Alitson escreveu:Primeiro:
Quanto ao F-5 Tiger III do Chile, este como eu já disse sofreu seu upgrade entre 1990 e 1992. O caça esta pode-se assim dizer uma geração atrás dos nossos, quando completados. Porém no atual momento encontra-se muito bem armado, contando hoje já com mísseis AIM-9P, Python 3, Python 4 e Derby. Além do sistema DASH 3 da Elbit. Porém sua aviônica, ECM, RWR e computadores embarcados ainda são padrão no que se trata de aviônica produzida pela IAI. Sendo que o mesmo upgrade aplicado a estes foi aplicado aos MiG-21 da Romênia entre outros. Logo a quantidade que tem hoje a FAC é quase que insuficiente para manter um nível bom de disponibilidade durante um conflito.
Quanto ao Phalcon mencionado aqui, este é um problema que a FAC teve de engolir. O primeiro AEW da AL passa mais tempo no chão do que no ar. Seus sistemas são muito avançados para a FAC. Os israelenses não permitem determinadas manutenções em vários sistemas da aeronave que deve ser inspecionada por técnicos israelenses que vão ao Chile para tal. Esta aeronave não é nem de longe tão capaz quanto os nossos R-99A, apesar de ter um tempo de permanência em órbita bem maior.
Concordo! Se o F-5 TIII não é um primor tecnológico se comparado ao F-5Br, que de fato é mais moderno, o caça chileno está muito bem armado, e merece respeito.
Com relação ao Phalcon/Condor, o fato é que, mesmo sendo ótima aeronave, ele é uma só, e por isso arca com as limitações correspondentes.
Alitson escreveu:Segundo:
Os Mirage 2000P do Peru são caças que merecem respeito, pois após o conflito com o Equador na qual estes estavam quase que totalmente parados a FAP mudou sua atitude e fez com que estes caças fizessem o que realmente lhes foi concebido. Voar!!!! Mas , em se tratando do Peru pode-se ter outras duvidas, principalmente ao não uso declarado de mísseis BVR neste caça. Lembrando que o Peru tem os R-27 em seus depósitos e tal míssil já foi instalado nos M2000 da Índia. Ainda vale salientar que existe a possibilidade de ter ocorrido a compra secreta dos Super 530. Quanto ao armamento ar-solo e ar-mar estes estão sim bem providos. Já os MiG-29, se fossem novos ou pelo menos de um único padrão a FAP poderia colocá-los no ar. Lembrando que temos os Su-25, que realmente pouco se sabe, porém é um caça de ataque que realmente merece respeito.
Eu, particularmente, duvido que a FAP tenha homologado o R-27 no M-2000. Mas não posso afirmar nada. Quanto ao Super 530, ele é muito limitado, e apesar de ser um míssil muito bom para o M-2000, perdendo apenas para o Mica, ele perde em desempenho para o Derby/R-Darter.
Quanto ao Su-25, esse é um problema que a FAP deve enfrentar. Ela possui um número muito grande de modelos, e esses de versões. Mas, sim, é um caça que merece respeito. Entretanto, como no caso do F-5Br, o A-1M terá superioridade numérica, e consigo (no futuro) o MAR-1, o que lhe dará melhores equipamentos.
Alitson escreveu:Terceiro:
Os A-4AR da Argentina. Este como já disse foi uma saída para a FAA não ficar sem caças após o embargo Americano depois dos ataques a frota inglesa. Os A-4s possuem os radar AGR-1(versão menos capaz do APG-66(v1). Possui ainda 2 MFDs, um HUD, HOTAS, plataformas inerciais lazer/GPS EGI-2, IFF, chaff/flares, Data-Link tipo DTM e Jamming/RWR/ECMs. Armado hoje com bombas “burras”, mísseis AIM-9L/M, AGM-65D(IR) e pod buddy-buddy para REVO. Não tem capacidade de emprego de armas BVR, porém o seu radar é novo em folha e em um futuro poderia sofrer atualização para o padrão conhecido como APG-66(v2) que equipa os F-16AM. Na verdade estes A-4 são iguais aos A-4s da Malásia em matéria da aviônica, estes hoje fora de serviço e prestes a serem vendidos. Lembrando que os argentinos começaram a lançar uma “campanha” de compra do MiG-29SMT para tentar adquirir dos estoques americanos células do F-16A/B ou F/A-18A/B.
Concordo, o A-4Ar foi um legítimo "tapa buracos" para a FAA. Mas não creio que eles invistam mais uma modernização nos seus Fightinghawk.
Creio que o próximo passo é comprar F-16A/B, e realizar, na LMAASA, um upgrade. Isso porque os A-4Ar são excelentes caças de ataque, e podem permanecer em serviço mais 1 década. E com uns 24/36 F-16 para substituir seus Mirage III e derivados, e complementar os A-4Ar nas missões de ataque, e como caça de defesa aérea, certamente eles teriam um sistema de defesa aérea razoável.
Alitson escreveu:Quarto:
A Venezuela já começou a efetuar o upgrade em seus F-16A/B. Os motores já foram passados para o padrão 220 e sua estrutura já foi analisada e retrofiada. Este caça irá receber um upgrade semelhante ao aplicado pelos israelenses em seus próprios F-16A/B, com radar EL/M-2032B. Logo no momento possui em seu arsenal bombas “burras”, bombas inteligentes, pod Litening I, mísseis AIM-9L e P, mísseis AGM-65A/B. Estes caças irão receber mísseis Python 4/5, Derby, PGMs mais modernas, etc. Lembrando que os venezuelanos estão “forçando” os americanos a vender pelo menos mais 30 células do mesmo, dando noticias que irão comprar a versão mais moderna do MiG-29, o M1/M2.
Me parece que esse radar é o mesmo dos AMX que a Venezuela comprou, não? E quantos F-16 possui a Venezuela?? Com uns 46 F-16AM/BM eles possuiriam uma força muito boa!!!
Alitson escreveu:Quinto:
Os Kfir do Equador podem ser hoje um total de 16/20 caças. No final de 2003 pelo menos 08 caças já encontravam-se no padrão CE, um C-10 próprio para o Equador. Estes caças já contavam com o Litening, PGMs israelenses, Python 3 e agora estão possivelmente armados com o Python 4 e Derby, por questão de contra peso aos MiG-29 e M2000 do Peru. Já os seus Mirage F-1E estão em seu final de vida útil, porém estão armados com os Magic 2, AM-39 Exocet, AS-30L, BGL-250/400, pods CDLP, entre outros. Já os Jaguar(06 um.) são ótimos caças de ataque porém nesta quantidade seu efeito é quase nulo.
O Equador, apesar de uma economia desgastada e de ser pequeno, pôde enfretar o "todo-poderoso" Peru! Porque eles adotaram um sistema de "eficiência total". O que quer dizer. Eles passaram à explorar ao máximo seus equipamentos, e passaram à mantê-los preparados e operacionais!!!
Alitson escreveu:Sétimo:
O que foi e esta sendo levantado a respeito dos concorrentes diretos dos F-5BR até agora é a realidade e possíveis aquisições de todas as forças aéreas da AL. Quando falamos que os F-16 da FAV, F-16 da FAC irão receber os armamentos ainda é uma possibilidade futura, então quando estamos falando que a FAB irá receber os 46 F-5 no padrão BR até meados de 2007 e que serão adquiridos mísseis e armas de ultima geração para estes, isto são especulações para o futuro. Agora querer dizer que a FAB irá modernizar os Tigers e equipá-los unicamente com o Piranha e bombas burras apenas, é negligenciar demais a FAB.
Certos camaradas estão confundindo-se e muito, pois colocam os F-16CH como os melhores caças da AL e os F-5BR os piores, pois estes não tem mísseis BVRs, mas como que alguém quer comparar um contra o outro se nenhum tornou-se operacional ainda. Não se sabe quais são realmente os mísseis que estes irão utilizar. Os nosso F-5 tem grande possibilidade de utilizar os mísseis israelenses em lugar dos sul-africanos, pois o A-Darter ainda não esta operacional e poderá se tornar um problema, enquanto o Python 5 começará a ser entregue em 2005 para a IDF.
Os únicos caças da AL(que voam) hoje realmente capazes e com modernos armamentos ar-ar comprovados são os Tiger III do Chile, porem em dois a três anos tal situação irá mudar e drasticamente.
Lembrando que quando um F-15 decola para efetuar uma interceptação também esta no ar um E-3, um KC-135, um EC-135, fora o apoio de solo e assim com nossos R-99s faremos a diferença e não terá boca para os nossos F-5BR pra ninguém na AL, além do próprio F-X, se este sair. Lembrado também que antes já dei completa explanação dos equipamentos e upgrades do F-5BR.
Eu creio que a comparação entre os caças, mesmo não sendo operacionais, é norma, pois eles serão os futuros caças mais poderosos do continente, junto com os MiG-29 do Peru!!!
Mas acho que o F-5Br tem ótimas possibilidades de usar os mísseis sul-africanos. Nunca se dá um ponto sem nó!!! Os sul-africanos não nos ajudaram com o Piranha de graça!!!
Quanto ao apoio à aviação de caça, nesta o Brasil dá show!!! Temos mais KC's, mais e mais modernos AEW&C e ótimos aviões de sensoriamento. Isso tudo, junto com os futuros F-5Br, A-1M e F-X nos colocarão à frente do poder aéreo na AL.
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell