Estive a fazer uma rápida consulta e tirei os seguintes números:
1º- USA - 174.800
2º-Taiwan- 30.000
3º-Coreia do Sul 25.000
4º-Brasil 15.081
Russia e Tailândia incluem a defesa costeira. 19.000 e 20.000
Inglaterra 6. 728
Olá pessoal,
Ótima discussão, não que eu queira a extinção dos FN, ao contrário. Eu acharia interessante algo como 10.000 FN, e melhor equipados. Por exemplo, o CAS (Apoio Aéreo Aproximado) é feito com Esquilos armados, não há armamento ar-solo guiado, etc, o que é uma deficiência. Peguem a dotação de centenas de aviões do USMC dividido pelo contingente, dá uns 4 aviões ou mais por mil infantes. Para os FN brasileiros, deveríamos ter bem mais do que 23 AF-1 (A-4 SkyHawks) que não voam direito. Não gostam do A-4, ok, então pode ser outro avião para ataque.
Para provocar : os AF-1 poderiam servir somente para treinamento embarcado e CAS, com modernização mais leve (e barata) optimizada para ataque ao solo/superfície (sem radar ou radar mais simples), à la AV-8B, e mesmo assim esses AF-1 se justificariam. Ter os AF-1 podendo lançar bombas guiadas em apoio aos FN seria um incremento grande do poder de fogo deles.
Sendo mais pé-no-chão, um porta-aviões da MB deveria prover pelo menos um esquadrão de aviões para servir como CAS aos FN, e se puder, outros aviões (ou os mesmos se forem multi-função) para defesa aérea, ataque anti-navio, etc.
Na boa, para mim faltou uma opção de voto:
( ) O EB deveria ser absorvido pelo CFN. Dúvidas? Perguntem ao Mestre Beraldi... Twisted Evil
Túlio, essa foi demais !!!
Eu convivi com os FN durante 3 dias na Incursex 2006 no final de Julho no sul do ES e fiquei impressionado, são muito profissionais, motivados (todos são voluntários), cumpriam o dever com prazer, etc, eu só tenho adjetivos positivos para com eles. Quase totalmente diferente do ambiente em que trabalho... o acadêmico
Abraços,
Roberto