Super Etendard

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Super Etendard

#1 Mensagem por Matheus » Seg Set 25, 2006 12:49 am

Isso é para quem acha que o A-12 vale a pena :lol:

Vcs acham que o SuE que sairão de serviço na França, que foram modernizados em 90, poderiam substituir nossos A-4 até o fim da vida útil do A-12, já que se vierem Sea Hawks perderemos o vetor dos AM-39?




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#2 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Set 25, 2006 12:52 am

Mais sucata?!


Pelo amor de Deus, à que ponto chegamos?!

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#3 Mensagem por Matheus » Seg Set 25, 2006 9:33 am

FinkenHeinle escreveu:Mais sucata?!


Pelo amor de Deus, à que ponto chegamos?!

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:


Pois é, pelo menos é uma sucata que não precisa de modernização, e leva os dois mísseis que temos, magic 2 e am-39. Tem um razoável alcance e não precisa de nenhuma adaptação ao A-12...resta saber se há disponível, sua vida útil e custos. Ainda pode levar mísseis AS-30L e provavelmente tb bombas guiadas. Ou seja, algo que tenha algum valor militar. Passa esses A-4 como fuentes de spares para los hermanos.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Seg Set 25, 2006 12:58 pm

MCD-SM escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Mais sucata?!


Pelo amor de Deus, à que ponto chegamos?!

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:


Pois é, pelo menos é uma sucata que não precisa de modernização, e leva os dois mísseis que temos, magic 2 e am-39. Tem um razoável alcance e não precisa de nenhuma adaptação ao A-12...resta saber se há disponível, sua vida útil e custos. Ainda pode levar mísseis AS-30L e provavelmente tb bombas guiadas. Ou seja, algo que tenha algum valor militar. Passa esses A-4 como fuentes de spares para los hermanos.

Eu aproveitava e dava os SUE e o A-12 para los hermanos também...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Super Etendard

#5 Mensagem por Matheus » Seg Set 25, 2006 1:10 pm

MCD-SM escreveu:Isso é para quem acha que o A-12 vale a pena :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6 Mensagem por Bolovo » Seg Set 25, 2006 1:17 pm

MCD-SM escreveu:Pois é, pelo menos é uma sucata que não precisa de modernização, e leva os dois mísseis que temos, magic 2 e am-39. Tem um razoável alcance e não precisa de nenhuma adaptação ao A-12...resta saber se há disponível, sua vida útil e custos. Ainda pode levar mísseis AS-30L e provavelmente tb bombas guiadas. Ou seja, algo que tenha algum valor militar. Passa esses A-4 como fuentes de spares para los hermanos.

Agora que eu li isso... o SUE modernizado da Marinha Francesa já faz isso.

Em voos no Afeganistão, ele usa tanto misseis AS-30, como bombas guiadas e todo resto.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#7 Mensagem por Skyway » Seg Set 25, 2006 2:53 pm

Se a Marinha tiver condições de manter em operação, seria algo MUITO bom sim para a asa fixa da MB......

Só de armamento já seria um avanço.
Imagem

E com o Exocet aero-laçado transportado por um jato, a marinha teria mais uma ferramenta anti-navio.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Super Etendard

#8 Mensagem por Lauro Melo » Seg Set 25, 2006 3:02 pm

MCD-SM escreveu:Isso é para quem acha que o A-12 vale a pena :lol:
Vcs acham que o SuE que sairão de serviço na França, que foram modernizados em 90, poderiam substituir nossos A-4 até o fim da vida útil do A-12, já que se vierem Sea Hawks perderemos o vetor dos AM-39?


Em minha opinião, isto seria a melhor de todas as alternativas.
( Caso o A-12 seja mantido da forma como esta ).
Estas aeronaves já estão sendo retiradas de serviço na França.

1 - Não são necessário adaptação para operar no A-12.
2 - Teríamos um poder de ataque excelente.
3 – A mesma proteção ( Defesa ) aérea ou melhor que 1 ( um ) A-4 pode fazer.
4 – A Argentina também opera e pode ajudar na manutenção ( como no caso do A-4 ).
5 - Possibilidade de compra de estoque de peças para manutenção na França.

É de longe a melhor opção para o A-12.

Fica apenas uma questão, qual o custo operacional destes caças comparados aos do A-4.

sds, :wink:




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#9 Mensagem por papagaio » Seg Set 25, 2006 3:37 pm

Se não me engano, no tópico sobre o A-12, existe uma afirmação do Comandante da Marinha, de que não haverá substituição do A-4.
O binômio A-4/A-12 será utilizado até o final da vida útil dos meios.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#10 Mensagem por alex » Seg Set 25, 2006 4:08 pm

Sucata, Sucata e Sucata.

Já que tem que ser usado não dá para comprar qualquer coisa construída neste século?
A partir de 2001?




Avatar do usuário
interregnum
Avançado
Avançado
Mensagens: 599
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm

#11 Mensagem por interregnum » Seg Set 25, 2006 4:48 pm

^amigo para quê a pressa. Afinal a FAB ja chegou nos anos 80. Daqui a 20 anos chegaremos nas plataformas do século 21. Aguarde e confie. :lol:




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#12 Mensagem por rcolistete » Seg Set 25, 2006 4:48 pm

Olá pessoal,

Tudo bem ? Olha, de cabeça o que eu me lembro é que a Marine Nationale não intenciona se livrar tão cedo dos seus SEM (Super Etendard Modernizé), pois os Rafales M F2/F3 demorarão a substituí-los totalmente. Acho que somente lá para 2015-2025, não sei ao certo. Para um cronograma mais detalhado, eu teria que pesquisar meu material.

Tecnicamente o SEM uma solução bem melhor que nossos AF-1 SkyHawks. Olhando hoje, teríamos também os A-4K da Nova Zelândia que embora mais caros, são mais modernos.

Abraços,

Roberto




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#13 Mensagem por rcolistete » Seg Set 25, 2006 5:12 pm

Continuando...

Tem a outra opção que eu tinha aventado aqui meses atrás.

A Marinha Argentina e Brasileira entrarem em acordo e operarem o A-12 São Paulo em conjunto com os Super Etendard, S-2T e SH-3 Sea King argentinos. Obviamente seriam somados aos poucos AF-1 operacionais, SH-3 Sea King, Super Puma e Esquillos da MB.

Com isso a Argentina ganharia em não subutilizar esses aviões, e a MB ganharia em não subutilizar o A-12. Ninguém gastaria nada em aquisições. O contingente de pessoal argentino ficaria meses no Brasil, e o A-12 passaria um tempo por ano na Argentina, com exercícios lá e cá. Seria ótimo para adestramento das duas Marinhas, e para o bolso dos contribuintes argentinos e brasileiros.

Obviamente a Inglaterra não gostaria nada dessa idéia... e seria necessário um acordo formal que explicitaria até onde a Marinha Brasileira acompanharia a Marinha Argentina em caso de conflitos.

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#14 Mensagem por Matheus » Seg Set 25, 2006 7:24 pm

As notícias é que começariam a dar baixa em 2008. Se conseguíssemos pelo menos 12/16 aeronaves poderíamos vender os A-4 e ter um bom vetor de ataque. Se MB não quer são outros 500, mas que eu acharia interessante, acharia...

Complementando, o treinamento e a manutenção seria bastante facilitado visto a integração entra a ARA e MB e a vasta experiência daquela.

Aliás, existe o SuE biposto?




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#15 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Set 25, 2006 7:27 pm

Skyway escreveu:Se a Marinha tiver condições de manter em operação, seria algo MUITO bom sim para a asa fixa da MB......

A única coisa boa para a Marinha é transformar o A-12 em Recife Artificial e lucrar com o Eco-Turismo e o Mergulho Esportivo... :twisted:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder