Henriquejr, tienes un error de conceptos….los Tigre III o A-4Ar pueden haber sido modernizados hace 30 años, pero si el F-5M se moderniza con equipos similares a esos hoy en día (misma generación)…no hay ventaja.
Veamos algún detalle:
Pelo cockpit do F-5EM da pra perceber o avanço em relação ao Tiger III e A-4Ar.
1) Radares:
El radar Elta/M-2032 no tiene nada que envidiar al Grifo X, ni en tecnología, ni en modos de operación ni en alcance, más aún, entiendo que el GRIFO X no tiene modo SAR y el Elta sí...
El Radar ARG-1 (derivado del APG-66(v)2 del F-16MLU) no tiene nada que envidiar al GRIFO X, con la excepción de la falta de Data Link para misiles BVR, por motivos de la “coleira” de UK.
O radar instalado nos F-5EM são do modelo Grifo F/BR, é uma versão com uma antena maior, feita para cumprir os requisitos da FAB, além de ter um alcance maior, tem mais funções Ar-Ar e Ar-Solo.
2) Glass Cockpit:
Ambos aviones tienen cabinas modernas, con MFD, HOTAS.
Sistemas de navegación:
Ambos aviones tienen INS láser acoplados a GPS
3) Computadores de abordo:
Ambos aviones poseen computadores modernos
4) Sistema IFF:
Ambos aviones poseen IFF moderno
Da mesma maneira do F-5EM em relação ao F-16MLU/52
5) Sistemas de contramedidas electrónicas y RWR
Ambos aviones poseen sistemas activos y pasivos de jammer (entiendo que el F-5M no tiene jammer activo)
A doutrina da FAB sempre preveu o uso de Jammer externo(tanto q a um bom tempo a FAB ja opera com os pods Cayman franceses). Os Jammers externos são indiscutivelmente mais potentes.
6) Bus de datos:
Ambos aviones tienen el bus MIL-STD-1553B
Como todos os caças atuais.
Vemos………
1) Radar:
Alcance GRIFO X alrededor de 70 km, APG-68(v)9 alrededor de 200 km
Blancos enganchados simultáneo, GRIFO X 2 blancos, APG-69(v)9 10 blancos
Blancos atacados simultáneamente en BVR, GRIFO X 1 blanco, APG-69(v)9 6 blancos.
Modo SAR, el APG-69(v)9 tiene una resolución SAR de 2 pies a 75 km…
Como dito anteriormente o radar usado nos F-5EM são os Grifo F/BR não o Grifo X padrão. Com o advento dos aviões AEW&C, não mais justifica caças com radares de grande potencia, hoje isso é até uma desvangem, uma vez que expoe o caça aos sistemas RWR do inimigo alem de criar uma redundancia.
2) Sistema de contramedidas electrónicas:
F-16, sistema de última generación integrado activo AN/ALQ-211(V)4 AIDWS
O sistema SKYSHIELD é reconhecidamente mais eficiente, tanto que os F-16 israelenses mesmo tando equipados com o ALQ-211 ainda assim, para missões SEADs, sempre uma das aeronaves do pacote vai equipada com um pod SKYSHIELD.
3) Sistema IFF
El F-16 posee el sistema AIFF de última generación APX-111
da mesma forma que o sistema IFF dos F-5EM.
Pra resumir, eu nunca disse que o F-5EM é mais moderno que um F-16 Block 52, mas sim que os seus sistemas não ficam muito atrás, que se operado com toda sua capacidade pode fazer frente a este.
Pero no me consta que Brasil esté en la delantera, no conozco bien las capacidades de vigilancia aérea del resto de los países de LA, pero las condiciones en Chile no son inferiores a las de Brasil, con la diferencia que acá se diseñan y fabrican algunos radares y sistemas de mando y control C4I:
O Brasil fabrica seus proprios radares desde a decada de 80, a empresa que os fabricam é a ELEBRA.
Mais importante que o proprio radar em si(hardware), em termos estrategicos, são seus softweres, é isso que coloca o Brasil na dianteira. o software de todo o sistema(radares, centro C³I, AEW&C, etc) de defesa do Brasil ta sendo baseado no que existe hoje no SIVAM, que é um Software dos mais modernos hoje em uso no mundo e foi criado aqui no brasil pela Atech(http://www.atech.com.br). Na epoca dos atentados do 11 de setembro esse sistema ganhou fama como sendo a solução para os EUA, por causa disso hoje a Atech tem trabalhado com clientes do mundo interio entre eles Colombia e Venezuela.