7 de Setembro de 2006 - 184 Anos de Independência do Brasil

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

7 de Setembro de 2006 - 184 Anos de Independência do Brasil

#1 Mensagem por Paisano » Qui Set 07, 2006 9:34 am

Independência do Brasil

Fonte: http://www.brasilescola.com/

1. A revolução do Porto

Com a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, Portugal mergulhou numa grave crise. A invasão do país pelo exército de Napoleão Bonaparte desorganizou a produção do vinho e do azeite. Pouco depois, a abertura dos portos brasileiros levou os comerciantes portugueses a perderem o mercado colonial para a Inglaterra. Diante desta crise, várias cidades portuguesas fizeram manifestações de militares e civis contra o governo estrangeiro e absolutista. Exigindo a volta imediata de dom João a Portugal.

As primeiras notícias da Revolução do Porto chegaram ao Brasil ainda em 1820. O movimento inspirou diversas rebeliões locais da população insatisfeita.

2. Um momento de indefinições

Inicialmente, a elite brasileira apoiou as Cortes portuguesas. Afinal, os latifundiários, os altos funcionários e alguns comerciantes do Rio de Janeiro foram chamados a participar do novo governo. Em 1821, o governo português aumentou as taxas alfandegárias sobre as mercadorias importadas da Inglaterra. Com isso, Portugal pretendia recuperar o monopólio comercial sobre o Brasil. No mesmo ano, as Cortes enviaram tropas ao Rio de Janeiro e Pernambuco, para reforçar a vigilância na Colônia.

3. Os partidos políticos em formação

A elite agro-exportadora fundou um partido político, o Partido Brasileiro, ao lado de periódicos como o Despertador Brasiliense e o Regulador Brasílico-Luso. Os comerciantes portugueses, concentrados no Nordeste e beneficiados pelo monopólio da Coroa, foram contrários a independência do Brasil. Com o apoio de alguns militares do Reino, eles fundaram o Partido Português. Já a classe média que havia se formado no Rio de Janeiro, composta por funcionários públicos, profissionais liberais, militares e padres, assumiu uma posição mais radical em favor da independência.

4. Dom Pedro decide ficar

Embora com idéias diferentes, o Partido Brasileiro e os liberais radicais se uniram na luta pela independência. Por sua vez, as Cortes de Lisboa, em sua tentativa de recolonizar o Brasil, passaram a exigir mais insistentemente o retorno de dom Pedro a Portugal. Preocupados com essa exigência, os dois grupos políticos, organizaram um grande abaixo assinado, pedindo ao príncipe regente que ele não abandonasse o Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, após receber o documento com as assinaturas pedindo a sua permanência no Brasil, dom Pedro tomou a decisão de ficar. "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico", declarou o príncipe regente ao grupo de pessoas que lhe foi entregar o abaixo-assinado. Esse fato ficou conhecido como o Dia do Fico. A decisão de dom Pedro de desobedecer as Cortes Portuguesas foi o início do rompimento das relações do governo brasileiro com o governo português. A partir daí os acontecimentos se precipitaram e o Brasil caminhou rapidamente para sua independência.

5. Processos para a Independência do Brasil

As cortes portuguesas consideravam ilegal o governo de dom Pedro e ameaçaram enviar tropas ao Brasil, caso seu retorno à Europa fosse mais uma vez adiado. Quando a decisão de Portugal chegou no Brasil, José Bonifácio, enviou-lhe as mensagens vindas de Portugal. Dom Pedro as recebeu no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Junto a correspondência estava uma carta de seu ministro, aconselhando-o a tomar uma atitude imediata. Ali mesmo, às margens do riacho e na presença de uma pequena comitiva, dom Pedro levantou a sua espada e gritou "Independência ou Morte", assim estava declarada a Independência do Brasil, após trezentos anos de colonização.

6. Pós Independência

Após proclamada a independência do Brasil, os dois primeiros países a reconhecer a independência brasileira foram países norte-americanos, os Estados Unidos e o México.

Portugal, ainda tentou sem sucesso que o novo império brasileiro retomasse a condição de colônia, mas como não era possível exigiu um valor de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência do Brasil, sem recursos Dom Pedro recorreu a um empréstimo a Inglaterra, outro país que reconheceu logo a independência brasileira.

Apesar do processo de independência do Brasil, a nova condição brasileira não beneficiou a classe mais pobre, pois estes nem sequer entenderam o processo de independência, este fato não modificou em nada as camadas sociais, a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão continuou e a distribuição de renda continuou desigual.

Apesar de ser bonita a história do rompimento com Portugal, a independência do Brasil teve vários aspectos negativos. Na sua maioria, foi uma independência das elites, que ganharam mais liberdade econômica e política.

BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#2 Mensagem por BrasileiroBR » Qui Set 07, 2006 10:22 am

Imagem

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6461 vezes
Agradeceram: 6824 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Túlio » Qui Set 07, 2006 10:59 am

Hoje é Sete de Setembro.

VIVA O BRASIL, PAÍS DO MELHOR POVO, DA MELHOR TERRA E DOS PIORES POLÍTICOS!

Lembrei da MB e seus futuros '214' AIP a serem feitos no AMRJ e fiquei mais feliz ainda, POWS!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#4 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 07, 2006 11:41 am

Esta é para os tugas...

Hehehe, nada melhor que chutar os traseiros reais dos Holandeses, dos Portugueses, e os traseiros Republicanos dos Argentinos, Paraguaios, Uruguaios, e quetales... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:( :( :( :(

Bateu uma vontade de ser colônia agora... O Túlio quaase acertou, mas também temos o PIOR POVO...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Guillermo Muñoz
Avançado
Avançado

#5 Mensagem por Guillermo Muñoz » Qui Set 07, 2006 12:08 pm

Parabeins pelo Dia da Independencia!!!!! :D :D
Tomara que cedo mostrem fotos dos M2000 voando nel Planalto nos topicos da Força Aerea!!
Feliz Día Brasil!!!!!!!! :idea:
Salu2

Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2842 vezes
Agradeceram: 2504 vezes

#6 Mensagem por P44 » Qui Set 07, 2006 12:19 pm

Parabéns !!!! :D

Do que vocês se livraram hein???
Corrupção, compadrio, chico-espertismo, etc etc etc :mrgreen:

Botem aí mas é umas BRASILEIRAS jeitosas, tá legal???? 8-]

E quanto a AIPs, e IKLs e AMRJs, eu esperava para ver, como S. Tomé, afinal vcs são governados por descendentes de Tugas :twisted: , que não sabem se há NPOs, LPDs, OHPs...KDs...etc etc :twisted:

Já lá dizia o "povão":
"Não estejas já a contar com o ovo no cú da galinha!"

o povão é que sabe!

[009] FELIZ INDEPENDÊNCIA!

(que nós há muito que perdemos a nossa :roll: )

*Turn on the news and eat their lies*
CFB
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por CFB » Qui Set 07, 2006 12:35 pm

VIVA A INDEPENDENCIA, alquem tem fotos do desfile em Brasília

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#8 Mensagem por BrasileiroBR » Qui Set 07, 2006 2:20 pm

SÓ SEI QUE QUASEEEEEEEE ENCOSTEI NOS MIRAGE.. DE TAO BAIXO QUE ELES TAVAM......

bonitoooo d++

aquele sonzão... pensaaaaa.. 6 MIRAGES um pertinho do outro... baixinhoooo!!!

E NEM PRECISEI SAIR de casa! huuhhuhuuh

Renato Grilo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#9 Mensagem por Renato Grilo » Qui Set 07, 2006 4:11 pm

Pelo amor de Deus!!!!Fotos!!!!!
Este ano fiquei em minha pequena cidade.... assistindo o desfile..... mas aqui só tem tiro de guerra... mas meu filho gostou de ver os soldados....

Todo ano vou para São Paulo, mas já tava de saco cheio de ver Bandeirantes e tucanos... e o único blindado ser o Urutu que levava o comandante..... Este ano pareceu ser melhor.... a TV cultura transmitiu ao vivo..... teve 1 AMX e 4 t-27.... 1 urutu e 4 cascavéis + Land Rover.

Mas o pior de tudo são os comentários.... O Urutu é um veículo de reconhecimento e o Cascavel de Ataque..... Pensei que os Urutu eram para transporte de tropas e o Cascavel para reconhecimento....

Depois vem um bunitão da FAb e na passagem do A-1 a reporter solicita: Fale um pouco sobre esse caça...ele tem uma grande autonomia né... pode ser reabastecido em voo, não é mesmo? e ele responde.... não... este que veio para São Paulo não pode ser abastecido em voo, mas temos aeronaves que podem...... Daí quando mostram o A-1 passando... lá está o probe de reabastecimento..... bem fechado na imagem... pareceu até que o cinegrafista escutou...rsrsrrsr.. MAs foi legal...

Brasil Acima de Tudo
AMX
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez

#10 Mensagem por AMX » Qui Set 07, 2006 4:15 pm

BrasileiroBR escreveu:SÓ SEI QUE QUASEEEEEEEE ENCOSTEI NOS MIRAGE.. DE TAO BAIXO QUE ELES TAVAM......

bonitoooo d++

aquele sonzão... pensaaaaa.. 6 MIRAGES um pertinho do outro... baixinhoooo!!!

E NEM PRECISEI SAIR de casa! huuhhuhuuh

Eu só vi 4 Mirage... E eles não passaram tão baixo assim, passaram a um altura bem maior que a dos ministérios... Mas pode ser que eu tenha visto errado!

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#11 Mensagem por Bolovo » Qui Set 07, 2006 4:32 pm

Imagem
An army battalion participates in a parade in commemoration of Brazilian National Day, in Brasilia, Brazil, on Thursday, Sept. 7, 2006. (AP Photo/Eraldo Peres)

Imagem
Cadets of the Military Academy participate in a parade in commemoration of Brazilian National Day, in Brasilia, Brazil, on Thursday, Sept. 7, 2006. (AP Photo/Eraldo Peres)

Imagem
Imagem
Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva and first lady Marisa Leticia, ride in a car during a military parade in commemoration of Brazilian National Day, in Brasilia, Brazil, on Thursday, Sept. 7, 2006. (AP Photo/Eraldo Peres)

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
lelobh
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#12 Mensagem por lelobh » Qui Set 07, 2006 4:38 pm

tulio escreveu:Hoje é Sete de Setembro.

VIVA O BRASIL, PAÍS DO MELHOR POVO, DA MELHOR TERRA E DOS PIORES POLÍTICOS!

Lembrei da MB e seus futuros '214' AIP a serem feitos no AMRJ e fiquei mais feliz ainda, POWS!!!

Só para lembrar nossos políticos são o reflexo da nossa sociedade. :wink:

PARABÉNS AO BRASIL!!! NOSSA PÁTRIA AMADA!

Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
lelobh
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por lelobh » Qui Set 07, 2006 4:50 pm

Aqui em BH o desfile é sempre cretino. O EB daqui ou não tem nada ou não mostra nada. A FAB nem merece comentários. Deveria ter vergonha de mostrar aqueles DOIS T-27. Vi o colega reclamando do URUTU, aqui nem isso tem! Valeu pelas forças do Estado de Minas. PM, CIVIL, Bombeiros...

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#14 Mensagem por Einsamkeit » Qui Set 07, 2006 4:56 pm

O Eb todo deveria estar comendo pao de queijo, Uai

:twisted:

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
lelobh
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por lelobh » Qui Set 07, 2006 4:56 pm

BrasileiroBR escreveu:Imagem

Que imagem bonita!

Responder