PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para a MB / RAFALE + PA.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

qual a melhor opção?

a-> ABANDONAR a aviação de asas fixas e a operação de PA'S pela MB;
12
20%
b-> CONTINUAR com o A-12, e os A-4 aé o final do processo de vida dos dois em 2020/2025, e nesse tempo planejar novos vetores navais;
15
25%
c-> COMPRAR RAFALES versão naval, e operar eles no A-12 com a limitação imposta, até a construção de um NOVO PA, pelo AMRJ, sendo este capaz de opeara um numero maior de RAFALES que seriam adquiridos já com as técnologias da época.
33
55%
 
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#31 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 29, 2006 11:48 am

Quando um país com a dimensão e a população do Brasil não consegue manter um único PA, é porque algo de muito errado vai com esse país! Não me digam que o Brasil não tem dinheiro para manter e operar o seu PA, porque para mim isso é simplesmente ridiculo! O Brasil tem dinheiro para isso e muito mais, o problema é o mesmo que o de Portugal, é a sua classe política. Não passam de uma bando de [006]




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#32 Mensagem por Barao Vermelho » Ter Ago 29, 2006 11:49 am

Moderniza o A-12 para operar até 2020.
Moderniza 14 A-4 para operar até 2020.

Acho a proposta do amigo Luis Henrique, muito boa, alias bem nas nossas condições financeiras, uma modernização no padrão da que sera feita nos A-1, mas acrescentaria a compra de alguns NH-90 pois podem cumprir inumeras missões e futuramente serão aproveitados no proximo NAE ou LHD etc...




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
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#33 Mensagem por Brasileiro » Ter Ago 29, 2006 12:36 pm

Eu sou favorável a construção no futuro, não de um novo PA convencional, mas de um navio com capacidade de transporte estratégico (do tipo LHD) e aviões de decolagem vertical. A Marinha compraria uns 15 F-35, isso tudo lá por 2020.
Mataria dois coelhos numa cajadada só e não sairia tão caro.
Ou senão fazia um porta aviões leve para decolagem vertical do F-35. Até lá esse caça já vai estar talvez bem mais barato e acessível.


abraços]




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#34 Mensagem por Degan » Ter Ago 29, 2006 1:30 pm

 Vender al A-12
 Vender los A-4
 Modificar las Niteroi para poder usar los nuevos helicópteros (los que sean)
 Que los nuevos helicópteros tengan capacidad de usar Exocet y sonar calable
 Construir nuevas fragatas AAW con misiles ESSM
 Construir un barco anfibio LPH….

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#35 Mensagem por nemesis » Ter Ago 29, 2006 1:34 pm

concordo com o barão




sempre em busca da batida perfeita
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#36 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Ago 29, 2006 2:59 pm

O A-12, enquanto Sistema de Armas, não possue nenhum valor militar crível que justifique todo o tempo e dinheiro nele investidos. Por este motivo, quem defende o NAe SP parte da postulação de que ele se presta à Treinamento e Doutrina.

Aceitando tal postulação como correta, temos de admitir que o A-12 é baseado no Planejamento Futuro sobre a existência de um NAe novo e moderno, ocupado por uma Ala Aérea igualmente nova, moderna e BEM ARMADA, e com capacidade para ter operatividade que permita a boa capacitação dos Pilotos e treinamentos constantes.

Partindo deste princípio é que analiso o A-12 como sendo absolutamente inútil, uma vez que compreendo serem nulas as chances de o BRasil vir à adquirir, dentro de 30 anos, um NAe destas características, operado em bom nível.

Acredito que concordam comigo quando digo que a MB não irá adquirir um NAe nessas condições. Concordam?!




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#37 Mensagem por WalterGaudério » Ter Ago 29, 2006 4:16 pm

Barao Vermelho escreveu:Moderniza o A-12 para operar até 2020.
Moderniza 14 A-4 para operar até 2020.

Acho a proposta do amigo Luis Henrique, muito boa, alias bem nas nossas condições financeiras, uma modernização no padrão da que sera feita nos A-1, mas acrescentaria a compra de alguns NH-90 pois podem cumprir inumeras missões e futuramente serão aproveitados no proximo NAE ou LHD etc...


NH-90 não.

O melhor custo/benefício é oferecido pelo EH-101 Merlin

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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#38 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Ago 29, 2006 4:35 pm

cicloneprojekt escreveu: NH-90 não.

O melhor custo/benefício é oferecido pelo EH-101 Merlin

Walter

Mas ambos não são da mesma categoria...




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#39 Mensagem por Guillermo Muñoz » Ter Ago 29, 2006 4:55 pm

Como dice Cabeza, Br no se puede dar el lujo de no operar PA, estratégicamente es irreemplazable; por eso es que la modernización de lo que hoy se tiene (PA y A4) es lo más aconsejable, mientras se decide el paso siguiente de largo plazo! Injectarle algunos Millones de R$ en actualizaciones y buena mantención y elevar el standar de los A4 para, mínimo, capacidad BVR!
La influencia que Br tiene o pretende (UNSC) no permite que se deshaga de su Navio Aeródromo!
Para un futuro de largo plazo: Rafales con una convinasión de helos ASW/SAR (Merlín) en un PA como el actual Ch de G con planta motriz conversional!
Salu2




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#40 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Ago 29, 2006 6:22 pm

cabeça de martelo escreveu:Quando um país com a dimensão e a população do Brasil não consegue manter um único PA, é porque algo de muito errado vai com esse país! Não me digam que o Brasil não tem dinheiro para manter e operar o seu PA, porque para mim isso é simplesmente ridiculo! O Brasil tem dinheiro para isso e muito mais, o problema é o mesmo que o de Portugal, é a sua classe política. Não passam de uma bando de [006]

COncordo que há algo errado, Cabeça. Contudo, novamente insisto (e não quero defender ninguém), a culpa não pode recair totalmente sobre os Políticos. Os Cmtes. Militares têm sua parcela de culpa também. Ainda assim, os Políticos apenas responde aos anseios do Eleitorado, que no Brasil simplesmente não vislumbra as FFAA como algo importante, e frequentemente acredita que elas devam sair do escopo de atuação para atividades subsidiárias que não são parte das suas missões precípuas, por exemplo, clamando pela atuação do EB na Segurança Pública.

O Governo e os Políticos são um mero reflexo da Sociedade que os produz.

Ainda assim, continuo com meu questionamento sobre a utilidade do A-12, que não tem nenhum valor militar.

Guillermo Muñoz escreveu:Como dice Cabeza, Br no se puede dar el lujo de no operar PA, estratégicamente es irreemplazable; por eso es que la modernización de lo que hoy se tiene (PA y A4) es lo más aconsejable, mientras se decide el paso siguiente de largo plazo! Injectarle algunos Millones de R$ en actualizaciones y buena mantención y elevar el standar de los A4 para, mínimo, capacidad BVR!
La influencia que Br tiene o pretende (UNSC) no permite que se deshaga de su Navio Aeródromo!
Para un futuro de largo plazo: Rafales con una convinasión de helos ASW/SAR (Merlín) en un PA como el actual Ch de G con planta motriz conversional!
Salu2

Guillermo, o caso é exatamente este. Não existem recursos sequer para modernizar o A-12, pelo que ele não tem qualquer tipo de função militar. Serve apenas para inflar o alter-ego do Almirantado.




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Matheus
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#41 Mensagem por Matheus » Ter Ago 29, 2006 7:31 pm

Não querem q algo que tenha custado o mesmo preço de um pod skyshield tenha algum valor militar né!?

Minha opinião é a seguinte:

-liberem os recursos contingenciados do petróleo para poder começar operar a MB decentemente como um todo.
-invistam o mesmo que foi investido na FAB na MB.

Coloca armamento antimíssil no PA(30mi), o resto pelo jeito ela já tá recebendo. Moderniza 12/3 A-4 e canibaliza o resto(100mi). Compra armamento moderno Derby/python, bombas guiadas e um míssil útil-maverick ou novo skua ativo. Alguns pods ecm e litningIII(150mi). 3 helis AEW.(200mi)
Total menos de 500 mi.
Liberando os recursos do petróleo pode-se operar decentemente toda a frota.
Investe mais uma quantia em 4 novas escoltas, no Scorpene e em alguns navios de apoio e tava feita a festa.
Pro futuro, uma combinação de PA convencional+RAFALE se os recursos alcancarem ou um grande LHD com F-35. O que não se pode eé perdar a oportunidade de ter uma defesa de frota crível. Se navios AAW e mísseis resolvessem tudo os europeus, asiaticos e ameicanos não estavam a lançar mais e mais PAs.




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Einsamkeit
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#42 Mensagem por Einsamkeit » Ter Ago 29, 2006 7:35 pm

Francisco Daniel escreveu:Afundar o SP.

Vender os A4.

Comprar fragatas ou destroieres AAW.

Comprar mais escoltas ASW e ASuW com defesa de ponto.

Construir mais covertas Barrosos.

Adquirir o U-214.

Navios de apoio: NT, Transporte de Tropas e Logistico.

Novos LPD.

Adquirir o Merlin.

Adquirir mais Lynx.


Ta maluco? Chega desse terror da Inhauma, uma mini-fragata subarmada




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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Carlos Lima
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#43 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 29, 2006 7:52 pm

Olá

Uma dentre muitas coisas que eu estou achando interessante e legais nesse debate é que ao dizermos que o A-12 segue melhor como Porta-helicópteros do que como Porta-aviões, estamos de certo modo utilizando o pensamento "FAB", aonde lugar de caça é no chão e na terra.

Será que isso realmente resolve o problema?

Será que o problema está no SP ou será que está na falta de investimentos na MB?

Será que se a grana dada à FAB fosse dada à MB teríamos um resultado diferente?

Será que a insistência da MB em um Submarino nuclear não sugou anos de investimentos em escoltas e outros submarinos convencionais que hoje já formariam a "plataforma" de base da MB? O que de certo modo em tempos de vacas magras tornaria a divisão de recursos do resto da esquadra com o SP e as suas aeronaves menos doloridas.

Eu ainda não tive tempo de procurar (infelizmente) mas caso alguém saiba informações sobre o quanto de peso os elevadores do SP suportam e de quanto a catapulta desse suporta e quanto pesaria (estimado) um Rafale com um tanque de combustível de um lado e um Exocet do outro, por favor publique aqui :).

[]s
CB_Lima




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#44 Mensagem por juarez castro » Ter Ago 29, 2006 8:00 pm

Boa noite! Gente, o problema não é somente liberar os recursos do royaltes do petróleo para fazer as modernizações, o problema é manter todo esse negócio operacional.
Srs. PA para isto tem que navegar, ou como dizem os marinheiros, fazer comissões, aí são 32.ooo ton gastando óleo pesado, 1800 bocas para alimentar, se estiver em aguas internacionais, diárias para pagar em dólares, combustível de aviação, manutenção e etc... botem isto no bico do lápiz para ver se sobra alguma coisa para o restante da MB.
TER NÃO SIGUINIFICA OPERAR.

Grande abraço




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#45 Mensagem por juarez castro » Ter Ago 29, 2006 8:01 pm

cicloneprojekt escreveu:
Barao Vermelho escreveu:Moderniza o A-12 para operar até 2020.
Moderniza 14 A-4 para operar até 2020.

Acho a proposta do amigo Luis Henrique, muito boa, alias bem nas nossas condições financeiras, uma modernização no padrão da que sera feita nos A-1, mas acrescentaria a compra de alguns NH-90 pois podem cumprir inumeras missões e futuramente serão aproveitados no proximo NAE ou LHD etc...


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Walter


Walter, você poderia por favor explicar melhor esta afirmação.

Grande abraço




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