Clermont escreveu:Acredito que o RJ deve ser desmilitarizado!
Acho que, com esse tipo de conselho, você não irá ser convidado para assistir ao próximo desfile do 7 de Setembro, aqui no Rio...
Realmente, deixar de servir no RJ e ter de ir, digamos, para Uaupés no Amazonas não faria a felicidade de ninguém. Ainda mais, se esse alguém for um conscrito e não um profissional.
Outro dia, ouvi uma entrevista de um ex-oficial da PM (chutado pelo Garotinho por ter desvendado os bastidores do "Caso do 174"). Ele disse que o Exército mantém fuzis em número excessivo de quartéis de tropas não-combatentes (depósitos, museus, instalações logísticas). Inclusive, as sentinelas dessas instalações estão armadas de fuzil.
O ex-oficial PM defendeu a idéia de que o Exército (e as outras forças) concentrem seus fuzis em poucas áreas, guardadas por tropas combatentes. E que as sentinelas de todas as outras instalações não-primordiais sejam armadas só com revólveres .38. Ele diz que nenhum traficante irá correr o risco de enfrentar os militares procurando "trezoitões". Mas se for atrás de fuzis, aí passa a valer a pena...
Realmente, pra um leigo como eu, não me parece lá muito sensato ficar de sentinela naquelas guaritas apertadinhas com um trambolho como um FAL. Talvez um revólver ou até uma submetralhadora quebrasse mais o galho...
Clermont, creio que você deve ler melhor as mensagens (talvez com menos pressa). Não disse que o ideal seria tirar os quartéis do RJ, disse que o ideal seria tirar do RJ boa parte do material pessoal de infantaria! ou seja, Fuzis, Pistolas, Granadas e etc.
Há uma grande quantidade dessas armas estocadas nos quartéis cariocas, o que os torna vulneráveis. Um belo exemplo foi o caso do assalto a aeronática onde levaram 23 Fuzis, 1 Submetralhadora, e dizem as más (ou seriam verdadeiras ?!) linguas, um carregamento de 50 pistolas Taurus calibre 9mm (92/99) ZERADAS e encaixotadas ainda, some a isso uma Kombi da Aeronáutica (Se é que nesse patamar, isso tem importância) . Se essa quantidade de armamento não estivesse estocada, eles não levariam nada.
Creio que não adiantaria muito colocar os fuzis em quartéis de combatentes, visto que a corrupção tem crescido demasiadamente aqui no RJ, o próprio caso do major serve como exemplo, além do mais teríamos o problema com munições também. Armar os sentinelas com um .38 é piada! Se eles já atiram nos PMs (que normalmente usam FAL ou M4) que estão nas ruas, imagina o que farão com sentinelas armados de .38! Como eu disse o IDEAL é manter uma pequena quantidade de Fuzis nos quartéis cariocas, apenas para a defesa do próprio quartel, e o resto seria enviado para quartéis em outros estados.
Sobre o 7 de Setembro, acredito que não faria falta um punhado de Fuzis, porém acredito que é relativamente fácil o EB trazer alguns fuzis de um estado próximo apenas para o desfile, sendo encaminhados de volta assim que o mesmo acabar.