Caros Colegas
Estava nesta tarde me lembrando que certa vez li em algum lugar, não me lembro onde, que pode-se aplicar motores ocidentais no MiG-29, o seu maior problema, algo semelhante foi feito pelos sul-africanos que retiraram os Atar 9K dos Mirage F-1 e aplicaram a estes os RD-33.
Logo levo a seguinte idéia:
1- Um caça comum entre a FAB e a MB seria muito bem vindo;
2- O MiG-29 tem os seus motores e sistemas(menos o FBW e o IRIS-T) problemáticos;
3- Israel já tem um pacote ou um projeto pronto dos sistemas do MiG-29 Upgraded;
4- O MiG-29 tem custos de produção e aquisição baratos;
5- A MiG está pela boa e precisando de qualquer ajuda financeira, podendo assim vender o projeto do mesmo.
6- A própria Rússia já testou aviônicos ocidentais no MiG-29K;
Depois destas confirmações podemos colocar o seguinte em um MiG-29BR:
1- A aviônica do cockpit, HOTAS, HUD, poderia ser a mesma do F-5BR, AMX-M, ALX;
2- O radar poderia ser o APG-76, uma versão muito melhorada do EL/M-2032B, produzido pela Northrop Grumman's Electronic Sensors and Systems Division, sendo este o aplicado no upgrade dos F-4E da Turquia;
3- Os computadores de missão, RWR, ECM, sistema de guiagem inercial Lazer/GPS, chaff/flares dispensers, DASH 4, pods Litening II, Reccelite, etc, poderiam ser os mesmos existentes no F-5BR e AMX;
4- O motor poderia ser o hoje já considerado muito,mas muito melhor e em fase final de aprovação RD-33OVT ou RD-43 com TVC(3D!!!!!), tendo este seu projeto vendido ao Brasil ou então mesmo o GE-F404-400 do Hornet A/B, lembrando que hoje a Celma da manutenção a motores GE;
5- A estrutura do caça MiG-29OVT lembra um caça ocidental, com trilhos na ponta das asas e três pontos de fixação sob cada asa e um ventral.
6- A super-estrutura do caça vem melhorando a cada ano, para compensar seus concorrentes ocidentais ou mesmo russos.
Quanto aos armamentos estes eu já descrevi em outros tópicos porem os colocarei novamente:
- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance / Mectron)
- míssil Python 5(curto alcance / Rafael)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM(BVR / Rafael)
- míssil MAR-1(anti-radar / Mectron)
- míssil ALARM(anti-radar / MBDA – Britânico)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar / MBDA francês)
- missil BRIMSTONE(anti-tanque / MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc / Elbit)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão / Elbit)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos / Rafael)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- Pod de reconhecimento Reccelite
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA(Avibrás / CTA).
Observações finais:
1- A India pagou 700 milhões de US pó 12 MiG-29K e 04 UBK, com motores extras, armamentos incluindo o Kh-35 anti-navio, R-77, R-73, peças de reposição para 10 anos(se não me engano), equipamentos de apoio de “solo”, etc...
2- O custo de aquisição de por unidade naval é em torno de 23 milhões e 25 milhões para a versão de terra.
3- Ele é sem duvida, no padrão ocidental proposto, um caça muito melhor do que os M2000BR e F-16A/BC/D.
4- A Embraer/Avibrás/Celma/AeroEletrônica/Mectron com a MiG/Elbit/IAI/Northrop Grumman's/Rafael/ Klimov ou GE poderiam formar um acordo de produção local do MiG-29, que é o interesse da FAB!!!!
5- O custo de manutenção, hora/vôo, deste é segundo fontes da Índia mais barato que o M2000 e Su-30(óbvio). Porem o custo/beneficio não é dos melhores, logo temos de levar em consideração que os MiG-29 indianos estão no padrão russo, os M2000 claro que no padrão ocidental e os Su-30 um misto mais israelense do que russo ou indiano.
E alguém conhece um cockpit parecido a este abaixo, pois é o Mockup do painel do MiG-29 Sniper modernizado pela EADS/ELBIT/Aerostar.
Vale apena salientar que continou não defendendo a compra de caças usados russos ou franceses e neste caso sim americanos. Porém coloco minhas idéias da implementação de um caça russo na FAB.
Foi só mais uma das minhas ou nossas incansáveis idéias.
Valeu!!!!!