Helicóptero de Exército cai no RS e mata seis militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jul 17, 2004 2:22 pm

No ambiente marinho a questão não é somente o fato de corrosão ou desgaste do material. É uma atividade de muito mais riscos. Um exemplo, imaginem como é complicado pousar um helicóptero de noite em um reduzido espaço de uma fragata com o mar bravio e ventos fortes? Essa combinação é uma constante para a MB. Ou seja, isso é uma prova da capacidade de nossas FFAA. Não podemos esquecer que a FAB também raramente perde uma aeronave. Só em ela não perder os Mirage III e os Xavantes já é prova de competência! :lol:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#17 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 3:17 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Só em ela não perder os Mirage III e os Xavantes já é prova de competência! :lol:


Nos Mirage IIIDBR, o assento traseiro não leva mais um segundo piloto, mas sim um despacho, pra ter certeza que a aeronave não cai, hehehe...

Além disso, a FAB tá comprando baldes de água benta pra lavar os caças, hehehe..

Só assim...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#18 Mensagem por Clermont » Dom Jul 18, 2004 11:04 am

Lauro Melo escreveu: (...)A frota da Avex tinha 36 Panteras ( hoje 34 ), 35 Esquilo ( hoje 34 ), 8 Super-Puma e 4 Black H.(...)


Essas coisas é que não entendo. Como uma mesma Força mantém dois tipos diferentes de hlcp da mesma classe? Os "Blackhawk" e os "Super-Puma"?

Costuma se dizer que a diferença entre os amadores e os profissionais é que os primeiros falam de táticas, e os segundos de logística.

Tantos tipos de helicópteros de mesma missão (incluindo os "Pantera" que também são para transporte de tropas) numa mesma corporação não parecem lá uma coisa muito profissional.

Já li, em algum lugar, que a compra dos "Blackhawk" foi uma aquisição de oportunidade. Algum tipo de "queima de estoque" que os americanos fizeram durante uma época em que forças brasileiras efetuavam uma missão de paz na fronteira do Peru com o Equador. Corrijam-me se estiver dizendo tolices.

Mas, será que quaisquer hipotéticas vantagens financeiras, de momento, superam as futuras desvantagens logísticas para o país de manter classes diferentes para a mesma função?

O próprio Sgt Walker, membro da Aviação do Exército, dizia que o "Blackhawk" é muito superior ao "Super-Puma". Mas esse sempre foi utilizado pela FAB e pela Marinha. Será que as eventuais desvantagens desse tipo de hlcp não seriam anuladas pela facilidade de manutenção e adestramento, já oferecidas pelas outras Forças?

Questões de leigo no assunto...




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#19 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jul 18, 2004 11:19 am

Olha Clermont, ao que consta o Blackhawk é superior ao Super Puma/Cougar. Era do desejo do EB ter adquirido mais Blackhawks ao invés dos Cougar, mas fatores "externos" prejudicaram a escolha. Tanto é que a FAB planeja comprar exatamente Blackhawks para colocar em seus esquadrões da Amazônia e manter exatamente uma linha logística com o EB.

Amadorismo? Não. Parece somente que as FFAA estão tentanto consertar burradas que o meio político as força a fazer.

Quanto a grande quantidade de helicópteros, eu discordo. O EB só tem 3 linhas: leve (Esquilo), uma que podemos chamar de média (Pantera) e uma pesada (BlackHawk/Cougar).




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#20 Mensagem por Sniper » Dom Jul 18, 2004 11:52 am

Vinicius Pimenta escreveu:Olha Clermont, ao que consta o Blackhawk é superior ao Super Puma/Cougar. Era do desejo do EB ter adquirido mais Blackhawks ao invés dos Cougar, mas fatores "externos" prejudicaram a escolha. Tanto é que a FAB planeja comprar exatamente Blackhawks para colocar em seus esquadrões da Amazônia e manter exatamente uma linha logística com o EB.

Amadorismo? Não. Parece somente que as FFAA estão tentanto consertar burradas que o meio político as força a fazer.

Quanto a grande quantidade de helicópteros, eu discordo. O EB só tem 3 linhas: leve (Esquilo), uma que podemos chamar de média (Pantera) e uma pesada (BlackHawk/Cougar).

Eu sou um fã incondicional do Black Hauk!! 8) Sou mais eles do q os cougar!! e se a FAB concretizar essa escolha dos Black Hauk(tomara!) Será uma escolha inteligente pois em uma área de difícil logistica como a Amazônia, A padronização é muito importante para reduzir custos e facilitar a manutenção!!




Imagem
Responder