Marinha do Brasil
Defesanet 06 Setembro 2005
Valor 06 Setembro 2005
Modernização da Marinha começa com
gasto de 1 bi de euros
Claudia Safatle
O programa de modernização da Marinha ganhou ontem novo impulso. A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) aprovou a contratação de empréstimo internacional para construção de um submarino convencional e modernização dos cinco já existentes. O financiamento, de 882,4 milhões de euros, contratado no ABN AMRO, se somará à contrapartida do governo, de 135,9 milhões de euros (87% de financiamento e 13% de contrapartida), totalizando 1,08 bilhão de euros. É o primeiro passo na direção de um projeto mais ambicioso de modernização e reaparelhamento das Forças Armadas, segundo informações de fontes oficiais graduadas.
A construção do novo submarino ficará a cargo da siderúrgica alemã ThyssenKrupp, por meio de sua subsidiária ThyssenKrupp Marine Systems, sob acordo de transferência de tecnologia para o governo brasileiro. A obra terá assessoria de outra subsidiária, a HDW, sigla em alemão para Howaldtswerke Deutsche Werft AG, o estaleiro que construiu o primeiro submarino do mundo (1850) e o primeiro motor a vapor para fins navais (1849). A HDW faz o design, constrói os submarinos, oferece serviços de reparo e modernização e é a companhia que vende às nações da OTAN há mais de 30 anos. Hoje, o submarino mais avançado que ela produz é o Class 214.
A expectativa do governo, com esse investimento, é dotar a Marinha de tecnologia de ponta para construção e modernização de submarinos. Com o credenciamento que será concedido pelo estaleiro alemão, a partir da transferência de tecnologia, a Marinha pretende usar seu arsenal doméstico para reformar os equipamentos das marinhas de outros países da América do Sul, como Argentina e Venezuela.
Pelo projeto, toda a mão-de-obra da construção do submarino será nacional, para dotar o país de condições para o domínio da tecnologia tanto de construção quanto de modernização de submarinos convencionais.
http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm
http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm