O problema é que os EUA praticamente não tem outra opção para a aliança atualmente na região: o Paquistão confere um posicionamento estratégico na região - inclusive muito próximo da China e relativamente perto da Rússia. A Arábia Saudita ocupa grande parte de península arábica, também sendo estratégica para os EUA naquela região.
Nesta região há e sempre houve um "equilíbrio" muito tênue. Para serem derrubados, precisaria ser por um opinião pública interna muito ruim; descontentamento dos altos militares; ou então um grupo guerrilheiro sendo fortemente apoiado - assim como os EUA já fizeram muitas vezes, inclusive na América Latina. Todos estes governos podem não estar plenamente consolidados, mas são muito poderosos - sendo dificil de serem derrubados tão facilmente (é mais fácil criar um ambiente de guerra civil do que uma queda brusca dos atuais governos).
A principal fonte de preocupação nuclear é o Paquistão
O Paquistão já sedia em seu território alguns grupos extremistas e, na minha opinião, só não foi incluido no "eixo do mal" porque é aliado do governo dos EUA.
Todos os últimos grandes inimigos do tio Sam foram ex-aliados de ocasião...Sadam, Irã, Osama.
Sim, todos liderados por loucos fanáticos que sempre se envolveram em guerras inúteis.