O F-5 BR presta ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#61 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 17, 2004 2:07 pm

pessoal, ja q estamos falando de F-5!! :D NA ~minha opinião denada vale um bom vetor como os F-5 se naum estiverem bem armados!! :wink:
Ai eu pergunto: Qual seria o melhor míssel BVR para equipar os F-5?? levando em conta transf. tecnologica e a qualidade propriamente dita??




Imagem
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#62 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jul 17, 2004 2:23 pm

Atrasado já que não acessei a iNet ontem de madrugada... vou ler depois posto as outras respostas.

São 5 R-99A ou nesses cinco estão incluídos os R-99B ?! Reformulando, segundo o FAch extraoficial, realmente a FAch opera apenas 1 Phalcon, porém foi liberado verba para a modernização de dois 707, lá em baixo eu coloco o link da Fach extraoficial. Não analisei Chile x Brasil. O que falei é que o F5-Br pode até ser o melhor caça da AL, até pela grande quantidade que só é seguida de perto pelos A-4AR, se não me engano 36 unidades. Mas ele com certeza não será imbátivel... e se compararmos os F-5 III vs. F-5Br armados com Derby apoiados por AEW&C, quem ganharia ?! icógnita... já que os dois teriam mísseis de mesmo alcance.

Eu nunca discuti o poderio do F-5Br, a única coisa que perguntei é: Como pode o F-5 III ser inferior ao F-16A/B mesmo com radar melhor e capacidade BVR. Alguém igualou os M-2000 Peruanos (Que são da versão D) aos F-16A/B Venezuelanos, e disseram que os dois são superiores ao F-5 III! na minha opinião tirando os Mig-29 do Peru (Nem vou ou discutir

a disponibilidade) O F-5Br seria o caça mais moderno da AL, seguido do F-5 III.

Sobre os Embates entre o F-5 III vs. F-5Br, a minha idéia não era considerar um embate entre Chile e Brasil, mais mostrar que os F-5Br modernizados ainda enfrentariam um páreo duro contra os F-5 chilenos modernizados a mais de 10 anos atrás. Sobre os Derby, vou ficar devendo, até pq a notícia eu li em alguma lista de discussão... no caso o Chile estaria adquirindo Derbys para equipar os F-16 C/D visto que os AIM-120 ficariam retidos nos EUA! Então os F-5 se beneficiariam por já possuir a capacidade de lança-los ao contrários dos A-4AR e F-16A/B que precisariam trocar de radar.

http://www.fach-extraoficial.com




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#63 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jul 17, 2004 2:30 pm

Alitson escreveu:Caros Colegas

Acho eu que estamos tendo algumas divergências que não deveriam estar ocorrendo:

Primeiro:
Quanto ao F-5 Tiger III do Chile, este como eu já disse sofreu seu upgrade entre 1990 e 1992. O caça esta pode-se assim dizer uma geração atrás dos nossos, quando completados. Porém no atual momento encontra-se muito bem armado, contando hoje já com mísseis AIM-9P, Python 3, Python 4 e Derby. Além do sistema DASH 3 da Elbit. Porém sua aviônica, ECM, RWR e computadores embarcados ainda são padrão no que se trata de aviônica produzida pela IAI. Sendo que o mesmo upgrade aplicado a estes foi aplicado aos MiG-21 da Romênia entre outros. Logo a quantidade que tem hoje a FAC é quase que insuficiente para manter um nível bom de disponibilidade durante um conflito.
Quanto ao Phalcon mencionado aqui, este é um problema que a FAC teve de engolir. O primeiro AEW da AL passa mais tempo no chão do que no ar. Seus sistemas são muito avançados para a FAC. Os israelenses não permitem determinadas manutenções em vários sistemas da aeronave que deve ser inspecionada por técnicos israelenses que vão ao Chile para tal. Esta aeronave não é nem de longe tão capaz quanto os nossos R-99A, apesar de ter um tempo de permanência em órbita bem maior.

Segundo:
Os Mirage 2000P do Peru são caças que merecem respeito, pois após o conflito com o Equador na qual estes estavam quase que totalmente parados a FAP mudou sua atitude e fez com que estes caças fizessem o que realmente lhes foi concebido. Voar!!!! Mas , em se tratando do Peru pode-se ter outras duvidas, principalmente ao não uso declarado de mísseis BVR neste caça. Lembrando que o Peru tem os R-27 em seus depósitos e tal míssil já foi instalado nos M2000 da Índia. Ainda vale salientar que existe a possibilidade de ter ocorrido a compra secreta dos Super 530. Quanto ao armamento ar-solo e ar-mar estes estão sim bem providos. Já os MiG-29, se fossem novos ou pelo menos de um único padrão a FAP poderia colocá-los no ar. Lembrando que temos os Su-25, que realmente pouco se sabe, porém é um caça de ataque que realmente merece respeito.

Terceiro:
Os A-4AR da Argentina. Este como já disse foi uma saída para a FAA não ficar sem caças após o embargo Americano depois dos ataques a frota inglesa. Os A-4s possuem os radar AGR-1(versão menos capaz do APG-66(v1). Possui ainda 2 MFDs, um HUD, HOTAS, plataformas inerciais lazer/GPS EGI-2, IFF, chaff/flares, Data-Link tipo DTM e Jamming/RWR/ECMs. Armado hoje com bombas “burras”, mísseis AIM-9L/M, AGM-65D(IR) e pod buddy-buddy para REVO. Não tem capacidade de emprego de armas BVR, porém o seu radar é novo em folha e em um futuro poderia sofrer atualização para o padrão conhecido como APG-66(v2) que equipa os F-16AM. Na verdade estes A-4 são iguais aos A-4s da Malásia em matéria da aviônica, estes hoje fora de serviço e prestes a serem vendidos. Lembrando que os argentinos começaram a lançar uma “campanha” de compra do MiG-29SMT para tentar adquirir dos estoques americanos células do F-16A/B ou F/A-18A/B.

Quarto:
A Venezuela já começou a efetuar o upgrade em seus F-16A/B. Os motores já foram passados para o padrão 220 e sua estrutura já foi analisada e retrofiada. Este caça irá receber um upgrade semelhante ao aplicado pelos israelenses em seus próprios F-16A/B, com radar EL/M-2032B. Logo no momento possui em seu arsenal bombas “burras”, bombas inteligentes, pod Litening I, mísseis AIM-9L e P, mísseis AGM-65A/B. Estes caças irão receber mísseis Python 4/5, Derby, PGMs mais modernas, etc. Lembrando que os venezuelanos estão “forçando” os americanos a vender pelo menos mais 30 células do mesmo, dando noticias que irão comprar a versão mais moderna do MiG-29, o M1/M2.

Quinto:
Os Kfir do Equador podem ser hoje um total de 16/20 caças. No final de 2003 pelo menos 08 caças já encontravam-se no padrão CE, um C-10 próprio para o Equador. Estes caças já contavam com o Litening, PGMs israelenses, Python 3 e agora estão possivelmente armados com o Python 4 e Derby, por questão de contra peso aos MiG-29 e M2000 do Peru. Já os seus Mirage F-1E estão em seu final de vida útil, porém estão armados com os Magic 2, AM-39 Exocet, AS-30L, BGL-250/400, pods CDLP, entre outros. Já os Jaguar(06 um.) são ótimos caças de ataque porém nesta quantidade seu efeito é quase nulo.

Sexto:
Os Kfir C.7, Mirage 5, Mirage F-1(a ser entregues pela Espanha) da Colômbia não tem como função principal conter hostilidades externas e sim internas. Hoje são armados com os mais modernos sistemas de ataque de precisão e noturno. Porém os colombianos já tem tantos problemas internos que não são uma ameaça. Apesar de ser a porta mais aberta a uma possível invasão americana na Amazônia. Lembrando que a Colômbia conta hoje com 3 aviões AEW&C tipo Cessna 560 Citation, designado de UC-35A na USAF(na verdade nunca vi nenhuma foto deste).

Sétimo:
O que foi e esta sendo levantado a respeito dos concorrentes diretos dos F-5BR até agora é a realidade e possíveis aquisições de todas as forças aéreas da AL. Quando falamos que os F-16 da FAV, F-16 da FAC irão receber os armamentos ainda é uma possibilidade futura, então quando estamos falando que a FAB irá receber os 46 F-5 no padrão BR até meados de 2007 e que serão adquiridos mísseis e armas de ultima geração para estes, isto são especulações para o futuro. Agora querer dizer que a FAB irá modernizar os Tigers e equipá-los unicamente com o Piranha e bombas burras apenas, é negligenciar demais a FAB.
Certos camaradas estão confundindo-se e muito, pois colocam os F-16CH como os melhores caças da AL e os F-5BR os piores, pois estes não tem mísseis BVRs, mas como que alguém quer comparar um contra o outro se nenhum tornou-se operacional ainda. Não se sabe quais são realmente os mísseis que estes irão utilizar. Os nosso F-5 tem grande possibilidade de utilizar os mísseis israelenses em lugar dos sul-africanos, pois o A-Darter ainda não esta operacional e poderá se tornar um problema, enquanto o Python 5 começará a ser entregue em 2005 para a IDF.
Os únicos caças da AL(que voam) hoje realmente capazes e com modernos armamentos ar-ar comprovados são os Tiger III do Chile, porem em dois a três anos tal situação irá mudar e drasticamente.
Lembrando que quando um F-15 decola para efetuar uma interceptação também esta no ar um E-3, um KC-135, um EC-135, fora o apoio de solo e assim com nossos R-99s faremos a diferença e não terá boca para os nossos F-5BR pra ninguém na AL, além do próprio F-X, se este sair. Lembrado também que antes já dei completa explanação dos equipamentos e upgrades do F-5BR.

As suposições são validas, porém os nossos Tigers logo-logo estarão ai e farão os adversários na AL pararem para pensar antes de tentar enfrentar o mesmo.

Valeu!!!


Graças a Deus alguém me entendeu :D nem vou acrecentar nada, pra nao estragar.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#64 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jul 17, 2004 2:34 pm

Zero, somando as versões são 8 R-99. 5 R-99A e 3 R-99B.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#65 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jul 17, 2004 2:38 pm

Naval escreveu:Blz galera,

desculpem por mudar um pouco de assunto, mas, estava lendo suas mensagens e verifiquei que a quantidade de F16 na América do Sul está crescendo ou vai crescer mais.

CHILE= F16
VENEZUELA= F16
ARGENTINA= quer comprar F16
COLÔMBIA= quer comprar F16
BRASIL=??

É claro que a decisão do FX está sendo adiada, entre outras coisas, pela pressão dos EUA em favor do seu caça. Sabe-se que a FAB tem preferência pelo Flanker, mas o governo quer o argh!!! M2000.
Nenhum dos dois agrada os EUA.

O flanker nos tornaria relativamente independente deles e o Argh!! M2000 iria nos aproximar mais ainda dos franceses, desafeto tb dos mesmos.

O que vcs acham?

Parece que a América do Sul está se tornando uma pequena USAIRFORCE,
é o que parece que estão querendo, total dependência.


Acho que a grande diferença aqui, é que o Brasil (pelo ao menos uma grande parcela), quer sua independência e deseja o Flanker. Já os outros países da AL querem apenas ter o que se possa chamar de "Força Aérea" e continuarem a serem amigos dos EUA.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#66 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jul 17, 2004 2:43 pm

Querer independência significa escolher o incrível-fantástico-extraordinário-super-magnífico-genial-caça-do-século Su-35 Super Flanker!? Que independência? Estamos comprando de outro país, não vejo independência nenhuma nisso. Independência se o caça fosse nosso!




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#67 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 2:52 pm

César escreveu:Eu concordo também!!!!! :P É isso aí! :D

Caramba galera. Fala sério, você por acaso ensaiaram todas essas mensagens?! Nunca vi tanta concordância por metro quadrado!! :D :D

Abraço a todos

César


Hehehe, é isso aí, César,


Ninguém aqui é cego, né!!! Todos sabem que o ERJ-145 é beeeem mais moderno que o Boeing 707, e portanto permite uma operacionalidade excelente, mesmo em tempos de paz. E, como foi demonstrado em exercícios (Operaer???), ele pôde ter uma operacionalidade de 99%!!!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#68 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 2:53 pm

César escreveu:
Jonas escreveu:não tem país na america latina que bata de frente com o Brasil.
voce citou varios aviões..só que cada país desse ai tem no maximo 5 unidade desses F-5 Tiger III, Mirage 2000P, mig-29 etc.

Chile: 16 F-5E Tiger III, 18 Mirage5 Elkan e 14 Mirage50 Pantera
Peru: 19(se não me engano) MiG-29SE, considerando que todos já devem ter sofrido a sua "modernização" e 12 Mirage2000P
Argentina: 36 A-4AR
Equador: 12 Kfir C2/CE além de 15 Mirage F-1

Abraço a todos

César


Ainda assim, César,


Numa hipotética guerra, o Brasil não iria combater todas as forças aéreas conjuntas da AL, não é??? Por isso, a vantagem é esmagadora!!!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#69 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 3:00 pm

Alitson escreveu:Caros Colegas
Quanto ao possivel contrato com os sul-africanos na produção de misseis acho eu que esta seria realmente a hora de o Brasil ganhar 20 anos de pesquisa com apenas uns 300 milhões de dólares em ajuda a Denel!!!????
Logo posso ressaltar que o Brasil se tiver seu processo de upgrade da FAB completado até 2008 terá sem duvida alguma uma força aérea mais eficiente que a RCAF do Canada.
por quanto teremos de dar um atento as outras forças armadas a partir de 2006 e em aspecto de urgencia, lembrando que os fuzileiros ja tiveram seu plano Fenix completado!!!!!
E realmente, o radar argentino é o ARG-1, sabe né!!! Quando a gente pesquisa e pesquisa antes de colocar um tema ou texto no ar sempre sai um erro!!!!!!! Sabendo que o pior é que eles produziram essa versão do APG-66 e tiveram acesso a seus codigos fontes(apesar de ter restrições de desempenho) por uns 150 milhões de dólares, e quanto o Brasil gastou para desenvolver o SCD-01???
Não estou questionando o preço de se desenvolver a sua própria tecnologia, porém até mesmo os israelenses já proveram que as vezes é mais barato comprar!!! E o Brasil segui seu exemplo com o F-5BR e ALX!!!!
Só uma explanação para contextos futuros!!!

Valeu!!!!


Olá Alitson,


Apenas algumas correções. Um possível acordo sobre mísseis seria feito com a Kentron ("Missile House" sul-africana), e não com a Denel!!!

Relativo à RCAF, creio que, entre ela e a FAB existem diferenças tantas quanto possíveis. Estruturalmente e organizacionalmente elas são diferentes, e também têm missões diferentes. A RCAF, por exemplo, possue uma centena de aeronaves modernas (CF-18), e mais umas 70 dessas aeronaves em reserva. Entretanto, não possuem aeronaves AWACS, e por isso fica difícil marcar um paradigma com a FAB, que possuem uma centena de aeronaves inferiores àquelas canadenses (em se tratando de célula), mas que receberão upgrade, e também contam com o apoio de AWACS e SR, coisa que a RCAF não tem.

Quanto ao ARG-1, me corrija se estiver errado, mas não creio que eles tenham produzido ele, e sequer dominem os seus códigos-fonte!!! Já o Brasil deu um salte tecnológico impressionante com o SCP-01!!! Na minha opinião, é claro!!!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#70 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 3:03 pm

Sniper escreveu:pessoal, ja q estamos falando de F-5!! :D NA ~minha opinião denada vale um bom vetor como os F-5 se naum estiverem bem armados!! :wink:
Ai eu pergunto: Qual seria o melhor míssel BVR para equipar os F-5?? levando em conta transf. tecnologica e a qualidade propriamente dita??


Isso vale para qualquer caça!!!


De nada adianta um F/A-22 que estiver armado apenas com AIM-9L/M e bombas burras???

Na minha opinião, lebando em consideração transferência tecnológica e qualidade, seria melhor manter os MAA-1 Piranha, mais o R-Darter, e futuramente ter como mísseis, coproduzidos, o A-Darter e o T-Darter.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#71 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jul 17, 2004 3:38 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Querer independência significa escolher o incrível-fantástico-extraordinário-super-magnífico-genial-caça-do-século Su-35 Super Flanker!? Que independência? Estamos comprando de outro país, não vejo independência nenhuma nisso. Independência se o caça fosse nosso!


Independência que eu quis dizer, em relação aos EUA e Offsets. Os Russos não ficam oferencendo restrições ao conjunto que é oferecido junto com o Su-35.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#72 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 17, 2004 4:41 pm

Finken, Vc acha o R-Darter melhore que o Derby?




Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#73 Mensagem por César » Sáb Jul 17, 2004 4:51 pm

Zero4 escreveu:Eu nunca discuti o poderio do F-5Br, a única coisa que perguntei é: Como pode o F-5 III ser inferior ao F-16A/B mesmo com radar melhor e capacidade BVR.

Olá Zero,

Olha só, eu não sei se você está falando de mim, mas admito que eu devo ter falado besteira na minha primeira mensagem desse tópico. Fui ver lá e escrevi que "O F-5Br deve ser superior ao TigerIII e estar de igual para igual com o F-16A/B".
Por consequência admiti-se que o F-16A/B é superior ao F-5 TigerIII, o que aparentemente é falso.

Só para esclarecer, na primeira mensagem eu não sabia qual era o radar do TigerIII. Julgava que o radar dele devia ser inferior ao AN/APG-66 do F-16. E além do mais eu acho que ele não tem Derby, tem somente o Python 4, portanto sem capacidade BVR.
Assim entre um F-5III com radar que eu julgava inferior contra um F-16A/B com radar superior, eu achei que o Falcon era mais avançado.

O que aparentemente não é. Portanto, ratificando a minha lista: O F-5Br será o segundo caça mais avançado da AL(desconsiderando os F-16C/D Chilenos). Atrás dos MiG-29, mas a frente dos demais, com o TigerIII em terceiro lugar.

É isso. Acho que finalmente concordamos.

Quando você achar esse link do Derby, por favor, poste aqui no fórum que essa informação é nova pra mim.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#74 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 17, 2004 5:24 pm

Caro FinkenHeinle

Quanto ao ARG-1 foi produzido sob licença na Argentina e os software, ou códigos fonte, foram elaborados e abertos pelos argentinos. Porém os EUA controlaram tal desenvolvimento por pressão inglesa.
Quanto a RCAF esta possui sim uns 180 CF-18, porém o conjunto que é formada esta FA está muito abaixo do esperado para a FAB em 2008. Como vc mesmo disse eles não tem AWACS e aeronaves para missoes especiais. E desculpe a troca com relação a Kentron e Denel.

E quanto a diferença entre o Derby e o R-Darter que alguem questionou, esta é apenas duas aletas. Os dois foram desenvolvidos em conjunto e não são realmente um vedete que faria a FAB virar estrela. Não possuem data-link, o motor é convencional e produz muita fumaça, além de serem caros(custo/beneficio). Por isso defendo a compra da segunda versão do Derby em desenvolvimento, chamado de BVRAAM pela Rafael. Este tem motor ram-jet, data-link e um alcance na ordem de 80km.

Valeu!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#75 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jul 17, 2004 5:54 pm

César escreveu:
Zero4 escreveu:Eu nunca discuti o poderio do F-5Br, a única coisa que perguntei é: Como pode o F-5 III ser inferior ao F-16A/B mesmo com radar melhor e capacidade BVR.

Olá Zero,

Olha só, eu não sei se você está falando de mim, mas admito que eu devo ter falado besteira na minha primeira mensagem desse tópico. Fui ver lá e escrevi que "O F-5Br deve ser superior ao TigerIII e estar de igual para igual com o F-16A/B".
Por consequência admiti-se que o F-16A/B é superior ao F-5 TigerIII, o que aparentemente é falso.

Só para esclarecer, na primeira mensagem eu não sabia qual era o radar do TigerIII. Julgava que o radar dele devia ser inferior ao AN/APG-66 do F-16. E além do mais eu acho que ele não tem Derby, tem somente o Python 4, portanto sem capacidade BVR.
Assim entre um F-5III com radar que eu julgava inferior contra um F-16A/B com radar superior, eu achei que o Falcon era mais avançado.

O que aparentemente não é. Portanto, ratificando a minha lista: O F-5Br será o segundo caça mais avançado da AL(desconsiderando os F-16C/D Chilenos). Atrás dos MiG-29, mas a frente dos demais, com o TigerIII em terceiro lugar.

É isso. Acho que finalmente concordamos.

Quando você achar esse link do Derby, por favor, poste aqui no fórum que essa informação é nova pra mim.

Abraço a todos

César


Que eu me lembre, tinham dito que os M-2000 Peruanos estariam em paridade juntos com os F-16 A/B e que este seria superior ao F-5 III! O que não é correto. Sobre o Derby, falei acima e repito, não tenho fontes oficiais, eu lembro de alguém postando alguma notícia sobre na lista do Sistemas de Armas, O Chile estaria comprando Derby visto que os AIM-120 que viriam junto com os F-16 C/D ficariam estocados nos EUA. Porém, mesmo SE, o Chile não possuir o Derby ou R-Darter, consider os F-5 III mais capazes que os F-16 A/B, já que no caso do F-5 é só comprar os mísseis, se tiver que fazer alguma integração será mínima, já no F-16 seria necessário o upgrade (é possível ?!) ou a troca do radar.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder