COMUNICAÇÕES
A capacitação do recurso humano como peça fundamental para o emprego eficiente e eficaz do Material de Comunicações
A capacitação profissional, ao longo dos anos, tem sido de fundamental importância para o emprego adequado e satisfatório do material de comunicações nos momentos de paz, crise e conflito vivenciados pelo Brasil.
Investir em recursos humanos, particularmente na área de comunicações, significa otimizar resultados, pois contribui para o crescimento da competência profissional, elemento-chave de qualquer organização sintonizada com a busca da excelência gerencial.
Melhor capacitar o ser humano é fazer com que o profissional sinta-se motivado a pensar, a reelaborar constantemente seus significados e a aprender a fazer autocrítica. É fazer com que o indivíduo não se limite à aquisição de informações, mudança de atitudes e desenvolvimento de habilidades, mas exerça na plenitude a sua capacidade criativa.
É importante registrar que a área tecnológica é dinâmica e está em constante evolução, fatores que implicam no auto-aperfeiçoamento com o intuito do profissional se manter atualizado com os avanços decorrentes.
Capacitar recurso humano para empregar material de comunicações é sinônimo de reduzir custos com manutenção e melhor gerir o comando e controle de qualquer organização.
No 1º semestre de 2004, a Força Terrestre esteve recebendo grande quantidade de material de comunicações dotado de tecnologia de ponta, adquirido em 2002 e 2003. O incentivo à capacitação do recurso humano que irá operá-los é de fundamental importância, para que haja perfeita interação homem-máquina e os meios disponíveis sejam utilizados em sua totalidade.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.