EB e 2004

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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SUNDAO
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#16 Mensagem por SUNDAO » Qua Jan 28, 2004 8:42 pm

FALA PIMENTA

Será este modelo adotado ?

LAND ROVER PARTICIPA DA LAD 2003






Feira voltada para produtos e serviços ligados à área de defesa terá a

linha Defender, da Land Rover, entre suas principais atrações



A Land Rover marcará presença da 4ª edição da LAD - Latin America Defentech - Feira e Conferência Internacional de Tecnologia de Defesa, que acontece entre os dias 22 e 25 de abril, das 10h às 17h, no Riocentro (A. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro). O evento apresentará equipamentos de perícia e serviços para as Forças Armadas, segurança interna e forças especiais da América Latina.

A empresa será representada por dois modelos da linha Defender, veículos que têm a resistência e a robustez como principais características. Além disso, como legítimos integrantes da família de veículos Land Rover, dispõem de tração integral nas quatro rodas e carroceria de alumínio.

O conceito de veículo todo-terreno, que se adapta a qualquer tipo de pista e é capaz de enfrentar as condições mais adversas, garantiu à Land Rover a condição de única empresa homologada pelo Exército Brasileiro. E o resultado disso já pode ser verificado nas vendas da montadora. Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, por exemplo, 342 unidades do modelo Defender 90 foram entregues ao Exército.

"Alinha Defender possui caraterísticas que atendem perfeitamente às necessidades das Forças Armadas", explica Levy da Silveira, gerente nacional de vendas a frotistas da Land Rover. Além do Exército, os principais clientes da Land Rover ligados à área de defesa são as polícias Civil e Militar de São Paulo, que juntas somam aproximadamente 450 veículos, seguidas pela Polícia Militar do Paraná (100) e Polícia Civil de Minas Gerais (90).

Em 2002, a participação dos veículos de frota foi de cerca de 25% do total de vendas da marca. Isso representa mais que o dobro do índice de 11% obtido em 1996, ano em que a Land Rover deu início a este tipo de negócio. O grande salto, no entanto, foi dado em 1999, quando a empresa passou a produzir a linha Defender no Brasil. Desde então, mais de 1,3 mil veículos já foram comercializados para frotas.

Com o objetivo de elevar a participação das vendas a frotistas para 50% nos próximos três anos, a empresa está treinando as equipes de sua rede de concessionárias para atender este segmento, abrindo novos canais de acesso aos clientes e oferecendo um atendimento personalizado. Desta forma, a Land Rover espera otimizar o potencial das concessionárias, que atualmente respondem por apenas 7% do volume das vendas a frotistas. Os 93% restantes são resultado de vendas diretas efetuadas pela área corporativa da empresa.

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Causa estranheza a compra deste veículo, não é nem uma "maquiladora" é a própria Land Rover que vende ?

E a geração de empregos ? Fica só por conta do pessoal que representa a LR aqui no Brasil. Uma mesa com 2 telefones e uma conta de banco ( de repente tem até uma secretária ! )

Se alguem tiver mais notícias ?

Sundao




Malandro
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#17 Mensagem por Malandro » Qua Jan 28, 2004 9:36 pm

So para gerar mais que alguns empregos deveríamos compra uma opção nacional que deve sr mais cara e ineficiente? Isso é desperdício de dinhero público . Prefiro gerar empregos em meu país em áreas onde realmente tenhamos vantagem comparativa .




SUNDAO
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#18 Mensagem por SUNDAO » Qua Jan 28, 2004 10:12 pm

FALA MALLANDRO !

Concordo com você, inclusive já defendi especificamente este ponto em outro tópico.

O que quis dizer na mensagem anterior foi outra coisa !

Não existe no site do EB nehuma notícia sobre esta compra. É algo totalmente ignorado.

Não falo que não tenha aparecido em algum momento pois não sou um acompanhante diário dele, mas esta informação deveria ser exposta com alguma permanência no site e deveria estar lá agora com um hiperlink direto.

Esta em discussão aqui esta falta de transparência, não a qualidade do item comprado. Esta posição da margem a que se possa imaginar a figura que expus aqui do representante sentado numa mesa com 2 telefones e uma secretária gerindo este pedido ( que é de um valor razoavel e com muitas unidades viabilizande pelo menos a montagem destes itens!

Existe também uma implicação de logística visto que estes jipes estarão em todo território nacional ( não apenas no AMRJ como na MB) e que a ausência de algum item inviabilizará os deslocamentos.

Outro fator interessante é a motorização. Você conhece algum motor diesel com as especificações deste motor que não os jipes civis da Land Rover ?

Devo confessar que no caso particular deste tipo de veículo bem como de eventuais novos sistemas individuais de infantaria ficaria mais convencido que fosse buscado uma solução autoctone, nem que fosse baseada na compra direta de tecnologia importada.

Acredito também que pela particularidade do veículo e seu valor agregado poder-se-ia montar aqui no país uma linha de montagem para fabricação destes.

Mais conceitos não devo emitir pois me falta o mínimo de informação além da já oferecida pelo Pimenta . Se tiver uma fonte disponível me mande, ok ?

Um abraço

Sundao




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Vinicius Pimenta
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#19 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 29, 2004 1:12 am

Sundao,

Os Land Rover comprados pelo EB são fabricados no Brasil. A linha de montagem do modelo Defender já está no Brasil há 5 anos! Ano passado lançaram até uma edição comemorativa dos 5 anos da Land Rover no Brasil, a chamada Black Defender. Este ano (2004) será o sexto ano da montadora no Brasil.

Ou seja, apesar de ser uma marca internacional, podemos dizer que os veículos do EB são nacionais, visto que deve haver uma grande parte dos componentes da Land Rover Defender nacionalidados.

Bem, devo dizer que como essa matéria é do início do ano passado, ela está desatualizada, nela fala-se que a Land Rover é a única empresa homologada pelo EB. Creio que isso não mais procede visto que o jipe Troller T-4M (100%!) nacional e o Marruá também foram, ou estão brevemente para ser, homologados.




Vinicius Pimenta

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#20 Mensagem por Malandro » Qui Jan 29, 2004 5:01 pm

O que quis dizer na mensagem anterior foi outra coisa !

Não existe no site do EB nehuma notícia sobre esta compra. É algo totalmente ignorado.


Putz , isso é que dar ler mensagens correndo :oops:




SUNDAO
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#21 Mensagem por SUNDAO » Qui Jan 29, 2004 10:53 pm

Po Pimenta !

Desconhecia totalmente o fato ! Talvez por isso a PM de SP use os LRovers.

Mas ele continua caríssimo para nós humildes mortais não-paulistas.

Dei uma olhada e vi mais informações no sítio

http://www.landrover.com.br/source/bws_ ... presa.asp#

Achei interessante este paragrafo do site

"No início, a Land Rover Brasil trazia todos os componentes do modelo Defender de sua matriz, na Inglaterra. Apenas a montagem era feita aqui. Hoje, depois de um trabalho intenso de nacionalização, os itens mais importantes são produzidos aqui, tais como: pneus, rodas de aço, chassis, escapamento, vidros, bancos etc. "

Talvez no futuro, se tudo der certo, nacionalizaremos o espelho retrovisor e os tapetinhos !

Podem fazer um excelente carro ( e tudo leva a crer que sim ) mas de mkt o negócio tão ruinzinho !

O Sitio também abre uma janela para o processo de fabricação. Aí dá para ver porque é caro ! É um pesadelo para qualquer engenheiro Japones - quase inimaginável !

E eu, inocente, pensava que eles eram caros só por conta do saudosismo do DAKTARI e de outros "filmes de Buana "!

Fantástico !

Um abraço

Sundao




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#22 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jul 13, 2004 8:22 pm

Estrutura do Exército Brasileiro -- 4

Plano Básico de Estruturação do Exército

Informe do CCOMSEX

(editado)



Defesanet
Prezado Sr Editor,

A propósito de suas indagações, encaminhadas por meio de mensagem eletrônica de 26 de novembro de 2003, acerca de temas diversos relacionados com a Força Terrestre, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) informa o que se segue:

1. A transferência e a adoção de uma organização quaternária nas grandes unidades (brigadas) e nas unidades (regimentos e batalhões) blindadas do Exército Brasileiro trará diversos benefícios nos campos operacional e da logística. Entre outros, podemos citar:

- Distribuição mais equilibrada da Força Terrestre e de seu material orgânico pelo território nacional;
- Desconcentração dos meios blindados dos grandes centros urbanos, locais impróprios ao adestramento dessas forças;
- Proximidade dos campos de instrução, propiciando economia de combustível;
- Reunião de materiais de mesmo tipo em uma mesma brigada, criando facilidade para sua manutenção;
- Maior flexibilidade em combate, proporcionando aos comandos blindados mais meios para intervirem e aproveitarem as oportunidades;
- Valorização do princípio da massa e do poder de choque.

2. De acordo com o Plano Básico de Estruturação do Exército, cuja execução abrange o período de 2003 a 2007, o 1º Regimento de Carros de Combate será transferido para Santa Maria/RS. O 3º Regimento de Carros de Combate será extinto e seus esquadrões passarão para o 1º (Santa Maria) e o 4º Regimentos de Carros de Combate (Rosário do Sul/RS).

3. Para o ano de 2004, há previsão de ser realizada uma avaliação operacional do sistema de controle de tiro EOSS (Eletro-Optical Sighting Sistem), com o objetivo de ampliar a capacidade de aquisição de alvos em ambiente noturno e com visibilidade reduzida. Este sistema é universal, e o resultado desta avaliação poderá indicar sua extensão para os demais veículos blindados em uso no Exército Brasileiro.

4. Quanto à nova família de blindados sobre rodas, não existe um cronograma estabelecido pelo Comando do Exército, uma vez que ainda não foram disponibilizados recursos específicos para sua adoção. Na atual conjuntura, os recursos orçamentários disponíveis ao Comando do Exército permitem apenas o custeio de suas atividades e reduzidos investimentos em projetos menos ambiciosos.

Merece destacar que o Exército Brasileiro tem buscado revitalizar sua frota de blindados com vistas a não perder sua operacionalidade. O sucesso da revitalização incial de aproximadamente 260 viaturas blindadas sobre rodas motivou sua extensão para as 630 viaturas Cascavel e Urutu, em uso no Exército.

Estes veículos foram exportados, com sucesso, para o Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Venezuela e Suriname. No continente Africano: Angola, Gabão, Líbia, Tunísia e Zimbawe e na Ásia: Chipre, Dubai, Iraque e Jordânia.

As operações de revitalização são feitas quase integralmente nas máquinas e pelo pessoal do Arsenal de Guerra de São Paulo, sendo terceirizados poucos serviços complementares. Em relação a prazos, no projeto original de revitalização da série mais nova, a previsão no Plano Plurianual para a conclusão do projeto é 2006. Já o prazo para revitalizar todas as viaturas, inclusive as versões mais antigas, é 2008.

Cabe registrar que o acervo tecnológico já desenvolvido pela indústria bélica nacional foi transferido para o Exército e encontra-se em catalogação pela IMBEL.


Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
Brasília DF

Como ficará a estrutura dos Regimentos de Carro de Combate (RCC)e a sua localização. Observar a alteração da dotação de armamentos com a troca de equipamentos entre o 2º e 4º RCC
http://www.defesanet.com.br/noticia/ebestrutura3/



[b]Sobre o sistema de controle de tiro EOSS (Eletro-Optical Sighting Sistem), com o objetivo de ampliar a capacidade de aquisição de alvos em ambiente noturno e com visibilidade reduzida, alguém tem alguma novidade ? ? ? ? ?[/b]sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Anonymous

#23 Mensagem por Anonymous » Ter Jul 13, 2004 9:55 pm

miliko escreveu:Capacetes modelo americano ja sao dotacao de todas as Om. os coletes, algumas possuem(PE, Btl Gda,tropas especiais)


Esse capacete 'americano' que na verdade é imitação do m35 alemão é muito loco, eu acho feio aqueles capacetes redondos.




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