de treinamento para pilotos de caça e no segmento aéreo do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).
Os Super Tucanos têm capacidade para levar 1,5 toneladas de carga externa, distribuída em cinco pontos sob as asas e a fuselagem. Além da capacidade significativa de transporte de armamento, a velocidade máxima desses aviões chega em torno de 500 km/h.
O contrato do ALX com a Embraer está estimado em US$ 420 milhões.
As outras 73 aeronaves restantes também serão produzidas pela Embraer. Quando estiverem prontas, vão equipar os esquadrões da FAB em Natal RN), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
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Grupo Alfa vai à EMBRAER para concluir treinamento sobre as aeronaves A-29
Os militares do Grupo de Recebimento da Aeronave A-29, Grupo Alfa, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), foram à EMBRAER, em São José dos Campos-SP, no dia 3 de agosto, para concluir o treinamento teórico, realizar o curso prático do respectivo avião e executar o translado das novas aeronaves.
Os pilotos realizarão, durante quatro semanas, diversas missões: Adaptação Diurna e Noturna, Navegação Rádio e por Contato, e Formatura Básica e Ataque, completando um total de dez horas de vôo. Depois, irão trazer as aeronaves A-29 para a Base Aérea de Natal (BANT).
No mesmo período, os mecânicos irão realizar o todo treinamento prático de manutenção.
O Grupo Alfa foi criado em 2003, com o intuito de receber os novos aviões e formar as tripulações que operarão o A-29. Ele é formado por pilotos e mecânicos do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5° GAV) e da BANT.
As aeronaves são compostas de equipamentos eletrônicos de última geração e irão equipar os seguintes Esquadrões: 2º/5ºGAV, 1º/3º GAV, 2º/3º GAV e 3º/3º GAV.
Fonte: 2º/5º GAV via homepage oficial da FAB
Abraços
Os militares do Grupo de Recebimento da Aeronave A-29, Grupo Alfa, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), foram à EMBRAER, em São José dos Campos-SP, no dia 3 de agosto, para concluir o treinamento teórico, realizar o curso prático do respectivo avião e executar o translado das novas aeronaves.
Os pilotos realizarão, durante quatro semanas, diversas missões: Adaptação Diurna e Noturna, Navegação Rádio e por Contato, e Formatura Básica e Ataque, completando um total de dez horas de vôo. Depois, irão trazer as aeronaves A-29 para a Base Aérea de Natal (BANT).
No mesmo período, os mecânicos irão realizar o todo treinamento prático de manutenção.
O Grupo Alfa foi criado em 2003, com o intuito de receber os novos aviões e formar as tripulações que operarão o A-29. Ele é formado por pilotos e mecânicos do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5° GAV) e da BANT.
As aeronaves são compostas de equipamentos eletrônicos de última geração e irão equipar os seguintes Esquadrões: 2º/5ºGAV, 1º/3º GAV, 2º/3º GAV e 3º/3º GAV.
Fonte: 2º/5º GAV via homepage oficial da FAB
Abraços
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Força Aérea Brasileira recebeu os seus primeiros 3 de 76 novos aviões de ataque leve "Super Tucano" - 07/08/2004
Alguns integrantes, entre pilotos e técnicos de manutenção, do Grupo "Alfa" de Recebimento de Aeronaves A-29 da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na base aérea brasileira de Natal-Parnamirim (BANT), foram deslocados no último dia 03 para o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos, situado no interior do Estado brasileiro de São Paulo, para efetuar um período de treinamento prático e efetuar o traslado para a BANT dos primeiros três novos aviões de ataque leve Embraer EMB-314 "Super Tucano" (A-29B) apresentados oficialmente à imprensa e às autoridades civis e militares convidadas através de um evento realizado ontem, dia 06, na sede do CTA.
Durante o período de treinamento, que deverá durar um mês, os integrantes do Grupo "Alfa" efetuarão vôos diurnos, noturnos, navegação rádio e por contato, formatura básica e missões simuladas de ataque, enquanto os técnicos treinarão na manutenção das novas aeronaves.
