Cougar naval chileno

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Luiz Padilha

Cougar naval chileno

#1 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Set 20, 2006 9:04 pm

Degan,

Vc poderia me dizer, caso saiba, se o Cougar naval chileno quando decola para lançar o misseil Exocet, ele pode ainda no ar mudar o perfil do vôo.
Por exemplo, lançar um torpedo contra um sub?

Eu soube que ou ele decola para uma coisa ou para outra.
O SeaHawk tb é assim, mas queria saber de vc.
O SeaHawk se decolar para caçar sub, não poderá lançar um Popeye, ou seja, ele terá que pousar e gastar 4 horas para mudar um console e decolar para lançar um missel anti-navio.
O nosso SeaKing leva um tempo bem grande face a sua idade.
ou decola para lançar um exocet ou decola para caçar subs.
Vc sabe o tempo que o Cougar chileno leva?

Eu tenho essa informação, mas gostaria de saber de vc, se a que eu tenho está correta.

Abraços,

Padilha




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Re: Cougar naval chileno

#2 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 21, 2006 8:59 am

Luiz Padilha escreveu:Degan,
Vc poderia me dizer, caso saiba, se o Cougar naval chileno quando decola para lançar o misseil Exocet, ele pode ainda no ar mudar o perfil do vôo.
Por exemplo, lançar um torpedo contra um sub?
Eu soube que ou ele decola para uma coisa ou para outra.
O SeaHawk tb é assim, mas queria saber de vc.
O SeaHawk se decolar para caçar sub, não poderá lançar um Popeye, ou seja, ele terá que pousar e gastar 4 horas para mudar um console e decolar para lançar um missel anti-navio.
O nosso SeaKing leva um tempo bem grande face a sua idade.
ou decola para lançar um exocet ou decola para caçar subs.
Vc sabe o tempo que o Cougar chileno leva?
Eu tenho essa informação, mas gostaria de saber de vc, se a que eu tenho está correta.
Abraços,
Padilha


Bom Amigo Padilha,

Eu nunca vi foto do COUGAR AS 532 SC , equipado com AM-39 + torpedos na mesma configuração.

No site da empresa vem esta informação:

http://www.helibras.com.br/detProdutos. ... a=M&area=D
Imagem

Cougar AS 532 AL / SC

COUGAR AS 532 AL
Esta é a versão "alongada" da família Cougar. Este helicóptero pode transportar 25 combatentes ou 6 feridos em macas, e mais 10 passageiros.
Como as outras versões, pode levantar 4,5 toneladas no gancho. O AS 532 AL pode ser equipado com o sistema "Horizon'' de monitoramento do campo de batalha.
A versão AL é a versão armada e pode ser equipada com metralhadoras montadas em casulos laterais e armamentos axiais como canhões de 20 mm ou lança-foguetes 2 x 19 – 2,75”.
Várias Forças Armadas optaram pela instalação VIP para transporte de autoridades governamentais.

COUGAR AS 532 SC
Esse helicóptero é a versão naval da família Cougar, equipado com 2 turbinas Turbomeca Makila 1A1. Suas principais missões são: Guerra anti-superfície (ASUW), equipado com mísseis AM 39. Guerra anti-submarino (ASW), com sonar de profundidade variável e torpedos. Patrulhas marítimas de Busca e Salvamento. O Cougar AS 532 SC pode ser equipado com arpão para fixação rápida por ocasião de pouso sobre o deck de navios e pode ser operado facilmente no mar com máxima segurança.


Um grande abraço,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Luiz Padilha

#3 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Set 21, 2006 9:13 am

Muito inespecífico quanto a minha pergunta, este site. Vc não acha?

O que quero saber é a verdade. Pois está nessa resposta a razão para nenhuma outra marinha no mundo querer opera-lo.

Na hora de operar, como seria? Por que isso, o fabricante não diz. 8-]

[]'s

Padilha




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#4 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 21, 2006 9:22 am

Luiz Padilha escreveu:Muito inespecífico quanto a minha pergunta, este site. Vc não acha?
O que quero saber é a verdade. Pois está nessa resposta a razão para nenhuma outra marinha no mundo querer opera-lo.
Na hora de operar, como seria? Por que isso, o fabricante não diz. 8-]
[]'sPadilha


Concordo com você Padilha.
Mas creio que dificilmente ele pode operar 1 AM-39 + torpedos. Mesmo porque pode existir um desequilíbrio com o AM-39 de um lado e torpedos de outro, prejudicando a estabilidade do vôo em situações criticas.

Um grande abraço,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Luiz Padilha

#5 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Set 21, 2006 9:30 am

Cópia de e-mail que mandei para o fabricante.

"Bom dia.

Gostaria de saber, se operacionalmente, uma vez no ar esse modelo do Cougar poderia fazer a busca de submarinos e ataca-lo com torpedos e simultâneamente plotar e atacar um navio com o Exocet.
Ou seja, ele faria as duas coisas num mesmo vôo?
Ou teria que pousar e ser re-configurado?
Quanto tempo seria necessário para esta re-configuração, caso seja necessária?
Grato pela atenção dispensada e no aguardo,

Atenciosamente,"


Será que eles responderão?

Vamos esperar.
[]'s
Padilha




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#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Set 21, 2006 10:42 am

Colegas:

Isto não vem muito ao caso em discussão, mas se o Brasil tem os P-3 para ASW, para que precisa de ter essa valência também no Sea-King?

Há vantagens em acções ASW em helis perante os P-3, ou é igual?




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#7 Mensagem por Alitson » Qui Set 21, 2006 11:33 am

Lauro Melo escreveu:
Luiz Padilha escreveu:Muito inespecífico quanto a minha pergunta, este site. Vc não acha?
O que quero saber é a verdade. Pois está nessa resposta a razão para nenhuma outra marinha no mundo querer opera-lo.
Na hora de operar, como seria? Por que isso, o fabricante não diz. 8-]
[]'sPadilha


Concordo com você Padilha.
Mas creio que dificilmente ele pode operar 1 AM-39 + torpedos. Mesmo porque pode existir um desequilíbrio com o AM-39 de um lado e torpedos de outro, prejudicando a estabilidade do vôo em situações criticas.

Um grande abraço,


Bom Dia meus amigos...

Segundo um RFA que trato dos Cougars Chilenos, este precisam sim ser configurados conforme a operação, ou seja, sem capacidade conjunta ASW e ASuW...

Abraços...




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#8 Mensagem por Skyway » Qui Set 21, 2006 11:57 am

Rui Elias Maltez escreveu:Colegas:

Isto não vem muito ao caso em discussão, mas se o Brasil tem os P-3 para ASW, para que precisa de ter essa valência também no Sea-King?

Há vantagens em acções ASW em helis perante os P-3, ou é igual?


Por que o Sea King é da Marinha, e eles sabem o que fazem...... :twisted: :twisted: :twisted:




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#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Set 21, 2006 11:59 am

Nesse caso terão a mesma missão dos nosso Linx da Marinha, enquanto os P-3 estão na FAP?




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#10 Mensagem por luis F. Silva » Qui Set 21, 2006 12:00 pm

Rui Elias escreveu:
Isto não vem muito ao caso em discussão, mas se o Brasil tem os P-3 para ASW, para que precisa de ter essa valência também no Sea-King?

Há vantagens em acções ASW em helis perante os P-3, ou é igual?

Pela mesma razão que nós temos os P 3 e os Lynx embarcados.
O P 3 tem um grande raio de acção, mas é insignificante perante um helicóptero embarcado em que a sua plataforma (o navio) tem muito maior raio de acção, ao qual se acrescenta o do próprio helicóptero.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#11 Mensagem por Skyway » Qui Set 21, 2006 12:05 pm

P-3 na Marinha = Perfeito!
Na minha opinião.




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#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Set 21, 2006 12:19 pm

Skyway:

Mas os vossos P-3 estão na Marinha ou na FAB?




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#13 Mensagem por Skyway » Qui Set 21, 2006 12:25 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Skyway:

Mas os vossos P-3 estão na Marinha ou na FAB?


FAB.... :?




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#14 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 21, 2006 12:54 pm

Os Helicpteros fazem parte dos sistemas de armamento dos vasos de guerra, enquanto que os P3 são por si só um sistema autonomo. Se estiver a dizer alguma barbaridade digam, mas eu acredito que os P3 estão bem onde estão. Tanto em Portugal, como em Espanha, como no Brasil, como na maior parte dos países os P3 estão na Força Aérea. Acho que num momento em que todos falam em que a MB não recebeu o orçamento necessário para operar com os seus A-4, é um pouco precipitado pensar que isso seria diferente com os P-3. :wink:




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#15 Mensagem por A-29 » Qui Set 21, 2006 1:22 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Skyway:

Mas os vossos P-3 estão na Marinha ou na FAB?


Ou no deserto, ou na EADS :mrgreen:

Vai levar ainda um bom tempo para a FAB poder dizer que tem o P-3 operacional. Parece que o primeiro vem em 2008 :oops:




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