Valores Caças Usados : SU-27 - F-16 A - Mirage 2000 -

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#61 Mensagem por Alitson » Dom Jul 11, 2004 2:47 pm

Não é bem assim não!!!
Tenho um grande amigo meu que era até 2001 Sargento mecanico da FAB(o cara estudou comigo em flripa e o cara é muito engraçado, não anda ele marcha e é meio louco, sabe né, 14 anos ele ficou da FAB) e serviu em Santa Maria(AT-26 e A-1), Canoas(F-5 e AT-27) e Floripa(P-95) e ele sempre argumentou que o equipamento americano era superior e muito mais facil de manter, assim como os sistemas. Referindo-se ao AMX, Xavante, F-5 e Mirage. E que em exercicios como os Tigres era mais facil eles mandarem os F-5 pro ar do que os Mirage, e olha que estes tem quase a mesma idade, apenas 5 anos de diferença.
Eu me baseio neste fato, alem dos relatos oficiais dos usuarios...
Valeu!!!!




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#62 Mensagem por ZeRo4 » Dom Jul 11, 2004 3:54 pm

Alitson escreveu:Caro edson.jesus

O problema é que os F-16 de Israel são mais eficientes que os Americanos e por isso os americanos tem verdadeiras vertigens em que Israel transfira os seus, pois os equipamentos vendidos pelos mesmos a qualquer outro pais do mundo são digamos da segunda linha.
Os americanos não permitiram sequer a venda de A-4s de Israel para os Argentinos, invagina os F-16 então...
Quanto aos traumas das SUCATAS VOADORAS - MIRAGE III - até hoje a FAB tem problemas e sempre teve em manter este caça frances em uso. Um real problema para quem sempre utilizou caças americanos e britanicos e tem a sua força nestes moldes. E olha que ate hoje temos graves problemas, mesmo apos a Dassault ter oferecido os M2000.
E quanto ao VOLTAR para a TERRA, a questão é assumir a nossa cruel realidade e que na verdade já é uma vergonha!!!!
Por esse motivos eu não defendo o Su-35 e olha que eu garanto que é o melhor caça com capacidade de se tornar ativo, depois do F-22 e para mim o melhor caça do mundo é o Su-30MKI um derivado biposto para todas as missoes biposto. Meto tanto o pau nos governantes pois sou funcionario publico e e sei como é que as coisas neste pais funcionam, as necessidades de quem necessita vem depois daquelas que interessam a poucos. E olha que sou neo-liberal e não comunista ou socialista. E isso vem desde a queda do regime militar.

E Caro Victor

Vc está com completa razão, foi um erro meu!!!
Desculpas!!!!

Valeu!!!


Ficar no mundo da lua é continuar a comprar equipamentos vindo dos Estados Unidos da América, não importa se VIA EUA ou qualquer outro país... comprar F-16 pra mim é piada! quem garante que os EUA não vetariam um possível upgrade nos F-16 comprados ?!

Concordo que o F-16 com um pacote Israelense é realmente "apetitoso" tem a filosofia ocidental a qual ja estamos acostumados PORÉM é um caça americano que vem com todas as barreiras que um caça americano pode ter, principalmente para um país como o Brasil que está longe de ser um aliado dos Americanos. E além do mais, se já é uma novela a modernização dos F-5 o que dirá dos prováveis F-16 já que no mínimo será mais caro

O Brasil não opera nada que se possa chamar de "inteligente" atualmente! acredito que optar pelas aeronaves Russas seria uma espécie de libertação, teríamos acesso a tecnologia de ponta (na medida do possível...), não nos oferecem restrições qnt ao armamento... é realmente TUDO DE BOM! se fóssemos um país sério nem estariamos cogitando o futuro FX pq se tem um avião que cobre todas as características que nós precisamos, ele é o SU!

Se quisermos ser um país Soberano no futuro, o caminho é seguir com os Russos, Chineses e Indianos, já iniciando por aqui o costume dessa famosa "logística russa". Pq se optarmos por M-2000 ou F-16, daqui a 20 anos estaremos com o mesmo problema.

Sobre o problema com indisponibilidades e manutenção, o problema é Dinheiro se não temos dinheiro pra operar um Su-35, também teremos problemas para operar o F-16 e o M-2000 mesmo sendo mais baratos, e ai acho que a gente deveria operar então somente os ALX, AMX, F-5 e rezar pra que isso dê conta num eventual confronto, o que é difícil né ?!




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#63 Mensagem por Alitson » Dom Jul 11, 2004 4:44 pm

Caro ZeRo4

O problema maior não é o software dos F-16 ou a autorização do upgrade nos F-16, pois estes não serão problema, pois se os EUA quererem os Israelenses divulgam todos os segredos do padrão BR, para não sofrerem bloqueios, como já o fizeram e nisso os franceses são os piores, uns verdadeiros canalhas. Alem do radar ser Italiano, outro parceiro que tremem as pernas sob qualquer bloqueio americano. E o F-16BR estaria em um padrão um pouco abaixo dos F-16 norte-americanos.
E tambem existe a possibilidade da compra de F-16 novos, com a possibilidade da transferencia gratis de varios equipamentos usados de real necessidade da FAB(uma boa, mas boa ideia, se for possivel)

Porem se a FAB não comprar os Su-35 a Avibras pode fechar as portas, pois esta está na corda bamba novamente... E olha que o negocio esta feio mesmo, pois eles praticamente estão forçando a FAB a comprar e aumentar seus estoques de armamento, como bombas, foguetes, etc. Alem é claro de ja terem sido selecionados a fornecer as bombas para receberem os kits inteligentes e hoje oferecem a versão aerotransportada do AV/MT-300 para a FAB.

Claro que o melhor para FAB era ter uns 120 Su-35, 240 Su-30 e 160 AMX, porem...

O melhor agora seria, como ja defendi, a compra dos F-16 usados, o upgrade destes no pais, a produção nos ultimos lotes de 100% da avionica destes caças, inclusive o radar. Adquirindo assim a tecnologia necessaria(que por fim sai uto mais barato e ha um prazo muito menor, a exemplo do que fazem os indianos e chineses), logo apos o investimento no desenvolvimento de um caça multi-função de 5o geração conjunto entra a Embraer/Avibras/Sukhoi/HAL/CAC/Elbit/IAI/Rafael, sendo que todas estas ja trabalharam e ainda trabalham em conjunto:

Sukhoi+HAL+Elbit/IAI/Rafael=Su-30MKI(india)
CAC+Elbit/IAI/Rafael=J-10(china)
Avibras+Sukhoi+Elbit/IAI/Rafael=Su-35BR(Brasil - projeto)
Embraer+Elbit/IAI/Rafael=F-5BR/ALX/AMX-T(Brasil)

E estes são apenas alguns exemplo, e existem muito, mas muitos mais.

E quanto a Avibras, esta deveria de receber ajuda na compar de mais baterias de Astros, misseis AV/MT-300, veiculos leves 4X4 e projetos e fabricação dos novos blinadados sobre rodas do EB. Alem de uma ajuda na compra de equipamentos para os fuzileiros e A-4s.

Vale apena salientar que na ultima saida do São Paulo para o mar neste mes de julho apenas 2 A-4 estavam embarcados, e sabe por que, por que os outros 21 estão parados por falta de peças!!!
Dessa vc não sabia, não é???

É disso que falo quando que aqui é o planeta terra e o pior, isto é o Brasil...

Valeu!!!




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#64 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jul 11, 2004 5:07 pm

Alitson, só que tem alguns problemas:

Até aqui tudo bem:
Porem se a FAB não comprar os Su-35 a Avibras pode fechar as portas, pois esta está na corda bamba novamente...


Não creio. E se esse for o caso, aí sim que tenho minhas dúvidas se o Su-35 vai mesmo ser a salvação da lavoura da Avibrás. É sensato dar a uma empresa a beira da falência um contrato dessa magnitude?


Mas aqui:
E olha que o negocio esta feio mesmo, pois eles praticamente estão forçando a FAB a comprar e aumentar seus estoques de armamento, como bombas, foguetes, etc. Alem é claro de ja terem sido selecionados a fornecer as bombas para receberem os kits inteligentes e hoje oferecem a versão aerotransportada do AV/MT-300 para a FAB.


Primeiro, eles não têm força política pra forçar nada. Segundo, não existem kist inteligentes desenvolvidos pela Avibrás, e muito menos uma versão aerotransportada do AV/MT 300. Aliás não exite sequer a versão terrestre desse míssil.

O melhor agora seria, como ja defendi, a compra dos F-16 usados, o upgrade destes no pais, a produção nos ultimos lotes de 100% da avionica destes caças, inclusive o radar.


Sonhar não custa nada. Mas se nem no F-5BR/ALX/A-1M teremos 100% de produção nacional, que dirá em um F-16BR!

apos o investimento no desenvolvimento de um caça multi-função de 5o geração conjunto entra a Embraer/Avibras/Sukhoi/HAL/CAC/Elbit/IAI/Rafael, sendo que todas estas ja trabalharam e ainda trabalham em conjunto:


Puxa que viagem! :lol: :wink: Seria bom, mas acho muitíssimo pouco provável.

Embraer+Elbit/IAI/Rafael=F-5BR/ALX/AMX-T(Brasil)


Onde a IAI e a Rafael entraram no F-5BR/ALX/AMX-T(? - você quer dizer A-1M?)

E quanto a Avibras, esta deveria de receber ajuda na compar de mais baterias de Astros, misseis AV/MT-300, veiculos leves 4X4 e projetos e fabricação dos novos blinadados sobre rodas do EB. Alem de uma ajuda na compra de equipamentos para os fuzileiros e A-4s.


Como assim receber uma ajuda? Ela deveria oferecer produtos de qualidade. As FFAA não são instituições de caridade. A Avibrás que desenvolva bons produtos. O EB precisa de mais ASTROS II, porém, na falta de verba, as baterias atuais já são suficientes para manter um núcleo de excelência (que passar seus conhecimentos a novas unidades em caso de necessidade). AV-MT 300 não existe. Veículos leves, bem temos o Guará que está sendo exportado. Para o projeto e fabricação de novos blindados precisa-se de verbas que nem a Avibrás nem o EB têm. Ajuda na compra de equipamentos para os FN e A-4??? Essa eu não entendi o que você quis dizer.

Vale apena salientar que na ultima saida do São Paulo para o mar neste mes de julho apenas 2 A-4 estavam embarcados, e sabe por que, por que os outros 21 estão parados por falta de peças!!!
Dessa vc não sabia, não é???


Você se equivocou. Mesmo que tenham sido 2 A-4 (li que seriam 4/6), os outros não estão parados por falta de peças e sim por contenção de despesas.




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#65 Mensagem por Alitson » Dom Jul 11, 2004 5:39 pm

Primeiro:
Quem está viajando é vc.
Pois, existe sim o AV/MT-300 e já esta testado e pronto para ser vendido para o Oriente, segundo a revista Tecnologia e Defesa número 88 e a versão aero-transportada é um míssil em desenvolvimento que esta sendo oferecido em conjunto com o Su-35. E mais eu não disse que a Avibrás produz bombas inteligentes e sim burras que podem sim receber kits inteligentes e a Avibrás tem força política, pois se esta fechar as portas o governo vai ter uma bomba tão grande nas mãos que vai acabar com milhares de empregos diretos e indiretos, tudo que a oposição esta precisando para acabar com a campanha do PT.
Segundo:
Os últimos lotes de equipamentos para o padrão BR terão 100% dos equipamentos produzidos no Brasil e mais isto estava no contrato, para vender deve-se transferir totalmente a tecnologia.
Terceiro:
Isto é uma possibilidade ou uma proposta de desenvolvimento de um caça avançado, Embraer/Avibras/Sukhoi/HAL/CAC/Elbit/IAI/Rafael e não uma realidade atual.
Quarto:
Onde a IAI e a Rafael entraram no F-5BR/ALX/AMX-T(? - você quer dizer A-1M?), quem é proprietária das subdiziarias que desenvolveram o sistema ECM do padrão BR, não seria a IAI e os pods designadores lazer “comprados” para os AMX/F-5/F-X, não seria a Rafael, sem falar nos possíveis kits para as futuras bombas guiadas da FAB???
Quinto:
Só se para o Brasil e vc que a Avibrás não produz produtos de qualidade, pois para o Oriente médio ele são o máximo. E outra isto não é ser uma instituição de caridade e sim defender a industria nacional!!!!!
Sexto:
E quanto aos A-4, a marinha já dava o alerta fazia tempo, e o governo não ouviu... E os A-4 ficaram sem sobressalentes e no chão vai abaixo o documento da defesanet que comprova isto.
E por vc ter perguntado sobre a Avibrás+fuzileiros+A-4, é simples: baterias de foguetes para os fuzileiros(rebocados) e foguetes, bombas(queda livre, freada, fragmentação, anti-pista)...


O Réquiem da nossa Esquadra

Pedro Augusto Lynch
Oficial de Marinha , reformado
plynch@simtech.com.br

A maioria do povo brasileiro conhece a Amazônia Verde com seus 4 milhões de km quadrados de riquezas , porém poucos brasileiros conhecem uma outra Amazônia de maior extensão e com riquezas valiosas entre elas o petróleo, trata-se da Amazônia Azul. Esta região como bem denominada pelo Comandante da Marinha é constituída por uma imensa área oceânica, onde temos os direitos exclusivos de explorar todas suas riquezas vivas e não vivas de suas águas ,do seu solo e sub solo marinhos.Infelizmente esta outra Amazônia ,de relevante significado econômico e estratégico para o país, continua vulnerável e sem a necessária proteção .

O atual governo do Presidente Lula, seguindo os passos do seu antecessor FHC, continua de costas para o mar . No último dia onze de junho o comandante da Marinha, almirante de esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, aproveitou a cerimônia de comemoração da Batalha de Riachuelo para mais uma vez reclamar da falta de recursos para a manutenção modernização e reequipamento de sua Força. Em sua ordem do dia externou de forma contundente suas preocupações com "a acentuada degradação material dos seus navios e aeronaves, sem que hajam perspectivas claras de reversão do quadro atual".

A recente imagem do navio aeródromo "São Paulo" deixando o porto do Rio de Janeiro com apenas dois caças A-4 em seu convés de vôo, enquanto os demais 21 A-4 permaneciam inoperantes na Base Aeronaval de São Pedro por falta de recursos adequados para aquisição de sobressalentes, retrata a triste degradação porque passa nosso Poder Naval !

Graças a dedicação de sua gente ,a Marinha tem conseguido milagres para manter seus navios e aeronaves com um mínimo de operacionalidade e suas tripulações motivadas .Para tal a atual Administração Naval ,com criatividade,perseverança e amor a Marinha tem priorizado e maximizado os seus parcos recursos orçamentários.

Até quando isto será será possível ?

Para enfrentar a vulnerabilidade da Amazônia Verde, o governo implementou em boa hora o SIVAM, Sistema de Vigilância da Amazônia.Em contrapartida, a Amazônia Azul continua esquecida e totalmente vulnerável ,não dispondo de seu Sivam Marítimo e de uma Marinha ,com um orçamento adequado para manter seus meios navais a altura de suas aspirações e responsabilidades institucionais. Na Amazônia Azul, a área compreendida entre a bacia petrolífera de Campos e o Porto de Santos é uma região oceânica de inestimável valor, responsável pela produção de 80 % do petróleo brasileiro , com investimentos na ordem de USD 100 Bilhões, e com grande densidade de trafego marítimo de interesse para o país.

Ademais nossa quase auto-suficiência em petróleo, aliada ao posicionamento das plataformas de produção em águas profundas e sem defesa, são fatores pertinentes, que desenham um cenário ideal para uma ação terrorista com conseqüências econômicas desastrosas e danos físicos irreparáveis

A vulnerabilidade da bacia petrolífera de Campos não pode e não deve continuar a ser ignorada pelo Governo, pela Agencia Nacional do Petróleo(ANP) e pela Petrobrás, responsáveis diretos pela sua segurança e, a quem cabe aportar recursos para dotar a região com um Sistema de Vigilância e Monitoramento do trafego aéreo e marítimo nos moldes do SIVAM .

Cabe ainda ao governo prover recursos orçamentários adequados, para que a Marinha possa manter a atual Esquadra em condições operacionais, modernizar seus meios e construir novas unidades,privilegiando industria de construção naval.A proteção de nossa soberania marítima demanda uma Marinha dotada de navios e aeronaves modernas, com tripulações motivadas e bem adestradas, patrulhando os mares de interesse nacional mostrando presença e a bandeira brasileira

Só assim teremos um Poder Naval a altura de um país que aspira ser membro efetivo do Conselho de Segurança da ONU. Assim sendo , caso o atual governo não altere sua postura orçamentária em relação à Marinha , certamente , será cobrado pelas futuras gerações como o grande responsável por ter colocado a Marinha do Brasil de costas para o mar e, por ter permitido o Réquiem de nossa Esquadra .
Assinado Pedro Augusto Lynch, Oficial de Marinha , reformado




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#66 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 11, 2004 6:06 pm

Olá Pessoal,


Alitson escreveu:Porem se a FAB não comprar os Su-35 a Avibras pode fechar as portas, pois esta está na corda bamba novamente...

Discordo, pois a Avibrás está se recuperando grandemente, tanto que pagou uma dívida com um de seus credores, e aliviou sobremaneira a sua situação. Espero que venha à receber os débitos de Saddam!!!

Vinicius Pimenta escreveu:Mas aqui:
E olha que o negocio esta feio mesmo, pois eles praticamente estão forçando a FAB a comprar e aumentar seus estoques de armamento, como bombas, foguetes, etc. Alem é claro de ja terem sido selecionados a fornecer as bombas para receberem os kits inteligentes e hoje oferecem a versão aerotransportada do AV/MT-300 para a FAB.


Primeiro, eles não têm força política pra forçar nada. Segundo, não existem kist inteligentes desenvolvidos pela Avibrás, e muito menos uma versão aerotransportada do AV/MT 300. Aliás não exite sequer a versão terrestre desse míssil.

Concordo com o Vinícius!!!

Vinícius Pimenta escreveu:
apos o investimento no desenvolvimento de um caça multi-função de 5o geração conjunto entra a Embraer/Avibras/Sukhoi/HAL/CAC/Elbit/IAI/Rafael, sendo que todas estas ja trabalharam e ainda trabalham em conjunto:


Puxa que viagem! :lol: :wink: Seria bom, mas acho muitíssimo pouco provável.

Hehehe, Alitson, você bebeu chá de cogumelo???

Vinícius Pimenta escreveu:
Embraer+Elbit/IAI/Rafael=F-5BR/ALX/AMX-T(Brasil)

Onde a IAI e a Rafael entraram no F-5BR/ALX/AMX-T(? - você quer dizer A-1M?)

No AMX-T também, pois ele também tem a eletrônica compatilizada com o "Padrão BR".

Vinícius Pimenta escreveu:
E quanto a Avibras, esta deveria de receber ajuda na compar de mais baterias de Astros, misseis AV/MT-300, veiculos leves 4X4 e projetos e fabricação dos novos blinadados sobre rodas do EB. Alem de uma ajuda na compra de equipamentos para os fuzileiros e A-4s.


Como assim receber uma ajuda? Ela deveria oferecer produtos de qualidade. As FFAA não são instituições de caridade. A Avibrás que desenvolva bons produtos. O EB precisa de mais ASTROS II, porém, na falta de verba, as baterias atuais já são suficientes para manter um núcleo de excelência (que passar seus conhecimentos a novas unidades em caso de necessidade). AV-MT 300 não existe. Veículos leves, bem temos o Guará que está sendo exportado. Para o projeto e fabricação de novos blindados precisa-se de verbas que nem a Avibrás nem o EB têm. Ajuda na compra de equipamentos para os FN e A-4??? Essa eu não entendi o que você quis dizer.

Relativo à ajuda, creio que o Gov. poderia ver a Avibrás com melhores olhos, pois sua capacidade está subutilizada, e poderíamos ter um modelo para a indústria de defesa bem diferente do atual!

Quanto ao CFN e AF-1, creio que seria dotar os respectivos corpos com equipamentos da Avibrás, como suas bombas, por exemplo!

Vale apena salientar que na ultima saida do São Paulo para o mar neste mes de julho apenas 2 A-4 estavam embarcados, e sabe por que, por que os outros 21 estão parados por falta de peças!!!
Dessa vc não sabia, não é???

Negativo, eram 4, apenas para treinamento.




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#67 Mensagem por Alitson » Dom Jul 11, 2004 6:13 pm

Vinícius Pimenta escreveu:
Citação:
apos o investimento no desenvolvimento de um caça multi-função de 5o geração conjunto entra a Embraer/Avibras/Sukhoi/HAL/CAC/Elbit/IAI/Rafael, sendo que todas estas ja trabalharam e ainda trabalham em conjunto:


Puxa que viagem! Seria bom, mas acho muitíssimo pouco provável.

Hehehe, Alitson, você bebeu chá de cogumelo???

Quem bebeu foi vc, isto é uma possibilidade futura. Ou como vc acha que vai ser pago o desenvolvimento do F-35???
Que tal:
EUA+Grã-Bretanha+Holanda+Dinamarca+Noruega+Israel+etc+etc+etc, ou estes não serão os primeiros usuarios diretos, sendo alguns com direito de fabricação?????

E eu acho que vc não leu os meus segundos argumentos...




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#68 Mensagem por ZeRo4 » Dom Jul 11, 2004 7:48 pm

Alitson, respondendo "de baixo para cima"

Realmente não sabia que apenas dois A-4 sairam a bordo do São Paulo, mas quer saber ?! por mim não sairia NENHUM, alias na minha opinião o São Paulo nem deveria existir! Porta-Aviões pra mim é uma arma ofensiva, e que só serve como vetor defensivo qnd faz a defesa aérea da frota longe do país a que pertence, comos os Harrier atuaram nas Malvinas. Como o Brasil não tem capacidade de projeção nem em seu território, que dirá longe dele, logo pra que um NAe nas forças Brasileiras? besteira... acredito que com o dinheiro que gastamos na compra (apesar de ser de ocasião) e na manutenção do A12, poderíamos ter comprado outros meios que seriam melhores aplicados a defesa nacional... Pq o A12 com A-4, Olha que o "A" é de Ataque ou seja... já começou errado, com AIM-9 do tempo do Fw-190 (Ironia...) e bombas burras de nada adianta.

Sobre o "F-16BR", é sim! Não fora eles que vetaram a venda dos "A-4I" para argentina?! e acabaram vendendo os A-4AR com o mesmo radar do F-16, porém "downgraded" e sem capacidade BVR ?! Israel só vendo O QUE os EUA quer e para QUEM os EUA querem, até pq Israel sem os EUA não existem ou seja eles tem indepêndencia até certo ponto.

Já tinha dito e to falando novamente, se o upgrade dos F-5 pro padrão "BR" ta uma melequeira e na minha opinião qnd todos estiverem atualizados os mesmo já estaram obsoletos devido a demora, imagina dos F-16 onde o custo por aeronave com certeza será mais alto...

A Avibrás no meu conhecimento só fez o ASTROS II e mais nada, pelo ao menos a nível de sucesso mundial pq o resto até agora parece "só promessa". Não acho essa quantidade de caças (apesar de desejável...) importante para a FAB! na minha opinião cerca de 80-100 Su-35 + 50 AMX + 50 F-5BR (Ou Gripens :D) e 50 ALX já de ótimo tamanho, mas hj em dia até isso pra FAB é muita coisa.

Caça de quinta geração ?! ptz... a gente ta arriscado a ficar sem NADA em 2005 já que o FX parece cancelado, imagina se teremos algo de quinta geração! acontece que se comprarmos F-16 agora, daqui a 30 anos estaremos mais uma vez babando ovo de Americanos pra comprar versões "A/B" do F-35 e moderniza-los.




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#69 Mensagem por Alitson » Dom Jul 11, 2004 8:29 pm

Caro Zero

O caça de quinta geração sugerido, seria um caça para poder entrar em operação justamente quando os F-5/AMX e talvez o F-16BR, tiverem com sua vida operacional acabada. Seria um programa com um os melhores projetistas de caças(Sukhoi), aviônica(Elbit), radar e ECMs(IAI), armas e conjuntos(Rafael), a quarta fabricante de aviões do mundo(Embraer) e o dinheiro, interesse e experiência na produção e miscigenação dos equipamentos orientais e ocidentais(HAL e CAC). Tudo isto a principio parece uma loucura, mas com boa vontade poderíamos conseguir mais parceiros com capacidade e experiência para ajudar no desenvolvimento. Sem falar nos motores, como os indianos e brasileiros tem fortes laços com os ingleses poderia haver uma parceria entre a Saturn e Rolls Royce.
E em respeito a avibrás esta tem um prestígio no oriente invejável até a Embraer, que ainda não deslanchou no século 21 neste lado do mundo. Quanto aos seus equipamentos produzidos hoje temos:

- foguetes ar-terra, terra-terra SkyFire
- casulos e lançadores para estes
- bombas de queda livre
- bombas com freio ou retardo tipo para-quedas
- bombas anti-pista tipo foguete, lembra a BAPI 100 francesa
- bombas de fragmentação anti-carro(alvos duros) e anti-pessoal(alvos moles)
- Míssil tático guiado por GPS terra-terra AV/MT-300
- Sistema de defesa tático Astros II e III(projeto)
- Sistema diretor de tiro anti-aéreo(EDT-Fila)
- casulos com canhões e metralhadoras aero-transportados
- Míssil FOG-MP, míssil terra-terra guiado por fibra ótica(muito avançado)
- Veículos blinadados leves 4X4

Entre outros equipamentos que não me lembro agora.

Quanto ao F-5BR este será pelo menos até 2008/9 o caça mais eficiente na América Latina ou até(se acontecer) ao advento dos F-16 Chilenos, pois esta possibilidade de a Venezuela comprar o MiG-29M1/M2 é para forçar os Americanos a liberarem pelo menos mais uns 30/40 F-16A/B.

E quanto a não venda dos A-4 israelenses a Argentina, foi por uma questão de preocupação inglesa, as duas ultimas revistas Força Aérea falam disso, tanto que o A-4AR foi entregue com vários vetos dos próprios americanos. E se fossem os A-4 israelenses os americanos não poderiam ceder aos ingleses tais segredos que este caça tem para operar contra qualquer caça ou AAA, tanto ocidental como oriental.

Já o São Paulo, também acho um erro termos um porta-aviões se nem nossos navios conseguimos operar e manter. Se fosse para termos um deveria de ser um porta-Harrier, menor, mais leve, sem catapultas e com no máximo 22 000 toneladas ou 24 aeronaves(12 AV-8B, 7 Merlin ASW, 3 Merlin AEW e 2 Esquilos. Pequeno, moderno, eficiente e de capacidade real para uma frota que nem a brasileira.

Valeu e até que enfim alguem me entendeu!!!!




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#70 Mensagem por ZeRo4 » Dom Jul 11, 2004 8:58 pm

É sempre bom entender algumas coisas...

Eu até entendi a proposta do caça de quinta geração cara, mas no patamar atual do Brasil e como as coisas caminham, não acredito que isto ocorrerá, como eu disse daqui a 30 anos é capaz de estarmos discutindo novamente o mesmo problema do FX!

Sobre o prestígio da AVIBRÁS, creio que seja devido ao ASTROS II! mas é o que disse... o ASTROS e mais o q ?! pelo visto o resto parecem bons projetos mas atualmente não passam de promessas ou pouco mais do que isso, e como sabemos quem vive de passado é museu...

O Exemplo dos A-4AR você exemplificou melhor ainda, então sinceramente não confio em aviões vindos lá de cima, não pelos aviões, mas por quem os fabrica.

Os F-5 serão os mais eficientes da América Latina SE uma boa quantidade for modernizada, coisa que eu só acredito vendo e até lá muita coisa vai rolar! quem acreditaria se em Julho do ano passado alguém falasse que o FX seria cancelado?!

Sobre eficiência, será que seriam muito mais eficientes que os F-5 III Chilenos ?! Se eu não me engano eles atualmente possuem radar Elta EL/M-2032 com Python3, mas acredito que podem lançar com certa facilidade os Python4 e o Derby.

Sobre um Porta-Harrier, confesso que nunca tinha parado pra pensar na idéia... mas é realmente uma ótima idéia. O USMC utiliza Harriers correto ?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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#71 Mensagem por Alitson » Dom Jul 11, 2004 9:10 pm

A respeito do caça de quinta geração é apenas um conceito ou uma ideia.
Quanto a Avibras, todos os equipamentos citados já estão ativos e foram vendidos, algunsinclusive para o Brasil e o MT-300 ainda aguarda, porem as vendas da mesma sãos sempre um segredo só!!!
Quanto as bombas, foguetes e radares diretores de tiro estes japestão em serviço inclusive no Brasil.
E ao restantante, entre outros fazem a maior alegria no arabes e malaios.
Quanto ao F-5BR eu me referi ao F-16 Chileno e não ao seu F-5 que esta uma geração atras do nosso.
Os porta-harriers americanos são usados em um padrão mais forte pelos Marines, são porta-helicopteros, transporte tatico, de sobressalentes e logistico e ainda levam caças. O conceito porta-harrier é melhor aplicado pela Espanha, Italia e ate a India(com o antigo porta-avioes britanico)

Valeu!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Valores de caças usados.

#72 Mensagem por edson.jesus » Seg Jul 12, 2004 3:41 am

Continuando o tema.

E ai Alitson e ZeRo4, bela explanação, parabéns.

No que se referir ao nosso querido Porta Aviões A12 São Paulo, o Vinicius cansa de avisar que as mensagens deveriam ser no tema Forças Navais. Peço a sua autorização para dizer que sou totalmente favorável a sua compra e que sem ele a Marinha não poderia sonhar em treinar seus pilotos de caça enbarcados. É dificil, está relativamente pelado, faltam outros aviões e helicopteros embarcados, equipe de pilotos formados, sistemas de defesa aéreo, sistema de defesa antecipado, mas acho que toda a aprendizagem e esforço é válida para um pais que quer defender sua extensa Agua Azul. Aos poucos iremos melhorando, ninguem nasceu sabendo, nem os americanos, tudo é dominado aos poucos, com persistência, algo que não falta a Marinha.

Voltando aos caças usados, sobre os 3 usados 1-F16, 2-Mirage2000 e 3-SU27, peço a opinião dos colegas nos seguintes fatos.

1- F16 usados (com várias configurações):
É a opção que tem a maior riqueza de detalhes, opções e principalmente torcida.
Apesar da grande quantidade de opções, modelos, preços, acessórios, logistica, tem um problema que considero de difícil solução que é a seguinte.

Exercício de raciocinio.

A aquisição tem que se dar neste ano ou no máximo no ano de 2005.
A aquisição de dará no atual governo Lula, que todos nós já percebemos que é totalmente despreparado.

"SE" este governo não definir pelos caças novos, deverá escolher um usado, que seja "similar aos que futuramente ele acha que o Brasil vai adquirir".
Bem, hoje o F16 novo não aparece entre os favoritos, justamente por não transferir tecnologia, algo que a FAB faz questão de ter.

Por mais irresponsável e despreparado que seja, o presidente não vai escolher um avião, que ele ache que trará alguma dependência (mesmo que só para autorizar o uso do equipamento) dos norteamericanos, coisa que ele já cansou de demonstrar que não aceita. Submissão para ele, só do José Dirceu, que é o chefe que realmente comanda.

Acho que ele não vai escolher algum usado, que não seja similar ao que ele ou os seus camaradas achem que será o ganhador da Projeto FX.
Que padronização existiria se os F16 usados fossem adquiridos agora e que na futura definição do FX o F16 NOVO não seria o vencedor, uma vez que ele não transfere a tecnologia que a FAB exige.


Outro tema importantíssimo.
Por que comprar F16 usados, obviamente sem transferência de tecnologia, "SE NA AQUISIÇÃO DO F16 NOVO, NOS SERIA FORNECIDO UM ENORME EXCEDENTE DE EQUIPAMENTOS MILITARES NORTEAMERICANOS, QUE SUBSTITUIRIAM A TRANSF. DE TECNOLOGIA.

Vendo neste ponto de vista, em vez de comprar-mos F16 usados, deveriam escolher o F16 vencedor do FX e conseguir aquela grande quantidade de equipamentos disponibilizados para tapar a nossa boca.
Pelo sistemasdearmas, acho que eram F16 usados, poucos misseis para treino, tanques M1Abrans, helicopteros, aviões hercules C-130, navios e outros diversos.

Provavelmente, com estas aquisições os norte-americanos estariam felississímos, pois além de fazerem uma venda milionária, nos forneceriam uma grande quantidade de equipamentos, que futuramente teriamos que pagar para atualizarem nos EUA, CONTINUARIAMOS E AUMENTARIAMOS A NOSSA DEPENDÊNCIA DELES, ALÉM DA FINANCEIRA , AGORA TAMBÉM DA MILITAR.

Por favor, esta não é a minha escolha, só estou colocando para debate.

Logo envia a opção 2 e 3.

Um abraço.

Edson de Jesus




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caças usados

#73 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jul 12, 2004 10:09 am

Prezados,

Os debates tem sidos excelentes e praticamente existem apenas duas correntes aqui, EM RELAÇÃO A COMPRA DE CAÇAS USADOS :

1 ) Pessoas favoráveis aos F-16 A ou F-16 AM ( Belgas ou Holandeses ) ou F- 16 C / D ( Israel ) USADOS :


2) Pessoas favoráveis aos SU- 27 SM ou SK


Lembrando que foi oferecido ao Brasil os JAS- 39-Gripen G-1.


Minha duvida neste debate e a seguinte os F-16 C/D de ISRAEL estariam próximo do padrão BR ( F-5, ALX ) ?

Os SU-27-SK ou SM oferecidos por 5 milhões ao Brasil são operados em quais Países ?

Estes SU-27 SM já foram comprados, usados, por alguma País e estes operam sem problemas estes caças usados ?

Se fossemos comprar os JAS- 39-Gripen G-1, estes teriam grande dificuldade de adaptação ao padrão da FAB ?

Bom, fica ai minhas indagações neste complexo assunto ( caças usados ).




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#74 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jul 12, 2004 3:06 pm

Bem, quanto ao fato de discutirmos a necessidade do A12, isso não vem ao caso aqui. Se quiserem é melhor abrir um tópico exclusivo na parte naval, ou melhor, já tivemos tópicos com o tema, bastaria apenas reinicá-los.

Caro Alistson,

As pessoas costumam acreditar naquilo que lhes convém. Também gostaria muito que a Avibrás fosse tudo isso que você disse, mas infelizmente ela não é. Não adianta ficar com ufanismos, dizendo que o Oriente Médio as ama porque não é assim. Na maioria das vezes as nossas armas, ASTROS II por exemplo, são as únicas do tipo que seriam vendidas para esses países.

Pois, existe sim o AV/MT-300 e já esta testado e pronto para ser vendido para o Oriente


Testado e pronto!? Só se for o sistema de abertura das aletas, pois foi o único teste real de que se tem notícia. Só lembrando que nesse teste o sistema de guiagem não estava nem perto de ficar pronto.

segundo a revista Tecnologia e Defesa número 88 e a versão aero-transportada é um míssil em desenvolvimento que esta sendo oferecido em conjunto com o Su-35.


Insisto, não tem-se a terrestre, que dirá a aérea.

E mais eu não disse que a Avibrás produz bombas inteligentes e sim burras que podem sim receber kits inteligentes


Que seja. Mas que kits???? A FAB por acaso tem algum!?

e a Avibrás tem força política, pois se esta fechar as portas o governo vai ter uma bomba tão grande nas mãos que vai acabar com milhares de empregos diretos e indiretos, tudo que a oposição esta precisando para acabar com a campanha do PT.


Que força? Tanta força que os políticos só vêem a Embraer no F-X.

Os últimos lotes de equipamentos para o padrão BR terão 100% dos equipamentos produzidos no Brasil e mais isto estava no contrato, para vender deve-se transferir totalmente a tecnologia.


Ah é? Então você está dizendo que o Brasil vai produzir até os equipamentos americanos do sistema?

Isto é uma possibilidade ou uma proposta de desenvolvimento de um caça avançado, Embraer/Avibras/Sukhoi/HAL/CAC/Elbit/IAI/Rafael e não uma realidade atual.


Como eu disse, seria bom. Mas acho extremamente improvável.

quem é proprietária das subdiziarias que desenvolveram o sistema ECM do padrão BR, não seria a IAI e os pods designadores lazer “comprados” para os AMX/F-5/F-X, não seria a Rafael, sem falar nos possíveis kits para as futuras bombas guiadas da FAB???


Os pod's não são parte do programa. Tanto é que foram comprados para o AMX que ainda nem viu a cor da modernização. Não entendi o porquê do "comprados" entre aspas. Foram comprados mesmo, por 50 milhões de dólares.

Só se para o Brasil e vc que a Avibrás não produz produtos de qualidade, pois para o Oriente médio ele são o máximo.


São o máximo ou são aquilo que eles podem comprar? E o único "máximo" que eu vejo na Avibrás é o ASTROS II. Pode-se dizer que o Skyfire também é bom, mas é um lança foguetes como diversos países têm por aí. o EDT-FILA também é um bom produto, mas é praticamente inútil para os dias de hoje.

E outra isto não é ser uma instituição de caridade e sim defender a industria nacional!!!!!


Até que ponto isso é válido? A ponto de comprometer a nossa defesa? Acho que devemos incentivar sim, mas com critérios. Seria válido correr esse risco para salvar uma empresa que é exemplo de má administração e de prometer produtos que nunca saem do papel?

E por vc ter perguntado sobre a Avibrás+fuzileiros+A-4, é simples: baterias de foguetes para os fuzileiros(rebocados) e foguetes, bombas(queda livre, freada, fragmentação, anti-pista)...


Haja grana! Prefiro fazer a modernização dos A-4 primeiro.


Concluindo, caça de quinta geração? Pelo andar da carruajem se contente se sair o F-X.

Produtos da Avibrás

- foguetes ar-terra, terra-terra SkyFire - BOM mas COMUM
- casulos e lançadores para estes - Quais?
- bombas de queda livre - Comum
- bombas com freio ou retardo tipo para-quedas - Comum
- bombas anti-pista tipo foguete, lembra a BAPI 100 francesa - O CTA já desenvolveu uma.
- bombas de fragmentação anti-carro(alvos duros) e anti-pessoal(alvos moles) - Bom mas COMUM
- Míssil tático guiado por GPS terra-terra AV/MT-300 - FARSA, INACABADO
- Sistema de defesa tático Astros II e III(projeto) ATROS II: EXCELENTE, III, INACABADO
- Sistema diretor de tiro anti-aéreo(EDT-Fila) - BOM mas praticamente inútil atualmente
- casulos com canhões e metralhadoras aero-transportados - BOM mas COMUM
- Míssil FOG-MP, míssil terra-terra guiado por fibra ótica(muito avançado) INACABADO
- Veículos blinadados leves 4X4 - BONS mas dependem de recursos para o EB.

Acho que já basta por hora. Gostaria de lembrar que estamos mantendo um bom diálogo, é interessante mantermos um bom nível como o de agora, embora já esteja parecendo um debate um pouco mais ríspido.




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#75 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 12, 2004 5:05 pm

Olá Vinícius,


Apenas como comentários. Os casulos de foguetes da FAB que fabrica é a AVIBRÁS. No caso, são os chamados SBAT-70, com foguetes de 70 mm. A sigla é Sistema Bélico Ar-Terra.

Quanto ao EDT-Fila, discordo que eles sejam inúteis.

Aliás, poderiam ser a base para um SAM ACLOS, o que seria bastante interessante. A Argentina está (parado) projetando um sistema semelhante ao Roland, chamado Hálcon.




Atte.
André R. Finken Heinle

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