A questão de orçamentos de defesa no Brasil me deixa preocupado!
Quase 80% do orçamento serve para pagar quase um milhão de pessoas, das quais apenas 300 mil estão na ativa.
Os 20% do orçamento que "sobra" são equivalentes à 0,3% do PIB Brasileiro, um dos menores do mundo!
Para acabar com esse problema, é preciso transferir a folha de pagamento para a previdência, no caso dos reformados. Já aliviaria bastante o orçamento.
Se tivéssemos 1% do PIB para a área de defesa propriamente dita, já seria um pulo de gato, e nem precisa, 0,6% já equivaleria ao dobro.
Na minha concepção, o mínimo para custeio e envestimento para a defesa, deveria ser o seguinte:
Total ---- 4 bilhões
distribuídos igualmente, de maneira em que 1,3 bilhão seria para o crescimento da força e custeio para cada força armada
Os 900 milhões de reais a mais para o ano que vem, que muitos acham que é pouco, eu acho que é bom, pois seriam 100 milhões de de dólares para cada força.
Com esse dinheiro dá para a FAB comprar um lote de uns 100 R-Darter (ou Derby ?) e começar a pensar em fazer A-1M.
Para a MB dá para ir mais rápido com a Barroso e o Tikuna, e colocar mais grana para o submarino nuclear.
Para o EB, dá pra ir mais rápido com a modernização dos blindados, revitalizar os canhões anti-aéreo, que estão em péssmo estado e investir em informatização e comunicação.
De acordo com os meus cálculos cada força precisará de no mínimo 300 milhões a mais para continuar os projetos (no caso da FAB sem contar com FX, P-3 ou transporte).
fallow
Orçamentos de Defesa
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Não é bem assim, primeiro temos de matar o presidente, depois deputados, senadores, alguns juizes, governadores, deputados estaduais e vereadores. Dai teremos um pais de verdade.
Isso ai:
Campanha, Mate o Presidente JÁ!!!!
Valeu!!!
Isso ai:
Campanha, Mate o Presidente JÁ!!!!
Valeu!!!
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- Brasileiro
- Sênior
Caro Alitson, eu acho que você está completamente correto quanto à sua proposta, eu acho que essa proposta está correta do início ao fim , mas acho que existe uma maneira menos constrangedora de alcançar um resultado parecido
Eu acho que deveiram passar a aposentadoria dos militares para a previdência, e não causaria nehum rombo na previdência, pois o dinheiro que iria para a Defesa seria transferido para a previdência, isso aliviaria o orçamento da Defesa, que por sua vez poderia ser facilmente reajustado, e praticamente imune a controvérsias políticas e de opinião pública.
fallow!
Eu acho que deveiram passar a aposentadoria dos militares para a previdência, e não causaria nehum rombo na previdência, pois o dinheiro que iria para a Defesa seria transferido para a previdência, isso aliviaria o orçamento da Defesa, que por sua vez poderia ser facilmente reajustado, e praticamente imune a controvérsias políticas e de opinião pública.
fallow!
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Prezado Brasileiro,
Bom esta questão é muito complexa. Este ano o orçamento das Forças foram na ordem de R$ 25,3 Bilhões de Reais :
Sendo que : R$ 21 Bilhões são para Previdência e salários da Ativa.
Destes cerca de 55 %, ou R$ 11,5 Bilhões são para Previdência Militar.
Os outros 45 % são para pagar os salários da Ativa ou R$ 9,45 Bilhões.
Para custeio e INVESTIMENTO são destinados cerca de R$ 4,3 Bilhões.Dizem que o ideal seria algo em torno de R$ 6 Bilhões de Reais.
Para 2005 provavelmente teremos mais R$ 900 milhões o que da um valor de R$ 5,2 Bilhões de Reais.
SABE QUE EU FAÇO, toda semana, EU mando e-mails para o SENADO E PARA CAMARA DOS DEPUTADOS, dizendo como estão a situação das FORÇAS.
http://www.camara.gov.br/internet/faleconosco/default.asp
http://www2.senado.gov.br/sf/
VEJA O E-MAIL QUE RECEBI DO SENADOR
----- Mensagem de "Sen. Marcelo Bezerra Crivella"
<CRIVELLA@senado.gov.br> em Wed, 4 Aug 2004 12:48:18 -0300 -----
Para: <lauromelo@yahoo.com.br>
Assunto: RES: Voz_do_Cidadao
Prezado Sr. Lauro Melo,
Acuso o recebimento de sua mensagem, captada atraves do Projeto Voz do Cidadao, em que trata de soberania e Forcas Armadas, que sera encaminhada ao Senador Marcelo Crivella oportunamente.
Informo a V.Sa que o Senador Marcelo Crivella, dentre outras acoes, luta
pelo fortalecimento das Forcas Armadas e nesse sentido ja fez diversos pronunciamentos, que tomo a liberdade de lhe encaminhar.
Tambem e autor de duas PEC's - Proposta de Emenda a Cionstituicao - que
visam incrementar o orcamento das Forcas Armadas e criam a obrigatororiedade da execucao de seu orcamento.
Em nome do Exmo Sr Senador Marcelo Crivella, agradeco a atencao da
comunicacao.
Cordialmente,
Mauricio A Braga
Assessoria do Gabinete Parlamentar
do Senador MARCELO CRIVELLA
P.S.:
Plenario do Senado Federal - 04/05/2004
Autor: Marcelo Crivella
O SR. MARCELO CRIVELLA (PL - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem
revisao do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs.Senadores, e patente
que as Forcas Armadas, assim como outros orgaos do Estado brasileiro,
passam nos ultimos anos por uma grave crise orcamentaria que lhe
compromete o exercicio de suas funcoes constitucionais. E possivel que,
anterior a isso e como seu determinante principal, estejamos diante de
uma crise de identidade do proprio setor de defesa nacional, pela
ausencia de uma definicao clara da estrategia brasileira, dos seus fins
e dos seus instrumentos de execucao, em face das grandes transformacoes internas e internacionais nas ultimas decadas, que tornaram superada a
estrategia anterior.
Bom esta questão é muito complexa. Este ano o orçamento das Forças foram na ordem de R$ 25,3 Bilhões de Reais :
Sendo que : R$ 21 Bilhões são para Previdência e salários da Ativa.
Destes cerca de 55 %, ou R$ 11,5 Bilhões são para Previdência Militar.
Os outros 45 % são para pagar os salários da Ativa ou R$ 9,45 Bilhões.
Para custeio e INVESTIMENTO são destinados cerca de R$ 4,3 Bilhões.Dizem que o ideal seria algo em torno de R$ 6 Bilhões de Reais.
Para 2005 provavelmente teremos mais R$ 900 milhões o que da um valor de R$ 5,2 Bilhões de Reais.
SABE QUE EU FAÇO, toda semana, EU mando e-mails para o SENADO E PARA CAMARA DOS DEPUTADOS, dizendo como estão a situação das FORÇAS.
http://www.camara.gov.br/internet/faleconosco/default.asp
http://www2.senado.gov.br/sf/
VEJA O E-MAIL QUE RECEBI DO SENADOR
----- Mensagem de "Sen. Marcelo Bezerra Crivella"
<CRIVELLA@senado.gov.br> em Wed, 4 Aug 2004 12:48:18 -0300 -----
Para: <lauromelo@yahoo.com.br>
Assunto: RES: Voz_do_Cidadao
Prezado Sr. Lauro Melo,
Acuso o recebimento de sua mensagem, captada atraves do Projeto Voz do Cidadao, em que trata de soberania e Forcas Armadas, que sera encaminhada ao Senador Marcelo Crivella oportunamente.
Informo a V.Sa que o Senador Marcelo Crivella, dentre outras acoes, luta
pelo fortalecimento das Forcas Armadas e nesse sentido ja fez diversos pronunciamentos, que tomo a liberdade de lhe encaminhar.
Tambem e autor de duas PEC's - Proposta de Emenda a Cionstituicao - que
visam incrementar o orcamento das Forcas Armadas e criam a obrigatororiedade da execucao de seu orcamento.
Em nome do Exmo Sr Senador Marcelo Crivella, agradeco a atencao da
comunicacao.
Cordialmente,
Mauricio A Braga
Assessoria do Gabinete Parlamentar
do Senador MARCELO CRIVELLA
P.S.:
Plenario do Senado Federal - 04/05/2004
Autor: Marcelo Crivella
O SR. MARCELO CRIVELLA (PL - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem
revisao do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs.Senadores, e patente
que as Forcas Armadas, assim como outros orgaos do Estado brasileiro,
passam nos ultimos anos por uma grave crise orcamentaria que lhe
compromete o exercicio de suas funcoes constitucionais. E possivel que,
anterior a isso e como seu determinante principal, estejamos diante de
uma crise de identidade do proprio setor de defesa nacional, pela
ausencia de uma definicao clara da estrategia brasileira, dos seus fins
e dos seus instrumentos de execucao, em face das grandes transformacoes internas e internacionais nas ultimas decadas, que tornaram superada a
estrategia anterior.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Brasileiro
- Sênior