Modernización de los AF-1 (A-4Br) de la Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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REGATEANO
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#46 Mensagem por REGATEANO » Qui Ago 17, 2006 10:19 pm

BrasileiroBR escreveu:o negócio veio de GRAÇA pra TREINARMOS.. e um dia quem sabe.. podermos operar um descentemente e nego ainda reclama...

queria ver se fosse a Argentina ou a Venezuela ou o Chile a ter recebido o A-12...
como nossos reclamões iriam ficar :lol:


O problema, é que os custos de operação são muito elevados.

Veja o exemplo da FAB. Se um dia adquirir 40 Su-27 por mais capazes que sejam, vão ter que ficar no chão...

O único avião moderno que ela poderia operar em grandes quantidades seria o Gripen. Por isso o porquê da utilização do perneta F-5.

Recentemente a MB já descartou um T22 por causa dos custos de operação. Como também de quase todos Garcias. E tudo isso foi motivado pela operação do A12.

Também não pensem que imagino ser o SP o culpado por todos os problemas da marinha. Mas diria que 50% dos problemas se resolveriam com sua baixa. Como exemplo a aquisição/fabricação de novas escoltas, novo heli "pesado", outro NT e um navio logistico (já que o Cruzeiro do Sul não vingou).

Do jeito que está, a MB vai treinar, raramente como tem sido, e nunca estará pronta para o jogo.

Pensem vocês, o SP é navio velho, quanto mais velho o navio, maiores os custos de operação (quanto se gastou pra trocar todas as tubulações agora?), e ainda bebe muito combustível. E tem mais, a operação de aviões navais é alta por conta do alto desgaste das células.

Abraços




juarez castro
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#47 Mensagem por juarez castro » Sáb Ago 19, 2006 1:57 pm

"Francisco Daniel"]
BrasileiroBR escreveu:o negócio veio de GRAÇA pra TREINARMOS.. e um dia quem sabe.. podermos operar um descentemente e nego ainda reclama...

queria ver se fosse a Argentina ou a Venezuela ou o Chile a ter recebido o A-12...
como nossos reclamões iriam ficar :lol:


O problema, é que os custos de operação são muito elevados.

Veja o exemplo da FAB. Se um dia adquirir 40 Su-27 por mais capazes que sejam, vão ter que ficar no chão...

O único avião moderno que ela poderia operar em grandes quantidades seria o Gripen. Por isso o porquê da utilização do perneta F-5.

Recentemente a MB já descartou um T22 por causa dos custos de operação. Como também de quase todos Garcias. E tudo isso foi motivado pela operação do A12.

Também não pensem que imagino ser o SP o culpado por todos os problemas da marinha. Mas diria que 50% dos problemas se resolveriam com sua baixa. Como exemplo a aquisição/fabricação de novas escoltas, novo heli "pesado", outro NT e um navio logistico (já que o Cruzeiro do Sul não vingou).

Do jeito que está, a MB vai treinar, raramente como tem sido, e nunca estará pronta para o jogo.

Pensem vocês, o SP é navio velho, quanto mais velho o navio, maiores os custos de operação (quanto se gastou pra trocar todas as tubulações agora?), e ainda bebe muito combustível. E tem mais, a operação de aviões navais é alta por conta do alto desgaste das células.

Abraços

Finalmente alguém que enxerga o que são custos operacionais de uma trapizomba velha.

Parabéns pela clareza do teu post.

Grande abraço




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Brasileiro
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#48 Mensagem por Brasileiro » Sáb Ago 19, 2006 2:21 pm

Apenas duas coisas:

Aquela Type 22 que foi retirada de serviço não foi pelo alto cuso de operação. Ela estava com vários problemas, e a operação dela não era viável devido aos altos custos para colocá-la nas melhores condições. Ela foi retirada de serviço porque realmente ela deveria ser retirada.

Quanto ao A-12, com certeza a Marinha está gastando bem menos do que gastaria se comprasse ou construisse um novo. Todo navio precisa de PMG, o SP não é exceção. E como ele é grande e é um PA logo é bem caro.



abraços]




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#49 Mensagem por talharim » Sáb Ago 19, 2006 3:48 pm

Francisco Daniel escreveu :
Recentemente a MB já descartou um T22 por causa dos custos de operação. Como também de quase todos Garcias. E tudo isso foi motivado pela operação do A12.



A Fragata Dodsworth F-47 teve dada baixa porque foram canibalizados parte de seus equipamentos para a fragata Rademaker,que foi metralhada por um Contratorpedeiro Argentino.

Entre a Dodsworth e a Rademaker a MB preferiu ficar com a Rademaker porque parece que mesmo metralhada ela parecia estar em melhores condições.

Agora os CTs da Classe Pará a MB está fazendo o certo em aposentar,são as escoltas mais antigas da MB e não compensa modernizar a MB ainda insiste em ficar com a D-27 Pará para não ficar muito feio para não dizerem por aí que a MB não possui Destróieres em seu inventário 8-]

É falácia que todos esses navios foram desativados por causa do São Paulo.

É lógico que o São paulo bebe pra cacete Pows ! Ele é um P.A sabem ? Me digam um P.A nesse planeta que não beba pra cacete !? Isso não serve como justificativa para apedrejarem ele !




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#50 Mensagem por REGATEANO » Sáb Ago 19, 2006 5:29 pm

talharim escreveu:
A Fragata Dodsworth F-47 teve dada baixa porque foram canibalizados parte de seus equipamentos para a fragata Rademaker,que foi metralhada por um Contratorpedeiro Argentino.

Entre a Dodsworth e a Rademaker a MB preferiu ficar com a Rademaker porque parece que mesmo metralhada ela parecia estar em melhores condições.


Não, a Dosdworth foi para a reserva antes do incidente com os argentinos.

E nunca soube de nenhum desgaste excessivo. Neste pensamento, seria melhor dar baixa na Bosisio que sofreu um grave incêndio quando operada pela MB.

Contudo sua informação pode esta correta, é dificil de precisar.

Agora os CTs da Classe Pará a MB está fazendo o certo em aposentar,são as escoltas mais antigas da MB e não compensa modernizar a MB ainda insiste em ficar com a D-27 Pará para não ficar muito feio para não dizerem por aí que a MB não possui Destróieres em seu inventário 8-]

É falácia que todos esses navios foram desativados por causa do São Paulo.


Sabemos que as Garcias são velhas, etc e tal. Contudo, elas deram baixa de modo apressado para cobrir as operações do SP, em parte. Ainda não temos substitutos da mesma. Algo lamentavel.

É lógico que o São paulo bebe pra cacete Pows ! Ele é um P.A sabem ? Me digam um P.A nesse planeta que não beba pra cacete !? Isso não serve como justificativa para apedrejarem ele !


Quem paga a conta do posto de gasolina?




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#51 Mensagem por juarez castro » Sáb Ago 19, 2006 8:23 pm

O que se questiona não é se ele bebe ou não, as perguntas são;

Porque gastar nosso rico dinheirinho num opala 61 achando que ele vai operar igual a um New Civic.?

Para que um PA com caracteristicas ofensivas(claro além de encher o ego do almirantado).?

Eu já disse e repito, esse troço veio quase de graça (US$ 12.000.000,00) e se o almirantado continuasse a apertar viria só pelo frete.
Se fosse um bom negócio opera-lo ou modifica-lo para opera Rafale, AEW&C é óbvio que os franceses teriam ficado com ele ou haveria muitos interessados, mas os únicos "patos" estavam a disposição logo abaixo da linha do equador.

Grande abraço




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#52 Mensagem por Plinio Jr » Dom Ago 20, 2006 12:12 am

Bom, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema:

Aos que combatem a utilização do A-12 , alguem tem em mãos informações do quanto é gasto neste NAe no momento ??




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#53 Mensagem por REGATEANO » Dom Ago 20, 2006 12:16 am

Plinio Jr escreveu:Bom, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema:

Aos que combatem a utilização do A-12 , alguem tem em mãos informações do quanto é gasto neste NAe no momento ??


Plinio, veja so, já abri inclusive um tópico sobre isso. E depois de 40 páginas infindaveis de discussão, ninguém quis ou soube dizer.

Falaram até em miseros 5 milhões...




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#54 Mensagem por Bolovo » Dom Ago 20, 2006 12:16 am

Plinio Jr escreveu:Aos que combatem a utilização do A-12 , alguem tem em mãos informações do quanto é gasto neste NAe no momento ??

Ninguem faz a MENOR ideia. A MB esconde isso de tudo quanto é jeito.




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#55 Mensagem por REGATEANO » Dom Ago 20, 2006 12:17 am





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#56 Mensagem por LEO » Dom Ago 20, 2006 12:12 pm

alguem tem em mãos informações do quanto é gasto neste NAe no momento ??


Não existem informações oficiais. Isso, porém, não é apenas do A-12 mas sim de todos os outros meios. Alguém sabe quanto custa anualmente para operar a Niterói, a Greenhalgh e até a Barroso? Não teria propósito para a MB divulgar estes valores.

Porém, duvido mutio que seja apenas US$5 milhões. Creio que isto já é baixo demais.

Se fosse um bom negócio opera-lo ou modifica-lo para opera Rafale, AEW&C é óbvio que os franceses teriam ficado com ele ou haveria muitos interessados, mas os únicos "patos" estavam a disposição logo abaixo da linha do equador.


É, pode ser. Mas a Marinha Francesa já estava com o R-91 engatilhado, justamente para substituir o Clemenceau. Não era de interesse deles terem mais de um NAe, ainda mais sendo uma classe nuclear e outra não-nuclear. Para a doutrina francesa, apenas 1 NAe basta.




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#57 Mensagem por JLRC » Dom Ago 20, 2006 1:36 pm

LEO escreveu:
É, pode ser. Mas a Marinha Francesa já estava com o R-91 engatilhado, justamente para substituir o Clemenceau. Não era de interesse deles terem mais de um NAe, ainda mais sendo uma classe nuclear e outra não-nuclear. Para a doutrina francesa, apenas 1 NAe basta.


A sua afirmação não etá correcta. A doutrina francesa sempre preconizou o uso de 2 PA para ter sempre um disponível. Quando entrou na construção do CdG, a escolha recaíu na propulsão nuclear por considerações estratégicas que depois se constatou não se concretizarem, sobretudo a da crise energética e dificuldade de se obter combustível para o PA. Sempre esteve em mente a construção de um 2º PA a qual só não se concretizou por dificuldades orçamentárias. Estava previsto o Föch funcionar como reserva do CdG, sendo reactivado sempre que o CdG entrasse em manutenção prolongada, como por exemplo o reabastecimento de combustível nuclear, operação extremamente demorada. Quando começaram os testes do Rafale, os franceses constactaram que era difícil operar o avião no Föch e que os Hawkey não tinham possibilidades de serem operados nele, logo a atitude mais lógica foi venderem o navio já que não tinha utilidade para eles. Ultrapassados os problemas orçamentais os franceses lançaram-se na construção do seu 2º PA que deverá estar pronto entre 2012-15, ficando então a Marine Nationale com 2 PA, como sempre quiz.
Cumpts




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#58 Mensagem por rcolistete » Dom Ago 20, 2006 6:58 pm

É, pode ser. Mas a Marinha Francesa já estava com o R-91 engatilhado, justamente para substituir o Clemenceau. Não era de interesse deles terem mais de um NAe, ainda mais sendo uma classe nuclear e outra não-nuclear. Para a doutrina francesa, apenas 1 NAe basta.


Caro "Leo",

Não tome isso como pessoal, mas de onde você tirou isso ??? Durante décadas e até hoje é interesse sim da Marinha Francesa ter 2 porta-aviões.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#59 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 21, 2006 1:03 pm

"Plinio Jr"]Bom, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema:

Aos que combatem a utilização do A-12 , alguem tem em mãos informações do quanto é gasto neste NAe no momento ??

Eu já mandei mais de 04 e-mails para o servço de relações públicas da MB, após o 4° , eles me mandaram o endereço do "comando da força de superfície" e pediram que eu mandasse uma correspondência via correio solicitando, estou providenciando.
Quando e se eu receber a informação, informarei a todos.

Grande abraço




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#60 Mensagem por LEO » Seg Ago 21, 2006 1:24 pm

Nossa, que heresia... em pensar em cada absurdo que já li aqui no Fórum...

Acho que não consegui me expressar direito na minha mensagem e também gostaria de agradecer aos colegas que perceberam isto. A doutrina francesa PREVÊ a utilização de 2 NAe’s? Sim, prevê!
Agora, o panorama atual PERMITE que esta doutrina seja seguida como a desejada? Não, não permite e por isso que atualmente o R-91 é operado e o Foch foi retirado.

Ponto, é isso.




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