O Grupo "Alfa" é composto por militares do 2º Esquadrão "Joker" do 5º Grupo de Aviação (2º/5º GAv) da FAB, o primeiro de quatro esquadrões da FAB equipado com as novas aeronaves.
As outras unidades aéreas da FAB que, dentro de 2006 receberão alguns dos 76 "Super Tucanos" encomendados à Embraer, são o 1º Esquadrão "Escorpião" do 3º Grupo de Aviação (1º/3º GAv), sediado na base aérea brasileira de Boa Vista (BABV), o 2º Esquadrão "Grifo" do 3º Grupo de Aviação (2º/3º GAv), sediado na base aérea brasileira de Porto Velho (BAPV), e o 3º Esquadrão "Flecha" do 3º Grupo de Aviação (3º/3º GAv), sediado na base aérea brasileira de Campo Grande (BACG).
Os aviões Embraer EMB-314 "Super Tucano" são atualmente produzidos nas instalações fabris da indústria aeronáutica franco-brasileira Embraer situadas no município brasileiro de Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo.
Outros 20 "Super Tucano" deveriam serem entregues à FAB ainda este ano.
Um outro país que adquiriu os "Super Tucano" foi a República Dominicana, com 10 unidades encomendadas.
A margem da entrega dos "Super Tucano" da FAB, foi também anunciada a modernização de 53 jatos militares Aeritalia/Aermacchi/Embraer "AMX" em dotação à FAB ao custo total de US$ 400 milhões.
A entrega do primeiro jato "AMX" modernizado está prevista para 2008, enquanto todo o processo deverá ser completado em 2010 e segue aquele já iniciado para modernizar 47 jatos militares Northrop Grumman F-5EM/FM "Tiger" II também da FAB.
Fonte: Marco Zappatori´s Agency
Alguns integrantes, entre pilotos e técnicos de manutenção, do Grupo "Alfa" de Recebimento de Aeronaves A-29 da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na base aérea brasileira de Natal-Parnamirim (BANT), foram deslocados no último dia 03 para o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos, situado no interior do Estado brasileiro de São Paulo, para efetuar um período de treinamento prático e efetuar o traslado para a BANT dos primeiros três novos aviões de ataque leve Embraer EMB-314 "Super Tucano" (A-29B) apresentados oficialmente à imprensa e às autoridades civis e militares convidadas através de um evento realizado ontem, dia 06, na sede do CTA.
Durante o período de treinamento, que deverá durar um mês, os integrantes do Grupo "Alfa" efetuarão vôos diurnos, noturnos, navegação rádio e por contato, formatura básica e missões simuladas de ataque, enquanto os técnicos treinarão na manutenção das novas aeronaves.
O Grupo "Alfa" é composto por militares do 2º Esquadrão "Joker" do 5º Grupo de Aviação (2º/5º GAv) da FAB, o primeiro de quatro esquadrões da FAB equipado com as novas aeronaves.
As outras unidades aéreas da FAB que, dentro de 2006 receberão alguns dos 76 "Super Tucanos" encomendados à Embraer, são o 1º Esquadrão "Escorpião" do 3º Grupo de Aviação (1º/3º GAv), sediado na base aérea brasileira de Boa Vista (BABV), o 2º Esquadrão "Grifo" do 3º Grupo de Aviação (2º/3º GAv), sediado na base aérea brasileira de Porto Velho (BAPV), e o 3º Esquadrão "Flecha" do 3º Grupo de Aviação (3º/3º GAv), sediado na base aérea brasileira de Campo Grande (BACG).
Os aviões Embraer EMB-314 "Super Tucano" são atualmente produzidos nas instalações fabris da indústria aeronáutica franco-brasileira Embraer situadas no município brasileiro de Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo.
Outros 20 "Super Tucano" deveriam serem entregues à FAB ainda este ano.
Um outro país que adquiriu os "Super Tucano" foi a República Dominicana, com 10 unidades encomendadas.
A margem da entrega dos "Super Tucano" da FAB, foi também anunciada a modernização de 53 jatos militares Aeritalia/Aermacchi/Embraer "AMX" em dotação à FAB ao custo total de US$ 400 milhões.
A entrega do primeiro jato "AMX" modernizado está prevista para 2008, enquanto todo o processo deverá ser completado em 2010 e segue aquele já iniciado para modernizar 47 jatos militares Northrop Grumman F-5EM/FM "Tiger" II também da FAB.
Fonte: Marco Zappatori´s Agency
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Plinio Jr escreveu:A margem da entrega dos "Super Tucano" da FAB, foi também anunciada a modernização de 53 jatos militares Aeritalia/Aermacchi/Embraer "AMX" em dotação à FAB ao custo total de US$ 400 milhões.
A entrega do primeiro jato "AMX" modernizado está prevista para 2008, enquanto todo o processo deverá ser completado em 2010 e segue aquele já iniciado para modernizar 47 jatos militares Northrop Grumman F-5EM/FM "Tiger" II também da FAB.
Fonte: Marco Zappatori´s Agency
Quer dizer então que é oficial e que foi assinado o contrato ou é apenas projeto???
- Lauro Melo
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Sniper escreveu:Plinio Jr escreveu:A margem da entrega dos "Super Tucano" da FAB, foi também anunciada a modernização de 53 jatos militares Aeritalia/Aermacchi/Embraer "AMX" em dotação à FAB ao custo total de US$ 400 milhões.
A entrega do primeiro jato "AMX" modernizado está prevista para 2008, enquanto todo o processo deverá ser completado em 2010 e segue aquele já iniciado para modernizar 47 jatos militares Northrop Grumman F-5EM/FM "Tiger" II também da FAB.
Fonte: Marco Zappatori´s Agency
Quer dizer então que é oficial e que foi assinado o contrato ou é apenas projeto???
Blz Sniper,
Acho estranho so o valor, pois dos F-5, ficou em US$ 235 milhões e tinha lido que os AMX, ficariam em US$ 265 milhões.
Creio que US$ 400 milhões, seja um valor muito alto.
Valeu...........
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Lauro Melo escreveu:Sniper escreveu:Plinio Jr escreveu:A margem da entrega dos "Super Tucano" da FAB, foi também anunciada a modernização de 53 jatos militares Aeritalia/Aermacchi/Embraer "AMX" em dotação à FAB ao custo total de US$ 400 milhões.
A entrega do primeiro jato "AMX" modernizado está prevista para 2008, enquanto todo o processo deverá ser completado em 2010 e segue aquele já iniciado para modernizar 47 jatos militares Northrop Grumman F-5EM/FM "Tiger" II também da FAB.
Fonte: Marco Zappatori´s Agency
Quer dizer então que é oficial e que foi assinado o contrato ou é apenas projeto???
Blz Sniper,
Acho estranho so o valor, pois dos F-5, ficou em US$ 235 milhões e tinha lido que os AMX, ficariam em US$ 265 milhões.
Creio que US$ 400 milhões, seja um valor muito alto.
Valeu...........
Quem sabe eles não deram uma "turbinada" no projeto!!!??? e por isso ele ficou mais caro?? ou talvez estejam incluidos ai alguns AMX-T?? Quem sabe???
VICTOR escreveu:Vejam só, quem diria, a FAB toda supersecreta como costumava ser, dando uma colher de chá dessas... Liga lá galera, cadê o Fox e os outros paulistas?
PS Vai que a tal Sonia dá uma meia sola huehuehuehue
Essa foi boa!
