Bem, antes de tudo, muito bom post. Eu já postei aqui que se fosse a oitava maravilha, esse PA teria vários países na fila para comprar, mas pelo que se sabe os únicos babacas estavam abaixo da linha do equador.
Como disse certa feita um oficial da ARA.
É o maior alvo móvel do hemisfério sul.
Caro Juarez,
Na minha opinião, todos navios sem defesa AAe de médio/longo alcance são alvos móveis. Oficiais da MB que operam o Sea Wolf das Type 22 admitiram (em conversa pessoal) que ele serviria somente para tentar abater mísseis inimigos, hoje a aeronave inimiga (caça, helicóptero, avião turbo-hélice, etc) ficaria longe disparando seus mísseis e bombas guiadas. Nem as fragatas classe Niterói ModFrag conseguem se defender de P-3 ou Sea King disparando mísseis anti-navio.
Que o A-12 seja o maior alvo por simplesmente ser o maior navio, pois todos navios são alvos se não atacarem. Mas quem na MB pode levar bom número de SH-3 Sea King portando AM-39 ??? Quem, quem ? Quem pode levar bom número de SH-3 para missões ASW, com sonar de mergulho, grande autonomia, etc ? Quem, quem ? Quem pode levar bom número de Super Pumas para apoio ao Fuzileiros Navais (FN) ? Quem, quem ? Quem pode levar AF-1 SkyHawks (se tivéssemos mais aviões voando) para que faça apoio aéreo aproximado para os FN, lançando bombas e foguetes ? Quem, quem ? Etc, etc.
Resposta : A-12 São Paulo.
Ou seja, o A-12 supre um monte de missões que outros navios da MB não conseguem suprir. O problema maior é ter o A-12 e poucos AF-1 voando, mas a culpa maior está nesses aviões e não no A-12.
A MB no seu PRM planeja gastar pouco com o A-12 e suas aeronaves; a maior parte dos gastos será em escoltas e subs, vide o recente contrato de EUR 1,08 bi.
Quanto à "babacas", só se for esse oficial argentino... acompanhei muito a imprensa francesa e a venda do R-99 Foch foi depois criticada duramente pelos franceses (apareceu em destaque em jornais de grande circulação na França), por deixar a França sem porta-aviões em certos períodos de manutenção do R-91 Charles de Gaulle. Ou seja, os franceses não nos acharam otários por comprarmos o R-99 Foch, isso eu posso garantir. Agora, quanto à venda dos 12 Mirage 2000C/B, eles devem estar rindo até agora !
Vergonha maior foi em algumas operações navais quando a França teve que requisitar ajuda da Royal Navy para prover escolta AAe de área com suas Type 42, pois as atuais francesas estão sendo aposentadas mais rapidamente do que a entrada das substitutas.
Abraços,
Roberto