Primeros F-16MLU de la FACH, el 8 de Septiembre

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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#586 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 24, 2006 3:41 pm

Olá

Só uma correção...

A Arabia Saudita não tem M2k :wink:

E concordo com o Degan, o F-16 do Chile receberam as mesmas atualizações dos holandeses até pelo menos M3 (não consegui achar essas aeronaves listadas no M4, pois esse ainda está em andamento - ao que parece).

O único "problema" é que as aeronaves chilenas tem a menos em relação aos demais países da OTAN é a retirada da capacidade de disparar HARM.

"Acho" que outra diferença é que o Datalink chileno é outro...

A pergunta é se o Chile vai prosseguir atualizando os seus F-16 seguindo os "M" da OTAN ou se vai utilizar o programa israelense ou o da LM.

Só a título de informação, o M5 já está sendo testado, mas ainda vai demorar para ser implementado.

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Degan
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#587 Mensagem por Degan » Dom Set 24, 2006 4:20 pm

A Arabia Saudita não tem M2k


Cb-lima, realmente cometí un error, pero no en eso, pues Mirage 2.000-9 es la nomenclatura antigua para el definitivo nombre de Mirage 2.000-5 Mk2.
EAU fue el primer comprador de esta versión...pero, Grecia compró 15 nuevos mirage de estos y realizó un upgrade de 10 antiguos a esta versión...ese es mi error... :?

"
Acho" que outra diferença é que o Datalink chileno é outro...


No, es el mismo...y es además el que se eligió para los Block50 plus nuevos, es decir todos los F-16 chilenos tienen el mismo Data Link IDM-302:

Melbourne, Florida, USA, May 9, 2003 - Symetrics Industries announced two awards to manufacture and deliver Improved Data Modems (IDMs) Version 302, valued at more than $3.3 million. Under Delivery Orders 9 and 10 - stemming from a 1999 contract with USAF Warner Robins Air Logistic Center - Symetrics will produce 24 IDM-302s for the US Army and 33 IDMs for Chile, Israel and Oman. "Our team is certainly pleased that the international community consistently recognizes the IDM-302 as a viable, integral and critical component of their airborne situational awareness," said Ron Frye, Symetrics’ Vice President Business Development. "Orders from international customers continue to fill our production line for the 302 version IDM, and that line has essentially been constant for the past ten years."
Nearly 3,000 Symetrics-built IDM-302s are on eleven nation’s aircraft worldwide. Symetrics will provide the current systems in mid-2004, to Chile for the F-16, Israel for the AH-64D Longbow Apache, and Oman for the F-16 (Delivery 9 for $1,921,656) and the US Army for the AH-64D Longbow Apache (Delivery Order 10 for $1,397,568).

http://www.symetrics.com/whatsnew/newsarchive.htm

A pergunta é se o Chile vai prosseguir atualizando os seus F-16 seguindo os "M" da OTAN ou se vai utilizar o programa israelense ou o da LM.


Esa respuesta es simple:
El programa MLU es hecho en conjunto entre los usuarios Europeos (EPAF) y USA...así, es evidente que las actualizaciones “tape” son las más económicas y fásiles de integrar.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
PRick

#588 Mensagem por PRick » Dom Set 24, 2006 9:24 pm

Degan escreveu:
Vc não entendeu ainda o seguinte, o galho com os F-16 da Holanda não são os sistemas, mas a estrutura, eles são F-16A modernizados em seus sistemas. O F-16A precisa de uma revisão estrutural completa de meia vida útil. Isto já equivaleu a sentenças de morte para boa parte das células. Ou seja, quando vc desmonta o caça e passa suas peças nos sistemas de diagnóstico de fadiga, é que vai ter noção do estado do caça.


Errado...
1) Todos los F-16 que reciben MLU son previamente revisados estructuralmente, integrándose el programa PACER SLIP:

Before an aircraft can be offered for MLU modification, the current state of the airframe is examined in the extensive Aircraft Structural Integrity Program (PACER SLIP). In this modification program, all bulkheads of the aircraft will be examined and repaired (using the so called Cold Working method) if necessary. After PACER SLIP, the aircraft will be able to last at least another 5,000 flying hours and can complete its life expectancy of 30 years.

http://www.f-16.net/f-16_versions_article2.html

2) El Kit PACER AMSTEL (Falcon UP/STAR), como dice su nombre es un KIT, por lo que el avión es desarmado completamente y sus partes CAMBIADAS y MODIFICADAS por las componentes del KIT

Luego, eso de que “sentencia de muerte para algunas células”...está errado...

Os Chilenos vão fazer isto em casa, ou seja, podem ter dois dissabores, ter que encostar algumas células ou gastar um fortuna para salvá-las. Tudo o que a FAB não queria, o caça tampão não era para ter gastos posteriores, daí a revisão geral dos M-2000 antes de serem enviados para o GDA.


Incorrecto....
1) Los 18 F-16MLU comprados recibirán las modificaciones del KIT
2) El Kit está incluido en el costo de compra de cada F-16MLU, ya que Holanda compró KIT para todos sus F-16MLU
3) El único “costo” extra que realizará la FACH es la inclusión del Kit, que se hará cuando se cumplan las horas de vida para el overhaul...costo que igual se tendría que gastar...
4) La FAB realmente perdió una gran oportunidad al no comprar esos aviones y luego completarlos con F-16NG en Fx-2...

Más datos de Falcon Up:
https://research.au.af.mil/papers/ay200 ... e%3Apdf%22

http://www.af.mil/news/story.asp?storyID=123006944

http://www.f-16.net/news_article892.html

Veamos el caso de los Mirage 2.000B/C de la FAB:

1) Les queda en promedio 1.000 horas de vida...¿y después?... :?
2) No tienen NADA en común con el Rafale...
3) Los costos de upgrade conocidos son para la versión Mirage 2000-5, con capacidades similares a las del F-16MLU...el costo es de entre 15 y 20 millones de US$ cada uno sin mejora estructural...
4) La única actualización conocida a Mirage 2.000-5Mk2 es la de Arabia Saudita...y su costo no es conocido....este posee capacidades similares al F-16 Block50 Plus...pero tampoco integra mejoras estructurales...


Degan,

Eles foram revisados na época da atualização, agora, ninguém sabe como as células se encontram. O fato é o alto índices de acidentes e muitas células encostadas por fadiga estrutural, como os F-16 agressores, mesmo com reforços, as células abriram o bico.

Ao contrário dos F-16, qualquer M-2000 sai de fábrica com 8.000 horas de vôo garantidas, não é necessário nenhum reforço de kit montibras do tipo do F-16. O M-2000 é eterno, como os M-3, voam por 30 a 40 anos e estrutura ainda está ótima, como é o caso dos nossos M-3. Isto se deve a asa delta integral. É só vc atualizar os sistemas. :lol: :lol: :lol:


[]´s




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#589 Mensagem por Copello » Dom Set 24, 2006 10:08 pm

Não escreve isso aqui não, pode ter algum brigadeiro louco lendo isso ele vai falar pro Bueno pedir pro Lula comprar mais 80 M2kc. 8-]




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#590 Mensagem por chm0d » Dom Set 24, 2006 10:09 pm

Copello escreveu:Não escreve isso aqui não, pode ter algum brigadeiro louco lendo isso ele vai falar pro Bueno pedir pro Lula comprar mais 80 M2kc. 8-]


Para defesa aerea, eu prefiro o M-2000-5 doque os F-16 Blk 52.

Abs.




Carlos Mathias

#591 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 24, 2006 10:14 pm

m-2000-5mk2, sem dúvida.




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#592 Mensagem por Copello » Dom Set 24, 2006 10:24 pm

chm0d escreveu:
Copello escreveu:Não escreve isso aqui não, pode ter algum brigadeiro louco lendo isso ele vai falar pro Bueno pedir pro Lula comprar mais 80 M2kc. 8-]


Para defesa aerea, eu prefiro o M-2000-5 doque os F-16 Blk 52.

Abs.


Falei de pilha. Também prefiro o M2k-5. Mas se formos pensar dessa forma vai ser isso que vai acontecer. FX ganha mais uma aposentadoria e vamos nós de -5 até 2050.




Carlos Mathias

#593 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 24, 2006 10:30 pm

Mas você ainda tem alguma dúvida quanto a isso?




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#594 Mensagem por Copello » Dom Set 24, 2006 10:46 pm

Po eu nem sei se é dúvida é mais esperança mesmo.




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#595 Mensagem por CFB » Seg Set 25, 2006 1:08 am

Copello escreveu:Não escreve isso aqui não, pode ter algum brigadeiro louco lendo isso ele vai falar pro Bueno pedir pro Lula comprar mais 80 M2kc. 8-]


Q nd o Mula vai alegar falta de verba e ñ vai comprar, vai dizer q tem q pagar o mensalão por isso ñ vai dar pra comprar mais Matusa




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#596 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 25, 2006 4:01 am

Olá

Tanto o M2k é melhor que Grécia e Taiwan tem ele para Defesa Aérea e o resto para o F-16...

Citação:
A Arabia Saudita não tem M2k

Cb-lima, realmente cometí un error, pero no en eso, pues Mirage 2.000-9 es la nomenclatura antigua para el definitivo nombre de Mirage 2.000-5 Mk2.
EAU fue el primer comprador de esta versión...pero, Grecia compró 15 nuevos mirage de estos y realizó un upgrade de 10 antiguos a esta versión...ese es mi error...


Seu erro também foi dizer que a "Arabia Saudita" tem M2k (não tem de nenhuma versão)... esse tb foi o seu erro ;)

Parabéns pelos Datalinks, mas o que eu quiz dizer é que não sei se o IDM-302 é utilizado pelas forças da Otan que tem o F-16 :)... só isso!

Eu acho que eles utilizam outro... e isso seria mais uma diferença em relação ao F-16 Chileno... só isso!

Com relação ao MLU... seria mais lógico para o Chile seguir os usuários europeus, mas com diferenças com relação ao Datalink e a não capacidade de utilizar HARM, assim como a integração com armamento que não é utilizado nos países da OTAN que possuem F-16 (armamento israelense)... isso pode tornar mais "caro" a modernização dos f-16 do Chile em relação ao resto da OTAN.... outra pergunta é saber se a ENAER está qualificada para realizar o MLU...

Veja bem, não estou criticando, mas gostaria saber se eles já possuem e/ou possuirão a qualificação para realizar os trabalhos de MLU para a versão M4, ou M5 no F-16 Chilenos comprados na Holanda (eu sei que eles tem envolvimento com o Block50, mas não vi nenhuma notícia dizendo que eles darão continuidade ao MLU no Chile)...

Isso seria uma boa fonte de renda para eles se, por exemplo, a Colômbia comprar F-16!! :)

[]s
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#597 Mensagem por Degan » Seg Set 25, 2006 11:05 am

Eles foram revisados na época da atualização, agora, ninguém sabe como as células se encontram.


Por favor…
Todos los F-16 holandeses que recibieron su MLU lo hicieron entre 1997 y 2003….
En estos 9/3 años…”nadie sabe como están en estructura”….???, seamos serios… :roll:

O fato é o alto índices de acidentes e muitas células encostadas por fadiga estrutural, como os F-16 agressores, mesmo com reforços, as células abriram o bico.


Simplemente falso….los “altos índices de accidentes” hay que demostrarlos, nadie ha entregado cifras comparativas para poder decir si son altos o no….
No conozco ningún accidente que se deba a fallas estructurales…..
Si Bélgica, Dinamarca, Noruega, Holanda, Portugal, USA, Chile, Pakistán, Taiwán, Jordania, Israel, etc…hacen FALCON UP para llegar “tranquilamente” más allá del año 2020…y tú no lo crees…pues es tú problema… :wink:

Ao contrário dos F-16, qualquer M-2000 sai de fábrica com 8.000 horas de vôo garantidas,


Falso….
Dassault is always keen to emphasize the longevity of the Mirage 2000. The airframe life has been increased to 7,500 hours and is guaranteed to 5,000 hours.

http://www.mirage-jet.com/AIRFRAME/MAIN ... inte_1.htm

Es decir…5.000 horas.
En cambio, la estructura del F-16 Básico fue diseñada para:

Baseline F-16 airframe life planned as 8,000 hours with average usage of 55.5 per cent in air combat training, 20 per cent ground attack and 24.5 per cent general flying; structural strengthening programme for pre-Block 50 aircraft required during 1990s.

http://www.danshistory.com/f16.html

Obviamente, si en la vida real el F-16 a tenido más del 20% de uso en “ground attack”…la vida será más corta.
Esto no sucede con el Mirage 2.000, qué recién en 1993 tubo capacidad multirrol…. :wink:

não é necessário nenhum reforço de kit montibras do tipo do F-16.


Claro, si hasta ahora los Mirage 2.000B/C solo han hecho aire-aire….
Esperemos que alguna ves se les lleve a un estándar más "decente" y queden multirrol…

O M-2000 é eterno, como os M-3, voam por 30 a 40 anos e estrutura ainda está ótima, como é o caso dos nossos M-3. Isto se deve a asa delta integral. É só vc atualizar os sistemas.


Por favor hombre….los Mirage III de la FAB no daban más estructuralmente, y eso que se volaban MUCHO MENOS que un país OTAN…

Para defesa aerea, eu prefiro o M-2000-5 doque os F-16 Blk 52.


Algún argumento que sostenga tu “preferencia”…??? :?:

Tanto o M2k é melhor que Grécia e Taiwan tem ele para Defesa Aérea e o resto para o F-16...


Taiwán no tiene la versión “-mk2”….

Seu erro também foi dizer que a "Arabia Saudita" tem M2k (não tem de nenhuma versão)... esse tb foi o seu erro


Ok…pero son vecinos, árabes, petroleros…y tienen jekes… :mrgreen:

Parabéns pelos Datalinks, mas o que eu quiz dizer é que não sei se o IDM-302 é utilizado pelas forças da Otan que tem o F-16 ... só isso!

Eu acho que eles utilizam outro... e isso seria mais uma diferença em relação ao F-16 Chileno... só isso!


Si…el Data Link IDM-302 es equipo estándar del F-16MLU Tape M3…

Improved Data Modem
The Improved Data Modem (IDM), developed by the U.S. Naval Research Laboratory and built by Symetrics Inc., will be used to exchange data of various systems and targets with other aircraft (e.g. F-16, A-10, AH-64 or E-8 JSTARS) or with a ground station. Provisions have been made for the Link 16 Joint Tactical Information Distribution System (JTIDS).

http://www.f-16.net/f-16_versions_article2.html

Com relação ao MLU... seria mais lógico para o Chile seguir os usuários europeus, mas com diferenças com relação ao Datalink e a não capacidade de utilizar HARM, assim como a integração com armamento que não é utilizado nos países da OTAN que possuem F-16 (armamento israelense)... isso pode tornar mais "caro" a modernização dos f-16 do Chile em relação ao resto da OTAN.... outra pergunta é saber se a ENAER está qualificada para realizar o MLU...


Dentro de los 7,5 millones de dólares que se pago para llevar a los 18 F-16MLU a “estándar chileno”, es decir retirar la capacidad de usar HARM y bombas nucleares OTAN, se especula que se integró el software para usar misiles israelíes (Pitón 4 y Derby…)

November 26, 2005 (by Lieven Dewitte) - The US Air Force has awarded Lockheed Martin a $7.5 million contract (time and materials) to provide for modification of 18 Dutch F-16 aircraft to Chile MLU configurations.
This work involves the removal of Strike and HARM capability by direction of SAF/IA in order to comply with Chile foreign disclosure limitations.

The work will be completed by November 2006.


Respecto a la capacidad de ENAER para la mantención de los F-16:

Chilean aerospace company Enaer is being estabished as the depot for the F-16s, and is already under contract to fabricate detailed parts for new F-16s produced by Lockheed Martin. The Dutch are also supplying Pacer Amstel structural upgrade kits for the F-16A/Bs, and these will be installed by Enaer, Balderston says.

http://81.144.183.107/Articles/2006/03/ ... F-16s.html

Veja bem, não estou criticando, mas gostaria saber se eles já possuem e/ou possuirão a qualificação para realizar os trabalhos de MLU para a versão M4, ou M5 no F-16 Chilenos comprados na Holanda (eu sei que eles tem envolvimento com o Block50, mas não vi nenhuma notícia dizendo que eles darão continuidade ao MLU no Chile)...


Amigo…los Tape m4, m5 o mx son “Software…”, que se compra e instala…

Isso seria uma boa fonte de renda para eles se, por exemplo, a Colômbia comprar F-16!!


Si…puede ser, sobretodo ahora que ENAER es “the depot for the F-16s”… :D

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#598 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 25, 2006 2:27 pm

Citação:
Para defesa aerea, eu prefiro o M-2000-5 doque os F-16 Blk 52.

Algún argumento que sostenga tu “preferencia”…???

Citação:
Tanto o M2k é melhor que Grécia e Taiwan tem ele para Defesa Aérea e o resto para o F-16...

Taiwán no tiene la versión “-mk2”….


Taiwan possui a versão "-5" e pelo que já li, tanto eles quanto os gregos gostam mais dele para "defesa aérea" do que do F-16.

Esse é o meu argumento :)

Citação:
Chilean aerospace company Enaer is being estabished as the depot for the F-16s, and is already under contract to fabricate detailed parts for new F-16s produced by Lockheed Martin. The Dutch are also supplying Pacer Amstel structural upgrade kits for the F-16A/Bs, and these will be installed by Enaer, Balderston says.

http://81.144.183.107/Articles/2006/03/ ... F-16s.html



Que bom para a ENAER, mas a notícia acima mostra que os F-16 que vocês compraram ainda precisam desse upgrade estrutural...

Isso então aumentaria o preço da aeronave e confirmaria o que o pessoal da FAB estava dizendo sobre os F-16 (precisavam de um bom upgrade estrutural para poder continuar em serviço!)



Citação:
Veja bem, não estou criticando, mas gostaria saber se eles já possuem e/ou possuirão a qualificação para realizar os trabalhos de MLU para a versão M4, ou M5 no F-16 Chilenos comprados na Holanda (eu sei que eles tem envolvimento com o Block50, mas não vi nenhuma notícia dizendo que eles darão continuidade ao MLU no Chile)...

Amigo…los Tape m4, m5 o mx son “Software…”, que se compra e instala…


Mais ou menos... tem que fazer parte do time do "MLU" para comprar e instalar esses Softwares e fazer a sua integração e qualificação... não é tão simples assim.

Além disso, o M4 e M5 corrigem falhas encontradas nos outros "M", que podem vir a ser outras senão software.

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#599 Mensagem por Plinio Jr » Seg Set 25, 2006 2:39 pm

cb_lima escreveu:
Citação:
Para defesa aerea, eu prefiro o M-2000-5 doque os F-16 Blk 52.

Algún argumento que sostenga tu “preferencia”…???

Citação:
Tanto o M2k é melhor que Grécia e Taiwan tem ele para Defesa Aérea e o resto para o F-16...

Taiwán no tiene la versión “-mk2”….


Taiwan possui a versão "-5" e pelo que já li, tanto eles quanto os gregos gostam mais dele para "defesa aérea" do que do F-16.

Esse é o meu argumento :)

CB_Lima


Os Mirage 2000 tanto de gregos como Taiwan tem como principal função defesa aérea e interceptação, enquanto que seus F-16s tbm podem fazê-lo, mas são utilizados mais como aeronaves multi-função.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#600 Mensagem por Degan » Seg Set 25, 2006 6:53 pm

Taiwan possui a versão "-5" e pelo que já li, tanto eles quanto os gregos gostam mais dele para "defesa aérea" do que do F-16.


1) Taiwán tiene Mirage 2.000-5 no Mk2…es decir, entre otras diferencias, tiene radar RDY y no el RDY2 con capacidad SAR
2) Taiwán solo tiene Mirage 2.000 porque no pudo comprar F-16 con misiles BVR….ahora al parecer ha conseguido permiso para comprar 60 aviones nuevos…y ya usa AMRAAM…
3) No hay datos serios de que Grecia prefiera como caza al Mirage 2.000, lo único serio es que prefirió F-16 Block 52 plus en ves de EFAs….

Isso então aumentaria o preço da aeronave e confirmaria o que o pessoal da FAB estava dizendo sobre os F-16 (precisavam de um bom upgrade estrutural para poder continuar em serviço!)


1) El precio del Kit Falcon Up está incluido en el precio de compra a Holanda
2) El overhaul es un procedimiento regular en los airframes anteriores al Block 50, y tiene relación directa a las horas voladas
3) Es en estos overhaul donde se integrará el Kit a F-16MLU
4) Eso de “precisavam de um bom upgrade estrutural para poder continuar em serviço”, depende de qué se entienda por continuar en servicio….por ejemplo, los Mirage 2.000B/C de la FAB tienen 1.000 horas de vida, es decir, si vuelan como en la OTAN, son 4 años de vida, si vuelan 100 horas (poco), son 10 años…El F-16MLU con Falcon Up tiene 20 años más de vida al estilo OTAN (mínimo de 250 horas al año).

Mais ou menos... tem que fazer parte do time do "MLU" para comprar e instalar esses Softwares e fazer a sua integração e qualificação... não é tão simples assim.


De donde sacas eso….???
Portugal compró Kit MLU sin ser del “Teem”, igual que Pakistán y Jordania…

Além disso, o M4 e M5 corrigem falhas encontradas nos outros "M", que podem vir a ser outras senão software.


Claro que puede…..Y???

Os Mirage 2000 tanto de gregos como Taiwan tem como principal função defesa aérea e interceptação, enquanto que seus F-16s tbm podem fazê-lo, mas são utilizados mais como aeronaves multi-função.


Fuentes….????




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