Na guerra moderna o Submarino realmente vale o quanto custa?
Moderador: Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
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Mas os alemães estão vendedores das 8 fragatas da classe Bremen?
Em qualquer caso, também elas não são fragatas específicas para defesa aérea. Antes têm uma forte valência para ASW.
Tal como muitas outras (Meko-200, Karel Dorman, os as OHP espanholas da classe Santa Maria) são multi-usos, ou seja, dão para tudo, sem serem especializadas em nada.
Quanto aos helis embarcados, de facto podem transportar 2 Sea Linx MK88A, mas equipados com mísseis ar-superfície.
F-211 Koeln
Desde que foram incorporadas, as 8 unidades foram sendo adaptadas e modernizadas.
Actualmente estão com esta configuração:
Comprimento: 130 m
Boca: 14.4 m
Calado: 6.3 m
Deslocamento: 3.600 ton
Propulsão:
2 independent combined diesel or gas systems
2 motores diesel MTU 20V956 TB9, 8.14 MW total
2 turbinas a gás LM2500, 38 MW total
2 Renk STG 150-50 gearboxes, 10:1 (diesel) e 720:47 (turbina)
2 propeller shafts, controllable pitch, five bladed Sulzer-Escher propellers,
later replaced with seven bladed ones from Wegemann & Co ("Bremen" only).
4 geradores diesel Deutz de 750kW
Autonomia: Mais de 4.000 milhas a 18 nós
Velocidade máxima: 30 nós
Sensores:
1 EADS TRS-3D air search radar (three dimensional)
1 WM 25 combined surface search and fire control radar I/J band
1 Thales Nederland STIR 180 fire-control radar I/J/K band
1 Kelvin Hughes Nucleus 5000 I band navigation radar
1 STN Atlas DSQS-23BZ hull-mounted sonar
Contramedidas:
ESM/ECM EADS FL 1800S
2 SCLAR decoys
SLQ-25 Nixie torpedo decoy
Comunicações:
Link 11 and Link 16 (link 16 to be fitted)
Armamento:
1 8 cell launch system, 16 Sea Sparrow surface to air missiles
2 MK 49 launcher, 21 RAM each
2 quadruple Harpoon anti-ship missile lauchners
1 OTO-Melara 76mm dual-purpose gun
2 Rheinmetall Rh202 20 mm autocannons, will be replaced with Mauser MLG27 27 mm autocannons.
2 Mark 32 324 mm twin torpedo launchers, 8 DM4A1 or Mark 46 torpedo
Hangar: Place for 2 Sea Lynx Mk.88A helicopters equipped with torpedoes, air-to-surface missile Sea Skua, or heavy machine gun.
Endurance: up to three weeks
Complement: 203 plus 20 air crew
Em qualquer caso, também elas não são fragatas específicas para defesa aérea. Antes têm uma forte valência para ASW.
Tal como muitas outras (Meko-200, Karel Dorman, os as OHP espanholas da classe Santa Maria) são multi-usos, ou seja, dão para tudo, sem serem especializadas em nada.
Quanto aos helis embarcados, de facto podem transportar 2 Sea Linx MK88A, mas equipados com mísseis ar-superfície.
F-211 Koeln
Desde que foram incorporadas, as 8 unidades foram sendo adaptadas e modernizadas.
Actualmente estão com esta configuração:
Comprimento: 130 m
Boca: 14.4 m
Calado: 6.3 m
Deslocamento: 3.600 ton
Propulsão:
2 independent combined diesel or gas systems
2 motores diesel MTU 20V956 TB9, 8.14 MW total
2 turbinas a gás LM2500, 38 MW total
2 Renk STG 150-50 gearboxes, 10:1 (diesel) e 720:47 (turbina)
2 propeller shafts, controllable pitch, five bladed Sulzer-Escher propellers,
later replaced with seven bladed ones from Wegemann & Co ("Bremen" only).
4 geradores diesel Deutz de 750kW
Autonomia: Mais de 4.000 milhas a 18 nós
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1 EADS TRS-3D air search radar (three dimensional)
1 WM 25 combined surface search and fire control radar I/J band
1 Thales Nederland STIR 180 fire-control radar I/J/K band
1 Kelvin Hughes Nucleus 5000 I band navigation radar
1 STN Atlas DSQS-23BZ hull-mounted sonar
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2 SCLAR decoys
SLQ-25 Nixie torpedo decoy
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Armamento:
1 8 cell launch system, 16 Sea Sparrow surface to air missiles
2 MK 49 launcher, 21 RAM each
2 quadruple Harpoon anti-ship missile lauchners
1 OTO-Melara 76mm dual-purpose gun
2 Rheinmetall Rh202 20 mm autocannons, will be replaced with Mauser MLG27 27 mm autocannons.
2 Mark 32 324 mm twin torpedo launchers, 8 DM4A1 or Mark 46 torpedo
Hangar: Place for 2 Sea Lynx Mk.88A helicopters equipped with torpedoes, air-to-surface missile Sea Skua, or heavy machine gun.
Endurance: up to three weeks
Complement: 203 plus 20 air crew
- Luís Henrique
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- Rui Elias Maltez
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Há aqui colegas que te poderiam responder melhor a essa questão, Henrique.
Mas acho que o velho SM-1 ainda dava um jeito nisso, ou o mais moderno ESSM, qu eatravés de uma modernização, poderia ser instalado em fragatas multi-usos a rondar as 3.500 ton. da geração de inícios dos anos 90.
Ora as OHP possuem os lançadores MK-13 para o SM-1, e uns bon radares.
Os SM-2 só para navios de geração mais recente.
Mas acho que o velho SM-1 ainda dava um jeito nisso, ou o mais moderno ESSM, qu eatravés de uma modernização, poderia ser instalado em fragatas multi-usos a rondar as 3.500 ton. da geração de inícios dos anos 90.
Ora as OHP possuem os lançadores MK-13 para o SM-1, e uns bon radares.
Os SM-2 só para navios de geração mais recente.
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Mas então, ja que o sea sparrow tem pouco alcance, qual seria uma boa opção para uma fragata ou destroyer com defesa aérea de zona no mercado de usados???
Tem pouco por onde escolher, e todos os navios estão velhos, ou sem os mísseis. Exitem os contratorpedeiros ingleses da classe Sheffield que estão a ser retirados de serviço, ou as fragatas da classe O. H. Perry dos EUA e a estas foram retirados os misseis SM-1 nas operacionais.A Austrália talvez tenha duas destas para venda.
Ou então a classe russa Sovremeniy.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
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CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
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- Rui Elias Maltez
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E se Portugal desistir mesmo das duas OHP que estavam reservadas, é provável que os EUA as vendam a quem as quiser comprar.
Henqique:
Para mim e para início, acho que o Brasil poderia tentar a sorte com as 2 OHP americanas e as 2 australianas, e ficaria com 4 navios da mesma classe.
Isso daria tempo para que o Brasil preparasse para daqui a uns anos, uma força de navios mais modernos para essa função AAW.
Henqique:
Para mim e para início, acho que o Brasil poderia tentar a sorte com as 2 OHP americanas e as 2 australianas, e ficaria com 4 navios da mesma classe.
Isso daria tempo para que o Brasil preparasse para daqui a uns anos, uma força de navios mais modernos para essa função AAW.
- old
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Rui Elias Maltez escreveu:Há aqui colegas que te poderiam responder melhor a essa questão, Henrique.
Mas acho que o velho SM-1 ainda dava um jeito nisso, ou o mais moderno ESSM, qu eatravés de uma modernização, poderia ser instalado em fragatas multi-usos a rondar as 3.500 ton. da geração de inícios dos anos 90.
Ora as OHP possuem os lançadores MK-13 para o SM-1, e uns bon radares.
Os SM-2 só para navios de geração mais recente.
Hola Rui.
Aun no hay ningun proyecto de buque de los 80/90 al que se le hagan las modificaciones para llevar el ESSM. Creo que los Australianos lo intentaron en sus "Adelaide" hasta que detectaron unas micro roturas en el casco y abortaron la modernizacion. Quiza integrar un ESSM sea mas complicado de lo que parece.
EL unico a dia de hoy dedicado a la defensa de zona que no sea ESSM/Sm2/Aster disponible es como usted dice el SM1, valido para ambientes donde no haya riesgo de ataques de saturacion.
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Aun no hay ningun proyecto de buque de los 80/90 al que se le hagan las modificaciones para llevar el ESSM. Creo que los Australianos lo intentaron en sus "Adelaide" hasta que detectaron unas micro roturas en el casco y abortaron la modernizacion. Quiza integrar un ESSM sea mas complicado de lo que parece.
Mas os australianos colocaram os VLS a vante do lançador Mk 13 dos SM-1, o que é um esforço enorme numa zona do navio que sofre grandes tensões devido às ondas.
Quanto aos outros navios, é igual às F 100. Podem ser disparados do lançador Mk 41 ou do Mk 48 ou até do Mk 29.
Nalguns casos é só alterar os sensores, para alargar o alcance, e noutros nem isso é preciso.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
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Luis Filipe Silva
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Não viu esses nem nenhum. Helicóptero nem possui radar para aquisição de alvos aéreos. Apenas os AEW.
Si...si existen helicópteros con WVR y hasta doctrina y tácticas Aire-Aire...entre helicópteros:
Mas então, ja que o sea sparrow tem pouco alcance, qual seria uma boa opção para uma fragata ou destroyer com defesa aérea de zona no mercado de usados???
La verdad es que no veo ninguna....excepto realizar en esas plataformas usadas upgrade de Sea Sparrow estándar a ESSM...
Ora as OHP possuem os lançadores MK-13 para o SM-1, e uns bon radares.
Entiendo que USA retiró los Mk-13 de sus OHP restantes....
Aun no hay ningun proyecto de buque de los 80/90 al que se le hagan las modificaciones para llevar el ESSM. Creo que los Australianos lo intentaron en sus "Adelaide" hasta que detectaron unas micro roturas en el casco y abortaron la modernizacion. Quiza integrar un ESSM sea mas complicado de lo que parece.
Aunque eso es cierto, hay que tomar algunas precauciones:
1) La modernización australiana era muy ambiciosa, agregando lanzadores Mk-41 para ESSM VLS, ADEMAS del Mk-13. Si tomamos en cuenta que los MK-41 no solo puede lanzar ESSM, sino que también Seasparrow, SM-2 y ASROC. El Mk-41 cargado con Seasparrow pesa 24 toneladas (un solo módulo con 8 misiles)....
2) Para usar ESSM no es necesario usar el VLS Mk-41, también se puede usar el VLS Mk-48 (como el de las Clase M), que en su MOD 3 es instalables en corbetas menores de 1.000 toneladas.
3) Por último, los misiles ESM también son lanzables desde los lanzadores estándar de Seas Sparrow MK-29 (como el de las Clase L):
EL unico a dia de hoy dedicado a la defensa de zona que no sea ESSM/Sm2/Aster disponible es como usted dice el SM1, valido para ambientes donde no haya riesgo de ataques de saturacion.
Resulta que el ESSM tiene un alcance mayor o igual al del SM-1....
En resumen, Brasil podría comprar algunas buena y marineras fragatas usadas, con línea logística asegurada u realizar las modificaciones que estime conveniente para usar ESSM (55 km de alcance máximo).
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Si...si existen helicópteros con WVR y hasta doctrina y tácticas Aire-Aire...entre helicópteros:
Obrigado Degan. Desconhecia em absoluto . Pode-me dizer se entrou em serviço?
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
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Pode-me dizer se entrou em serviço?
Si amigo, el misil MNPAS Mistral tiene su versión aire-aire llamada Mistral ATAM (Air To Air Misile)
http://www.laserkamera.de/web/lang/en/1 ... 60024.html
http://www.acig.org/artman/uploads/fr_mistral.jpg
Aquí tienes un buen artículo sobre el Mistral y su versión ATAM:
http://www.revistamarina.cl/revistas/19 ... %20ATAM%22
Por supuesto que los AIM-9 Sidewinder también son usados por los Apache y Cobra...
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- Carlos Lima
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