Valores Caças Usados : SU-27 - F-16 A - Mirage 2000 -

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#106 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jul 13, 2004 9:22 pm

Fox escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Longe de ser apenas essa questão do site, os problemas da Avibrás são bem mais profundos e complexos.

Evidente! A questão do site, foi só um exemplo, né! [049]

FinkenHeinle escreveu:Quem dera eles tivessem um Maurício Botelho pra comandar aquilo lá!!! A principal deficiência deles, gerencialmente, é que seus gerentes são extremamente conservadores!!!

Resolvewndo isto, resolve-se metade de seus problemas!!!

Tudo bem, então vamos parar de falar que a Avibras, isso, aquilo, ou sei lá o que! Ela não produziu o Matador (e bota na conta o Barracuda!), porque não teve apoio do governo, FA’s, ou do Zezinho da esquina! Que com um investimento pequeno, a Avibras pode fazer mágica, milagre, ou algo parecido!

Então antes de qualquer coisa, a Avibras precisa ser organizar, ou mudar os seus conceitos, oi sei lá o que, porque se isso não acontecer, ela vai ter que abaixar as portas mesmo!

Até mais......................................................................

Fox :wink:

Mas é exatamente isso que eu quero dizer!!!

O que acho é que o governo tem de agir como o catalizador desse processo. Já postei várias vezes meu pensamento em relação à indústria de defesa, e não pretendo fazê-lo de novo. Mas, como já falei, o governo deve agir como catalizadro, e fiscalizador desse importante setor.

Mas, não só com direitos, o governo deveria ter o dever, também, de "dar trabalho" à essas empresas, assim elas poderiam ter uma renda extra. E ficalizar de perto a administração das mesmas.

Aliás, relativo à indústria de defesa, o importante, hoje, é que essas empresas devem também ter ramos "civis", para poder utilizar seu "know how" de forma à se capitalizar, através do efeito multiplicador da P&D.

Mas, já falei de mais.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#107 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jul 13, 2004 9:23 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Mas eu não me lembro de ter criticado sem indicar uma solução antes. Ou melhor, nessa discussão sobre a Avibrás, apenas tentei esclarecer que grande parte dos produtos dela não passavam de falácias. Não critiquei os problemas, e sim as falácias.

Acho que os problemas da Avibrás não são fáceis de resolver, mas tenho certeza que a maior parte deles é culpa dela própria.

Sim, a maior parte do que acontece com ela é culpa dela mesma. Mas também é culpa de um governo passivo diante do que ocorre com esse setor estratégico.

O que ocorreu com a Engesa foi culpa dela. Mas também, repito, culpa de um governo igualmente passivo!!!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#108 Mensagem por Fox » Ter Jul 13, 2004 10:55 pm

FinkenHeinle escreveu:Mas é exatamente isso que eu quero dizer!!!

O que acho é que o governo tem de agir como o catalizador desse processo. Já postei várias vezes meu pensamento em relação à indústria de defesa, e não pretendo fazê-lo de novo. Mas, como já falei, o governo deve agir como catalizadro, e fiscalizador desse importante setor.

Mas, não só com direitos, o governo deveria ter o dever, também, de "dar trabalho" à essas empresas, assim elas poderiam ter uma renda extra. E ficalizar de perto a administração das mesmas.

Aliás, relativo à indústria de defesa, o importante, hoje, é que essas empresas devem também ter ramos "civis", para poder utilizar seu "know how" de forma à se capitalizar, através do efeito multiplicador da P&D.

Mas, já falei de mais.

Então porque o governo (subtenda como FA’s) injeta atualmente uma certa quantia (pequena, mais injeta!) em empresas como a Mectron e Emgepron, por exemplo, e não injeta na Avibrás (ou pelo menos, não na mesma proporção que injeta nas empresa já citadas)? Será que a Avibrás e o patinho feio da turma? Ou será porque a Mectron e Emgepron, não inventam maravilhosos engenhos como o Barracuda e Matador?

Também sou da opinião que o governo deveria injetar uma determinada quantia para que essas empresas pudessem desenvolver os seus próprios projetos, mais isso de forma racional, e com a participação direta da FA’s, é caso esse projeto preencherem os requisito básicos preestabelecido, a FA’s deveriam adquiri-lo em quantidade satisfatória.

O problema da Avibrás ao meu ver, e que essa empresa quer começar pelo alto, projetando vetores fora da nossa realidade tecnológica. Pelo menos e o que transparece com os boatos (ou propaganda, se preferir!) da construção do Matador, Barracuda, FOG-MPM, etc! O Brasil demorou mais de vinte anos, para terminar o projeto do MAA-1, e de um dia para outro, a Avibrás desenvolve mísseis top de linha, em diversos alcances e sistemas de guiagem. Ai eu me pergunto, qual e a mágica? Veja o exemplo da Mectron (juntamente com o CTA), todos os conhecimentos aprendidos com o MAA-1, estão sendo utilizados agora nos projeto do MAR-1 e MSS-1, em que sabe, poderá não será o começo do desenvolvimento de mais alguns outros mísseis nacionais. Agora imagine o seguinte, o Brasil deseja a construção de um míssil ar-ar, e uma empresa nacional cogita logo a construção de um míssil BVR. Pô não seria lógico primeiro a construção de um míssil WVR? Mas não a empresa e competente é vai projetar logo um BVR!

Na minha opinião a Avibrás até que está trilhando por um caminho correto, com esse armamentos e equipamento já descritos nesse tópico, porem não devemos esquecer que ela não fez tudo isso sozinha, pois a FAB (com o CTA) e o EB (esqueci agora o nome do departamento) trabalharam junto nesses projetos. Então não venha com essa que a Mectron, Embraer, Emgepron, e etc são ajudadas pelo governo e FA’s, e a Avibrás não é!

A Avibrás quer desenvolve algo muito útil para nos FA’s, pois comece, por exemplo, com um projeto de Kit nacional para equipar a nossa bomba convencional, ou seja por projetos mais simples (sem comparado por exemplo ao Matador). Mas por favor, não vamos pensar logo em construir um kit com guiagem a laser, GPS ou algo do tipo! Vamos começar por baixo, primeiro construindo kit com guiagem IR, e os conhecimentos apreendidos, serão úteis na construção de outros kits.

A Avibrás já não possui o EDT-FILA, então porque ela não começa um projeto de evolução desse sistema, podendo que sabe ser integrado com alguns mísseis internacionais? Imagine a Avibrás construindo um lançador que juntamente com o EDT-FILA pudesse lançar mísseis como o Aspide 2000, por exemplo, ou até mesmo quem sabe um míssil nacional!

Agora se quiser começar com míssil tipo o Apache, Tomahawk, Polyphem etc, tudo bem, mais vai correr o risco de ser projeto ruim, por conseqüência não conseguirá venda, podendo causar até o fechamento da empresa!

Pode ser que a Avibrás nem seja a culpada por essa divulgação incorreta de seus possíveis produtos (Matador, FOG- MPM, etc), talvez seja uma parte da impressa que não serve para nada, quer dizer, que serve para falar bobagem! Mas um site, poderia esclarecer algum boatos, e até mesmo o rumo de alguns projeto.

Bom, é isso ai.....................................................................

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
ZeRo4
Sênior
Sênior

#109 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jul 13, 2004 11:31 pm

Alitson, Não se trata de desmerecer a indústria Nacional! Trata-se de enxergar o verdadeiro patamar das coisas. No mundo dos Sistemas de Armas, as notícias pipocam a toda hora, equipamentos novos surgem a qualquer momento... e vou te falar a realidade?! desde do tempo que eu não sabia a diferença entre um MBT e um VCI eu ouço falar desse AV/MT-300! se sair, po... ótimo! teremos uma ótima arma, com imensas possibilidades de venda pelo mundo... mas como o Vinicius falou atualmente não passa de promessa e se o programa esta parado por falta de verbas, well paciência!

O Brasil pode até ser um dos maiores produtures de tecnologia digital do mundo, damos a MÃO de OBRA! pq TODAS as empresas que fabricam os celulares são estrangeiras ou possuem capital estrangeiro. A Gradiente nem vale como comparação pq além de não possuírem nenhum celular numa categoria "Top" (Coloridos por exemplo...), a maioria dos seus aparelhos são cópias ou semi-cópias de produtos de empresas estrangeiras.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#110 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jul 13, 2004 11:32 pm

Edson,

Os argentinos conseguiram afundar o HMS Sheffield pois esse estava atuando com uma espécie de "batedor" da armada britânica, visto que o GT não tinha aeronaves AEW! Os Super Etandart voaram baixo e após adquirir o Sheffield em seus radares subiram rapidamente, lançaram os Exocet e voltaram a descer. Se o GT inglês tivesse aeronaves AEW a coisa seria diferente.

No Sistema de Armas, tem a foto de um A-4 Skyhawk Britânico equipado com um Harpoon, alguém sabe se depois de uma modernização seria possível equipá-lo com AM-39 Exocet ?!

Lauro Melo,

Eu entendi muito bem, sei que se comprarmos F-16 usados, as empresas que faram a modernização serão Européias e/ou Israelenses. Porém esses países podem receber pressão pra NÃO modernizar de modo satisfatórios os aviões, como aconteceu no caso dos A-4AR.

Continuaria a dizer que restam outros importantes fatores num avião que não são componentes eletrônicos por si só. Mas a parte estrutural do avião como motores sobressalentes, peças e etc. Alegra-me muito o fato de saber que Holanda, Bélgica, Noruega e Dinamarca também tem licensa para construir partes críticas do avião. Porém a reca se aplica, são países "paus mandados" dos EUA, e basta um "Ai" do chefe, para que se criem problemas e barreiras para nos fornecer peças.

Além do que, se optarmos pelo F-16 agora, estariamos praticamente assinando uma sentença a continuar comprometido com a famosa logística ocidental, dificultando ainda mais as coisas! Acredito que para soberania futura do Brasil o ideal é investir em projetos próprios e conjuntos, ex: Rússia, Índia e China. Ou projetos de terceiros sem tanto vínculo com os EUA, ex: Gripens da África do Sul.

Sobreo Celular, certamente não ficarei a esperar 3 ou 4 anos pra uma nova compra (Já possuo...) porém vou comprar um que esteja de acordo com minhas necessidades e o preço que eu possa pagar. O que não pode é eu pagar R$ 800 reais num celular, que apesar de ser o mais barato dos que tem câmera, tem um custo Benefício baixo se comparado até a celulares sem câmera, e acredito que esse é o problema do A-12! operamos um porta-aviões sem poder operálo...

Abrirei um novo tópico na área naval para discutir o que se pode fazer.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#111 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 14, 2004 12:11 pm

Fox escreveu:Então porque o governo (subtenda como FA’s) injeta atualmente uma certa quantia (pequena, mais injeta!) em empresas como a Mectron e Emgepron, por exemplo, e não injeta na Avibrás (ou pelo menos, não na mesma proporção que injeta nas empresa já citadas)? Será que a Avibrás e o patinho feio da turma? Ou será porque a Mectron e Emgepron, não inventam maravilhosos engenhos como o Barracuda e Matador?

Também sou da opinião que o governo deveria injetar uma determinada quantia para que essas empresas pudessem desenvolver os seus próprios projetos, mais isso de forma racional, e com a participação direta da FA’s, é caso esse projeto preencherem os requisito básicos preestabelecido, a FA’s deveriam adquiri-lo em quantidade satisfatória.

O problema da Avibrás ao meu ver, e que essa empresa quer começar pelo alto, projetando vetores fora da nossa realidade tecnológica. Pelo menos e o que transparece com os boatos (ou propaganda, se preferir!) da construção do Matador, Barracuda, FOG-MPM, etc! O Brasil demorou mais de vinte anos, para terminar o projeto do MAA-1, e de um dia para outro, a Avibrás desenvolve mísseis top de linha, em diversos alcances e sistemas de guiagem. Ai eu me pergunto, qual e a mágica? Veja o exemplo da Mectron (juntamente com o CTA), todos os conhecimentos aprendidos com o MAA-1, estão sendo utilizados agora nos projeto do MAR-1 e MSS-1, em que sabe, poderá não será o começo do desenvolvimento de mais alguns outros mísseis nacionais. Agora imagine o seguinte, o Brasil deseja a construção de um míssil ar-ar, e uma empresa nacional cogita logo a construção de um míssil BVR. Pô não seria lógico primeiro a construção de um míssil WVR? Mas não a empresa e competente é vai projetar logo um BVR!

Na minha opinião a Avibrás até que está trilhando por um caminho correto, com esse armamentos e equipamento já descritos nesse tópico, porem não devemos esquecer que ela não fez tudo isso sozinha, pois a FAB (com o CTA) e o EB (esqueci agora o nome do departamento) trabalharam junto nesses projetos. Então não venha com essa que a Mectron, Embraer, Emgepron, e etc são ajudadas pelo governo e FA’s, e a Avibrás não é!

A Avibrás quer desenvolve algo muito útil para nos FA’s, pois comece, por exemplo, com um projeto de Kit nacional para equipar a nossa bomba convencional, ou seja por projetos mais simples (sem comparado por exemplo ao Matador). Mas por favor, não vamos pensar logo em construir um kit com guiagem a laser, GPS ou algo do tipo! Vamos começar por baixo, primeiro construindo kit com guiagem IR, e os conhecimentos apreendidos, serão úteis na construção de outros kits.

A Avibrás já não possui o EDT-FILA, então porque ela não começa um projeto de evolução desse sistema, podendo que sabe ser integrado com alguns mísseis internacionais? Imagine a Avibrás construindo um lançador que juntamente com o EDT-FILA pudesse lançar mísseis como o Aspide 2000, por exemplo, ou até mesmo quem sabe um míssil nacional!

Agora se quiser começar com míssil tipo o Apache, Tomahawk, Polyphem etc, tudo bem, mais vai correr o risco de ser projeto ruim, por conseqüência não conseguirá venda, podendo causar até o fechamento da empresa!

Pode ser que a Avibrás nem seja a culpada por essa divulgação incorreta de seus possíveis produtos (Matador, FOG- MPM, etc), talvez seja uma parte da impressa que não serve para nada, quer dizer, que serve para falar bobagem! Mas um site, poderia esclarecer algum boatos, e até mesmo o rumo de alguns projeto.

Ass.: Vinicius

Assino embaixo, perfeita colocação.

Ps.:
pois a FAB (com o CTA) e o EB (esqueci agora o nome do departamento) trabalharam junto nesses projetos.

CTEx - Centro Tecnológico do Exército

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ted Striker
Júnior
Júnior

#112 Mensagem por Ted Striker » Qua Jul 14, 2004 12:41 pm

FinkenHeinle escreveu:
Ted Striker escreveu:Pessoal

Tenho um irmão que é engenheiro na Avibrás e já falou. Essa do AVMT-300 é uma farsa!!!!!!

Ocorre que um certo jornalista falou que o Brasil entrava no mundo dos mísseis de cruzeiro com uma foto montagem da Avibrás. Todo mundo começou a falar que nós tínhamos esse tipo de míssil. Mas é uma mentira, e junto com o ufanismo, acaba virando uma verdade.

A única coisa que a Avibrás tem é o projeto de abertura das aletas e só. Não tem o motor, não tem o sistema de GPS, e pelo incrível que pareça, não tem a ogiva, pois até para isso ela tem que injetar grana.

Um outro absurdo é o FOG. Deveria se chamar FROG. É um projeto cheio de erros que consumiu a pouca grana que a Avibrás tinha. Nem se quer saiu da fase de protótio. Uns tempos atrás, o Alfredo André postou umas informações do FOG aqui e é a realidade desse projeto, que COM TODA CERTEZA DO MUNDO, vocês não verão nas revistas nacionais.

[]s
Ted Striker

Olá Ted,

Eu penso nesses programas (AV/MT-300 e FOG-MPM) como demonstradores de tecnologia, ou, como diz um colega, "Demonstradores da Falta de Tecnologia". Porque??? Porque imagino que a Avibrás lançou esses programas pensando conseguir parcerias e clientes. Afinal, se não anunciar a droga do programa, ninguém vai saber, né?

Ocorre também que, pela complexidade do programa, é impossível que ele seja feito 100% dentro da Avibrás. Certamente ela teria de comprar equipamentos em outras empresas. Pela natureza do programa, é óbvio que ela não poderia comprar no exterior, de forma que teriam de ser equipamentos brasileiros. De fato, o Brasil não tem capacidade (hoje) de fabricar a maior partes desses equipamentos. O único meio seria realizando parcerias com outros países, ou então o gov. injetando dinheiro, como fez com o AMX, para desenvolver tecnologia. Dessa forma, poderíamos desenvolver a maioria das tecnologias rapidamente. Mas, o caso é que a grana anda curta no Brasil!!!

Fala André

A “demonstração de tecnologia” é o que o pessoal da Avibrás fala hoje, e o melhor, de forma correta.
Mas antes, na época do FOG e do Avmt-3000, nunca se falou em demonstração de tecnologia e sim num produto que satisfaria as necessidades do mercado de fora. Ocorre que ocorreu o fim da guerra fria, assim como a redução de custos no planeta inteiro para o setor bélico. E a Avibrás entrou nessa também. Ela esperava que o Brasil injetasse uma grana, tanto para o FOG e o AVMT-300, mas a Avibrás já estava com sua imagem muito suja nas forças armadas e nada recebeu. Não vou entrar nessa história de novo porque é longa. No http://www.asasnet.cjb.net , o Alfredo, eu, e outros falamos muito sobre isso, tem muita coisa boa lá sobre esse tema.

Voltando ao ponto. Os clientes não se interessaram pelos projetos, fazendo com que a Avibrás usasse seu pouco dinheiro de forma errada, gerando produtos sem qualificação, no caso do FOG. Já o avmt-3000 nem se fala.

O legal é que hoje a Avibrás está mudando a sua filosofia, e mudando para melhor, mas tem avançado muito pouco nesse ponto.

Na época desses produtos, a meta era fabricar eles aqui com tecnologia própria, sem parceiro algum, e para isso, iria que ter uma ajuda (leia-se muitos dólares) do governo, coisa que infelizmente não ocorreu. Hoje sim ela necessitaria de parceiros, e não vejo problema nisso, pelo contrário. Como você mesmo disse, o Brasil está com a grana curta e parceiros seriam muito bem vindos. Só lembrando que, hoje, temos aqui técnicos de alto gabarito, mas que muitas vezes falta grana para dar prosseguimento nos projetos. Antes, nossos técnicos e engenheiros nada mais faziam do que mamar na teta do governo, então nada faziam. Hoje, é o contrário, mas falta a grana :x .

[]s
Ted Striker

Ted Striker
Júnior
Júnior

#113 Mensagem por Ted Striker » Qua Jul 14, 2004 1:14 pm

Alitson escreveu:Caro Ted Striker

Se eu fosse chefe do teu irmão e descobrisse que ele falou isto mesmo, e mandaria ele para a rua e por justa causa, que nem fez a Vasp com um piloto a poucos dias a tras que falou para os passageiros não voarem de Vasp:
"Caros senhores passageiros, não voem Vasp"
Será que agora ele tá empregado???
Qual a credibilidade que outra empresa daria a este???

E Caro Pimenta

Agora sim, vc não esta apenas criticando e sim dando uma saida ou uma solução. Agora sim, gostei!!!!

Valeu!!!!

Caro Alitson

Duvido e muito que o demitam.

Primeiro, lá ele limpou muita cagada de gerentes anteriores e conseguiu ajudar na precária estabilização da Avibrás. Tenho orgulho de dizer que ele é um dos raros profissionais que são procurados por outras empresas. No mais, não vou expor a pessoa do meu irmão aqui.

Segundo. Essa falácia do avmt-3000 e o defeituoso FOG é de conhecimento de todos que atuam no setor bélico brasileiro. Desde a CBC até a Embraer. O pessoal do setor bélico é muito informado sobre os produtos dos outros e as falhas do FOG e a inexistência do mt3000 é de conhecimento de TODOS. Assim ele nada mais falou do que o óbvio, o que todos sabiam.

Não sei a sua idade e não estou te discrimando. No anos 80 a Avibrás fez uso enganativos de informação. Ela sempre comprou matérias nos Jornais Folha de SP, e o Estado de SP. Muitos jornalistas falavam das maravilhas da Avibrás quando na verdade muitos se quer existiam, como foi o Barracuda. Mas os jornais comprados colocavam como o míssil anti navio dos mais avançados do mundo. Tudo isso fruto de matérias compradas pela Avibrás. Se bem que a história do Barracuda é uma outra mais ridícula ainda.

E só para descontrair, esse piloto tem razão, VASP é uma droga mesmo :D .

[]s
Ted Striker

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#114 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jul 14, 2004 1:31 pm

Fox escreveu:Então porque o governo (subtenda como FA’s) injeta atualmente uma certa quantia (pequena, mais injeta!) em empresas como a Mectron e Emgepron, por exemplo, e não injeta na Avibrás (ou pelo menos, não na mesma proporção que injeta nas empresa já citadas)? Será que a Avibrás e o patinho feio da turma? Ou será porque a Mectron e Emgepron, não inventam maravilhosos engenhos como o Barracuda e Matador?

Bom, é isso ai.....................................................................

Olá Fox,

Concordo com parte do que você disse.

Apesar disso, tenho algumas colocações.

Como já falei, o gov. não deve apenas agir como financiador do setor, mas também como catalizador de algumas mudanças que são necessárias ao setor, bem como de organizar o setor.

Relativo à Emgepron, ela é uma empresa estatal. Me corrijam se eu estiver errado! Já quanto à Mectron, ela demonstrou grande capacidade gerencial e técnica, aprendendo da forma como tu colocaste. Mas, o Barracuda nunca foi um projeto de verdade. Ele foi ventilado pela imprensa, patrocinado por Engesa e Avibrás, para impedir a compra/produção do Gabriel III, que poderia prejudicar as vendas de material bélico para o Oriente. Ele nunca foi levado à sério pela Avibrás.

A questão é que a Avibrás tenta se colocar como produtora de armamentos, mas ela carece de duas coisas: capacidade gerencial, e apoio do gov. E, quando digo apoio, não digo financiamento. Longe disso. Mas o gov. deveria apoiar a Avibrás, assim como outras empresas, no sentido de poderem planejar melhor as suas ações.

Quanto à ajuda do gov. à Avibrás, eu discordo. O Astros II surgiu, sim, da série Sonda, mas isso já fazem uns 30 anos!!! De lá para cá, o que o governo fez para apoiar a Avibrás? Saliento que não me refiro à questões financeiras!!!

A Avibrás quer desenvolve algo muito útil para nos FA’s, pois comece, por exemplo, com um projeto de Kit nacional para equipar a nossa bomba convencional, ou seja por projetos mais simples (sem comparado por exemplo ao Matador).

Alguma vez o gov. sinalizou que pretende comprar um kit desses??? Como você mesmo disse, a Avibrás quer fazer tudo sozinha. Tenho certeza que, se o governo buscasse a Avibrás para produzir esse kit (IR, como você disse), ela mostraria grande competência!!! Mas o governo buscou a Avibrás? Não! Aí, se a Avibrás se aventura à projetar um kit desses e o gov. simplesmente não se interessa, a Avibrás engole o prejuízo, fica com má fama, e talvez com um produto de segunda linha, pois não teve o suporte tecnológico do gov.!!! É isso que ocorre com a maioria dos seus projetos!!!

Como eu e você mesmo disse, ela precisaria de suporte tecnológico do gov. mais até do que suporte financeiro! Imagine você que ela se aventurasse à projetar tal sistema! Sem o apoio do gov. ele seria de qualidade duvidosa, e não teria cliente!!!

Quanto ao AV/MT-300, concordo que ele é um equipamento complexo demais para um primeiro projeto!!! Mas, quanto ao FOG-MPM, ele não é nada de mais, e poderia ter suporte do governo!!

Concordo quanto ao site!!!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#115 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jul 14, 2004 1:33 pm

ZeRo4 escreveu:No Sistema de Armas, tem a foto de um A-4 Skyhawk Britânico equipado com um Harpoon, alguém sabe se depois de uma modernização seria possível equipá-lo com AM-39 Exocet ?!

Na verdade, é um SkyHawk americano mesmo.

Quanto ao Exocet, creio que ele não caberia, pois é cerca de 1 metro mais comprido, e uns 150 Kg mais pesado!!!

Mas, não seria nada mal comprar um lote de Harpoons para o P-3Br e para os A-4Br, não!!!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
SUNDAO
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#116 Mensagem por SUNDAO » Qua Jul 14, 2004 4:25 pm

OLA SRs

É bastante claro notar que a AVIBRAS não é um sucesso.

Não dá contudo para pensar que isto é culpa única e exclusiva do mau gerenciamento.

Não dá para dizer que uma Empresa, especialmente na área de alta tecnologia. ou se quiserem de capital intelectual intensivo pode sobreviver sem o apoio governamental, principalmente na área de armamentos.

Se formos analisar com cuidado veremos que a estrutura para o financiamento de projetos de pesquisa em armamentos do Brasil é quase uma piada !

A maioria das empresas que fazem sucesso hoje tiveram um aporte tecnológico direta ou indiretamente de organizações como o CTA.

A análise dos modelos para criação de novos produtos de Defesa deveria se desenvolver a partir de investimentos de pesquisa em empresas particulares ou mesmo se quiserem dentro de centros de pesquisa mas por pessoal ligado diretamente as empresas ( o ideal é se o CTA utilizasse alguns laboratórios de empresas particulares).

O que ocorre no meu entender é que o Estado brasileiro oferece um projeto de pesquisa desenvolvido depois de uma longa gestação ( por falta crônica de verbas ) a empresas que se predispõe a desenvolver e fabricar os equipamentos.

De maneira absurda o governo não compra os produtos que ele mesmo investiu para desenvolver, ou seja, ele desenvolve o projeto e diz para o empresário - toma, se vira agora para vender no mercado internacional porque não temos dinheiro aqui para comprar. Materia de Defesa é um produto secundário na atual conjuntura que vivemos !

É facil ver que tem muita coisa errada principalmente porque é dificil alguém comprar Material Bélico dum país que nem mesmo adota tal euipamento. Só mesmo os árabes as voltas com tantos embargos e restrições mesmo de política internas se habilitam.

Quanto ao fato da AVIBRAS se associara outras empresas é simplesmente uma postura meio dificil de acontecer no mercado de produção de equipamentos de Defesa. Tais asssociações só ocorrem quando existe uma possibilidade mais do que real para a compra de equipamentos, o que não aconteceria aqui no Brasil.

Aliás quem se associasse a AVIBRAS o faria com o objetivo de desnacionaliza-la. Neste mercado se compram mais do empresas , compram-se mercados. Lembrem-se dos sistemas do F5-BR e a valorosa ajuda das cias israelenses.

Finalmente não excluindo os questionamentos possíveis, não dá para criticar uma empresa que desenvolve projetos - o que é uma raridade por aqui - como as já citados sem aporte de recursos, não se faz tecnologia com capital intelectual apenas e sim com um somatório de recursos. Ademais este recursos devem ser utilizados/liberados na velocidade de evolução do projeto e não quando der !!!!

Por fim, cabe salientar que pelo simples fato de existir/resistir por tanto tempo denota sim uma atitude empreendedora, uma capacidade de sobrevivência, a criação de uma marca.

Esta situação já tem em si um grande valor, ou vocês acham que algum novo empresário nacional investiria numa área tão desprestigiada no país como esta.

A credibilidade de uma empresa fica sacrificada se neste setor ela tiver sido criada anteontem especialmete - mesmo se ela fosse a MAFIA.

Quanto aos rebates falsos, projetos incabados ou inexistentes mesmo. Estes expedientes fazem parte desta guerrilha que estas empresas devem ( ou são obrigadas ) fazer. Não é o mais louvavél, mas é o que se faz desde muito tempo e não é só aqui no Brasil. As revistas da área agradecem penhoradamente e ficam felizes pelas matérias !

Sundao

SUNDAO
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#117 Mensagem por SUNDAO » Qua Jul 14, 2004 4:46 pm

Ola Srs.

Gostaria de me desculpar pelo fato de meu comentario desvirtuar completamente o objetivo do tópico. Estarei colocando o comentário em um tópico específico na parte de assuntos gerais. Convido os interessados ( SE É QUE POSSO FAZE-LO ) a fazer os mesmo.

SUNDAO

Fox
Sênior
Sênior

#118 Mensagem por Fox » Qua Jul 14, 2004 8:01 pm

Blz André,

Como já falei, o gov. não deve apenas agir como financiador do setor, mas também como catalizador de algumas mudanças que são necessárias ao setor, bem como de organizar o setor.

Mas só organizar não basta, se não injeta uma determinar quantia! E outra, não entenda injetar como dar dinheiro é sim abrir linhas de créditos, incentivando assim a produção do setor. Com isso as nossas empresas poderiam planejar seus projetos de forma mais adequada. Ou você acha que só organização vai adiantar alguma coisa? Tái um exemplo, a MB (somada a Emgepron), é super organizada, e está numa pindaíba danada! Porque? Simples, falta de dinheiro!

Relativo à Emgepron, ela é uma empresa estatal. Me corrijam se eu estiver errado!

Sobre a Emgepron, até hoje eu não sei qual e a jogada dessa empresa com a MB, só sei uma coisa, não é igual como era a Embraer antigamente. Leia esse trecho retirado do Informar, e também do site da Emgepron, veja se entendeu alguma coisa, porque eu não entendo muito bem disso, até porque área admistrativa, jurídica, etc não e a minha praia!

Informar

“Criada em 09 de julho de 1982, a Empresa Gerenciadora de Projetos Navais - EMGEPRON é um Empresa Pública vinculada à Marinha do Brasil, tem personalidade jurídica de direito privado, sua sede localiza-se dentro do AMRJ. “

Emgepron

“A Empresa Gerencial de Projetos Navais - EMGEPRON, é uma empresa pública de direito privado, criada em 09/06/1982, vinculada ao Ministério da Defesa, através do Comando da Marinha do Brasil.”

O que seria então, “Empresa Pública vinculada à Marinha do Brasil, tem personalidade jurídica de direito privado”?

Já quanto à Mectron, ela demonstrou grande capacidade gerencial e técnica, aprendendo da forma como tu colocaste. Mas, o Barracuda nunca foi um projeto de verdade. Ele foi ventilado pela imprensa, patrocinado por Engesa e Avibrás, para impedir a compra/produção do Gabriel III, que poderia prejudicar as vendas de material bélico para o Oriente. Ele nunca foi levado à sério pela Avibrás.

E o AV/MT-300 foi um projeto? Até agora, as notícias que temos, e um simples lançamento de um foguete SS-60, fantasiado de míssil de cruzeiro! Eu entendo como projeto, as fases de testes, passando pelos modelos, chegando aos protótipos. Agora, teste é teste! Se a Mectron realizasse um disparo de um MAA-1 em um lançador de solo, alguém falaria que era um projeto! O que temos que entender, e que para nascer o projeto, é preciso fazer alguns testes, agora não vamos confundir testes com projetos! Agora, o Barracuda talvez nem teste tenha feito, porem é aquilo que eu sempre digo, qualquer coisa, qualquer projeto, ou sei lá o que, tem que começar por baixo! Quer começar pelo alto, é isso que dá!

A questão é que a Avibrás tenta se colocar como produtora de armamentos, mas ela carece de duas coisas: capacidade gerencial, e apoio do gov. E, quando digo apoio, não digo financiamento. Longe disso. Mas o gov. deveria apoiar a Avibrás, assim como outras empresas, no sentido de poderem planejar melhor as suas ações.

Mais por trás do apoio tem credito, incentivo, etc, que é igual a dinheiro! Ou que tipo de apoio você acha que o governo tem que dar? Apoio moral!

Quanto à ajuda do gov. à Avibrás, eu discordo. O Astros II surgiu, sim, da série Sonda, mas isso já fazem uns 30 anos!!! De lá para cá, o que o governo fez para apoiar a Avibrás? Saliento que não me refiro à questões financeiras!!!

Alguém citou o Astros II? Pois eu não citei! Agora a Avibrás projetou e desenvolveu sozinha as bombas convencionais (BFA-920, BLG-120, BFA230, BLG-252, etc, etc, etc), o Foguete SBAT-70 e sua versão terrestre (os lançadores, etc), o EDT-Fila, etc? Daquela lista que o Alitson colocou aqui nesse tópico, somente o sistema Astros, o AV-VBL e o FOG-MP, foram desenvolvidos sem a ajuda, seja do EB (esqueci o nome) ou da FAB (CTA). Putz, esquecido do AV/MT-300, mas esse nem passou da fase de teste mesmo!

Por coincidência, olha o que está escrito na BAPI, fabricada pela Avibrás:

Imagem
BAPI
CTA

Alguma vez o gov. sinalizou que pretende comprar um kit desses??? Como você mesmo disse, a Avibrás quer fazer tudo sozinha. Tenho certeza que, se o governo buscasse a Avibrás para produzir esse kit (IR, como você disse), ela mostraria grande competência!!! Mas o governo buscou a Avibrás? Não! Aí, se a Avibrás se aventura à projetar um kit desses e o gov. simplesmente não se interessa, a Avibrás engole o prejuízo, fica com má fama, e talvez com um produto de segunda linha, pois não teve o suporte tecnológico do gov.!!! É isso que ocorre com a maioria dos seus projetos!!!

Como eu e você mesmo disse, ela precisaria de suporte tecnológico do gov. mais até do que suporte financeiro! Imagine você que ela se aventurasse à projetar tal sistema! Sem o apoio do gov. ele seria de qualidade duvidosa, e não teria cliente!!!

Não! Você não entendeu! Se a Avibras quer partir para um projeto independente, então projete vetores dentro da nossa realidade tecnológica, pois são mais baratos de projetar, construir e adquirir!

Na verdade, qualquer empresa brasileira do ramo de defesa que quiser partir para projetos independentes, vai dar tiro no pé, pois o caminho não e esse! O caminho e o inverso, os projetos saem dos institutos ligados as FA’s (CTA, por exemplo), e posteriormente são mandados para as empresa que possam dar prosseguimento. Isso aconteceu com o MAA-1, MSS-1, MAR-1, as bombas, foguetes, etc, etc! Uns dos orgulhos da industria bélica brasileira, o Cascavel, nasceu na Engesa? Não, nasceu no EB (PqRMM/2: Parque Regional de Motomecanização da 2ª Região Militar)! Evidentemente que a Engesa teve grande mérito no projeto e desenvolvimento do Cascavel, porem inicialmente o projeto nasceu no EB. Agora, está errado? Não está certo, porque o objetivo primário da industria de defesa e atender as exigências das forças armadas de seu país! Qualquer coisa além disso e secundário! Exatamente ai que entra o governo, possibilitando orçamento para pesquisas, projetos, desenvolvimento, e por ultimo, orçamento para aquisição desses vetores. Agora pelo que entendi, o Matadar foi projetado (isso se realmente foi!) de fora para “dentro”! Então nesses casos, se o projeto não der certo, a empresa tem que arcar sozinha com o fracasso!

Quanto ao AV/MT-300, concordo que ele é um equipamento complexo demais para um primeiro projeto!!! Mas, quanto ao FOG-MPM, ele não é nada de mais, e poderia ter suporte do governo!!

Ele é nada de mais, se comparado a um míssil de cruzeiro, porem ao meu ver ainda e um projeto um tanto quanto complexo! Isso não que dizer que o Brasil (incentivo do governo e com a participação das FA’s) não poderia desenvolve-lo! Porem e aquilo, o projeto deveria ser um requisito das FA’s, ou até mesmo, sair dos centros de pesquisa das FA’s.

Agora cá entre nós, se o FOG-MPM for esse ai das fotos divulgadas em alguns site, ele não é nenhuma maravilha! Aliás, o Alfredo já mencionou aqui nesse fórum alguma das deficiências desse sistema! Uma coisa e incentivar o projeto, outra coisa e fechar os olhos e dizer que ele é uma maravilha! O EDT-Fila, por exemplo, e uma maravilha de vetor? Lógico que não, pois ela ainda e um sistema bem inferior se compararmos com alguns que estão no mercado, porem esse sistema e o avanço da industria brasileira, então seu projeto e desenvolvimento e valido! O sistema sueco (utilizado pela MB), por exemplo, e bem mais moderno que o EDT-Fila! Esse sistema está integrado com RBS 23 BAMSE (que se não me engano André, e o seu sistema preferido)! E o EDT-Fila pode ser integrado a esse sistema? Aliás, o EDT-Fila, se não me engano, também nasceu no EB! Então cabe a Avibrás com o auxilio governamental ($$$) e das FA’s evoluir esse sistema!

Só uma pequena observação: Eu não estou criticando diretamente a Avibrás, estou sim criticando essas notícias publicadas na imprensa sobre a construção de AV/MT-300 e companhia limitada! Chegaram até dizer a pouco tempo que a Avibrás estaria desenvolvendo um kit de guiagem para equipar as nossas bombas convencionais, e pior, se não me engano foi citado que o desenvolvimento estava em fase final! Sinceramente acredito que a Avibrás e uma vitima de uma impressa mal intencionada (espero não estar errado!)! Os vetores que a Avibrás fabrica hoje, ao meu ver são bastante interessante para nossas FA’s e estão dentro da nossa realidade tecnológica, porem acabam sendo encobertos por essa noticia incorretas! Sinceramente, sou a favor de qualquer tipo de teste (assim como foi feito com o “AV/MT-300”!), porem repito, uma coisa e testar e outra e projetar! Mas também sou da opinião que projetar um vetor hoje desse tipo, e dar um salto maior que a perna! É pior não e isso, o vetor nem existe, e tudo mundo sabe o peso, dimensões, alcance, preço unitário, versões, etc, etc, etc. A foto da criança que bom, tudo mundo só conhece uma! Os Israelenses estão projetando um vetor semelhante, mais já existe maquete, esboço e se duvidar até fotos de modelos ou quem sabe, de protótipo, coisa que não acontece com a “versão brasileira”.

Ufa, acho que agora quem falou demais fui eu! :oops:

Até mais................................................................................

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
edson.jesus
Júnior
Júnior

Aviões de Caça usados

#119 Mensagem por edson.jesus » Qui Jul 15, 2004 1:40 am

E ai pessoal !

Caro Fox.

Obrigado pelo esclarecimento.

Complementando o que eu já havia comentado, se for este avião usado escolhido, a Embraer e o governo deveriam usar "toda a sua influência" para adquirir da Força Aérea Francesa aviões usados M2000 a um baixo custo.

Já que o Fox complementou que são os Mirage F1 os primeiros a serem substituido, melhor ainda para o nosso atual governo, já que o Lula quer economizar. Nem sei qual a especialidade deste avião.
Quem sabe a França não fica com pena do Brasil e faz uma " DOAÇÃO" de 24 caças F1. Se não me engano em 2002/2003 a Espanha doou 12 caças F1 para a Colombia.
Seria um gesto de boa vontade para no futuro, logicamente estar atrelada a França vencer a concorrência. São apenas suposições.

Observação:
Não tenho nada contra a Embraer, pelo contrário, sou profundo admirador da mesma, más acho que quando ela se associou com a Dassault no Consórcio Mirage2000, ela literalmente tirou o poder de manobra do governo. As declarações da empresa é que ela "só" aceitaria participar do programa fx se o consórcio que ela faz parte fosse o vencedor. O que limita muito a ação do governo. Ela forçou a barra querendo beneficiar o seu grupo.
Deveria deixar o governo escolher o avião e ai sim, participar do projeto para o pais. Qualquer um dos 5 concorrentes aceitaria a Embraer como parceira.
O Mirage 2000 já perdeu a concorrencia 2 vezes, 1º no periodo FHC para o Gripen e 2º agora para o Sukhoy ou para o Gripen novamente.
O governo para não prejudica-la vai comprar caças usados e futuramente voltar a opção do consórcio da Embraer.
O governo tem medo de tomar decisão. Se beneficia-la poderá pagar bem mais caro (dinheiro público) por um produto que logo chegará no limite de desenvolvimento. Se optar pelas outras 2 propostas que são excelentes, a Embraer vai dizer que não poderá participar.
Muitos no governo, na política e inclusive altos cargos militares torcem por ela para poderem ganhar a sua comissão :oops: .

Vamos esperar para ver.

Ei pessoal, os comentários da Avibrás estavam excelente, quase 2 folhas, pena que no tópico errado. Brincadeirinha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um Abraço.

Edson de Jesus[/quote]

Minha Pátria é como minha familia "tudo". É nosso dever manter a paz e a nossa soberania, devemos estar preparados e prontos.
Carlos Mathias

#120 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 15, 2004 1:05 pm

Em nenhum post meu defendi a indústria estrangeira em detrimento da nacional, defendo sim a associação com um país/países que nos permitam queimar etapas no desenvolvimento de armas modernas e não apenas comprar as mesmas prontas ou usar telas LCD e coisas do gênero que na verdade não são o filé, pois se não temos conhecimento do núcleo das mesmas, talvez quando chegar a hora de usá-las teríamos a ingrata surpreza de vê-las jameadas e travadas, como os argentinos tiveram seus exocet jameados nas Malvinas após uma solicitação dos ingleses à França pelos segredos desses mísseis, ou ter o fornecimento de peças cortado sempre que nosso patrão discordar de algume política. E por favor não me perguntem a fonte por que eu já procurei, li e agora escrevi, como não sou mentiroso...
A EMFRAER deu uma bola na costas da FAB ao associar-se à Dassault sem o conhecimento da mesma, complicando algo que não deveria ser complicado já que qualquer que fosse o caça ganhador a sua participação seria garantida, mas o olho cresceu e aí chegamos a essa situação.
O piloto da VASP fez o que sua consciência diz ser o correto quando se trata da vida de mais de cem pessoas e mostrou coragem e compromisso com a maneira correta de fazer aviação. Onde estão os orgãos de fiscalização reponsáveis por coibir o estado atual da aviação civil brasileira? Hoje se premia quem anda errado em termos de segurança e regulamentação aeronáutica como nunca se viu no país, mas vende passagem baratinho, como se avião fosse ônibus que quando quebra encosta e pede reboque. Em aviação não existe amadorismo nem improviso.
A VASP hoje não tem tripulantes com mais de 10 anos de carreira, todos os mais antigos foram demitidos para que se contrata-se pessoal mais "barato" e sem estabilidade. A companhia melhorou? Não, só piorou e chegou ao ponto de um piloto arriscar seu emprego para alertar as pessoas sobre o risco de voar nesses aviões.
Temos de ter muito cudado com a nova administração nas empresas, que corta custos apenas e apenas nos postos de trabalho, mantendo um perigoso estado de coisas que custa ou custará muitas vidas, por que como disse, não se encosta o avião e chama-se o reboque, nem se improvisa treinamento de tripulantes. Será que é essa a aviação que nós queremos? Será que demitir o piloto é a solução? Demitir pilotos de Xavante e pessoal de manutenção vai evitar que os mesmos caiam?
Hoje vivemos um estado de coisas no Brasil em que o errado é o certo, onde quem anda na lei é sempre penalizado. Quem paga em dia não tem as "anistias" dos sonegadores nem o desconto em suas dívidas. Desarma-se a população e aqueles que compraram sua arma numa loja, fornecendo um calhamaço de documentos , mas a marginália continua preferindo as modernas pistolas cal..40 e fuzis 7,62. Isso mesmo, 5,56 não serve mais para eles, é mutio fraquinho, .380 e .38 nem pensar.
Então vamos desarmar quem tem arma registrada, é a solução. Acontecem crimes com armas registradas assim como com carros, motos, facas, porretes, giletes, cacos de vidro e uma infinidade de tipos de armas. Que tal combater os grandes traficantes de drogas e armas? Será que isso incomodaria alguém no planalto central? Por que a CPI do narcotráfico parou quando chegou em Brasília? Por que a solução é desarmar a população, demite-se o piloto.

Responder