Cougar naval chileno
Moderador: Conselho de Moderação
Os 12 portugueses custaram cerca de 446 milhões de euros. São 6 de SAR, 2 de apoio às pescas e 4 CSAR. Agora façam as contas. O €1 vale $1,28.
Más detalles, de la revista Defensa, número 330 octubre:
Son 12 helicópteros, 6 SAR, 4 CSAR y 2 SIFICAP:
SAR (Search and Recue):
Ø TACAN NA/ARN-153V de Rockwell Collins
Ø EGI (Embedded Global Positioning System in Inercial Navegation System) LN-100G de Northrop Grumman
Ø VOR/ILS VIR-342 de Rockwell Collins
Ø DNS (Doppler Navegation System) ANV-353 de Marconi Selenia
Ø ADF (Automatic Direction Finder) ADF-462 de Rockwell Collins
Ø AHRS (Atittude Heading Reference System) Lisa 4000D de Northrop Grumman
Ø PLS (Personnel Locator System) Chelton 835-1
Ø DF (Direction Finder) Chelton 935-1
Ø V/UHF Elmer SRT 651/N de Marconi Selenia
Ø HF SRT-170/M6 de Marconi Selenia
Ø ICS
Ø CRIPTO (Comunicaciones seguras de vos y datos) ANDVT Airtem KY-100 de ITT
Ø IFF APX-100 de Raytheon
Ø ELT (Emergency Locator Transmitter)m Elta CEIS TM
CSAR (Combate Search and Rescue) lo anterior más....
Ø DEAS (Defencive Aids Suite)
o Sky Guardian 2000 de BAE System
o NA/ALE-47 DE de BAE System
Ø Estanques de combustible autosellantes
Ø Blindaje en cabina, palas del rotor y asientos...
Ø Capacidad REVO
SIFICAP (Sistema Integrado de Fiscalización y Control de la Actividad Pesquera) lo anterior más...
Ø MSS (Maritime Surveillnance System)
Costo total: 445,952 millones de euros, las dos naves SIFICAP serán pagadas en parte por fondos de la Unión Europea.
Luego, en promedio, cada helicóptero costó 37,16 millones de euros (o al cambio de hoy) 47,6 millones de dólares.
No son helicópteros de combate naval, los que poseen además:
Ø Radar: BAE Systems Blue Kestrel search radar
Ø Sonar: Flash lightweight folding acoustic sonar de Thales Underwater Systems (Thomson Marconi Sonar)
Ø Sonoboyas: Normalier-Garrett mission recorder y dos sonobuoy and flare dispensers
Ø ESM: Kestrel (Royal Navy designation Orange Reaper) de Thales
Estos sistemas más la capacidad de usar armamento, encarecen MUCHO al helicóptero....(ya entregué fuentes de UK respecto a sus helos usados en fragatas.... )
Mostre uma foto dele com um torpedo e um Exocet, mas voando meu amigo, pois no chão, se coloca o que quer e o que não se quer.
Foi isso que o amigo tentou te dizer.
......
Ahora es con condiciones....
Si lo mostrara volando, también se podría decir que es “exhibición” y solo sirven los videos mostrando el uso continuo...
O fabricante diz que precisa, e vc diz que não precisa reconfigurar.
E agora?
Em quem eu vou confiar?
No encuentro ninguna fuente del fabricante que diga eso...
Por último, ya declaré que la opción de hacer misiones simultáneas ASW y AsuW es INÚTIL....solo quiero mostrar que aunque sea INÚTIL si es posible...
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Degan escreveu:Os 12 portugueses custaram cerca de 446 milhões de euros. São 6 de SAR, 2 de apoio às pescas e 4 CSAR. Agora façam as contas. O €1 vale $1,28.
Más detalles, de la revista Defensa, número 330 octubre:
Son 12 helicópteros, 6 SAR, 4 CSAR y 2 SIFICAP:
SAR (Search and Recue):
Ø TACAN NA/ARN-153V de Rockwell Collins
Ø EGI (Embedded Global Positioning System in Inercial Navegation System) LN-100G de Northrop Grumman
Ø VOR/ILS VIR-342 de Rockwell Collins
Ø DNS (Doppler Navegation System) ANV-353 de Marconi Selenia
Ø ADF (Automatic Direction Finder) ADF-462 de Rockwell Collins
Ø AHRS (Atittude Heading Reference System) Lisa 4000D de Northrop Grumman
Ø PLS (Personnel Locator System) Chelton 835-1
Ø DF (Direction Finder) Chelton 935-1
Ø V/UHF Elmer SRT 651/N de Marconi Selenia
Ø HF SRT-170/M6 de Marconi Selenia
Ø ICS
Ø CRIPTO (Comunicaciones seguras de vos y datos) ANDVT Airtem KY-100 de ITT
Ø IFF APX-100 de Raytheon
Ø ELT (Emergency Locator Transmitter)m Elta CEIS TM
CSAR (Combate Search and Rescue) lo anterior más....
Ø DEAS (Defencive Aids Suite)
o Sky Guardian 2000 de BAE System
o NA/ALE-47 DE de BAE System
Ø Estanques de combustible autosellantes
Ø Blindaje en cabina, palas del rotor y asientos...
Ø Capacidad REVO
SIFICAP (Sistema Integrado de Fiscalización y Control de la Actividad Pesquera) lo anterior más...
Ø MSS (Maritime Surveillnance System)
Costo total: 445,952 millones de euros, las dos naves SIFICAP serán pagadas en parte por fondos de la Unión Europea.
Luego, en promedio, cada helicóptero costó 37,16 millones de euros (o al cambio de hoy) 47,6 millones de dólares.
Ø Radar: BAE Systems Blue Kestrel search radar
Ø Sonar: Flash lightweight folding acoustic sonar de Thales Underwater Systems (Thomson Marconi Sonar)
Ø Sonoboyas: Normalier-Garrett mission recorder y dos sonobuoy and flare dispensers
Ø ESM: Kestrel (Royal Navy designation Orange Reaper) de Thales
Estos sistemas más la capacidad de usar armamento, encarecen MUCHO al helicóptero....(ya entregué fuentes de UK respecto a sus helos usados en fragatas.... )Mostre uma foto dele com um torpedo e um Exocet, mas voando meu amigo, pois no chão, se coloca o que quer e o que não se quer.
Foi isso que o amigo tentou te dizer.
......
Si lo mostrara volando, también se podría decir que es “exhibición” y solo sirven los videos mostrando el uso continuo...O fabricante diz que precisa, e vc diz que não precisa reconfigurar.
E agora?
Em quem eu vou confiar?
No encuentro ninguna fuente del fabricante que diga eso...
Por último, ya declaré que la opción de hacer misiones simultáneas ASW y AsuW es INÚTIL....solo quiero mostrar que aunque sea INÚTIL si es posible...
Degan,
Vc pode postar a foto dele voando que eu aceito sim e não vou te "zoar" não!
Outra coisa: Eu fiz perguntas ao fabricante e ele respondeu. Se vc não acha em lugar nenhum, tudo bem. O que posso fazer?
Eu escrevi para eles e eles me responderam.
Quanto a ser inútil, eu discordo de vc e de todos os "analistas", pois numa guerra, vc ter "vantagem" nunca é demais.
Nunca se sabe que cenários irão aparecer na sua frente, e se vc pode ter uma aeronave no ar "Dual Full", isto te dá mobilidade.
Use sua imaginação, que sei é excelente, e verás que existem situações que "poderão" ocorrer.
Vc poderá dizer:
Mas Padilha, istó é quase 0% de chances de acontecer!
E eu te responderei que numa guerra 0% de chances podem fazer a diferença.
Afinal, estamos falando de um helicóptero de Guerra, não?
Abraços,
Padilha
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
JLRC:
Sim, esqueci do futuro Linx (que até nas versões de ataque ao solo) que pode baralhar um pouco o mercado.
Mas fico sempre com a impressão de que esse modelo nas marinhas, acabará por ficar sempre numa segunda linha, já que é limitado ao nível de transporte e SAR, dado o seu tamanho.
E nem todos os países têm a força Aérea para essa tarefa.
A Espanha tem helis grandes sem serem militares para SAR (Ministério do Fomento) e ouros países usam helis da Marinha para esse efeito.
Pois eu penso que fora do círculo de influência americano, um heli que vai ter muito sucesso é o Future Lynx, que já foi encomendado pela Royal Navy nas versões ASW e Land Lynx.
Sim, esqueci do futuro Linx (que até nas versões de ataque ao solo) que pode baralhar um pouco o mercado.
Mas fico sempre com a impressão de que esse modelo nas marinhas, acabará por ficar sempre numa segunda linha, já que é limitado ao nível de transporte e SAR, dado o seu tamanho.
E nem todos os países têm a força Aérea para essa tarefa.
A Espanha tem helis grandes sem serem militares para SAR (Ministério do Fomento) e ouros países usam helis da Marinha para esse efeito.
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
-
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
O futuro destes helis a serem retirados da FAP poderá passar, de acordo com as intenções do Governo, por serem vendidos a um país da NATO.
Si lo mostrara volando, también se podría decir que es “exhibición” y solo sirven los videos mostrando el uso continuo...
Se fôr numa exibição aérea claro! Se acontecer em exercícios não.
Degan por favor. Gosto muito dos seus posts, pois em 80 % deles aprendo sempre algo. Mas não me tome por imbecil.
Além de que cada versão tem um preço distinto. Os SIFICAP não sofrem alteração de preço por serem pagos pela UE ou por Portugal.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Se fôr numa exibição aérea claro! Se acontecer em exercícios não.
Degan por favor. Gosto muito dos seus posts, pois em 80 % deles aprendo sempre algo. Mas não me tome por imbecil.
Amigo...yo también busco aprender....
Si tienes algo que decir de mis argumentos dilo, pero no me acuses de tomarte por IMBECIL (a ti o cualquiera), pues eso no es cierto y así no aprende nadie...
Yo solo busco que seamos de una linea...y no acomodemos posturas según nuestros intereces...
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
-
- Sênior
Caro Degan,
Se o Padilha está confirmando detalhes do Super Puma naval sendo oferecido para a Marinha Brasileira, isso é porque possivelmente o Super Puma naval é o 1o ou 2o helicóptero mais cotado para substituir os SH-3 Sea King que estão e estarão sendo aposentados em breve.
Compare a quantidade de Super Pumas que o Exército, Força Aérea e Marinha Brasileira têm, é muito mais que o Chile. Isso mais o fato de termos a Helibrás (que faz montagem e manutenção de helicópteros Eurocopter), torna o Super Puma um dos favoritos.
Então a intenção do Padilha não é provocar o Chile ou qualquer outro país, mas procurar saber mais detalhes de um vetor aéreo que talvez seja adquirido pela Marinha Brasileira : suas características, limitações, vantagens e desvantagens, preço, custo de manutenção, etc.
Parabéns ao Padilha por escrever e obter resposta do fabricante, sobre o Super Puma naval. Está redimido pelo fato de roncar pacas, os fuzileiros que o digam, eheheh !!!
Pelo jeito temos o Sea Hawk, Super Puma e Merlin como concorrentes para a Marinha Brasileira (MB). Para mim os 2 primeiros custariam acima de US$ 35 mi, e o Merlin algo como US$50-70 mi para cima, fácil, fácil (com manutenção, sobressalentes, etc). Por melhor que seja o Merlin, se ele custar o dobro do Super Puma naval, e como não faria sentido adquirir somente 6 Merlins (por exemplo), talvez fosse melhor 12 Super Puma naval. Mas isso é só especulação quanto aos preços.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Se o Padilha está confirmando detalhes do Super Puma naval sendo oferecido para a Marinha Brasileira, isso é porque possivelmente o Super Puma naval é o 1o ou 2o helicóptero mais cotado para substituir os SH-3 Sea King que estão e estarão sendo aposentados em breve.
Compare a quantidade de Super Pumas que o Exército, Força Aérea e Marinha Brasileira têm, é muito mais que o Chile. Isso mais o fato de termos a Helibrás (que faz montagem e manutenção de helicópteros Eurocopter), torna o Super Puma um dos favoritos.
Então a intenção do Padilha não é provocar o Chile ou qualquer outro país, mas procurar saber mais detalhes de um vetor aéreo que talvez seja adquirido pela Marinha Brasileira : suas características, limitações, vantagens e desvantagens, preço, custo de manutenção, etc.
Parabéns ao Padilha por escrever e obter resposta do fabricante, sobre o Super Puma naval. Está redimido pelo fato de roncar pacas, os fuzileiros que o digam, eheheh !!!
Pelo jeito temos o Sea Hawk, Super Puma e Merlin como concorrentes para a Marinha Brasileira (MB). Para mim os 2 primeiros custariam acima de US$ 35 mi, e o Merlin algo como US$50-70 mi para cima, fácil, fácil (com manutenção, sobressalentes, etc). Por melhor que seja o Merlin, se ele custar o dobro do Super Puma naval, e como não faria sentido adquirir somente 6 Merlins (por exemplo), talvez fosse melhor 12 Super Puma naval. Mas isso é só especulação quanto aos preços.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Excelente análise, Roberto (até porque a Embraer aparentemente vai atuar mais na área de helicópteros). O Padilha está com informação privilegiada e não abre o jogo ...
E eu estou me policiando, por ora. Se o Brasil realmente adquirir o Cougar, vou ter que aposentar as referências ao "Chuckcóptero", "el puño del Chuck", "a arma estratégica definitiva", "o terror da Armada Espanhola", etc ...
Mas que que eu preferia o Merlin, eu preferia ...
A propósito, eu tenho a Revista da Força Aérea que compara o Merlin e o Superpuma Naval: Qual o melhor ? Qual o mais provável de ser comprado ?
Que o bom exemplo do U 214 influencie quanto à escolha do futuro helicóptero.
Saludos esperançosos, Alexandre.
E eu estou me policiando, por ora. Se o Brasil realmente adquirir o Cougar, vou ter que aposentar as referências ao "Chuckcóptero", "el puño del Chuck", "a arma estratégica definitiva", "o terror da Armada Espanhola", etc ...
Mas que que eu preferia o Merlin, eu preferia ...
A propósito, eu tenho a Revista da Força Aérea que compara o Merlin e o Superpuma Naval: Qual o melhor ? Qual o mais provável de ser comprado ?
Que o bom exemplo do U 214 influencie quanto à escolha do futuro helicóptero.
Saludos esperançosos, Alexandre.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
-
- Sênior
Olá Alexandre,
Minha preferência é pelo Merlin, seria como torcer pelo Rafale e Eurofighter no FX da FAB : são bons porém caros.
O Merlin é caro, e pior, para fazer uso de todo o potencial dele, teríamos que colocar um grande, bom e caro radar, sonar, sensores diversos, armamento, etc. O ideal para mim seria capacidade ASW, ASuW e AEW, esquecendo esse papo de S-2T AEW e outras opções cada vez mais inviáveis. Mas eu estimo que uma versão configurada desse jeito custaria algo próximo de US$ 100 mi... Pô, com US$ 100 mi dá para modernizar uns 10-20 AF-1 SkyHawk à la F-5EM... Com 10 Merlin a US$100 mi cada, daria para teoricamente terminar o submarino nuclear da Marinha... E por aí vai, seria muito dinheiro.
Os SH-60 Black Hawk novos para a FAB custaram nada barato, US$ 25 mi cada (com sobressalentes, etc). Versão naval é sempre mais caro, por isso coloco os Sea Hawk a US$35 mi, pelo menos.
Eu só aceitaria o Super Puma naval se :
- que ele realmente esteja navalizado e capaz de suportar 20-30 anos de operações navais (sem corrosão excessiva, etc);
- a Helibrás fizer manutenção completa dele, evitando que enviemos os Super Puma para a França;
- o preço for até 60%-70% do Merlin;
- seja adaptado a usar o AM-39 Exocet
Mas isso é opinião minha, somente isso.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Minha preferência é pelo Merlin, seria como torcer pelo Rafale e Eurofighter no FX da FAB : são bons porém caros.
O Merlin é caro, e pior, para fazer uso de todo o potencial dele, teríamos que colocar um grande, bom e caro radar, sonar, sensores diversos, armamento, etc. O ideal para mim seria capacidade ASW, ASuW e AEW, esquecendo esse papo de S-2T AEW e outras opções cada vez mais inviáveis. Mas eu estimo que uma versão configurada desse jeito custaria algo próximo de US$ 100 mi... Pô, com US$ 100 mi dá para modernizar uns 10-20 AF-1 SkyHawk à la F-5EM... Com 10 Merlin a US$100 mi cada, daria para teoricamente terminar o submarino nuclear da Marinha... E por aí vai, seria muito dinheiro.
Os SH-60 Black Hawk novos para a FAB custaram nada barato, US$ 25 mi cada (com sobressalentes, etc). Versão naval é sempre mais caro, por isso coloco os Sea Hawk a US$35 mi, pelo menos.
Eu só aceitaria o Super Puma naval se :
- que ele realmente esteja navalizado e capaz de suportar 20-30 anos de operações navais (sem corrosão excessiva, etc);
- a Helibrás fizer manutenção completa dele, evitando que enviemos os Super Puma para a França;
- o preço for até 60%-70% do Merlin;
- seja adaptado a usar o AM-39 Exocet
Mas isso é opinião minha, somente isso.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Engraçado, o Degan mesmo já disse inumeras vezes que o que o fabricante diz não é para se levar em conta pois são dados melhorados, e em perfeitas condições, que na realidade é sempre um pouco pior ou demora mais......
O Padilha novamente fazendo um bom trabalho, levantou informações do próprio fabricante, esclarecendo qualquer dúvida...
E agora o Degan diz que o fabricante está errado, e que a aeronave é MELHOR do que o Fabricante diz!!!
Não estou entendendo......
O Padilha novamente fazendo um bom trabalho, levantou informações do próprio fabricante, esclarecendo qualquer dúvida...
E agora o Degan diz que o fabricante está errado, e que a aeronave é MELHOR do que o Fabricante diz!!!
Não estou entendendo......
AD ASTRA PER ASPERA
A única informação privilegiada que possuo, é de que o Merlin não custa isso tudo o que vcs colocaram em posts anteriores.
Sei mais ou menos por alto dos preços e sem querer me envolver com compras de outros paises, digo que este conceito de que é muito mais caro e outras coisas mais, não são 100% corretas.
Mais não posso falar , mesmo por que, eu não tenho acesso aos numeros oficiais.
Mas sei que está entre os 3.
Isso nunca foi novidade, certo?
Eu torço pelo melhor para o Esquadrão.
[]'s
Padilha
Sei mais ou menos por alto dos preços e sem querer me envolver com compras de outros paises, digo que este conceito de que é muito mais caro e outras coisas mais, não são 100% corretas.
Mais não posso falar , mesmo por que, eu não tenho acesso aos numeros oficiais.
Mas sei que está entre os 3.
Isso nunca foi novidade, certo?
Eu torço pelo melhor para o Esquadrão.
[]'s
Padilha
-
- Sênior
Padilha,
Se o Merlin for pouco mais caro (30%, sei lá) que o Super Puma e Sea Hawk, então vale à pena adquirir o Merlin, pois 6 Merlins equivalem a bem mais do que 6 Super Puma/Sea Hawk ao consideramos o tempo de patrulha, raio de combate, área de vigilância em km^2, carga de combate, fuzileiros embarcados, etc.
[]s, Roberto
Se o Merlin for pouco mais caro (30%, sei lá) que o Super Puma e Sea Hawk, então vale à pena adquirir o Merlin, pois 6 Merlins equivalem a bem mais do que 6 Super Puma/Sea Hawk ao consideramos o tempo de patrulha, raio de combate, área de vigilância em km^2, carga de combate, fuzileiros embarcados, etc.
[]s, Roberto
rcolistete escreveu:Padilha,
[]s, Roberto
Vamos fazer o seguinte:
Entrem na página de videos da ALIDE e assistam ao video dos 90 anos da aviação naval, prestem a atenção na quantidade de helicópteros "caros" Westland que a MB possui e vejam a quantidade de caros voando e vejam a quantidade de baratos voando.
Depois voltem aqui, que continuamos a conversar.
[]'s
Padilha