RAFALE NO A-12, é possível?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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RAFALE NO A-12, é possível?

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juarez castro
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#31 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 14, 2006 9:27 pm

Eu ia falar a mesma coisa sobre a questão de operar full com rafale, mas tinha dúvida do peso, falou tudo Bolovo.

A MB deveria voltar sua atenção e seus recursos, hoje, num sistema de proteção das plataformas de petróleo e futuramente as de gas, que são e serão o calcanhar de aquiles econômico e geopolitico. priorizando a construção dos NPOs e novas escoltas.

Grande abraço




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Bolovo
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#32 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 14, 2006 10:02 pm

juarez castro escreveu:Eu ia falar a mesma coisa sobre a questão de operar full com rafale, mas tinha dúvida do peso, falou tudo Bolovo.

A MB deveria voltar sua atenção e seus recursos, hoje, num sistema de proteção das plataformas de petróleo e futuramente as de gas, que são e serão o calcanhar de aquiles econômico e geopolitico. priorizando a construção dos NPOs e novas escoltas.

Grande abraço

A MB ainda não tem poder suficiente para ter um NAe... precisa ter o minimo primeiro (NPOs, escoltas decentes, submarinos, etc).

A MB deveria terminar aquele projeto NaPaOc logo, transformar as Inhauma/Barroso em NPOs, projetar uma nova classe nacional de fragatas, comprar algumas fragatas de oportunidade mundo afora e aumentar a força de submarinos para o minimo ideal para a "lendaria linha de negação": 18 submarinos.

Tá, viajei.




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#33 Mensagem por Skyway » Seg Ago 14, 2006 11:53 pm

Pelo amor de deus gente, a situação ta ruim sim, mas já esteve pior e nem por isso nós deixamos de ter um Porta-Aviões, esse tipo de pensamento não tem absolutamente nada haver com a mentalidade da Marinha do Brasil.

Opinião é uma coisa muito pessoal, mas conclusão já é algo que envolve outras pessoas inevitavenlemente.

A MB deve continuar operando Porta-Aviões sim, hoje contamos bem ou mal com um Esquadrão de Asa Fixa, meio parado sim, mas operacional.

E simplesmente dizer que isso não é compativel com nosso país ou marinha, é jogar esforços de pessoas com mentalidade de futuro no lixo!

Pessoas que se coçaram e fizeram algo pelo país.

Daqui uns anos, vamos estar um pouco melhores economicamente, o nome disso é desenvolvimento, coisa que não depende do político que está na posição de presidente, e aí nosso esquadrão vai estar melhor, e nosso PA sendo melhor operado.

Não podemos taxar o país ou qualquer outra coisa pela situação atual que se vive, temos que enxergar a frente, e nunca o passado, apenas aprender com ele.

-----------------------------------------------

Quanto a operação do Rafale, como foi dito e muito bem explicado por pessoas que entendem do assunto por experiência, essa atualização do São Paulo é possivel e a princípio economicamente viável.

Mas o porem é que eu duvido muito que o Rafale seja operado pela MB tão cedo a ponto de pegar o A-12 em operação ainda.

O mais provável mesmo é que nós voaremos o A-4 Modernizado por um bom tempo.

Mesmo assim, a dúvida do Morcego está respondida, é possível tecnicamente e aparentemente economicamente viável.




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César
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#34 Mensagem por César » Ter Ago 15, 2006 3:55 am

O problema de nossos programas militares é que, em geral, estamos cheios de projetos, projetos, e projetos, mas pouquíssimos chegam ao fim. E, quando chegam, em geral já estão obsoletos.

Se formos esperar um A-13 para poder operar um rafale(idéia que me agrada se a FAB operar esse avião também, padronizando a manutenção, reduzindo custos e aumentando a eficiência), tenham certeza de que não operaremos Rafale nenhum.

Duvido muito que um A-13 saia.

Sobre o Rafale, não me parece tão má a idéia de operá-lo com restrições, tendo em vista que ele será principalmente um caça de defesa da frota, e decolar com 4 a 6 mísseis ar-ar deve ser o suficiente. E, dado que as missões de defesa aérea provavelmente serão próximas à força naval, provavelmente não precisarão de tanques externos(que, também, atrapalham em combate aéreo).

Agora, uma coisa: Para operá-los com restrições é necessário essa reforma no Nae, ou não?

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#35 Mensagem por talharim » Ter Ago 15, 2006 8:11 am

César escreveu :
O problema de nossos programas militares é que, em geral, estamos cheios de projetos, projetos, e projetos, mas pouquíssimos chegam ao fim. E, quando chegam, em geral já estão obsoletos.


Quem ? Vc está se referindo a FAB não é mesmo ? :? A trupe do Brigadeiro Bueno tem mais projetos em andamento do que EUA e Rússia juntos !




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#36 Mensagem por Morcego » Ter Ago 15, 2006 8:20 am

talharim escreveu:César escreveu :
O problema de nossos programas militares é que, em geral, estamos cheios de projetos, projetos, e projetos, mas pouquíssimos chegam ao fim. E, quando chegam, em geral já estão obsoletos.


Quem ? Vc está se referindo a FAB não é mesmo ? :? A trupe do Brigadeiro Bueno tem mais projetos em andamento do que EUA e Rússia juntos !


gente vamos relaxar, estamos aqui tratando da viabilidade de técnica e se possível de quanto iria custar.

É OBVIO que a FAB sequer vai comprar um RAFALE, quem diria a MB.

por tanto, não vamos mudar o FOCO, afinal sabemos que por um motivo ou por outro NADA será feito, MAS vamos tratar do que seria NECESSÁRIO SE FOSSE FEITO.

claro quem tiver uma idéia dos custos seria bem vindo, mas vamos esqueçer quem vai pagar VAMOS FAZER DE CONTA que temos uns navios cargueiros cheios de barras de ouro.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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#37 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 15, 2006 10:18 am

Não acredito que sejam necessárias grandes modificações para poder operar o Rafale no A-12 na função de defesa aérea e diversos testes e ensaios foram feitos quando o São Paulo estava com os franceses.

Uma opção mais interessante, ao menos de momento, seriam F/A-18s disponiveis na US Navy e CAAF (Canadá AF) que poderiam ser modernizados, seria uma opção financeiramente mais adequada em relação a um Rafale no momento.

O valor unitário de um Rafale, poderia abranger um F/A18 modernizado e bem armado, s/ contar aquisição de uma aeronave AEW, que tbm seria necessário.

Agora o futuro só Deus sabe, se teremos uma aeronave mais moderna na MB, se teremos um NAe no lugar do A-12 entre 2012-2015 e a desativação do mesmo neste momento, não irá trazer qualquer beneficio a MB em termos financeiros que sejam significativos para outros programas...




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#38 Mensagem por artenobre » Ter Ago 15, 2006 10:19 am

nossa realidade é A12 desarmado e A4 ultrapassado, nada de A13 OU Rafale




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#39 Mensagem por Alitson » Ter Ago 15, 2006 11:15 am

artenobre escreveu:nossa realidade é A12 desarmado e A4 ultrapassado, nada de A13 OU Rafale


hehehehe... tem mais gente realista aki... que bom...




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#40 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 15, 2006 11:34 am

César escreveu:Agora, uma coisa: Para operá-los com restrições é necessário essa reforma no Nae, ou não?

Abraços

César

Sim.




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#41 Mensagem por Morcego » Ter Ago 15, 2006 11:39 am

Bolovo escreveu:
César escreveu:Agora, uma coisa: Para operá-los com restrições é necessário essa reforma no Nae, ou não?

Abraços

César

Sim.


e para OPERAR com RESTRIÇÕES, É POSSÍVEL? até que se incorpore um A-13?




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#42 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 15, 2006 11:46 am

morcego escreveu:
Bolovo escreveu:
César escreveu:Agora, uma coisa: Para operá-los com restrições é necessário essa reforma no Nae, ou não?

Abraços

César

Sim.


e para OPERAR com RESTRIÇÕES, É POSSÍVEL? até que se incorpore um A-13?

Sim.

Olha uma foto do Rafale decolando do Foch (atual São Paulo).

Reparem na carga limitadissima e na extensão que colocaram na catapulta!

Imagem


A mesma coisa vale pro F/A-18 (que eu prefiro).




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#43 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 15, 2006 12:00 pm

Mas por outro lado repare que este caça não está usando PC. Portanto esta carga deve ser apenas para constar.




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#44 Mensagem por Morcego » Ter Ago 15, 2006 12:01 pm

Bolovo escreveu:
morcego escreveu:
Bolovo escreveu:
César escreveu:Agora, uma coisa: Para operá-los com restrições é necessário essa reforma no Nae, ou não?

Abraços

César

Sim.


e para OPERAR com RESTRIÇÕES, É POSSÍVEL? até que se incorpore um A-13?

Sim.

Olha uma foto do Rafale decolando do Foch (atual São Paulo).

Reparem na carga limitadissima e na extensão que colocaram na catapulta!

A mesma coisa vale pro F/A-18 (que eu prefiro).


então podemos dizer que COMO não temos expectativa de entrar em qualquer conflito ALÉM MAR pór estes 10 anos; poderiamos ((hipotéticamente)) fazer uma compra casada FAB/MB sendo que os da FAB chegando primeiro, e os da MB depois dando tempo para as reformas necessárias ao A-12.

e obviamente ao fim desses 10 anos a troca do a-12 por um a-13.

isso sobre o PONTO DE VISTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO pode ser tratado como uma POSSÍVEL meta?




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#45 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 15, 2006 12:19 pm

morcego escreveu:então podemos dizer que COMO não temos expectativa de entrar em qualquer conflito ALÉM MAR pór estes 10 anos; poderiamos ((hipotéticamente)) fazer uma compra casada FAB/MB sendo que os da FAB chegando primeiro, e os da MB depois dando tempo para as reformas necessárias ao A-12.

Para mim, o proximo F-X deveria ser em conjunto FAB/MB, ou seja, Rafale ou F/A-18 são as unicas opções.
morcego escreveu:e obviamente ao fim desses 10 anos a troca do a-12 por um a-13.

isso sobre o PONTO DE VISTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO pode ser tratado como uma POSSÍVEL meta?

Claro que sim.




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