Projetos nacionais : FAB x MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Malandro
Sênior
Sênior

Projetos nacionais : FAB x MB

#1 Mensagem por Malandro » Ter Set 26, 2006 12:09 am

Confesso que sou um peixe fora d'agua qdo o assunto é marinha , mas tenho observado aqui muitas críticas qto a FAB em relação a MB mas a impressão que tenho é que a MB está traçando um um caminho de autosufici6encia mais perigoso que a FAB . Por exemplo , o AMX , apesar de não ser essas maravilhas é um caça razoável e temos hoje capacidade de fabrica-ó aqui 100% conforme já saiu na RFA . Já a MB som seu projeto de submarino nuclear atá agora parece , pelo menos para mim , ainda não ter capacidade de fazer um submarino , ainda que razoavel 100% aqui . Sei qeu há inúmeras etapas importantes na construção de um submarino nuclear aqui que já dominamos mas com a evolução dos AIPs e tal será que não teria sido melhor primeiro nos termos concentrado em fazer um bom submarino convencional e aí sim depois partir para um nuclear? A mesma pergunta vai para os armamentos . A FAB ingressou no projeto A-Darter e ao termino desse tera domínio 100% nacional ( talvez com a ajuda do Piranha b aqui ) . E a MB ainda parece longe dessa capacidade . Agora , com a palavra os peixes de água salgada !! :D

cesarw
Avançado
Avançado
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#2 Mensagem por cesarw » Ter Set 26, 2006 7:35 am

Sei qeu há inúmeras etapas importantes na construção de um submarino nuclear aqui que já dominamos mas com a evolução dos AIPs e tal será que não teria sido melhor primeiro nos termos concentrado em fazer um bom submarino convencional e aí sim depois partir para um nuclear?

É exatamente essa a intenção!

"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Malandro
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Malandro » Ter Set 26, 2006 8:42 pm

Eu sei mas o que quiz dizer é que hj podemos dizer que sabemos fazer 100% um AMX . E o Tupi?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Ter Set 26, 2006 8:49 pm

Malandro escreveu:Eu sei mas o que quiz dizer é que hj podemos dizer que sabemos fazer 100% um AMX . E o Tupi?

100% em nenhum dos dois.

O AMX eu garanto que de brasileiro são poucas coisas.

Os avionicos são israelenses, mas são feitos aqui no Brasil sob licença, na Aeroeletronica. O motor é inglês, mas foi feito aqui na CELMA. A parte de navegação e tal, é americano. O canhão é israelense (é o francês DEFA feito por Israel) ou americano (M61). Tem outros exemplos também.

De nacional é só a carcaça, o radar (SCP-01) e alguns armamentos (MAA-1, MAR-1, bombas de queda livre, etc).

Grande maioria é estrangeira, porém fabricado aqui no Brasil, sob licença.

O Tupi, creio eu, é BEM mais nacional que o AMX.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#5 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Set 27, 2006 2:12 pm

Tens Razão Bolovo, trabalhei na fabricação dos AMX, na época que fui funcionário da EMBRAER, vc se referiu ao Radar Scipio, sendo que esse ainda não faz parte de nenhum AMX, fará pós modernização, quanto a fabricação do AMX, não me lembro com exatidão mas eram pouquíssimas peças que se fabricava na embraer, no mais era pura montagem mesmo.

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Alcantara » Qua Set 27, 2006 2:33 pm

Bolovo escreveu:(...) Os avionicos são israelenses, mas são feitos aqui no Brasil sob licença, na Aeroeletronica. O motor é inglês, mas foi feito aqui na CELMA. A parte de navegação e tal, é americano. O canhão é israelense (é o francês DEFA feito por Israel) ou americano (M61). Tem outros exemplos também.
(...)

Bem, mas se é feito aqui, com material e mão-de-obra daqui, é produção nacional, pombas! O PROJETO, aí sim, é extrangeiro...
Se não tiver um israelense na linha de montagem, não se fabricaria mais nenhum instrumento? :shock: :lol: :shock: :lol:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Responder