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
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ALX - A-29 Super Tucano FAB Aceita as três Primeiras Unidades
Em solenidade realizada, dia 06 Agosto, no CTA (São José dos Campos-SP), a FAB aceitou como operacionais, os três primeiros aviões A-29 Super Tucano. Projeto iniciado para atender aos requisitos do Programa J-PATS da USAF e incorporando os ensinamentos de uma série de operadores de T-27 Tucano, em especial a RAF. Porém o mais importante é que teve o desenvolvimento todo voltado dentro das condições do TOA ( Teatro de Operações da Amazônia). Os conceitos de projeto e a qualidade do Super Tucano, aos poucos vão sendo conhecidos e certamente terá um futuro tão brilhante como o seu antecessor.
http://www.defesanet.com.br/dn/12AGO04.htm
Em solenidade realizada, dia 06 Agosto, no CTA (São José dos Campos-SP), a FAB aceitou como operacionais, os três primeiros aviões A-29 Super Tucano. Projeto iniciado para atender aos requisitos do Programa J-PATS da USAF e incorporando os ensinamentos de uma série de operadores de T-27 Tucano, em especial a RAF. Porém o mais importante é que teve o desenvolvimento todo voltado dentro das condições do TOA ( Teatro de Operações da Amazônia). Os conceitos de projeto e a qualidade do Super Tucano, aos poucos vão sendo conhecidos e certamente terá um futuro tão brilhante como o seu antecessor.
http://www.defesanet.com.br/dn/12AGO04.htm
O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
http://www.atletico.com.br/html/index.html
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Um sonho que se tornou realidade, finalmente:
Esquadrão Guardião faz teste de conexão entre rádios de aeronaves
O Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV), Esquadrão Guardião, realizou, de 23 a 25 de agosto, um teste de interconexão entre rádios de uma aeronave R-99A e três A-29 Super-Tucano, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
A realização dos testes do sistema “data link” entre os dois modelos de aviões começou na manhã do dia 24. O primeiro enlace de voz, em modo seguro, ocorreu por volta das 16h, entre o R-99A FAB 6704 e o A-29B FAB 5902.
Na manhã do dia seguinte, o enlace de voz foi realizado também com as aeronaves FAB 5901 e FAB 5903. Após, foi conseguido entre as quatro aeronaves, sendo um R-99A e três A-29B.
O fato é inédito na história da Força Aérea Brasileira, pois relata a primeira comunicação entre aeronaves de modelos diferentes em modo seguro (criptografado), sendo o passo final que faltava dentro do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), com o objetivo de realizar, com eficiência e segurança, o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
É também o passo inicial para alcançar as demais aeronaves da FAB, em nosso território, permitindo o exercício da garantia da soberania nacional.
Além do 2º/6º GAV, os Órgãos envolvidos na missão foram o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e a EMBRAER.
Fonte: 2º/6º GAV
Finalmente a integração dos AT-29 e R-99A/B está começando com o Data-Link. Ê beleza!
Abraço a todos
César
Esquadrão Guardião faz teste de conexão entre rádios de aeronaves
O Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV), Esquadrão Guardião, realizou, de 23 a 25 de agosto, um teste de interconexão entre rádios de uma aeronave R-99A e três A-29 Super-Tucano, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
A realização dos testes do sistema “data link” entre os dois modelos de aviões começou na manhã do dia 24. O primeiro enlace de voz, em modo seguro, ocorreu por volta das 16h, entre o R-99A FAB 6704 e o A-29B FAB 5902.
Na manhã do dia seguinte, o enlace de voz foi realizado também com as aeronaves FAB 5901 e FAB 5903. Após, foi conseguido entre as quatro aeronaves, sendo um R-99A e três A-29B.
O fato é inédito na história da Força Aérea Brasileira, pois relata a primeira comunicação entre aeronaves de modelos diferentes em modo seguro (criptografado), sendo o passo final que faltava dentro do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), com o objetivo de realizar, com eficiência e segurança, o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
É também o passo inicial para alcançar as demais aeronaves da FAB, em nosso território, permitindo o exercício da garantia da soberania nacional.
Além do 2º/6º GAV, os Órgãos envolvidos na missão foram o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e a EMBRAER.
Fonte: 2º/6º GAV
Finalmente a integração dos AT-29 e R-99A/B está começando com o Data-Link. Ê beleza!
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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