O F-5 BR presta ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#106 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 18, 2004 6:54 pm

Alitson escreveu:Se não me engano são 06 ECM CT51J, 10 Litening, 06 Reccelite. O Brasil e o país da AL com maior quantidade destes na AL, lembrando que a Espanha comprou apenas 12 Litening, 08 Reccelite e 4 Litenig para os AV-8B da Armada. Então a nossa quantidade não é tão pouco assim.

Com certeza, são boas quantidades, mas acho que podíamos ter uns 18 Litening e mais uns 18 Reccelite. Entretanto, os Casulos ECM já devem estar bem obsoletos. Isso não mereceria atenção, para compra de novos casulos ECM?? Quais casulos estariam disponíveis?? Há previsão de comprar mais Litening e Reccelite???

Alitson escreveu:Os Litening II são hoje os mais eficientes casulos desiguinadores Lazer e captadores de imagens IR do mundo, são usados até pela USAF e USNavy e Marines. Podem servir a todos os modernos armamentos com guiagem a Lazer/IR/GPS. São usados em conjunto com Paveway II e III, BGLs francesas, Opher/Lizard/Spice./Gryphon, AGM-65/AS-30L, etc, etc,etc...

Ótimo!! Então foi uma boa compra!

Bom, se o Litening é um designador, o Reccelite deve ser de navegação e reconhecimento, não??




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#107 Mensagem por Alitson » Dom Jul 18, 2004 7:47 pm

Na verdade o Litening também serve para navegação e o Reccelite serve para Reconhecimento aereo de forma digital e possui data-link para transferencia ou envio de dados em momento real.
Porém acho que a FAB deveria de ter:
- 36 Litening, para os AMX(18), F-5BR(12) e F-X(06)
- 24 Reccelite, para os AMX(18) e F-X(06)
- 36 ECM ALQ-131 ou 152, para os AMX(06), F-5BR(18) e F-X(12)

Assim teriamos o bastante para podermos dividir e estender a vida util dos Pods. Quanto ao ECM CT51J pelo que tenho de informações são os melhores podes deste tipo da AL em uso hoje, e ainda são usados nos M2000 da França.

Valeu!!!




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#108 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 18, 2004 8:01 pm

Alitson escreveu:Na verdade o Litening também serve para navegação e o Reccelite serve para Reconhecimento aereo de forma digital e possui data-link para transferencia ou envio de dados em momento real.
Porém acho que a FAB deveria de ter:
- 36 Litening, para os AMX(18), F-5BR(12) e F-X(06)
- 24 Reccelite, para os AMX(18) e F-X(06)
- 36 ECM ALQ-131 ou 152, para os AMX(06), F-5BR(18) e F-X(12)

Assim teriamos o bastante para podermos dividir e estender a vida util dos Pods. Quanto ao ECM CT51J pelo que tenho de informações são os melhores podes deste tipo da AL em uso hoje, e ainda são usados nos M2000 da França.

Valeu!!!


Concordo! Talvez a quantidade seja um pouco grande, mas ainda assim, seria melhor. Tens idéia de preços desses equipamentos???

Outra, estava tirando umas dúvidas no Sistemas de armas, sobre Pods de Reconheciment, Navegação, EW e por aí vai, e achei algo interessante:

"O esquadrão "Poker" realiza Rec-tac como função primária e mantém a capacidade de ataque, interdição e apoio aéreo aproximado do AMX. As missões são em proveito das operações da FAB e também do EB e MB. Os RA-1 realizam reconhecimento meteorológico, visual, foto e recentemente infravermelho (IR) com um sistema desenvolvido pelo CTA (scnner infra-vermelho - IRLS) ainda em testes.

O RA-1 tem provisão para levar cameras internas num compartimento abaixo e a esquerda do cockpit. O Pallet III usa cameras Zeiss de longo alcance, para cobrir alvos de área e sensoriamento remoto. Este mesmo palete pode usar duas cameras Vinten 360 para baixa altitude. O casulo nacional Gespi é levado no cabide central e leva quatro cameras Vinten cobrindo a frente, abaixo e os lados da aeronave."


Destacado em vermelho, tem uma passagem interessante, onde cita um scanner infra-vermelho desenvolvido pelo CTA. Eu lembro que já tinha lido sobre isso, mas pensei que era algo experimental!! Puxa, tô gostando de ver!!!

Já em verde, fala do casulo de reconhecimento nacional Gespi http://www.gespi.com.br/, de empresa homônima, e que parece ser bem razoável. Aliás, essa empresa é bem interessante. Já projetou um avião leve de treinamento, possivelmente para aeroclubes, e um girocóptero. Parece bem promissora essa empresa!!! Sugiro à todos que dêem uma olhada!

Quanto ao ECM CT51J e ao ALQ-131/152, qual deles seria melhor? Quais as alternativas disponíveis no mercado??




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#109 Mensagem por Alitson » Dom Jul 18, 2004 8:36 pm

Quanto aos projetos de reco no CTA temos de salientar que como tudo que temos no pais, tanto no CTA, Avibras, Celma, etc, são projetos e precisam de dinheiro para virarem realidade, alias muito dinheiro.
Quanto aos valores destes pods não sei qual o custo unitario hoje, porem quanto mais comprarmos mas baratos estes ficam. Como fez a USAF.
Porem o reconhecimento fotografico é coisa do seculo XX enão é mais util e eficiente em um conflito no século XXI, pois hoje temos o data-link para passarmos as onformações de imediato.
Porem hoje os ALQs são os melhores, mas dependem da liberação do congresso americano, alem da liberação para atualização da memoria do mesmo.
E esse Guara parece a principio muito bom!!! Quem sabe um bom substituto do T-25. Quanto ao pod de reco, eu não sabia que a MB estava usando ja tal equipamento. Porem não é o que realmente se precisa.

Valeu!!!!




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#110 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 18, 2004 11:03 pm

Alitson escreveu:Quanto aos projetos de reco no CTA temos de salientar que como tudo que temos no pais, tanto no CTA, Avibras, Celma, etc, são projetos e precisam de dinheiro para virarem realidade, alias muito dinheiro.
Quanto aos valores destes pods não sei qual o custo unitario hoje, porem quanto mais comprarmos mas baratos estes ficam. Como fez a USAF.
Porem o reconhecimento fotografico é coisa do seculo XX enão é mais util e eficiente em um conflito no século XXI, pois hoje temos o data-link para passarmos as onformações de imediato.
Porem hoje os ALQs são os melhores, mas dependem da liberação do congresso americano, alem da liberação para atualização da memoria do mesmo.
E esse Guara parece a principio muito bom!!! Quem sabe um bom substituto do T-25. Quanto ao pod de reco, eu não sabia que a MB estava usando ja tal equipamento. Porem não é o que realmente se precisa.

Valeu!!!!


Eu sei que esses projetos são bastante caros, mas merecem atenção, pois o orçamento do CTA é bem pequeno, e mesmo assim consegume resultados promissores. Fico imaginando o que fariam com uma verba decente???

Reconhecimento fotográfico ainda tem espaço nas guerras modernas. Principalmente com o advento de UAV's.

Aliás, essa empresa me despertou muito a atenção!!! :P




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#111 Mensagem por Fox » Sex Jul 23, 2004 11:57 pm

E esse Guara parece a principio muito bom!!! Quem sabe um bom substituto do T-25.


Realmente esse Guará e um projeto muito jeitosinho, mais ele tem um problema, pois o assento é em tandem, portanto não serve para substituir o T-25. O corrento seria assento lado a lado, facilitando assim a instrução e comunicação entre instrutor e aluno.

Vejamos alguns exemplos de aeronave do tipo (todos com assento lado a lado)

T-25: Brasil

T-3: EUA, Inglaterra, Canadá, etc.

Imagem

CAP 10: França, Marrocos, México, etc.

Imagem

SF-260 E/F: Itália, Tailândia, México, Venezuela, etc, etc, etc

Imagem

Uma opção caseira para substituir o T-25 poderia ser o Super Ximango ou Guri, fabricado pela Aeromot. O piloto seria iniciado em uma dessa aeronave (aprenderia decolar, pousa, navegação, instrumentação, etc) e posteriormente seria enviado para o Tucano e ALX, para aprender técnicas de combate, manobras, etc.

Guri

Imagem

Super Ximango

Imagem

Até mais............................................................................................

Fox :wink:




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#112 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 24, 2004 5:08 pm

Vc esqueceu que o Chile e a Espanha utilizam o T-35 Pilan e Turbo Pilan e este é sim uma aeronave muito, mas muito melhor que os nossos T-25, segundo a propria RFA.

Valeu!!!!




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#113 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 24, 2004 5:20 pm

Alitson escreveu:Vc esqueceu que o Chile e a Espanha utilizam o T-35 Pilan e Turbo Pilan e este é sim uma aeronave muito, mas muito melhor que os nossos T-25, segundo a propria RFA.

Valeu!!!!


Discordo!!!


Nossos Neiva T-25 são no mínimo iguais em desempenho aos Pilán. Ainda assim, acho que os T-25 são melhores porque são brasileiros, são nossos!!!




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#114 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 24, 2004 6:23 pm

FinkenHeinle escreveu:
Alitson escreveu:Vc esqueceu que o Chile e a Espanha utilizam o T-35 Pilan e Turbo Pilan e este é sim uma aeronave muito, mas muito melhor que os nossos T-25, segundo a propria RFA.

Valeu!!!!


Discordo!!!


Nossos Neiva T-25 são no mínimo iguais em desempenho aos Pilán. Ainda assim, acho que os T-25 são melhores porque são brasileiros, são nossos!!!

Isso ai!! :D :D




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#115 Mensagem por Fox » Sáb Jul 24, 2004 10:38 pm

Alitson escreveu:Vc esqueceu que o Chile e a Espanha utilizam o T-35 Pilan e Turbo Pilan e este é sim uma aeronave muito, mas muito melhor que os nossos T-25, segundo a propria RFA.

Valeu!!!!

Não esqueci não! Coloquei somente alguns exemplos! :lol:




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#116 Mensagem por Alitson » Dom Jul 25, 2004 2:34 am

Na boa, querer comparar um projeto da década de 60, T-25, com um da década de 90, o T-35 Turbo Pilan é meio que forçar a barra!!!!!!
E o Ximango não é um treinador e sim um moto-planador, usado para dar experiência no chamado vôo a motor-vela. E entre os treinadores existentes hoje sou muito mais o SF-260 italiano.

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#117 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 25, 2004 5:13 pm

Alitson escreveu:Na boa, querer comparar um projeto da década de 60, T-25, com um da década de 90, o T-35 Turbo Pilan é meio que forçar a barra!!!!!!


Fala, :D
Concordo.Por isso que foi desenvolvido o Super Tucano. Pra competir com aviões tipo Turbo Pilan.




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#118 Mensagem por Alitson » Dom Jul 25, 2004 6:16 pm

Caro Super Flanker

Acho que sua observação foi meia forte, pois o Super Tucano serve para treinamento avançado e a presença de um treinador básico de baixa potencia e de barata manutenção é sim necessario. Porem a FAB tem planos de após colocarmos os Super Tucanos em NT, CG, PV e BV e estes tiverem seus Tucanos livres, estes serão levados para a AFA para substituirem os T-25 no Terceiro e Quarto ano, porém ainda se tem a necessidade de um Treinador Leve, e eu particularmente gosto muito do Guri e agora do Guara!!!!

Valeu!!!!




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....

#119 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 25, 2004 6:38 pm

Fala, :D

Mais os Super Tucano nao irão substituir os Xavante em Natal?
O correto na substituição do T-25, seja um avião parecido com o T-25. E não colocar o Tucano no lugar dele e o S. Tucano no lugar do Tucano.




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#120 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 25, 2004 7:09 pm

Super Flanker escreveu:
Alitson escreveu:Na boa, querer comparar um projeto da década de 60, T-25, com um da década de 90, o T-35 Turbo Pilan é meio que forçar a barra!!!!!!


Fala, :D
Concordo.Por isso que foi desenvolvido o Super Tucano. Pra competir com aviões tipo Turbo Pilan.


O Super Tucano não é competidor do Turbo Pilán.

Além do mais, mesmo o T-25 ser mais antigo, ele é bem superior em projeto do que o Pilán. Afinal de contas, nesse tipo de aeronave não é necessária muita tecnologia, e por isso os projetos não ficam obsoletos!




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