Estará a USN a dar "um tiro no pé" ao estudar Navios de Ficção Cientifica, que custam fortunas imensas e para os quais não se vislumbra um adversário concreto?
Será a pressão dos "lobbies" das Indústrias de Armamento?
Que opiniões?
Sintra escreveu:Mudando de assunto, tenho lido em vários tópicos que gostariam das FREEM mas eu sou um pouco crítico em relação a elas, assim como em relação às Horizon/Orizonte. Prefiro o desenho alemão ou mesmo o holandês embora a minha preferência vá para os projectos americanos. Depois explicarei porquê. Agora vou almoçar uns belos linguados grelhados (linguado é peixe, seus tarados).
A US Navy anda a passar-se em grande estilo da cabeça...
Os seus dois novos projectos de combatentes de superficie, o LCS e o DDX andam entre o disparatado e o muito disparatado, e o pior dos disparates é que são MUITISSIMO CAROS...
Estima-se que o LCS, uma fragata (em tamanho) equipada com um radarzito SeaGirafe, armada com um canhão de 57 mm e um lançador de Sea RAM, que ainda não navegou vá custar o mesmo que um destroyer de quase 6000 toneladas equipado com 32 vls capazes de lançar misseis de cruzeiro, Aster 30, um radar APAR, tubos lança Torpedos, 8 misseis antinavio e um canhão Vulcano de 127 mm (estou a falar da versão multimissão da FREEM Italiana, que é bastante mais capaz que as versões francesas). Mas o LCS é rápido, ui, ui, e tem a capacidade de sobreviver a estragos equivalente ao de uma lata de Coca Cola, por este prisma, de repente o navio Europeu passa a ser muito atrativo...
O DDX é ainda pior, vai custar mais ou menos a mesma coisa que os Ingleses tencionam pagar por um Porta Aviões de 65000 toneladas e todo o conceito que se encontra por detrás do seu desenho é muito "sui generis", isto sendo politicamente correcto, porque se não o for, assim à primeira vista eu diria que se trata de UMA GRANDE MERD...
Vamos colocar uma "banheira" do tamanho de um Couraçado de bolso que custa o que custa, a 100 milhas da costa do adversário de forma a bombardear este com canhões, boa ideia. NÂO... :x
Se colocamos uma banheira a esta distância da costa de um adversário é garantido que o tipo,(1) vai saber que ela está lá,(2) disparar contra ela e (3) quase garantidamente meter aquela porra no fundo do mar. E é nesta altura do campeonato que alguém diz, "mas o barco é stealth"... Nesta altura o Sintra desata a espumar da boca e começa aos gritos... "AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH"
Não é possivel esconder uma bisarma de 12000 toneladas e que emite sinais de radar por todos os lados de alguém que tenha equipamento electrônico Chinês dos anos 60 do século passado, quanto mais de um adversário que tenha sistemas, treino e doutrina minimamente recente e decente...
E O PIOR DE TUDO é que aqueles ... estão a cortar às postas a frota de Porta Aviões e as esquadras de F18 de forma a pagar esta trampa... E eu nem vou começar com uma diatribe acerca de como a US NAVY PELA 1ª VEZ em 50 anos deixou que o seu principal aparelho de combate fosse notoriamente equivalente (ou mesmo inferior) ao dos possiveis adversários.
Sorry JLRC, passei-me um pouco, entro em modo balistico sempre que isto me passa pela cabeça, nisto e no V22 (Sintra começa a espumar da boca com imagens de duas Helices a passar da horizontal para a vertical)
=====
Aguardam-se contributos para o DEBATE