O F-5 BR presta ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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ZeRo4
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#31 Mensagem por ZeRo4 » Sex Jul 16, 2004 11:29 am

Alitson escreveu:Caro Zero

Segundo fontes que utilizam os F-16A/B e F-16C/D, assim como o F-5 com avionica Elbit e radar Grifo, estou falando de Cingapura com o F-5S, que serviu como base na arquitetura do F-5BR, é superior ao F-16A/B do mesmo e no combate ar-ar pode, na mão do piloto certo, pode vencer o F-16C/D, pois como ja se sabe a assinatura do radar e IR do Tiger é menor e com bons ECMs pode passar quase que nulo(segundo Fontes daquela força aérea).
Mas querer comparar o A-4AR com o F-5BR é muita loucura, pois este não tem ao meu ponto de vista nem 70% da capacidade do nosso F-5. Quanto aos chilenos estes fizeram o upgrade de seus F-5 entre 90 e 92 então já é possivel ver a longa distancia que os separam. Os Mirage 2000 peruanos ao meu ponto de vista ainda são superiores ao F-5 chilenos, A-4 argentinos e batem de igual para igual com os F-16A/B da Venezuela, baseio-me em dados repassados pela Grecia, que faz uso de uma versão do M2000 igual ao peruano e do F-16A/B. Todos esqueceram do Kfir CE(C10) do Equador que é mais avançado e bem equipado do que of F-5 chilenos entre os outros concorrentes do continente, porem atras dos F-5BR. Dizem as mas linguas que estes possuem misseis Python 4 e Derby, alem de PGMs. Logo vale salientar que o upgrade realizados nos Kfir do Equador é o mesmo a ser aplicado aos F-16 da Venezuela.
Todos os fatos citados acima são vereditos de fontes oficiais. Porém isto não é o sulficiente para darmos fim ao F-X e que nosso F-5 não deve em nada para os concorrentes do continente, além do que eles não tem os R-99 que fazem deles assim os melhores e mais bem vetorados caças do continente americano, a frente até dos CF-18A/B do Canada, que não tem AEWs.
Valeu!!!


ATé agora eu to tentando entender o conceito de um caça de radar com menor alcance e sem BVR pode ser melhor que um caça com radar de maior alcance e capacidade BVR! É Impossível os F-16 A/B serem melhores do que os F-5 Tiger III num primeiro ponto de vista. É evidente que o F-16 A/B é um projeto mais moderno, mas nesse caso o F-5 III é bem mais eficiente.

Onde eu comparei os A-4AR com os F-5Br ?!

Vou procurar mais infos sobre os M-2000 Peruanos. Porém duvido que sejam mais eficientes do que os F-5 Chilenos. estão equipados com que mísseis ?! será que superam a dupla Python4/Derby apoiados pelo Phalcon ?! Mais uma vez... Ta dizendo que os M-2000 Peruanos são superiores aos F-5 III Chilenos porém empatam com o F-16 A/B da venezuela... no contexto atual o F-5 III é mais eficiente que o F-16 A/B! já que o F-16 A/B equipado com o APG-66 tem menor alcance que o Elta EL/M-2032 e não tem capacidade de lançar mísseis BVR.

Realmente nos F-5Br quando, e SE um dia, estiverem operacionais certamente não vão dever nada para os outros caças da AL! porém está muito longe de ser tão superior como é citado no fórum. Gostaria de lembrar (mais uma vez) que não somos o único país a possuir uma boa aeronave AEW&C! Os chilenos contam com o Phalcon (na FAch chamado de Cóndor) que tem eletrônica toda Israelense




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Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
César
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#32 Mensagem por César » Sex Jul 16, 2004 1:03 pm

Só uma pergunta:

Os F-5 Tiger III Chilenos são equipados com o Derby? Pelo que eu saiba eles só tinham o Python4. Portanto, não deveriam ter capacidade BVR.

E por fim, sim o Chile tem um AEW&C Phalcon com aviônica Israelense. Mas sabe quantos ele tem? 1!!!!
Só tem 1 AEW&C, o que acarreta que o mesmo não poderá voar em apoio aos caças o tempo todo. Tão pouco poderá patrulhar mais do que uma região.

A questão de superioridade ou inferioridade do F-5Br perante outros caças da AL é totalmente relativa. Ele não é nem incrivelmente superior ou inferior aos demais. Está em um patamar parecido de capacidade. Melhor que alguns mas pior que outros.

E lembrando que, pelo que eu saiba(posso estar errado) somente o Peru tem a capacidade BVR com os R-77 que equipam os MiG-29SE daquele país.

Por fim, sabem que fim levou aquele plano de modernização dos KfirC2 do Equador? Em uma T&D disseram que eles assinaram um acordo de modernização dos C2 para torná-los em um caça com uma capacidade similar ao C-10(oferecido inclusive ao Brasil, lembram?). O radar do C-10 é o EL/M-2032, esse também é o radar dos Kfir equatorianos que sofreram o MLU?(isso se sofreram algum tipo de MLU né...).

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#33 Mensagem por Anonymous » Sex Jul 16, 2004 2:05 pm

esse negocio de ser melhor só por ser mais moderno é pura lorota..
se fosse verdade os GOL MIL ganhava dos Maverick V8 quadrijet ...
Melhor ser mais antigo e bom do que novinho e não ter nada...




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ZeRo4
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#34 Mensagem por ZeRo4 » Sex Jul 16, 2004 3:45 pm

César escreveu:Só uma pergunta:

Os F-5 Tiger III Chilenos são equipados com o Derby? Pelo que eu saiba eles só tinham o Python4. Portanto, não deveriam ter capacidade BVR.

E por fim, sim o Chile tem um AEW&C Phalcon com aviônica Israelense. Mas sabe quantos ele tem? 1!!!!
Só tem 1 AEW&C, o que acarreta que o mesmo não poderá voar em apoio aos caças o tempo todo. Tão pouco poderá patrulhar mais do que uma região.

A questão de superioridade ou inferioridade do F-5Br perante outros caças da AL é totalmente relativa. Ele não é nem incrivelmente superior ou inferior aos demais. Está em um patamar parecido de capacidade. Melhor que alguns mas pior que outros.

E lembrando que, pelo que eu saiba(posso estar errado) somente o Peru tem a capacidade BVR com os R-77 que equipam os MiG-29SE daquele país.

Por fim, sabem que fim levou aquele plano de modernização dos KfirC2 do Equador? Em uma T&D disseram que eles assinaram um acordo de modernização dos C2 para torná-los em um caça com uma capacidade similar ao C-10(oferecido inclusive ao Brasil, lembram?). O radar do C-10 é o EL/M-2032, esse também é o radar dos Kfir equatorianos que sofreram o MLU?(isso se sofreram algum tipo de MLU né...).

Abraço a todos

César


Os Chilenos adquiriram ou já tinham encomendado (vou procurar o link da notícia), um lote de Derby. O Chile possui 2 Phalcons. Que tem maior capacidade de permanecer em patrulha que o R-99 Brasileiro, já que utiliza como base o 707. Quantos R-99A o Brasil possui ?! Apenas fazendo uma conta básica:

Phalcon:

Alcance: 6,920 km

R-99A:

Alcance: 2,870 km

Sei que raio de ação seria mais apropriado... mas apenas com alcance, 4 R-99A ainda perderiam para os 2 Phalcon em alcance e acredito que eles estariam em vantagem já que tem menor faixa territorial do que nós.

A questão dos F-5Br é relativa mesmo. Mais o problema é que a maioria do pessoal fica exaltando um upgrade, que os Chilenos já fizeram em semelhança a mais de 10 anos atrás. Fica evidente que o F-5Br é mais avançado do que o F-5 Tiger III, mas não ao ponto de acharem que vai ser o melhor avião da AL! pois na verdade NÃO É... ele só estará no "mesmo" nivel dos Tiger III e Kfir 2000 Equatorianos.

Ou seja, num eventual combate entre F-5 Tiger III vs. F-5Br armados com Derby e apoiados pelo Phalcon e R-99A daria empate. estaríamos empatando com um avião modernizado a 10 anos atrás...

Os KfirC2 do Equador foram upgradeados para o padrão Kfir C10 ou Kfir 2000! E ainda temos os colombianos operando o Kfir C7.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Sex Jul 16, 2004 3:59 pm, em um total de 1 vez.
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#35 Mensagem por Anonymous » Sex Jul 16, 2004 3:50 pm

A então qual é o melhor ?
Os 3 MIG-29 sem condições de voo do Peru os a meia duzia de F-16 antigão de outros ?




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#36 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 16, 2004 4:30 pm

César escreveu:É difícil fazer uma análise 100% segura, mas entre os possíveis adversários(F-16A, MiG-29SE, F-5E/F Tiger III, A-4AR) acredito que o F-5Br deve estar de igual pra igual ou até superior a maioria deles, se devidamente equipado(BVR e tudo mais).

O Fiar Griffo-F(versão do radar para F-5) tem capacidade similar a do APG-66. E, como o Alitson bem lembrou, o ARG-1, radar dos A-4AR é uma versão downgraded do APG-66.
Portanto, imagino que o Griffo-F deva ser ligeiramente superior ao ARG-1(alguém pode me corrigir?).
Isso sem contar que por ter mais velocidade e potência de motor, o F-5Br é mais voltado para combates aéreos que o A-4AR(que tem como principal função o ataque terrestre).
Não sei que tipo de radar que equipa os F-5 Tiger III Chilenos, então não tenho como fazer uma análise entre os dois. Porém, como a modernização dos Tigers Chilenos aconteceu já a algum tempo atrás, imagino que o F-5Br deve ser superior a esses também.

Por fim, eles devem estar de igual para igual com os F-16A da Venezuela e com capacidade inferior aos MiG-29SE do Peru. Claro, estou disconsiderando os níveis de disponibilidade e manutenção sofríveis que essas aeronaves têm em seus respectivos países(o que piora o desempenho das mesmas em combate, vide os MiG-29 Iuguslavos em 1999 na Guerra de Kosovo).

Acho que já falei demais né?
Ahhh, e finalizando, com certeza o F-5Br será inferior aos F-16C/D adquiridos pelo Chile, no FX deles.
Aliás, o FX Chileno demorou 5 anos pra ser fianalizado. O nosso "só" está a 2 anos e meio! :P É isso aí galera, a esperança é a última que morre.


Olá César,


Para mim, o Grifo-Ftem capacidade maior que os APG-66, o ARG-1 e EL/M-2032, já que este não é da última versão.

Bom, para mim, levando em consideração também a manutenção e disponibilidade, o F-5Br certamente será o melhor caça da AL, principalmente levando em conta que ele é o mais numeroso.

O F-5Br só será superado pelo F-16C/D chileno, que certamente será superado pelo F-X brasileiro.




Atte.
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#37 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 16, 2004 4:38 pm

ZeRo4 escreveu:
César escreveu:Só uma pergunta:

Os F-5 Tiger III Chilenos são equipados com o Derby? Pelo que eu saiba eles só tinham o Python4. Portanto, não deveriam ter capacidade BVR.

E por fim, sim o Chile tem um AEW&C Phalcon com aviônica Israelense. Mas sabe quantos ele tem? 1!!!!
Só tem 1 AEW&C, o que acarreta que o mesmo não poderá voar em apoio aos caças o tempo todo. Tão pouco poderá patrulhar mais do que uma região.

A questão de superioridade ou inferioridade do F-5Br perante outros caças da AL é totalmente relativa. Ele não é nem incrivelmente superior ou inferior aos demais. Está em um patamar parecido de capacidade. Melhor que alguns mas pior que outros.

E lembrando que, pelo que eu saiba(posso estar errado) somente o Peru tem a capacidade BVR com os R-77 que equipam os MiG-29SE daquele país.

Por fim, sabem que fim levou aquele plano de modernização dos KfirC2 do Equador? Em uma T&D disseram que eles assinaram um acordo de modernização dos C2 para torná-los em um caça com uma capacidade similar ao C-10(oferecido inclusive ao Brasil, lembram?). O radar do C-10 é o EL/M-2032, esse também é o radar dos Kfir equatorianos que sofreram o MLU?(isso se sofreram algum tipo de MLU né...).

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César


Os Chilenos adquiriram ou já tinham encomendado (vou procurar o link da notícia), um lote de Derby. O Chile possui 2 Phalcons. Que tem maior capacidade de permanecer em patrulha que o R-99 Brasileiro, já que utiliza como base o 707. Quantos R-99A o Brasil possui ?! Apenas fazendo uma conta básica:

Phalcon:

Alcance: 6,920 km

R-99A:

Alcance: 2,870 km

Sei que raio de ação seria mais apropriado... mas apenas com alcance, 4 R-99A ainda perderiam para os 2 Phalcon em alcance e acredito que eles estariam em vantagem já que tem menor faixa territorial do que nós.

A questão dos F-5Br é relativa mesmo. Mais o problema é que a maioria do pessoal fica exaltando um upgrade, que os Chilenos já fizeram em semelhança a mais de 10 anos atrás. Fica evidente que o F-5Br é mais avançado do que o F-5 Tiger III, mas não ao ponto de acharem que vai ser o melhor avião da AL! pois na verdade NÃO É... ele só estará no "mesmo" nivel dos Tiger III e Kfir 2000 Equatorianos.

Ou seja, num eventual combate entre F-5 Tiger III vs. F-5Br armados com Derby e apoiados pelo Phalcon e R-99A daria empate. estaríamos empatando com um avião modernizado a 10 anos atrás...

Os KfirC2 do Equador foram upgradeados para o padrão Kfir C10 ou Kfir 2000! E ainda temos os colombianos operando o Kfir C7.


O Brasil possue 5 R-99A. Em sistemas, os nossos são melhores. Entretanto, eu sabia que o Chile possuía apenas 1 Condor.

De qualquer forma, mesmo o F-5Br sendo equivalente ao F-5 Tiger III< nós temos maiores quantidades desses caças, o que nos dá uma boa vantagem.




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#38 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jul 16, 2004 4:40 pm

Os Chilenos adquiriram ou já tinham encomendado (vou procurar o link da notícia), um lote de Derby. O Chile possui 2 Phalcons. Que tem maior capacidade de permanecer em patrulha que o R-99 Brasileiro, já que utiliza como base o 707. Quantos R-99A o Brasil possui ?! Apenas fazendo uma conta básica:

Phalcon:

Alcance: 6,920 km

R-99A:

Alcance: 2,870 km

Sei que raio de ação seria mais apropriado... mas apenas com alcance, 4 R-99A ainda perderiam para os 2 Phalcon em alcance e acredito que eles estariam em vantagem já que tem menor faixa territorial do que nós.

A questão dos F-5Br é relativa mesmo. Mais o problema é que a maioria do pessoal fica exaltando um upgrade, que os Chilenos já fizeram em semelhança a mais de 10 anos atrás. Fica evidente que o F-5Br é mais avançado do que o F-5 Tiger III, mas não ao ponto de acharem que vai ser o melhor avião da AL! pois na verdade NÃO É... ele só estará no "mesmo" nivel dos Tiger III e Kfir 2000 Equatorianos.

Ou seja, num eventual combate entre F-5 Tiger III vs. F-5Br armados com Derby e apoiados pelo Phalcon e R-99A daria empate. estaríamos empatando com um avião modernizado a 10 anos atrás...

Os KfirC2 do Equador foram upgradeados para o padrão Kfir C10 ou Kfir 2000! E ainda temos os colombianos operando o Kfir C7.



ZeRo4,

Primeiro uma questão,
Em relação a AL, apesar de nossos equipamentos HOJE estarem obsoletos, verdade seja dita, nossos pilotos são reconhecido mundialmente pela suas qualidades.

Cito : Os vários combates em treinamento com as outras forças áreas.

Em relação ao R-99 A temos 5 cinco unidades. E estes já em 2005 já deverão estar prontos para serem reabastecidos em vôo. Pois como fazem parte do SIVAM, tem verbas de sobra.

Zero4, os F-5 BR + R-99 + Pilos da FAB, poderiam sim ser considerados o melhor conjunto de combate da AL. Isto em teoria.
Mesmo porque a estimativa de que em 2006/2007 cerca de 46 ou mais F-5 deverão estar operacionais. OK.

O Chile tem apenas 12 ou 15 F-5, não me lembro.

Mas o Equador ainda não acabou seu programa. Onde vc leu que eles acabaram O programa do C-2 para C-10 ?

A Colômbia só tem o alguns Kfir C-7 e mais alguns Mirage 5.

Valeu,




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#39 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 16, 2004 5:14 pm

A questão de pilotos nem é tão relevante, pois os chilenos também são excelentes. O fato é que eles só tem 1 Phalcon, nós temos 5 R-99A, que breve terão capacidade REVO.

Eles têm poucos F-5TIII, cerca de 12/15 aeronaves. Nós teremos 46 F-5BR que por ser mais novo é mais moderno.

Ou seja, a balança vai pesar pro nosso lado. Quem ganharía? São muitas variáveis.




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#40 Mensagem por Spetznaz » Sex Jul 16, 2004 5:35 pm

Ou seja, a balança vai pesar pro nosso lado. Quem ganharía? São muitas variáveis.

Nao existem vencedores em uma guerra. Todos perdem, inclusive a humanidade como um todo..... :P :P

Estou filosofal hj..... :lol:




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#41 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 16, 2004 5:38 pm

Aaaahhh, fala sério! Estava falando de combates aéreos. Sem filosofia...




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#42 Mensagem por Spetznaz » Sex Jul 16, 2004 5:53 pm

Para que tirar vidas em combates aéreos?
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#43 Mensagem por César » Sex Jul 16, 2004 6:35 pm

Caro Zero,

Zero escreveu:Os Chilenos adquiriram ou já tinham encomendado (vou procurar o link da notícia), um lote de Derby. O Chile possui 2 Phalcons.

Você poderia postar algum link ou uma notícia confirmando que o Chile tem 2 Phalcons?
Fui verificar nos meus "arquivos"(que pretensão :lol: ) de revistas se essa sua informação procedia. Nas edições especiais sobre aviação militar na América Latina "Flap Internacional" dos anos de 2002 e 2003, ambas as edições acusam que o Chile possui somente 1 IAI Phalcon, derivado do Boeing. E não 2.
Eu também fui no site da FACh, mas infelizmente nada encontrei sobre quantidades de armamentos(não encontrei lá sequer alguma informação sobre os armamentos), então a única fonte que eu tenho de informações para essa questão são essas revistas.
Eu não achei que estávamos fazendo uma análise de Brasil X Chile. Somente acreditava que estávamos comparando o F-5Br com os TigerIII. Se você quiser podemos começar a analisar os raios de detecção de ambas as aeronaves(R-99A e Phalcon) e baseado no seu número e sistemas determinar que país levaria vantagem. O Brasil com 5 R-99A ou o Chile com 1 (ou 2, se você confirmar) Phalcon.
Mas creio que esse não é o ponto central do debate.

A questão dos F-5Br é relativa mesmo. Mais o problema é que a maioria do pessoal fica exaltando um upgrade, que os Chilenos já fizeram em semelhança a mais de 10 anos atrás. Fica evidente que o F-5Br é mais avançado do que o F-5 Tiger III, mas não ao ponto de acharem que vai ser o melhor avião da AL! pois na verdade NÃO É... ele só estará no "mesmo" nivel dos Tiger III e Kfir 2000 Equatorianos

Concordo que o F-5Br não será o caça mais poderoso da AL. Como disse e volto a repetir ele é inferior ao MiG-29SE do Peru. Mas está no mesmo patamar ou em um patamar superior a todos os demais(Kfir C-7 da Colômbia, KfirC-2MLU[C-10] do Equador, MirageF-1 do Equador, A-4AR da Argentina, F-16A/B da Veneluzela e por aí vai....).
Ele é um bom avião. Mas com certeza não é o melhor.

Ou seja, num eventual combate entre F-5 Tiger III vs. F-5Br armados com Derby e apoiados pelo Phalcon e R-99A daria empate. estaríamos empatando com um avião modernizado a 10 anos atrás..

Cara não é tão simples assim. Um combate aéreo é absolutamente relativo. Eu não posso falar com certeza que um TigerIII armado com Derby X um F-5BR armado com o Darter dê empate, ou perca ou vença. E também não gostaria de entrar no mérito da questão dos apoios por que senão daqui a pouco vamos começar a analisar um embate Brasil X Chile(como já começaram a fazer numerando a nossa vantagem quantitativa).

Fico aguardando a sua confirmação a respeito dos Derbys.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#44 Mensagem por Spetsnaz » Sex Jul 16, 2004 7:01 pm

Spetznaz escreveu:Para que tirar vidas em combates aéreos?
Paz e amor.....a vida é lnda sem violencia.... :lol: :lol: :lol:


realmente vc tá mto viado huahaua

:lol:




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#45 Mensagem por Fox » Sex Jul 16, 2004 7:34 pm

O Chile só tem um Phalcon (IAI-707 Phalcon) e 16 F-5 Tiger III (13 F-5E + 3 F-5F)! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
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