Alitson escreveu:Caro Zero
Segundo fontes que utilizam os F-16A/B e F-16C/D, assim como o F-5 com avionica Elbit e radar Grifo, estou falando de Cingapura com o F-5S, que serviu como base na arquitetura do F-5BR, é superior ao F-16A/B do mesmo e no combate ar-ar pode, na mão do piloto certo, pode vencer o F-16C/D, pois como ja se sabe a assinatura do radar e IR do Tiger é menor e com bons ECMs pode passar quase que nulo(segundo Fontes daquela força aérea).
Mas querer comparar o A-4AR com o F-5BR é muita loucura, pois este não tem ao meu ponto de vista nem 70% da capacidade do nosso F-5. Quanto aos chilenos estes fizeram o upgrade de seus F-5 entre 90 e 92 então já é possivel ver a longa distancia que os separam. Os Mirage 2000 peruanos ao meu ponto de vista ainda são superiores ao F-5 chilenos, A-4 argentinos e batem de igual para igual com os F-16A/B da Venezuela, baseio-me em dados repassados pela Grecia, que faz uso de uma versão do M2000 igual ao peruano e do F-16A/B. Todos esqueceram do Kfir CE(C10) do Equador que é mais avançado e bem equipado do que of F-5 chilenos entre os outros concorrentes do continente, porem atras dos F-5BR. Dizem as mas linguas que estes possuem misseis Python 4 e Derby, alem de PGMs. Logo vale salientar que o upgrade realizados nos Kfir do Equador é o mesmo a ser aplicado aos F-16 da Venezuela.
Todos os fatos citados acima são vereditos de fontes oficiais. Porém isto não é o sulficiente para darmos fim ao F-X e que nosso F-5 não deve em nada para os concorrentes do continente, além do que eles não tem os R-99 que fazem deles assim os melhores e mais bem vetorados caças do continente americano, a frente até dos CF-18A/B do Canada, que não tem AEWs.
Valeu!!!
ATé agora eu to tentando entender o conceito de um caça de radar com menor alcance e sem BVR pode ser melhor que um caça com radar de maior alcance e capacidade BVR! É Impossível os F-16 A/B serem melhores do que os F-5 Tiger III num primeiro ponto de vista. É evidente que o F-16 A/B é um projeto mais moderno, mas nesse caso o F-5 III é bem mais eficiente.
Onde eu comparei os A-4AR com os F-5Br ?!
Vou procurar mais infos sobre os M-2000 Peruanos. Porém duvido que sejam mais eficientes do que os F-5 Chilenos. estão equipados com que mísseis ?! será que superam a dupla Python4/Derby apoiados pelo Phalcon ?! Mais uma vez... Ta dizendo que os M-2000 Peruanos são superiores aos F-5 III Chilenos porém empatam com o F-16 A/B da venezuela... no contexto atual o F-5 III é mais eficiente que o F-16 A/B! já que o F-16 A/B equipado com o APG-66 tem menor alcance que o Elta EL/M-2032 e não tem capacidade de lançar mísseis BVR.
Realmente nos F-5Br quando, e SE um dia, estiverem operacionais certamente não vão dever nada para os outros caças da AL! porém está muito longe de ser tão superior como é citado no fórum. Gostaria de lembrar (mais uma vez) que não somos o único país a possuir uma boa aeronave AEW&C! Os chilenos contam com o Phalcon (na FAch chamado de Cóndor) que tem eletrônica toda Israelense