Não foi bem isso não. A pressão da marinha estava atingindo aquele ponto meio preocupante desde a cerimônia de lançamento do
Tikuna. De lá para cá acompanhei quieto o desenrolar das coisas(a princípio achava que seria um segundo
Tupi mod-A que nem o S-34). Para resumir a ópera a encomenda desse S-35 é muito mais mérito da MB do que de um suposto interesse do Mulla pelas FAs.
Se o Mulla se interessasse mesmo, de fato pela MB, ele já teria aprovado o PRM. E este PRM vai ter que ser revisado pela 2.a vez desde o início do seu mandato...
Acho que pelo menos nesse quesito o próximo mandato será melhor que o primeiro.
Vou falar de novo aquela minha frase insistente.
"Não existe nada ruim que não possa piorar" Deixa eu ver se entendi amigo:
1) reforma no Tamoio
Existe alguma possibilidade de que seja o
Tapajó.
2) U-214 construido aqui e possivelmente um segundo exemplar
Exato
3) um torpedo pesado fabricado aqui com transferência de tecnologias
O modelo de licitação desse novo torpedo pesado ainda não foi definido. E qdo. for, eu muito, mas muito dificilmente, terei acesso aos seus termos(claro).
Como no entanto, tive acesso a pessoas que lidaram diretamente com o processo. e sabendo das intenções da MB. Tenho certeza no entanto que uma cláusula de trasnferência de tecnologia, ou mesmo um contrato específico observando a transferência de tecnologia será executado.
Tomando por base a licitação do torpedo 2000 posso afirmar que
Em uma primeira fase(aquisição direta) será contratado apenas o fornecimento de um pequeno lote(dificilmente excederá 50 unidades), posteriormente em uma segunda fase do contrato seria sim adquirida licença de produção de uma qte. mais relevante no país.(cerca de 80 torpedos)
4) mais novidades ainda SECRETAS...
(Seria um AIP ou um missil antinavio para os subs)??
Sinceramente não sei te dizer, pois não me informaram do que se tratava, se um sistema de armas, propulsão, comunicação.
E ai depois desse segundo U-214 viriam os submarinos nucleares ou ainda teria SMB-10...???
É muito cedo p/ tratar disso no momento, mas à princípio será o SMB-10(de um projeto revisado naturalmente)
O negócio esta andando....ainda bem, estou muito, super, ultra contente.