O F-5 BR presta ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#46 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 16, 2004 7:39 pm

Fox escreveu:O Chile só tem um Phalcon (IAI-707 Phalcon) e 16 F-5 Tiger III (13 F-5E + 3 F-5F)! :wink:


Por isso que o Brasil, mesmo em paridade tecnológica com o Chile ainda terá vantagem, pois tem maior número de meios.

Além disso, AWACS são meios extremamente vulneráveis, pois são lentos e pesados.




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#47 Mensagem por Fox » Sex Jul 16, 2004 7:48 pm

FinkenHeinle escreveu:
Fox escreveu:O Chile só tem um Phalcon (IAI-707 Phalcon) e 16 F-5 Tiger III (13 F-5E + 3 F-5F)! :wink:


Por isso que o Brasil, mesmo em paridade tecnológica com o Chile ainda terá vantagem, pois tem maior número de meios.

Além disso, AWACS são meios extremamente vulneráveis, pois são lentos e pesados.


Realmente! E tem mais uma coisa, o Chile poderá SEMPRE contar com o Phalcon? Lógico que não, pois como só tem uma aeronave, então quando essa estiver em manutenção, o Chile não terá nenhuma aeronave do tipo! Já o Brasil terá na pior das hipóteses pelo menos duas aeronaves (acreditando em um péssimo índice de disponibilidade de 40 %)!

Até mais...................................

Fox :wink:




Editado pela última vez por Fox em Sex Jul 16, 2004 9:09 pm, em um total de 1 vez.
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#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 16, 2004 8:01 pm

Quando na verdade o índice de disponibilidade dos R-99A/B ultrapassa os 90%. Na última Operaer foi de incríveis 99%!




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#49 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 16, 2004 8:05 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Quando na verdade o índice de disponibilidade dos R-99A/B ultrapassa os 90%. Na última Operaer foi de incríveis 99%!


Principalmente devido à ele ser derivado do avião regional ERJ-145, que é moderno, e permite uma excelente operacionalidade!!!




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#50 Mensagem por Fox » Sex Jul 16, 2004 9:13 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Quando na verdade o índice de disponibilidade dos R-99A/B ultrapassa os 90%. Na última Operaer foi de incríveis 99%!


Então matou a parada! :D Pode até ser questionada a qualidade de ambos os vetores (R-99A e IAI-707 Phalcon), mais de maneira alguma deve ser comparada a capacidade de seus operadores sul americanos (Brasil e Chile)!




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#51 Mensagem por Plinio Jr » Sex Jul 16, 2004 10:31 pm

Na verdade nem tem como comparar, os sitemas de nossos R-99s é muito superior e muito mais atualizada que o Phalcon chileno, tanto, que os chilenos estão pensando seriamente na aquisição de 02 unidades de
R-99s substituindo o Phalcon.




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#52 Mensagem por Alitson » Sex Jul 16, 2004 10:46 pm

Caros Colegas

Acho eu que estamos tendo algumas divergências que não deveriam estar ocorrendo:

Primeiro:
Quanto ao F-5 Tiger III do Chile, este como eu já disse sofreu seu upgrade entre 1990 e 1992. O caça esta pode-se assim dizer uma geração atrás dos nossos, quando completados. Porém no atual momento encontra-se muito bem armado, contando hoje já com mísseis AIM-9P, Python 3, Python 4 e Derby. Além do sistema DASH 3 da Elbit. Porém sua aviônica, ECM, RWR e computadores embarcados ainda são padrão no que se trata de aviônica produzida pela IAI. Sendo que o mesmo upgrade aplicado a estes foi aplicado aos MiG-21 da Romênia entre outros. Logo a quantidade que tem hoje a FAC é quase que insuficiente para manter um nível bom de disponibilidade durante um conflito.
Quanto ao Phalcon mencionado aqui, este é um problema que a FAC teve de engolir. O primeiro AEW da AL passa mais tempo no chão do que no ar. Seus sistemas são muito avançados para a FAC. Os israelenses não permitem determinadas manutenções em vários sistemas da aeronave que deve ser inspecionada por técnicos israelenses que vão ao Chile para tal. Esta aeronave não é nem de longe tão capaz quanto os nossos R-99A, apesar de ter um tempo de permanência em órbita bem maior.

Segundo:
Os Mirage 2000P do Peru são caças que merecem respeito, pois após o conflito com o Equador na qual estes estavam quase que totalmente parados a FAP mudou sua atitude e fez com que estes caças fizessem o que realmente lhes foi concebido. Voar!!!! Mas , em se tratando do Peru pode-se ter outras duvidas, principalmente ao não uso declarado de mísseis BVR neste caça. Lembrando que o Peru tem os R-27 em seus depósitos e tal míssil já foi instalado nos M2000 da Índia. Ainda vale salientar que existe a possibilidade de ter ocorrido a compra secreta dos Super 530. Quanto ao armamento ar-solo e ar-mar estes estão sim bem providos. Já os MiG-29, se fossem novos ou pelo menos de um único padrão a FAP poderia colocá-los no ar. Lembrando que temos os Su-25, que realmente pouco se sabe, porém é um caça de ataque que realmente merece respeito.

Terceiro:
Os A-4AR da Argentina. Este como já disse foi uma saída para a FAA não ficar sem caças após o embargo Americano depois dos ataques a frota inglesa. Os A-4s possuem os radar AGR-1(versão menos capaz do APG-66(v1). Possui ainda 2 MFDs, um HUD, HOTAS, plataformas inerciais lazer/GPS EGI-2, IFF, chaff/flares, Data-Link tipo DTM e Jamming/RWR/ECMs. Armado hoje com bombas “burras”, mísseis AIM-9L/M, AGM-65D(IR) e pod buddy-buddy para REVO. Não tem capacidade de emprego de armas BVR, porém o seu radar é novo em folha e em um futuro poderia sofrer atualização para o padrão conhecido como APG-66(v2) que equipa os F-16AM. Na verdade estes A-4 são iguais aos A-4s da Malásia em matéria da aviônica, estes hoje fora de serviço e prestes a serem vendidos. Lembrando que os argentinos começaram a lançar uma “campanha” de compra do MiG-29SMT para tentar adquirir dos estoques americanos células do F-16A/B ou F/A-18A/B.

Quarto:
A Venezuela já começou a efetuar o upgrade em seus F-16A/B. Os motores já foram passados para o padrão 220 e sua estrutura já foi analisada e retrofiada. Este caça irá receber um upgrade semelhante ao aplicado pelos israelenses em seus próprios F-16A/B, com radar EL/M-2032B. Logo no momento possui em seu arsenal bombas “burras”, bombas inteligentes, pod Litening I, mísseis AIM-9L e P, mísseis AGM-65A/B. Estes caças irão receber mísseis Python 4/5, Derby, PGMs mais modernas, etc. Lembrando que os venezuelanos estão “forçando” os americanos a vender pelo menos mais 30 células do mesmo, dando noticias que irão comprar a versão mais moderna do MiG-29, o M1/M2.

Quinto:
Os Kfir do Equador podem ser hoje um total de 16/20 caças. No final de 2003 pelo menos 08 caças já encontravam-se no padrão CE, um C-10 próprio para o Equador. Estes caças já contavam com o Litening, PGMs israelenses, Python 3 e agora estão possivelmente armados com o Python 4 e Derby, por questão de contra peso aos MiG-29 e M2000 do Peru. Já os seus Mirage F-1E estão em seu final de vida útil, porém estão armados com os Magic 2, AM-39 Exocet, AS-30L, BGL-250/400, pods CDLP, entre outros. Já os Jaguar(06 um.) são ótimos caças de ataque porém nesta quantidade seu efeito é quase nulo.

Sexto:
Os Kfir C.7, Mirage 5, Mirage F-1(a ser entregues pela Espanha) da Colômbia não tem como função principal conter hostilidades externas e sim internas. Hoje são armados com os mais modernos sistemas de ataque de precisão e noturno. Porém os colombianos já tem tantos problemas internos que não são uma ameaça. Apesar de ser a porta mais aberta a uma possível invasão americana na Amazônia. Lembrando que a Colômbia conta hoje com 3 aviões AEW&C tipo Cessna 560 Citation, designado de UC-35A na USAF(na verdade nunca vi nenhuma foto deste).

Sétimo:
O que foi e esta sendo levantado a respeito dos concorrentes diretos dos F-5BR até agora é a realidade e possíveis aquisições de todas as forças aéreas da AL. Quando falamos que os F-16 da FAV, F-16 da FAC irão receber os armamentos ainda é uma possibilidade futura, então quando estamos falando que a FAB irá receber os 46 F-5 no padrão BR até meados de 2007 e que serão adquiridos mísseis e armas de ultima geração para estes, isto são especulações para o futuro. Agora querer dizer que a FAB irá modernizar os Tigers e equipá-los unicamente com o Piranha e bombas burras apenas, é negligenciar demais a FAB.
Certos camaradas estão confundindo-se e muito, pois colocam os F-16CH como os melhores caças da AL e os F-5BR os piores, pois estes não tem mísseis BVRs, mas como que alguém quer comparar um contra o outro se nenhum tornou-se operacional ainda. Não se sabe quais são realmente os mísseis que estes irão utilizar. Os nosso F-5 tem grande possibilidade de utilizar os mísseis israelenses em lugar dos sul-africanos, pois o A-Darter ainda não esta operacional e poderá se tornar um problema, enquanto o Python 5 começará a ser entregue em 2005 para a IDF.
Os únicos caças da AL(que voam) hoje realmente capazes e com modernos armamentos ar-ar comprovados são os Tiger III do Chile, porem em dois a três anos tal situação irá mudar e drasticamente.
Lembrando que quando um F-15 decola para efetuar uma interceptação também esta no ar um E-3, um KC-135, um EC-135, fora o apoio de solo e assim com nossos R-99s faremos a diferença e não terá boca para os nossos F-5BR pra ninguém na AL, além do próprio F-X, se este sair. Lembrado também que antes já dei completa explanação dos equipamentos e upgrades do F-5BR.

As suposições são validas, porém os nossos Tigers logo-logo estarão ai e farão os adversários na AL pararem para pensar antes de tentar enfrentar o mesmo.

Valeu!!!




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#53 Mensagem por Anonymous » Sex Jul 16, 2004 11:12 pm

não tem país na america latina que bata de frente com o Brasil.
voce citou varios aviões..só que cada país desse ai tem no maximo 5 unidade desses F-5 Tiger III, Mirage 2000P, mig-29 etc.




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#54 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 2:11 am

Alitson escreveu:Primeiro:
Quanto ao F-5 Tiger III do Chile, este como eu já disse sofreu seu upgrade entre 1990 e 1992. O caça esta pode-se assim dizer uma geração atrás dos nossos, quando completados. Porém no atual momento encontra-se muito bem armado, contando hoje já com mísseis AIM-9P, Python 3, Python 4 e Derby. Além do sistema DASH 3 da Elbit. Porém sua aviônica, ECM, RWR e computadores embarcados ainda são padrão no que se trata de aviônica produzida pela IAI. Sendo que o mesmo upgrade aplicado a estes foi aplicado aos MiG-21 da Romênia entre outros. Logo a quantidade que tem hoje a FAC é quase que insuficiente para manter um nível bom de disponibilidade durante um conflito.
Quanto ao Phalcon mencionado aqui, este é um problema que a FAC teve de engolir. O primeiro AEW da AL passa mais tempo no chão do que no ar. Seus sistemas são muito avançados para a FAC. Os israelenses não permitem determinadas manutenções em vários sistemas da aeronave que deve ser inspecionada por técnicos israelenses que vão ao Chile para tal. Esta aeronave não é nem de longe tão capaz quanto os nossos R-99A, apesar de ter um tempo de permanência em órbita bem maior.

Concordo! Se o F-5 TIII não é um primor tecnológico se comparado ao F-5Br, que de fato é mais moderno, o caça chileno está muito bem armado, e merece respeito.

Com relação ao Phalcon/Condor, o fato é que, mesmo sendo ótima aeronave, ele é uma só, e por isso arca com as limitações correspondentes.

Alitson escreveu:Segundo:
Os Mirage 2000P do Peru são caças que merecem respeito, pois após o conflito com o Equador na qual estes estavam quase que totalmente parados a FAP mudou sua atitude e fez com que estes caças fizessem o que realmente lhes foi concebido. Voar!!!! Mas , em se tratando do Peru pode-se ter outras duvidas, principalmente ao não uso declarado de mísseis BVR neste caça. Lembrando que o Peru tem os R-27 em seus depósitos e tal míssil já foi instalado nos M2000 da Índia. Ainda vale salientar que existe a possibilidade de ter ocorrido a compra secreta dos Super 530. Quanto ao armamento ar-solo e ar-mar estes estão sim bem providos. Já os MiG-29, se fossem novos ou pelo menos de um único padrão a FAP poderia colocá-los no ar. Lembrando que temos os Su-25, que realmente pouco se sabe, porém é um caça de ataque que realmente merece respeito.

Eu, particularmente, duvido que a FAP tenha homologado o R-27 no M-2000. Mas não posso afirmar nada. Quanto ao Super 530, ele é muito limitado, e apesar de ser um míssil muito bom para o M-2000, perdendo apenas para o Mica, ele perde em desempenho para o Derby/R-Darter.

Quanto ao Su-25, esse é um problema que a FAP deve enfrentar. Ela possui um número muito grande de modelos, e esses de versões. Mas, sim, é um caça que merece respeito. Entretanto, como no caso do F-5Br, o A-1M terá superioridade numérica, e consigo (no futuro) o MAR-1, o que lhe dará melhores equipamentos.

Alitson escreveu:Terceiro:
Os A-4AR da Argentina. Este como já disse foi uma saída para a FAA não ficar sem caças após o embargo Americano depois dos ataques a frota inglesa. Os A-4s possuem os radar AGR-1(versão menos capaz do APG-66(v1). Possui ainda 2 MFDs, um HUD, HOTAS, plataformas inerciais lazer/GPS EGI-2, IFF, chaff/flares, Data-Link tipo DTM e Jamming/RWR/ECMs. Armado hoje com bombas “burras”, mísseis AIM-9L/M, AGM-65D(IR) e pod buddy-buddy para REVO. Não tem capacidade de emprego de armas BVR, porém o seu radar é novo em folha e em um futuro poderia sofrer atualização para o padrão conhecido como APG-66(v2) que equipa os F-16AM. Na verdade estes A-4 são iguais aos A-4s da Malásia em matéria da aviônica, estes hoje fora de serviço e prestes a serem vendidos. Lembrando que os argentinos começaram a lançar uma “campanha” de compra do MiG-29SMT para tentar adquirir dos estoques americanos células do F-16A/B ou F/A-18A/B.

Concordo, o A-4Ar foi um legítimo "tapa buracos" para a FAA. Mas não creio que eles invistam mais uma modernização nos seus Fightinghawk.

Creio que o próximo passo é comprar F-16A/B, e realizar, na LMAASA, um upgrade. Isso porque os A-4Ar são excelentes caças de ataque, e podem permanecer em serviço mais 1 década. E com uns 24/36 F-16 para substituir seus Mirage III e derivados, e complementar os A-4Ar nas missões de ataque, e como caça de defesa aérea, certamente eles teriam um sistema de defesa aérea razoável.

Alitson escreveu:Quarto:
A Venezuela já começou a efetuar o upgrade em seus F-16A/B. Os motores já foram passados para o padrão 220 e sua estrutura já foi analisada e retrofiada. Este caça irá receber um upgrade semelhante ao aplicado pelos israelenses em seus próprios F-16A/B, com radar EL/M-2032B. Logo no momento possui em seu arsenal bombas “burras”, bombas inteligentes, pod Litening I, mísseis AIM-9L e P, mísseis AGM-65A/B. Estes caças irão receber mísseis Python 4/5, Derby, PGMs mais modernas, etc. Lembrando que os venezuelanos estão “forçando” os americanos a vender pelo menos mais 30 células do mesmo, dando noticias que irão comprar a versão mais moderna do MiG-29, o M1/M2.

Me parece que esse radar é o mesmo dos AMX que a Venezuela comprou, não? E quantos F-16 possui a Venezuela?? Com uns 46 F-16AM/BM eles possuiriam uma força muito boa!!!

Alitson escreveu:Quinto:
Os Kfir do Equador podem ser hoje um total de 16/20 caças. No final de 2003 pelo menos 08 caças já encontravam-se no padrão CE, um C-10 próprio para o Equador. Estes caças já contavam com o Litening, PGMs israelenses, Python 3 e agora estão possivelmente armados com o Python 4 e Derby, por questão de contra peso aos MiG-29 e M2000 do Peru. Já os seus Mirage F-1E estão em seu final de vida útil, porém estão armados com os Magic 2, AM-39 Exocet, AS-30L, BGL-250/400, pods CDLP, entre outros. Já os Jaguar(06 um.) são ótimos caças de ataque porém nesta quantidade seu efeito é quase nulo.


O Equador, apesar de uma economia desgastada e de ser pequeno, pôde enfretar o "todo-poderoso" Peru! Porque eles adotaram um sistema de "eficiência total". O que quer dizer. Eles passaram à explorar ao máximo seus equipamentos, e passaram à mantê-los preparados e operacionais!!!

Alitson escreveu:Sétimo:
O que foi e esta sendo levantado a respeito dos concorrentes diretos dos F-5BR até agora é a realidade e possíveis aquisições de todas as forças aéreas da AL. Quando falamos que os F-16 da FAV, F-16 da FAC irão receber os armamentos ainda é uma possibilidade futura, então quando estamos falando que a FAB irá receber os 46 F-5 no padrão BR até meados de 2007 e que serão adquiridos mísseis e armas de ultima geração para estes, isto são especulações para o futuro. Agora querer dizer que a FAB irá modernizar os Tigers e equipá-los unicamente com o Piranha e bombas burras apenas, é negligenciar demais a FAB.
Certos camaradas estão confundindo-se e muito, pois colocam os F-16CH como os melhores caças da AL e os F-5BR os piores, pois estes não tem mísseis BVRs, mas como que alguém quer comparar um contra o outro se nenhum tornou-se operacional ainda. Não se sabe quais são realmente os mísseis que estes irão utilizar. Os nosso F-5 tem grande possibilidade de utilizar os mísseis israelenses em lugar dos sul-africanos, pois o A-Darter ainda não esta operacional e poderá se tornar um problema, enquanto o Python 5 começará a ser entregue em 2005 para a IDF.
Os únicos caças da AL(que voam) hoje realmente capazes e com modernos armamentos ar-ar comprovados são os Tiger III do Chile, porem em dois a três anos tal situação irá mudar e drasticamente.
Lembrando que quando um F-15 decola para efetuar uma interceptação também esta no ar um E-3, um KC-135, um EC-135, fora o apoio de solo e assim com nossos R-99s faremos a diferença e não terá boca para os nossos F-5BR pra ninguém na AL, além do próprio F-X, se este sair. Lembrado também que antes já dei completa explanação dos equipamentos e upgrades do F-5BR.

Eu creio que a comparação entre os caças, mesmo não sendo operacionais, é norma, pois eles serão os futuros caças mais poderosos do continente, junto com os MiG-29 do Peru!!!

Mas acho que o F-5Br tem ótimas possibilidades de usar os mísseis sul-africanos. Nunca se dá um ponto sem nó!!! Os sul-africanos não nos ajudaram com o Piranha de graça!!!

Quanto ao apoio à aviação de caça, nesta o Brasil dá show!!! Temos mais KC's, mais e mais modernos AEW&C e ótimos aviões de sensoriamento. Isso tudo, junto com os futuros F-5Br, A-1M e F-X nos colocarão à frente do poder aéreo na AL.




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#55 Mensagem por César » Sáb Jul 17, 2004 12:05 pm

Fox escreveu:O Chile só tem um Phalcon (IAI-707 Phalcon) e 16 F-5 Tiger III (13 F-5E + 3 F-5F)!


FinkenHeinle escreveu:Por isso que o Brasil, mesmo em paridade tecnológica com o Chile ainda terá vantagem, pois tem maior número de meios.


Fox escreveu:Realmente! E tem mais uma coisa, o Chile poderá SEMPRE contar com o Phalcon?(...)


Vinicius escreveu:Quando na verdade o índice de disponibilidade dos R-99A/B ultrapassa os 90%. Na última Operaer foi de incríveis 99%!


FinkenHeinle escreveu:Principalmente devido à ele ser derivado do avião regional ERJ-145, que é moderno, e permite uma excelente operacionalidade!!!


Fox escreveu:Então matou a parada! :D Pode até ser questionada a qualidade de ambos os vetores (R-99A e IAI-707 Phalcon), mais de maneira alguma deve ser comparada a capacidade de seus operadores sul americanos (Brasil e Chile)!


Plinio Jr escreveu:Na verdade nem tem como comparar, os sitemas de nossos R-99s é muito superior e muito mais atualizada que o Phalcon chileno, tanto, que os chilenos estão pensando seriamente na aquisição de 02 unidades de R-99s substituindo o Phalcon.


Eu concordo também!!!!! :P É isso aí! :D

Caramba galera. Fala sério, você por acaso ensaiaram todas essas mensagens?! Nunca vi tanta concordância por metro quadrado!! :D :D

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#56 Mensagem por César » Sáb Jul 17, 2004 12:10 pm

Alitson,

Primeiramente, parábens pela ótima mensagem que você postou.

Gostaria que todos atentassem para o que ele disse a respeito dos Kfirs Equatorianos. Ele está certo. A versão da modernização é chamada de "Kfir CE" e é similar(mas não igual) a versão do Kfir C-10 que foi oferecido à FAB(e que, por sinal, sequer existe operacionalmente falando).

Fora isso eu só gostaria de fazer uma pequena correção no seu texto(se você ver algum erro no meu, faça também, por favor). O radar do A-4AR é o ARG-1, e não como você tem escrito AGR-1.
Fora isso, de resto você está certo. É uma versão downgraded do AN/APG-66 usado nos F-16A/B.

Abraço a todos

César




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#57 Mensagem por César » Sáb Jul 17, 2004 12:16 pm

Jonas escreveu:não tem país na america latina que bata de frente com o Brasil.
voce citou varios aviões..só que cada país desse ai tem no maximo 5 unidade desses F-5 Tiger III, Mirage 2000P, mig-29 etc.

Chile: 16 F-5E Tiger III, 18 Mirage5 Elkan e 14 Mirage50 Pantera
Peru: 19(se não me engano) MiG-29SE, considerando que todos já devem ter sofrido a sua "modernização" e 12 Mirage2000P
Argentina: 36 A-4AR
Equador: 12 Kfir C2/CE além de 15 Mirage F-1

Abraço a todos

César




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#58 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 17, 2004 12:29 pm

Caros Colegas
Quanto ao possivel contrato com os sul-africanos na produção de misseis acho eu que esta seria realmente a hora de o Brasil ganhar 20 anos de pesquisa com apenas uns 300 milhões de dólares em ajuda a Denel!!!????
Logo posso ressaltar que o Brasil se tiver seu processo de upgrade da FAB completado até 2008 terá sem duvida alguma uma força aérea mais eficiente que a RCAF do Canada.
por quanto teremos de dar um atento as outras forças armadas a partir de 2006 e em aspecto de urgencia, lembrando que os fuzileiros ja tiveram seu plano Fenix completado!!!!!
E realmente, o radar argentino é o ARG-1, sabe né!!! Quando a gente pesquisa e pesquisa antes de colocar um tema ou texto no ar sempre sai um erro!!!!!!! Sabendo que o pior é que eles produziram essa versão do APG-66 e tiveram acesso a seus codigos fontes(apesar de ter restrições de desempenho) por uns 150 milhões de dólares, e quanto o Brasil gastou para desenvolver o SCD-01???
Não estou questionando o preço de se desenvolver a sua própria tecnologia, porém até mesmo os israelenses já proveram que as vezes é mais barato comprar!!! E o Brasil segui seu exemplo com o F-5BR e ALX!!!!
Só uma explanação para contextos futuros!!!

Valeu!!!!




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#59 Mensagem por Naval » Sáb Jul 17, 2004 12:53 pm

Blz galera,

desculpem por mudar um pouco de assunto, mas, estava lendo suas mensagens e verifiquei que a quantidade de F16 na América do Sul está crescendo ou vai crescer mais.

CHILE= F16
VENEZUELA= F16
ARGENTINA= quer comprar F16
COLÔMBIA= quer comprar F16
BRASIL=??

É claro que a decisão do FX está sendo adiada, entre outras coisas, pela pressão dos EUA em favor do seu caça. Sabe-se que a FAB tem preferência pelo Flanker, mas o governo quer o argh!!! M2000.
Nenhum dos dois agrada os EUA.

O flanker nos tornaria relativamente independente deles e o Argh!! M2000 iria nos aproximar mais ainda dos franceses, desafeto tb dos mesmos.

O que vcs acham?

Parece que a América do Sul está se tornando uma pequena USAIRFORCE,
é o que parece que estão querendo, total dependência.




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Vinicius Pimenta
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#60 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jul 17, 2004 1:40 pm

Só uma correção, a FAB, leia-se Comando, tem preferência pelo Gripen. Os pilotos preferem o Flanker.




Vinicius Pimenta

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