Recomendo....

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#31 Mensagem por Slip Junior » Ter Ago 03, 2004 5:46 pm

Plinio Jr escreveu: Extremamente atualizado com dados da época (...)

Isso me faz lembrar do F-19. :wink: :D

Abraços




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 03, 2004 6:15 pm

É verdade....rs..

O F-117 apareceu em público somente em 1989, em apoio as operações no Panamá e com informações mais detalhadas apareceram somente durante e após a Guerra do Golfo em 1991.

A designação F-19 era utilizada pela imprensa que sequer sabia como era o formato do avião, acredito que tenha sido um dos segredos militares mais bem preservados por determinado tempo.

Mas acredito que esta tenha sido a única falha do livro e até inocento o autor por isto, pois ele acabou compensando com outras informações e detalhes muito mais importantes.. :oops:




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#33 Mensagem por Spetsnaz » Ter Ago 03, 2004 9:11 pm

vou comprar esse " Tempestade Vermelha " gostei da historia! hehehe




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#34 Mensagem por Slip Junior » Qua Ago 04, 2004 12:20 pm

Plinio, eu particularmente considero a citação do F-19 no livro nenhuma falha grave uma vez que o mesmo foi escrito baseado nas informações existentes na época e dessa forma, como você mesmo já falou, a "gafe" se justifica.

Só mencionei o F-19 apenas a título de curiosidade... :wink:

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba
Agradeceu: 3 vezes

#35 Mensagem por VICTOR » Qua Ago 04, 2004 9:42 pm

Com certeza, ele mostrou estar atualizadíssimo com essa do F-19.

Ele até acertou que o caça era ruim de manobrar em vôo por causa do formato invisível (se não me engano ele usou o termo "handled like a pig"). Por outro lado, ele não tinha idéia de que o F-117 seria um bombardeiro e não um caça, daí a missão ar-ar que não encaixa bem com a realidade.

Não vou dar detalhes da missão para não estragar para quem não leu. Esse livro é essencial para quem se interessa por assuntos militares. :wink:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#36 Mensagem por Clermont » Ter Ago 10, 2004 8:12 pm

Saiu mais um volume da série de Élio Gaspari sobre o período da Ditadura militar entre o Golpe de 64 e o fim do Governo Geisel.

Trata-se do volume "A Ditadura Encurralada".

Deixem-me fazer uma pequena citação:

"Entre as últimas semanas de 1974 e a jornada de 12 de outubro de 1977, quando Ernesto Geisel demitiu o ministro do Exército, general Sylvio Frota, a anarquia militar e o poder republicano do presidente enfrentaram-se. Era o confronto que o regime evitava desde 1964. À noite, quando Frota transmitiu o cargo ao seu sucessor, Fernando Bethlem, a anarquia estava enquadrada. Coube ao general Ernesto Geisel a defesa do poder constitucional. Logo ele, que participara das desordens militares de 1922, 24, 30, 37, 45, 61, 64, 65, 68 e 69.

De 12 de outubro de 1977 até o dia em que se escreveu esta Explicação, passaram-se 26 anos. Nunca, na história da República, se viveu tanto tempo sem desordem militar digna de registro.Quando o general Ernesto Geisel morreu, em 1996, sabia a extensão desse legado. Orgulhava-se dele, mas não gostava de discutir o assunto. Temia fazer uma das coisas que mais detestava: falar bem de si próprio".




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#37 Mensagem por Plinio Jr » Qua Ago 18, 2004 3:14 pm

Blz...

Recomendo a revista Asas que está nas bancas, com enfoque especial no A-1, batalha de Kursk, Mil mi 8/17 Hip entre outros, na minha opinião, a melhor revista de aviação em atividade no país...

Vai o recado... :shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#38 Mensagem por Clermont » Dom Set 26, 2004 2:48 pm

Lembram-se daquela edição especial da "Super Interessante - Aventuras na História" que retratava a Segunda Guerra Mundial? Pois bem, vendeu como pão quente na padaria. E a turma ficou tão contente com o "dim-dim" que entrou que resolveram bolar uma nova série: "Coleção Grandes Guerras".

O primeiro número já está nas bancas e trata da Grande Guerra de 1914. Como o volume anterior esse também é excelente. Textos muito bons; fotos maravilhosas. Vale cada centavo do R$ 12,95 cobrados.

Uma das partes especialmente tocantes, é o capítulo que transcreve cartas pessoais dos combatentes da linha-de-frente. Lendo-as a gente compreende que todo "heroísmo", toda "glória" da guerra, desaparece após os primeiros tiros. E o que resta é a agonia e o sofrimento. E a vontade de voltar vivo e ileso para casa.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#39 Mensagem por Lauro Melo » Qui Dez 16, 2004 10:38 pm

Edição 22 - Dezembro de 2004 / Janeiro de 2005
Edição No 22 de ASAS :

1 )França, 1940 – A Fúria da Luftwaffe

2 ) Flankers sobre Badme :
Flankers x MIG-29 : Em combate Real

http://www.revistaasas.com.br




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3156
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#40 Mensagem por Guilherme » Sex Dez 17, 2004 8:39 am

"O Livro dos Códigos", de Simon Singh.

Imagem

A necessidade de privacidade parece ser inerente à natureza humana, no entanto nos círculos diplomáticos e militares, principalmente em tempo de guerra, ela é fundamental. Foi nestes círculos que desenvolveu-se a arte da escrita secreta e a eles restringiu-se até o início da era das comunicações globais, quando, principalmente, devido aos telefones celulares e a Internet, a ameaça da invasão de privacidade estendeu-se às pessoas comuns. A história da evolução desta arte, desde a antiguidade até a incorporação de técnicas da física de partículas, é contada por Simon Singh em O livro dos códigos, A ciência do sigilo do antigo Egito à criptografia quântica, Editora Record, tradução Jorge Calife, 2001.

Embora repleto de histórias deliciosas, este não é um livro para quem não aprecia, um pouco que seja, a matemática ou ao menos o pensamento formal. No entanto, para quem cultiva este prazer, o livro não decepciona: didático, apresenta com fartura de exemplos, 76 figuras ao todo, os detalhes de cada tipo de código, aprofundando ainda algumas explicações em apêndices. Estes exemplos foram certamente um desafio a mais para o tradutor que, infelizmente, em diversas passagens não esteve à altura: inglês e português misturam-se as vezes em meio aos passos de codificação e decodificação.

Além dos prazeres matemáticos, diversos episódios históricos e histórias folclóricas informam e divertem o leitor. Dentre os primeiros destaca-se a luta da equipe de criptógrafos ingleses que, durante a Segunda Guerra Mundial, decifrou, com o auxílio de máquinas eletrônicas, precursores dos computadores, a máquina de codificação alemã Enigma. A participação do matemático Alan Mathison Turing nesta luta é detalhada em sua biografia Alan Turing: the Enigma, escrita por Andrew Hodges e ainda sem tradução para o português.

Outro episódio histórico interessante foi o uso, também durante a Segunda Guerra Mundial, pelo exército americano, principalmente na guerra do Pacífico, de índios Navajos, cujo idioma, com estrutura e raízes lingüísticas únicas, é um perfeito código secreto, com a vantagem de permitir comunicação quase em tempo real, sem a necessidade de nenhum processo de decodificação escrito, o que é vital no campo de batalha. Um parêntese interessante dentro da história dos códigos, linguagens concebidos para ocultar o conteúdo das mensagens, é dedicado à decifração de escritas antigas, que embora não tivessem como objetivo ocultar seu conteúdo teve seu significado perdido ao longo do tempo. Neste parêntese, personagens como Thomas Young, Jean François Champollion e Alice Kober tem suas vidas e vitórias descritas.

Dentre as histórias folclóricas, o mistério do tesouro de Beale merece menção: um cowboy, Thomas J. Beale, teria acumulado uma fortuna de 20 milhões de dólares, escondido-a e deixado, com Robert Morris, dono do Washington, em Lynchburg, Virgínia, uma caixa com documentos cifrados revelando a localização do tesouro. A chave da cifra teria sido deixada com um amigo, que nunca apareceu. Desde então os documentos permanecem indecifráveis e o tesouro escondido.

Os três últimos capítulos tratam do presente e do futuro e mostram como a comunicação globalizada levou a um impasse na privacidade: se pessoas comuns puderem ter acesso à mais avançada tecnologia de criptografia e ter assim seus e-mails secretos protegidos, então os criminosos e terroristas também terão e poderão planejar suas atividades sem que possam ser descobertos, mesmo com licença judicial para a escuta de suas comunicações. Uma explicação acessível para leigos sobre a criptografia quântica, a escrita secreta do futuro, escerra o livro.

Simon Singh é filho de emigrantes indianos e nasceu em 1964, em Wellington, Inglaterra. Doutorou-se em física pela Universidade de Cambridge e trabalhou dois anos no Centro Europeu para Partículas Físicas (CERN), em Genebra, Suíça, em busca do top quark, um dos tijolos básicos na estrutura da matéria. Em 1991, passou a trabalhar no departamento de ciência da BBC. Participou dos programas World Tomorow e Horizon, onde foi co-produtor de um documentário, ganhador do prêmio BAFTA. Escreveu ainda O Último Teorema de Fermat, já resenhado no Redemoinho, e The Science of Secrecy, também sobre a história da criptografia. Mantém atualmente uma página na Internet onde vende e indica livros e anuncia suas palestras.

O livro tem oito capítulos, as vezes um pouco longos, que correspondem basicamente aos diversos estágios da evolução das técnicas de criptografia. Inclui ainda dez apêndices (de A a J) com explicações mais detalhadas de alguns dos tópicos tratados, um glossário e uma seção de bibliografia recomendada, inclusive com diversos endereços Internet, além de agradecimentos e créditos das muitas fotos que ilustram o livro. Ao ser lançado no Reino Unido em 1999, o livro incluía um desafio com um prêmio de 10.000,00 libras esterlinas, na forma de 10 mensagens cifradas, com complexidade de decifração crescente. Embora não seja mais válido, enquanto desafio oficial, as dez cifras foram incluídas no final do livro como desafio pessoal aos leitores. Os resultados podem ser encontrados na página: The Cipher Challenge Home Page.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#41 Mensagem por rodrigo » Sex Dez 17, 2004 10:24 am

Quem quiser gastar um pouco mais, e ter informação de 1ª, em inglês:
http://www.ospreypublishing.com/

Vale muito a pena, principalmente para as pessoas que gostam mais de um assunto localizado, como por exemplo, a 2ª guerra mundial, Império Romano e suas guerras, Guerras medievais e etc. Já comprei várias vezes, pelo cartão de crédito, e demora uns 15 dias para chegar. Os livros são fantásticos, praticamente esgotam o assunto, e acompanham várias ilustrações e fotografias.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#42 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 01, 2005 5:48 pm

Imagem

Reiterando o post do César.
Livro muito bom, trata de pequenos detalhes fundamentais em vários conflitos da história. Acabei de ler hoje, mas a leitura é rápida e agradável. Realmente muito bom. Da guerra de Tróia à 1ª guerra do golfo, passando por Waterloo, pelas cruzadas, o afundamento do Bismarck, a ofensiva do TET no Vietnã e várias outras batalhas e conflitos importantes.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#43 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 01, 2005 5:52 pm

Outro que promete, já que o autor é o mesmo de Stalingrado, e o tema é pouco abordado na literatura militar: os últimos dias de Berlim, antes de ser derrubado o governo nazista.

Imagem




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#44 Mensagem por César » Dom Jan 02, 2005 12:31 pm

Guilherme escreveu:O livro dos Codigos, de Simon Singh


Ja que o Guilherme recomendou o Livro dos Codigos(excelente :wink: ), venho aqui recomendar uma obra do mesmo autor.

Se chama "O ultimo teorema de Fermat", conta a historia da resoluçao deste teorema, que ficou sem resoluçao por mais de 300 anos.

Embora tenha nada haver com Defesa, talvez voces gostem. Simon nao se aprofunda na Matematica envolvida, sendo que uma criança de 12 anos consegue entender os calculos e os raciocinios por ele descritos.

Enfim, bem legal.

Imagem

Abraços,

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#45 Mensagem por César » Dom Jan 02, 2005 12:36 pm

rodrigo escreveu:Imagem

Reiterando o post do César.
Livro muito bom, trata de pequenos detalhes fundamentais em vários conflitos da história. Acabei de ler hoje, mas a leitura é rápida e agradável. Realmente muito bom. Da guerra de Tróia à 1ª guerra do golfo, passando por Waterloo, pelas cruzadas, o afundamento do Bismarck, a ofensiva do TET no Vietnã e várias outras batalhas e conflitos importantes.

Esse livro é realmente muito bom.

Erick Durschmied lançou uma sequencia: "Como a Natureza mudou a historia"(em Ingles: The weather Factor). Fala sobre como os fenomenos naturais mudaram os rumos de batalhas e Guerras. é legalzinho, mas nao chega nem perto da sua obra anterior.

Imagem

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder