FX2 - Qual o melhor caça para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o melhor caça para a FAB?

F-35
17
11%
Eurofighter
23
15%
Rafale
55
35%
Su-37
63
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artenobre
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#271 Mensagem por artenobre » Qua Ago 16, 2006 2:37 pm

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#272 Mensagem por artenobre » Qua Ago 16, 2006 2:40 pm

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Degan
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#273 Mensagem por Degan » Qua Ago 16, 2006 2:46 pm

chm0d escreveu:
Degan escreveu:El alcance no es tan maravilloso....
3.000Km ...y no porta estanques auxiliares...

Los sistemas tampoco son tan maravillosos....ni siquiera el Bars N011M del Su-30MKI.
Por último, esperemos a ver el precio final del Su-35... :wink:


Acho que suporta tanque externo sim, e garanto que o seu f-16zinho nao aguenta ele ;D

Salute!


Pues creo que "achas" mal....
Lo que deverías saver es que el F-16 llega más lejos y con más carga de guerra que el "mamut" Su-30... :wink:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#274 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 16, 2006 3:56 pm

Adriano escreveu:O alcance do Rafale também é bom mas, em uma revista espanhola que possuo (AvionRev), colocam o empuxo máximo de cada um dos motores em 4900 kg. Isso confere? Não pode ser assim tão baixo... Podem me passar o valor correto?

Abraços!


Aqui no Brasil temos a versão brasileira "Avião Revue". É um show de informações erradas/equivocadas/absurdas.
O que eles escreveram sobre o SU30/35 é brincadeira. Foi a útima edição que comprei, a cerca de 2 anos atrás.
O valor do empuxo com Afterburner deve girar em torno de 7900/8500kg.

4900kg de empuxo só poderiam ser empuxo "seco".

Walter




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#275 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 16, 2006 4:04 pm

Olá,

Com relação aos desenhos da aeronave russa... eu espero que caso eles queiram criar uma aeronave Stealth, espero que ela seja bem diferente dos desenhos ou senão eles teram que gastar "um dinheiro" colocando um bom gerador de plasma para disfarçar todos os pontos não Stealth dela :twisted:

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#276 Mensagem por Brasileiro » Qua Ago 16, 2006 4:10 pm

Segundo o Wikipédia os motores M88-2 do Rafale têm 75kN com pós combustão. Isso dá cerca de 7500Kg.
Para efeitos de comparação, o empuxo máximo do motor do EF-2000 com pós cumbustão ligada é de 9000Kg, e a do F-5E é de 1500kf cada.


abraços]




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#277 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 16, 2006 4:14 pm

O alcance do Rafale também é bom mas, em uma revista espanhola que possuo (AvionRev), colocam o empuxo máximo de cada um dos motores em 4900 kg. Isso confere? Não pode ser assim tão baixo... Podem me passar o valor correto?


Isso esta correto para o empuxo mínimo. Com potência máxima e pós-combustão é aproximadamente 7.500 kg/F cada uma.

A M88-3 esta prevista para ter um empuxo de 9.000 kg/F cada uma.

O Su-35 leva praticamente 10.000 kg de combustivel interno e pode levar mais 4.000 kg externo, totalizando 14.000 kg. Com tudo isso fica com um alcance pouco superior a 5.000 km. O Rafale leva 4.700 kg de combustivel interno + 6.800 kg externo, totalizando 11.500 kg. Com tudo isso ele fica com um alcance pouco superior ao Su-35, também pouco mais de 5.000 km :shock:

O Rafale têm 14 pontos duros e o Su-35 tem 12 pontos duros.

O Rafale leva 9,5T de armamentos contra 8T do Su-35.

Então é uma excelente alternativa. Mas o super-flanker também tem as suas vantagens. Pois obviamente se o Rafale levar tudo isso de combustivel, terá um alcance equivalente ao do Su-35 mas não terá o mesmo em armamento. Se quiser levar mais armamento que o Su-35 também conseguirá, mas terá um alcance inferior.

Pues creo que "achas" mal....
Lo que deverías saver es que el F-16 llega más lejos y con más carga de guerra que el "mamut" Su-30...


Errado Degan, ja discutimos isso e você não aprende a perder. :D




Carlos Mathias

#278 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 16, 2006 5:00 pm

Sobre o PAK, a questão não é se, mas quando sair. Eles vão pular uma geração, a dos eurocanards e afins e ir direto para a geração F-22. Sobre formas e furtividade, já li que os projetistas cederam furtividade para não perder em demasia no desempenho. Porém, mesmo assim, este caça deve ter um RCS muito menor que qualquer caça atual, exceto o F-22. Além do que, os radares estão evoluindo rapidamente e não seria surpreza nenhuma uma tecnologia aparecendo por aí e acabando com a furtividade, o que elevaria a "cotação" de caças de alto desempenho novamente. Vamos ver...




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#279 Mensagem por zela » Qua Ago 16, 2006 5:22 pm

cb_lima escreveu:Olá,

Com relação aos desenhos da aeronave russa... eu espero que caso eles queiram criar uma aeronave Stealth, espero que ela seja bem diferente dos desenhos ou senão eles teram que gastar "um dinheiro" colocando um bom gerador de plasma para disfarçar todos os pontos não Stealth dela :twisted:

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Eles poderiam compensar isto em parte ao usar materiais RAM na cobertura do avião




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#280 Mensagem por artenobre » Qua Ago 16, 2006 6:17 pm

o RAM do CTA, alguem teve mais noticia???




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#281 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 16, 2006 6:42 pm

Olá

Com relação ao RAM, ela ajuda na redução do RCS sim, mas o problema é que se a aeronave possuir "pilones" e "pontas", o tamanho da RCS da aeronave ainda será alto.

Não adianta nada o uso de RAM a partir do momento que aeronave está carregando armamentos nos cabides das asas/fuselagem. Pois essa tem o RCS aumentado pela presença das próprias armas e dos cabides!

O uso de RAM só ajuda aeronaves em configuração "limpa".

Com relação ao PAK, é dito que ele terá um RCS pequeno, mas para que isso ocorra a ponto de ser semelhante ao do F-22/ F-35 ele terá que pelo menos levar armamento interno quando em configuração de combate.

Para que eles reduzam o RCS existem duas regras aerodinamicas que eles terão que seguir por toda aeronave... "arredondamento" ou "formato diamante" (sendo esse tido como "ultrapassado") .

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#282 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 16, 2006 6:52 pm

Segundo se diz por aí, os R-77 serão acomodados em compartimentos internos, mas haverá cabides também, para missões onde RCS não seja tãããão essencial.




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#283 Mensagem por chm0d » Qua Ago 16, 2006 6:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Segundo se diz por aí, os R-77 serão acomodados em compartimentos internos, mas haverá cabides também, para missões onde RCS não seja tãããão essencial.


O F-22 tem cabides tb, acabei de baixar um video, onde mostra ele testando seus tanques externos... fiquei chocado :)

PS: vou fazer o upload dele e coloco para download.

Abs.




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#284 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 16, 2006 6:57 pm

Olá,

Só para esclarecer... o que dizem sobre os cabides do F-22 é que eles são utilizados para 'deslocamentos" aonde há a necessidade do uso dos tanques.

Para combate ele voa limpo, limpo.

*Não discarto o uso de cabides para combate, mas caso a USAF faça isso, eles sabem que a aeronave vai brilhar igual uma árvore de Natal.


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#285 Mensagem por chm0d » Qua Ago 16, 2006 7:03 pm

cb_lima escreveu:Olá,

Só para esclarecer... o que dizem sobre os cabides do F-22 é que eles são utilizados para 'deslocamentos" aonde há a necessidade do uso dos tanques.

Para combate ele voa limpo, limpo.

*Não discarto o uso de cabides para combate, mas caso a USAF faça isso, eles sabem que a aeronave vai brilhar igual uma árvore de Natal.


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Eh, eu soh vi tanques :), obrigado pela informacao.

Abs.




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