Novos Torpedos para os Submarinos
Moderador: Conselho de Moderação
Novos Torpedos para os Submarinos
Nelson Düring
A Marinha do Brasil através do Centro de Comunicação Social da Marinha enviou vários posicionamentos referentes à escolha de um futuro Sistema Torpédico de Armas para substituir os BAE System Tigerfish Mk-24 em uso atualmente na Classe Tupi.
Segue a informação da Marinha:
Tendo que selecionar um novo torpedo. em face do cancelamento do contrato de aquisição do Sistema Torpédico de Armas SAAB T2OOO (sueco), a Marinha para evitar situações semelhantes, estabeleceu que, para concorrer à seleção os torpedos, além de serem tecnologicamente atuais e atenderem às características operacionais requeridas, deveriam estar em uso corrente nas Marinhas dos países que os produzissem. Qualquer torpedo que ainda. fosse mero projeto estaria liminarmente descartado, posto que não interessava à MB participar, com os parcos recursos do seu orçamento, do financiamento de tais desenvolvimentos, com todas as incertezas que os cercam. À época (2003), e ainda hoje -, somente dois torpedos satistaziam tais condições: o Mk-48 Mod 6AT, americano, e o SEA HAKE DM2 A4, alemão.
A MB mantém negociações paralelas, tanto com a Marinha dos Estados Unidos, detentora do MK-48, como com a. ATLAS ELEKTRONIK, fàbricante do DM2 A4, Até o momento, não houve decisão, porquanto a seleção do torpedo está vinculada à seleção do sistema de combate a ser adquirido pala a modernização dos submarinos Classe Tupi e, no devido tempo, do submarino Tikuna, Dependendo das circunstâncias, poderão ser de origem alemã ou americana; as negociações ainda estão em curso. A intenção da MB é a de obter torpedos e sistemas de combate naturalmente integrados, de modo a evitar problemas resultantes das restrições impostas, por todos os países, no que se refere à cessão de dados para a integração de seus produtos com os de outros fabricantes.
Concorrente ítalo-francês, o BLACK SHARK (DCN / Whitehead Alenia Sistemi Subacquei -Wass), ainda não foi adquirido pelas Marinhas da França nem pela da Itália, países que o fabricam, em razão do que. não atende ao parâmetro estabelecido pela MB.
Além disso, dos países da OTAN, o único que encomendou o Black Shark, até o momento foi Portugal, que ainda não os recebeu, Somente o Chile possui esse torpedo. Assim, a MB não pode considerá-lo um armamento homologado.
Por outro lado, o Mk-48 é empregado por diversas Marinhas, a começar pela dos Estados Unidosl e o DM2 A4 e empregado pelas Marinhas da Alemanha, que o homologou, de Israel, Noruega, Turquia, Grécia. (em aquisicão) e Espanha.
Assim a Marinha do Brasil não vê possibilidade de aquisição do torpedo Black Shark.
fonte: DEFESANET
A Marinha do Brasil através do Centro de Comunicação Social da Marinha enviou vários posicionamentos referentes à escolha de um futuro Sistema Torpédico de Armas para substituir os BAE System Tigerfish Mk-24 em uso atualmente na Classe Tupi.
Segue a informação da Marinha:
Tendo que selecionar um novo torpedo. em face do cancelamento do contrato de aquisição do Sistema Torpédico de Armas SAAB T2OOO (sueco), a Marinha para evitar situações semelhantes, estabeleceu que, para concorrer à seleção os torpedos, além de serem tecnologicamente atuais e atenderem às características operacionais requeridas, deveriam estar em uso corrente nas Marinhas dos países que os produzissem. Qualquer torpedo que ainda. fosse mero projeto estaria liminarmente descartado, posto que não interessava à MB participar, com os parcos recursos do seu orçamento, do financiamento de tais desenvolvimentos, com todas as incertezas que os cercam. À época (2003), e ainda hoje -, somente dois torpedos satistaziam tais condições: o Mk-48 Mod 6AT, americano, e o SEA HAKE DM2 A4, alemão.
A MB mantém negociações paralelas, tanto com a Marinha dos Estados Unidos, detentora do MK-48, como com a. ATLAS ELEKTRONIK, fàbricante do DM2 A4, Até o momento, não houve decisão, porquanto a seleção do torpedo está vinculada à seleção do sistema de combate a ser adquirido pala a modernização dos submarinos Classe Tupi e, no devido tempo, do submarino Tikuna, Dependendo das circunstâncias, poderão ser de origem alemã ou americana; as negociações ainda estão em curso. A intenção da MB é a de obter torpedos e sistemas de combate naturalmente integrados, de modo a evitar problemas resultantes das restrições impostas, por todos os países, no que se refere à cessão de dados para a integração de seus produtos com os de outros fabricantes.
Concorrente ítalo-francês, o BLACK SHARK (DCN / Whitehead Alenia Sistemi Subacquei -Wass), ainda não foi adquirido pelas Marinhas da França nem pela da Itália, países que o fabricam, em razão do que. não atende ao parâmetro estabelecido pela MB.
Além disso, dos países da OTAN, o único que encomendou o Black Shark, até o momento foi Portugal, que ainda não os recebeu, Somente o Chile possui esse torpedo. Assim, a MB não pode considerá-lo um armamento homologado.
Por outro lado, o Mk-48 é empregado por diversas Marinhas, a começar pela dos Estados Unidosl e o DM2 A4 e empregado pelas Marinhas da Alemanha, que o homologou, de Israel, Noruega, Turquia, Grécia. (em aquisicão) e Espanha.
Assim a Marinha do Brasil não vê possibilidade de aquisição do torpedo Black Shark.
fonte: DEFESANET
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
1)Putz, eu achava que o Black Shark era barbada.
Bem, submarinos alemães deverão aceitar mais facilmente torpedos chucrutes.
1.1 Alguém tem informação do DM2 A4 ?
Salud2, alexandre.
Salud2, alexandre.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Logo que falaram em torpedo pesado eu imaginei o alemão DM2A4, mas ai o pessoal bem informado falaram do Black Shark. E ai pessoal bem informado da MB, o que que vem.....
Por mim se for Black Shark ou D2M4, qualquer um esta de ótimo tamanho, desde que venham com transferência de tecnologia.
O Lula parece que quer melhorar mesmo as forças armadas.
Rafale vem ai. Submarino e torpedos tb.
Por mim se for Black Shark ou D2M4, qualquer um esta de ótimo tamanho, desde que venham com transferência de tecnologia.
Editado pela última vez por Luís Henrique em Qui Out 19, 2006 8:44 am, em um total de 1 vez.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Mas tem que vir Torpedos, e nao 15 ou 20
Umas duas cargas completas para cada sub nao estaria de bom tamanho?
Umas duas cargas completas para cada sub nao estaria de bom tamanho?
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Fora BLACK SHARK !!!!!!!
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Luís Henrique escreveu:Logo que falaram em torpedo pesado eu imaginei o alemão D2M4, mas ai o pessoal bem informado falaram do Black Shark. E ai pessoal bem informado da MB, o que que vem.....
O Walter virá ao Rio dia 25, quem sabe ele não consegue uma confirmação?
Parece que as coisas estão caminhando para um outro plano, mas mesmo a nota que Defesanet colocou, não está impedida de ser mudada, afinal nada foi fechado ainda.
Vamos aguardar.
[]'s
Padilha
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
alexandre lemos escreveu:1)Putz, eu achava que o Black Shark era barbada.
Salud2, alexandre.
Euestou escrevendo uma matéria bem didática sobre torpedos incluindo os ATLAS que pretendo postar até domingo.(obviamente tratar-se-á não de um esgotamento do assunto, mas de um complemento dessa notícia/dados do DEFESA NET).
Estou tentando escrever também acerca dos sistemas de combate(SDTs) em observação pela MB. Mas só tenho dados completos acerca do ISUS que "conheço" por experiência própria, mas quanto aos outros só tenho infos pouco confiáveis de folders promocionais...
Até domindo então.
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
Luís Henrique escreveu:Logo que falaram em torpedo pesado eu imaginei o alemão D2M4, mas ai o pessoal bem informado falaram do Black Shark. E ai pessoal bem informado da MB, o que que vem..... :?:
L Henrique, bom dia.
Confesso que eu acabei de cair do cavalo, pois eu estava postando apostando fichas no BlackShark franco-italiano. No entanto em meus posts, eu repetidamente esclarecia que meus comentários estavam baseados nas condições da concorrência em que fora escolhido vencedor o Bofors T2000/Tp62 sueco, já que era óbvio que detalhes de uma concorrência dessa natureza em hipótese alguma me seria franqueada, portanto conjecturei em cima de bases erradas...pelo que peço desculpas á todos.
No entanto como vistes a própria MB mudou suas condições de exclusão de equipamentos viáveis do ponto de vista técnico.
Na concorrência de 2002 a classificação final dos equipamentos citados foi:
1o. SAAB-Bofors Undewater Systens(SBUS) T2000
2o. MK-48 M6
3o. DM2A4
4o. BlackShark
Daí porque ranqueei o BlackShark em primeiro lugar por a princípio Permitir transferência de tecnologia.
Por mim se for Black Shark ou D2M4, qualquer um esta de ótimo tamanho, desde que venham com transferência de tecnologia. :lol:
[/quote]O Lula parece que quer melhorar mesmo as forças armadas.
Qto. á sua opnião pessoal de que Lula quer melhorar as FAs acho(opnião pessoal) bastante temerária. Uma vez que melhoria das forças armadas é algo bastante mais complexo do que somente a incorporação de equipamentos como vc bem o sabe.
Qto. ao Rafale não ponho em dúvida suas qualidades. Mas ponho em questão alguns outros aspectos como custo da cauda lo´gistica, repasse real de tecnologia, liberação de sistemas de armas, cessão de códigos-fontes para posterior integração de armas inteligentes etc. Questões que vem sendo levantadas pelo sr. e demais foristas com conhecimentos na área, que não disponho.
No mais, ficam as minhas desculpas pela não antecipaçãoda info que limitava a aquisição de torpedos a modelos homologados por suas Marinhas nacionais. Era uma info classsificada pois constava nos ROP da concorrência mas que não seria muito difícil de obter de três colegas que trabalham ainda na MB.
Sds.
Walter
Editado pela última vez por WalterGaudério em Qua Out 18, 2006 9:58 am, em um total de 1 vez.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Vamos fazer uma rápida analise :
Quais países ( marinhas ) utilizam o MK-48 ?
E destas marinhas quais possuem submarinos alemães ou U-209 / U-212, U-214 ?
o DM2 A4 e empregado pelas Marinhas da Alemanha, que o homologou, de Israel, Noruega, Turquia, Grécia. (em aquisicão) e Espanha.
Marinhas que utilizam o DM2 A4 ????
Alemanha, que o homologou, de Israel, Noruega, Turquia, Grécia. (em aquisicão) e Espanha.
SDS,
cicloneprojekt escreveu:Luís Henrique escreveu:Logo que falaram em torpedo pesado eu imaginei o alemão D2M4, mas ai o pessoal bem informado falaram do Black Shark. E ai pessoal bem informado da MB, o que que vem.....
L Henrique, bom dia.
Confesso que eu acabei de cair do cavalo, pois eu estava postando apostando fichas no BlackShark franco-italiano. No entanto em meus posts, eu repetidamente esclarecia que meus comentários estavam baseados nas condições da concorrência em que fora escolhido vencedor o Bofors T2000/Tp62 sueco, já que era óbvio que detalhes de uma concorrência dessa natureza em hipótese alguma me seria franqueada, portanto conjecturei em cima de bases erradas...pelo que peço desculpas á todos.
No entanto como vistes a própria MB mudou suas condições de exclusão de equipamentos viáveis do ponto de vista técnico.
Na concorrência de 2002 a classificação final dos equipamentos citados foi:
1o. SAAB-Bofors Undewater Systens(SBUS) T2000
2o. MK-48 M6
3o. DM2A4
4o. BlackShark
Daí porque ranqueei o BlackShark em primeiro lugar por a princípio Permitir transferência de tecnologia.Por mim se for Black Shark ou D2M4, qualquer um esta de ótimo tamanho, desde que venham com transferência de tecnologia.O Lula parece que quer melhorar mesmo as forças armadas.
Qto. á sua opnião pessoal de que Lula quer melhorar as FAs acho(opnião pessoal) bastante temerária. Uma vez que melhoria das forças armadas é algo bastante mais complexo do que somente a incorporação de equipamentos como vc bem o sabe.
Qto. ao Rafale não ponho em dúvida suas qualidades. Mas ponho em questão alguns outros aspectos como custo da cauda lo´gistica, repasse real de tecnologia, liberação de sistemas de armas, cessão de códigos-fontes para posterior integração de armas inteligentes etc. Questões que vem sendo levantadas pelo sr. e demais foristas com conhecimentos na área, que não disponho.
No mais, ficam as minhas desculpas pela não antecipaçãoda info que limitava a aquisição de torpedos a modelos homologados por suas Marinhas nacionais. Era uma info classsificada pois constava nos ROP da concorrência mas que não seria muito difícil de obter de três colegas que trabalham ainda na MB.
Sds.
Walter
E para quem não sabe:
"Na Marinha até o passado muda"
Portanto, haviam alguns indicios pró BShark, e como o Walter colocou, nem tudo se sabe a fundo.
E Walter, vc não deve desculpas não, afinal, não tens obrigação nenhuma de ter e postar infos privilegiadas.
As faz, por que sabe que todos aqui no fórum, são ávidos por elas, mas o que não quer dizer que tenha a obrigação de acertar.
Um grande abraço e meu respeito.
Padilha
Vejam que interessante:
De outro fórum:
"Concorrente ítalo-francês, o BLACK SHARK (DCN / Whitehead Alenia Sistemi Subacquei -Wass), ainda não foi adquirido pelas Marinhas da França nem pela da Itália, países que o fabricam, em razão do que. não atende ao parâmetro estabelecido pela MB. "
Interessante que o IKL 214 também não foi adquirido pelo país que o fabrica, mas esta argumentação passou desapercebida pela MB.
Vai entender isso, né?
[]'s
Padilha
De outro fórum:
"Concorrente ítalo-francês, o BLACK SHARK (DCN / Whitehead Alenia Sistemi Subacquei -Wass), ainda não foi adquirido pelas Marinhas da França nem pela da Itália, países que o fabricam, em razão do que. não atende ao parâmetro estabelecido pela MB. "
Interessante que o IKL 214 também não foi adquirido pelo país que o fabrica, mas esta argumentação passou desapercebida pela MB.
Vai entender isso, né?
[]'s
Padilha
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1174 vezes
- Agradeceram: 2941 vezes
Eu acho que a Marinha de Guerra Portuguesa escolheu os Black Shark para os U-209 P...
Será que eles são assim tão maus? A informação que eu tinha é que eles até eram bons.
Será que eles são assim tão maus? A informação que eu tinha é que eles até eram bons.
Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Out 18, 2006 10:04 am, em um total de 2 vezes.
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Luiz Padilha escreveu:Vejam que interessante:
De outro fórum:
Vai entender isso, né?
[]'sPadilha
Fala Padilha,
Mas a explicação veio nesta parte, de uma olhada.
Padilha poderia ajudar?
Vamos fazer uma rápida analise :
Quais países ( marinhas ) utilizam o MK-48 ?
E destas marinhas quais possuem submarinos alemães ou U-209 / U-212, U-214 ?o DM2 A4 e empregado pelas Marinhas da Alemanha, que o homologou, de Israel, Noruega, Turquia, Grécia. (em aquisicão) e Espanha.
Alemanha, que o homologou, de Israel, Noruega, Turquia, Grécia. (em aquisicão) e Espanha.
-
- Sênior
Padilha poderia ajudar?
Tomando a frente do L Padilha.
Grécia , Turquia, Noruega(usa a versão DM2A2-se usar a versão 4 esta ainda não foi incorporada),e Israe(está usando o DM2A4 recém-incorporado, início desse ano, e já operava o DM2A2 e A3).
O caso da noruega é interessante pois eles usam o SDT Kongsberg MFI-90U,(que por sua vez tb é usado nos primeiros 4 IKL-212 alemães) que tb está sendo oferecido a MB.
No caso turco. seus últimos subs IKL-209-1400mod(iguais ao Tikuna) usam um SDT alemão ISUS, e simultanemente torpedos MK-48 ADCAP 4/5 e DM2A2/3.
Portanto a incorporação dos DM2A4 pela MB está se conformando bastante provável uma vez que(dependendo de uma compra posterior-maior) poder-se-ia negociar uma transferência palpável de tecnologia com off-set inclusive(DSND-Consub).
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
cicloneprojekt escreveu:Padilha poderia ajudar?
Tomando a frente do L Padilha.
Grécia , Turquia, Noruega(usa a versão DM2A2-se usar a versão 4 esta ainda não foi incorporada),e Israe(está usando o DM2A4 recém-incorporado, início desse ano, e já operava o DM2A2 e A3).
O caso da noruega é interessante pois eles usam o SDT Kongsberg MFI-90U,(que por sua vez tb é usado nos primeiros 4 IKL-212 alemães) que tb está sendo oferecido a MB.
No caso turco. seus últimos subs IKL-209-1400mod(iguais ao Tikuna) usam um SDT alemão ISUS, e simultanemente torpedos MK-48 ADCAP 4/5 e DM2A2/3.
Portanto a incorporação dos DM2A4 pela MB está se conformando bastante provável uma vez que(dependendo de uma compra posterior-maior) poder-se-ia negociar uma transferência palpável de tecnologia com off-set inclusive(DSND-Consub).Walter
Muito Obrigado Walter.
Veja minha analise, se formos ver pela lógica a MB vai comprar o DM2A4.
Porque ?
1) É alemão
2 ) Teoricamente terá menor dificuldade de integração.
3 ) Algumas marinhas que utilizam os submarinos U-209/212/214 também utilizam os DM24.
4) As marinhas que utilizam o MK-48 não possuem submarinos da família U-209/212/214. ( Apenas a Turquia )
The only known foreign users of the Mk 48 are :
USA,
Austrália,
Canadá,
Israel,
Holanda
and Turkey ( in ex-US Navy submarines)
sds,