Modernização da MB começa com 1 bi de euros - ThyssenKrupp

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

Modernização da MB começa com 1 bi de euros - ThyssenKrupp

#1 Mensagem por Lauro Melo » Qua Set 06, 2006 10:38 am

Marinha do Brasil
Defesanet 06 Setembro 2005
Valor 06 Setembro 2005
Modernização da Marinha começa com
gasto de 1 bi de euros
Claudia Safatle
O programa de modernização da Marinha ganhou ontem novo impulso. A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) aprovou a contratação de empréstimo internacional para construção de um submarino convencional e modernização dos cinco já existentes. O financiamento, de 882,4 milhões de euros, contratado no ABN AMRO, se somará à contrapartida do governo, de 135,9 milhões de euros (87% de financiamento e 13% de contrapartida), totalizando 1,08 bilhão de euros. É o primeiro passo na direção de um projeto mais ambicioso de modernização e reaparelhamento das Forças Armadas, segundo informações de fontes oficiais graduadas.

A construção do novo submarino ficará a cargo da siderúrgica alemã ThyssenKrupp, por meio de sua subsidiária ThyssenKrupp Marine Systems, sob acordo de transferência de tecnologia para o governo brasileiro. A obra terá assessoria de outra subsidiária, a HDW, sigla em alemão para Howaldtswerke Deutsche Werft AG, o estaleiro que construiu o primeiro submarino do mundo (1850) e o primeiro motor a vapor para fins navais (1849). A HDW faz o design, constrói os submarinos, oferece serviços de reparo e modernização e é a companhia que vende às nações da OTAN há mais de 30 anos. Hoje, o submarino mais avançado que ela produz é o Class 214.

A expectativa do governo, com esse investimento, é dotar a Marinha de tecnologia de ponta para construção e modernização de submarinos. Com o credenciamento que será concedido pelo estaleiro alemão, a partir da transferência de tecnologia, a Marinha pretende usar seu arsenal doméstico para reformar os equipamentos das marinhas de outros países da América do Sul, como Argentina e Venezuela.

Pelo projeto, toda a mão-de-obra da construção do submarino será nacional, para dotar o país de condições para o domínio da tecnologia tanto de construção quanto de modernização de submarinos convencionais.

http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm

http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#2 Mensagem por Brasileiro » Qua Set 06, 2006 10:45 am

Palavras do comandante da Marinha

"o próximo modelo a ser adquirido terá característica de navegação oceânica, ou seja, um alcance bem superior aos U209 que são modelos otimizados para uso próximo ao litoral. Este próximo submarino está na fase de determinação de financiamento internacional e, por ser fabricado aqui no Arsenal de Marinha, será mais um passo importante em direção ao projeto do submarino convencional nacional (antigamente chamado de SMB-1) que naturalmente será construído antes do Submarino Nuclear Brasileiro (SNB)."

abraços]

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#3 Mensagem por pafuncio » Qua Set 06, 2006 10:46 am

Como diria o Januário, aquele locutor de futebol carioca: "Chupa, que a cana é doce!!!".

Parabéns a todos. Que seja realmente o início de reaparelhamento.

Á espera de mais e melhores notícias, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Degan
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Degan » Qua Set 06, 2006 11:06 am

Buenas noticias…. :D

Algunas dudas:

1) El U214 se construye en Alemania o en Brasil…?
2) ¿Qué modernizaciones recibirán los U209…?
3) 1,08 billones de Euros es alrededor de 1.380 millones de dólares…..ES DEMACIADO…. :shock:

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#5 Mensagem por pafuncio » Qua Set 06, 2006 11:08 am

Degan escreveu:Buenas noticias…. :D

3) 1,08 billones de Euros es alrededor de 1.380 millones de dólares…..ES DEMACIADO…. :shock:

,

:lol: :lol: :lol:

Tava demorando !!!

Preparem-se, que este tópico vai render. :wink:

Saudações ufanistas, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

#6 Mensagem por P44 » Qua Set 06, 2006 11:19 am

Parabéns aos Colegas e á MB!!!! [009]

E que tenham mais sorte que nós Tugas :oops: , que apenas temos "muita parra e pouca uva"... :cry: :roll:

Veja-se as novelas LPD; NPO, OHP, KD .... :evil:

Triste sina ter nascido português 👎
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 06, 2006 11:58 am

Buenas noticias…. :D

Algunas dudas:

1) El U214 se construye en Alemania o en Brasil…?

O(s) IKL-214 serão construídos no AMRJ

2) ¿Qué modernizaciones recibirán los U209…?

O pacote de modernização ainda não foi "congelado". A configuração final só será definida em outubro/novembro deste ano. O que se sabe é que será substituído o sistema integrado de dados de combate por (provavelmente) o modelo norueguês MSU-90 da Kongsberg.

Para mim também. Mas só se saberá exatamente à que se refere todo este dinheiro nos próximos dias qdo. a notícia for publicada no D.O.U.

Já existe especulação de o IKL-214(S-35) poderia "vir" equipado com um sistema AIP.
No entanto, é apenas uma ESPECULAÇÃO.
Pessoalmente não acredito que o novo submarino, ou os Tupis modernizados recebam este sistema.

Saludos cordiales,

Sds.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Degan
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Degan » Qua Set 06, 2006 12:06 pm

cicloneprojekt,

Gracias amigo....OPTIMO... [009]

Falta que se "decante" información importante, como costos, fechas y componentes de modernización...

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
rcolistete
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por rcolistete » Qua Set 06, 2006 12:34 pm

Olá pessoal,

Parabéns a MB e a todos daqui !

O mais difícil aconteceu, liberaram dinheiro, e muito : EUR1,08 bi ! Isso só para a força de submarinos. É o equivalente à concorrência F-X da FAB, daria para comprar uns 12 a 24 caças, dependendo do modelo, e tal grana a FAB não conseguiu. Ou seja, a MB ganhar esses EUR1,08 bi é um grande feito !

O resto eu acho tranquilo, a MB sabe gastar bem, teremos um U-214 muito bom (com ou sem AIP) construído no AMRJ e os S-30 a S-34 muito bem modernizados. Teremos muito trabalho no AMRJ, evitando perder mão-de-obra e capacitação formadas nas últimas décadas.

Quero ver as próximas novidades na MB até 2007. Tal como não compraremos submarinos usados e de 2a categoria, eu espero que :

- as novas escoltas sejam novas e construídas aqui (projeto em colaboração com outro país), mesmo que sejam em menor número, podendo ficar na ativa por 30 anos;

- o helicóptero Merlin seja adotado, com versão multi-funcional ASW/AEW/ASuW;

- modernizemos o A-12 (defesa AAe, Siconta, etc) e uns 12 AF-1 SkyHawks;

- construamos 1/2 NT, NDD, etc.

Abraços,

Roberto

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6382 vezes
Agradeceram: 6733 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Qua Set 06, 2006 12:44 pm

URGENTE:

MANDEM OS RESPONSÁVEIS PELA FAB E EB FAZEREM UM CURSO DE 'COMO FAZER O DINHEIRO RENDER' NA MB, todos nós ganharemos.

A bem da verdade, o EB parece estar aprendendo, vide o caso dos Leo 1A5... :wink:

Estou felizão com essa notícia, para mim o valor exagerado se refere a ferramental, peças, cursos e - Deus ajude - update/upgrade dos IKL. :D

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#11 Mensagem por talharim » Qua Set 06, 2006 12:49 pm

Deus te ouça !

Merlin na MB seria um sonho.Seria o heli perfeito.

O NatGeo fez um programa especial sobre o Merlin,puta qui pariu esse heli é muito poderoso deveriam criar o termo A.M - D.M antes do Merlin depois do Merlin..............ele faz manobras que nenhum helicóptero desse mundo ousa fazer.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 06, 2006 12:56 pm

talharim escreveu:Deus te ouça !

O NatGeo fez um programa especial sobre o Merlin,puta qui pariu esse heli é muito poderoso deveriam criar o termo A.M - D.M antes do Merlin depois do Merlin..............ele faz manobras que nenhum helicóptero desse mundo ousa fazer.

Eu assiti tb. Esse Merlin é tri.
de resto faço minhas as suas palavras.

sds.

walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#13 Mensagem por juarez castro » Qua Set 06, 2006 1:11 pm

cicloneprojekt escreveu:

sds.

walter

Walter! off topic, tu fizestes um comentário esses dias em outro tópico, comparando o Merlin e o NH90, e concluido que o Melrin seria melhor custo benefíco. Por gentileza tu poderias explicar um pouco melhor
Pode ser no tópico específico.

Grande abraço

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 06, 2006 1:20 pm

Parabéns a MB e a todos daqui !

Salve rcolistete.

O mais difícil aconteceu, liberaram dinheiro, e muito : EUR1,08 bi ! Isso só para a força de submarinos. É o equivalente à concorrência F-X da FAB, daria para comprar uns 12 a 24 caças, dependendo do modelo, e tal grana a FAB não conseguiu. Ou seja, a MB ganhar esses EUR1,08 bi é um grande feito !

Espero que a hora da FAB/EB tb chegue logo.

O resto eu acho tranquilo, a MB sabe gastar bem, teremos um U-214 muito bom (com ou sem AIP) construído no AMRJ e os S-30 a S-34 muito bem modernizados. Teremos muito trabalho no AMRJ, evitando perder mão-de-obra e capacitação formadas nas últimas décadas.

Aqui vc matou a pau!. o ponto é esse mesmo. CAPACITAÇÃO. se não fosse a preocupação da MB com esta dita-cuja à cerca de 30 anos atrás, poderíamos até estar comemorando a aquisição deste novo sub, mas sendo construído na Alemanha.

- as novas escoltas sejam novas e construídas aqui (projeto em colaboração com outro país), mesmo que sejam em menor número, podendo ficar na ativa por 30 anos;

O mais provável é que tenhamos um mix de navios novos(ao redor de 6) e usados. Isso será discutido com objetividade pelo Estado-Maior da Armada a partir de 2007.

- o helicóptero Merlin seja adotado, com versão multi-funcional ASW/AEW/ASuW;

Seria um sonho, IKL-214BN(Brazilian Navy)+EH 101 BN. Mas o mais provável mesmo é que seja o SH-60B SeaHawk

- modernizemos o A-12 (defesa AAe, Siconta, etc) e uns 12 AF-1 SkyHawks;

Isto está bem encaminhado.

- construamos 1/2 NT, NDD, etc.

O mais provável é que exista uma compra de ocasião da reserva da USN. Meu palpite é que seja um(ou dois) LPD classe Austin.

Sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 06, 2006 1:31 pm

juarez castro escreveu:
cicloneprojekt escreveu:

sds.

walter

Walter! off topic, tu fizestes um comentário esses dias em outro tópico, comparando o Merlin e o NH90, e concluido que o Melrin seria melhor custo benefíco. Por gentileza tu poderias explicar um pouco melhor
Pode ser no tópico específico.

Grande abraço

Sds J Castro

Acho que vc me confundiu com outro forista. Esse tipo de análise de custo/benefício eu só faço se for de navios e/ou subs caso eu tenha algum dado relevante. Aviação não é minha praia, apesar de gostar.

Curiosamente, como opnião de leigo, tb acredito em vantagem para o
Merlin, mas conhecendo as limitações orçamentárias da MB acredito que o que teremos em um futuro próximo são SH-60, e mais nossos Linx sendo retrofitados para o padrão Super Linx 300, talvez c/ a aquisição de novas unidades.

Sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder