Capacidade aérea de defesa de Brasilia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Degan
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#76 Mensagem por Degan » Ter Jul 18, 2006 8:55 pm

Apesar do preconceito que o F-5EM tem sofrido pela maioria dos integrantes deste forum, o fato é que o F-5EM pode ser considerado o avião mais sofisticado da America do Sul, ao lado dos F-16C Block 52 do Chile.


No exageremos..... :lol:
Los F-5M están razonablemente actualizados, al nivel de un F-5 TIII o un A-4Ar...
Pero no es comparable a un MLU y menos a un Block 50...
Esta afirmación es 100% técnica.

Temos que ver a FAB como um todo, como um SISTEMA e não somento como sendo um determinado tipo de caça... isso qualquer pais-zinho pode ter(sem querer ofender o Chile é claro).


No es ofensa...respeto tu opinión, con respecto a la electrónica de los aviones ya hay largos topic donde puedes ver comparaciones...respecto a capacidad C3I, creo que existe un gran desconocimiento respecto al resto de LA (desconocimiento de todos). Por ejemplo, Chile tiene el 100% de su territorio cubierto por radares y todo comunicado a distintos centros C3I, además de contar con un avión AEW&C y Link 16...

1) Míssil é coisa muita cara, tem vida útil, se ficar armazenado parado em condições ideais, de temperatura e umidade dura 10 anos, aproximadamente. Se ficar sendo manipulado e se voar. Não dura nem um ano.


Eso es correcto...pero para eso existen los bancos de calibración y KIT de cambio de motores (como se hizo con los AIM-9P o SM-38). Para no gastar las horas de vuelo de los misiles se usan las versiones de entrenamiento...

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#77 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 18, 2006 11:58 pm

Degan escreveu:
Apesar do preconceito que o F-5EM tem sofrido pela maioria dos integrantes deste forum, o fato é que o F-5EM pode ser considerado o avião mais sofisticado da America do Sul, ao lado dos F-16C Block 52 do Chile.


No exageremos..... :lol:
Los F-5M están razonablemente actualizados, al nivel de un F-5 TIII o un A-4Ar...
Pero no es comparable a un MLU y menos a un Block 50...
Esta afirmación es 100% técnica.


Degan, o que não se pode comparar é um F-5EM com o F-5 III ou o A-4AR, ambos foram modernizados a quase 10 anos, isso em termos de desenvolvimento em eletronica é muuuita coisa, de la pra ca muita coisa foi aperfeiçoada. Em termos de SISTEMA podemos sim comparar os F-5EM com os F-16 atuais, ambos os sistemas estão na mesma geração.

Temos que ver a FAB como um todo, como um SISTEMA e não somento como sendo um determinado tipo de caça... isso qualquer pais-zinho pode ter(sem querer ofender o Chile é claro).


No es ofensa...respeto tu opinión, con respecto a la electrónica de los aviones ya hay largos topic donde puedes ver comparaciones...respecto a capacidad C3I, creo que existe un gran desconocimiento respecto al resto de LA (desconocimiento de todos). Por ejemplo, Chile tiene el 100% de su territorio cubierto por radares y todo comunicado a distintos centros C3I, además de contar con un avión AEW&C y Link 16...


Minha intenção não era ofender mesmo, reconheço que o Chile tambem ta bastante avançado com relação a isto. O fato é que o Brasil ta esta na dianteira com relação a C³I na America Latina, fato demostrado nas recentes noticias de que Colombia e Venezuela estao negociando com o Brasil a acessoria para o desemvolvimento desses sistemas nos paises citados.




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#78 Mensagem por Brasileiro » Qua Jul 19, 2006 12:07 am

Por falar nisso, alguém sabe (ou se lembra) a quantas anda aquele projeto da FAB de comprar sistemas anti-aéreos para suas principais bases???? Até que diziam que o Bamse era o favorito...
Alguém tem novidades?


abraços]




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#79 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 19, 2006 12:15 am

Brasileiro escreveu:Por falar nisso, alguém sabe (ou se lembra) a quantas anda aquele projeto da FAB de comprar sistemas anti-aéreos para suas principais bases???? Até que diziam que o Bamse era o favorito...
Alguém tem novidades?


abraços]


Com certeza este projeto existe, ta sendo estudado, deve ter previsão pra começar a se concretizar, mas com certeza, hoje, não é uma das maiores prioridades da FAB....

OBS: Bamse? Que sistema é esse? tem fotos?

Obrigado!




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#80 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 19, 2006 12:34 am

henriquejr escreveu:OBS: Bamse? Que sistema é esse? tem fotos?

Obrigado!

Bamse RBS23 All-Weather Air Defence Missile, Sweden

Imagem


The Saab Bofors Dynamics Bamse all-weather, all-target, air defence missile system is deployed to protect fixed and mobile assets. It can be used against a range of threats including fixed and rotary wing aircraft, unmanned aircraft, stand-off missiles, cruise and anti-radiation missiles and guided bombs.

Bamse is effective against very small and very fast targets such as air-to-surface attack missiles. The system has all-weather capability and a target range that exceeds the stand-off distance of electro-optically controlled weapons. The system provides a target range over 15km and coverage to an altitude up to 15,000m.


FONTE: http://www.army-technology.com/projects/bamse/




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#81 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 19, 2006 12:42 am

Bolovo escreveu:
henriquejr escreveu:OBS: Bamse? Que sistema é esse? tem fotos?

Obrigado!

Bamse RBS23 All-Weather Air Defence Missile, Sweden

Imagem


The Saab Bofors Dynamics Bamse all-weather, all-target, air defence missile system is deployed to protect fixed and mobile assets. It can be used against a range of threats including fixed and rotary wing aircraft, unmanned aircraft, stand-off missiles, cruise and anti-radiation missiles and guided bombs.

Bamse is effective against very small and very fast targets such as air-to-surface attack missiles. The system has all-weather capability and a target range that exceeds the stand-off distance of electro-optically controlled weapons. The system provides a target range over 15km and coverage to an altitude up to 15,000m.


FONTE: http://www.army-technology.com/projects/bamse/


Obrigado Bolovo, eu não conhecia esse sistema de missil... pelo jeito é bastante moderno(como a maioria dos produtos Suecos), resta saber sua eficácia... Acho que o ideal seria misseis de eficacia ja comprovada como o Rapier ou Roland.




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#82 Mensagem por Limongi » Qua Jul 19, 2006 12:43 am

Um F-5E equipado com mísseis MAA Piranha e Python III - Base Aérea de Santa Cruz/RJ.

Imagem

Abs.




Imagem
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#83 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 19, 2006 12:52 am

henriquejr escreveu:Obrigado Bolovo, eu não conhecia esse sistema de missil... pelo jeito é bastante moderno(como a maioria dos produtos Suecos), resta saber sua eficácia... Acho que o ideal seria misseis de eficacia ja comprovada como o Rapier ou Roland.

Acho que deveriamos inovar, pegar algo mais promissor, tipo esse BAMSE ou o SPYDER da israelense Rafael.




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#84 Mensagem por Degan » Qua Jul 19, 2006 10:27 am

Degan, o que não se pode comparar é um F-5EM com o F-5 III ou o A-4AR, ambos foram modernizados a quase 10 anos, isso em termos de desenvolvimento em eletronica é muuuita coisa, de la pra ca muita coisa foi aperfeiçoada.


Henriquejr, tienes un error de conceptos….los Tigre III o A-4Ar pueden haber sido modernizados hace 30 años, pero si el F-5M se moderniza con equipos similares a esos hoy en día (misma generación)…no hay ventaja.
Veamos algún detalle:
1) Radares:
El radar Elta/M-2032 no tiene nada que envidiar al Grifo X, ni en tecnología, ni en modos de operación ni en alcance, más aún, entiendo que el GRIFO X no tiene modo SAR y el Elta sí...
El Radar ARG-1 (derivado del APG-66(v)2 del F-16MLU) no tiene nada que envidiar al GRIFO X, con la excepción de la falta de Data Link para misiles BVR, por motivos de la “coleira” de UK.
2) Glass Cockpit:
Ambos aviones tienen cabinas modernas, con MFD, HOTAS.
Sistemas de navegación:
Ambos aviones tienen INS láser acoplados a GPS
3) Computadores de abordo:
Ambos aviones poseen computadores modernos
4) Sistema IFF:
Ambos aviones poseen IFF moderno
5) Sistemas de contramedidas electrónicas y RWR
Ambos aviones poseen sistemas activos y pasivos de jammer (entiendo que el F-5M no tiene jammer activo)
6) Bus de datos:
Ambos aviones tienen el bus MIL-STD-1553B

Em termos de SISTEMA podemos sim comparar os F-5EM com os F-16 atuais, ambos os sistemas estão na mesma geração.


Vemos………
1) Radar:
Alcance GRIFO X alrededor de 70 km, APG-68(v)9 alrededor de 200 km
Blancos enganchados simultáneo, GRIFO X 2 blancos, APG-69(v)9 10 blancos
Blancos atacados simultáneamente en BVR, GRIFO X 1 blanco, APG-69(v)9 6 blancos.
Modo SAR, el APG-69(v)9 tiene una resolución SAR de 2 pies a 75 km…
2) Sistema de contramedidas electrónicas:
F-16, sistema de última generación integrado activo AN/ALQ-211(V)4 AIDWS

Imagem

3) Sistema IFF
El F-16 posee el sistema AIFF de última generación APX-111

Imagem

4) Computador de abordo
El F-16 posee el computador Texas Instruments Modular Mission Computer (MMC), derivado del computador principal del F-22:

Imagem

5) Digital Terrain System
El F-16 tiene un sistema de seguimiento del terreno digital:
The Digital Terrain System -- manufactured by Orbital-Fairchild Defense with software written by British Aerospace Systems & Equipment -- and the associated Mega Digital Terrain Cartridge with Processor (MDTC/P) manufactured by Fairchild consists of a digitized terrain and obstruction database.


6) Automatic Targeting Hand-Off System
El F-16 tiene un sistema automático de ataque a tierra de precisión, vía Data Link:
The Rockwell-Collins Automatic Targeting Hand-off System (ATHS) provides two-way datalink communication with a ground station, intended mainly for Close Air Support (CAS) missions with a Forward Air Controller (FAC). With this system, the F-16 is capable of transmitting an On Station message to a ground station (with transmission time kept to a minimum), which contains number of aircraft in group, ordnance, time to play and abort codes. Transmissions are performed at 75-1200 bps audio FSK and 16 kbps digital data. It is also possible to receive FAC messages with IP/TGT data, laser codes, and location of own troops. Information is received and stored in the Modular Mission Computer and can be displayed on the Head Up Display unit -- all with full HOTAS control.


7) Data Link
El F-16 posee un Data Link, con protocolo Link 16 con los siguientes modos de uso:
IFDL, SADL, SEAD, CAS, FAC….

Minha intenção não era ofender mesmo, reconheço que o Chile tambem ta bastante avançado com relação a isto. O fato é que o Brasil ta esta na dianteira com relação a C³I na America Latina, fato demostrado nas recentes noticias de que Colombia e Venezuela estao negociando com o Brasil a acessoria para o desemvolvimento desses sistemas nos paises citados.


Te insisto que no es ofensa, me parece muy atinado tu tono de argumentación…. [009]
Pero no me consta que Brasil esté en la delantera, no conozco bien las capacidades de vigilancia aérea del resto de los países de LA, pero las condiciones en Chile no son inferiores a las de Brasil, con la diferencia que acá se diseñan y fabrican algunos radares y sistemas de mando y control C4I:
Radares:
http://www.linktronic.com/
Sistemas estratégicos de mando y control:
http://www.sisdef.cl/aerc41estrateg.htm

Saludos cordiales,




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#85 Mensagem por JL » Qua Jul 19, 2006 10:30 am

O up-grade do F5 é de primeira, infelizmente há s[erios problemas, no que se refere a célula do avião, pois já ouvi de sargentos da FAB que muitas das células estavam em péssimo estado de conservação e por mais que se melhore, muita coisa velha e recondionada ficou para trás. Para mim teria sido mais interessante comprar F16 usados e reformá-los. Pelo menos seria uma plataforma muito superior.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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#86 Mensagem por rodrigo » Qua Jul 19, 2006 11:20 am

Pero no me consta que Brasil esté en la delantera, no conozco bien las capacidades de vigilancia aérea del resto de los países de LA, pero las condiciones en Chile no son inferiores a las de Brasil, con la diferencia que acá se diseñan y fabrican algunos radares y sistemas de mando y control C4I:
Radares:
http://www.linktronic.com/
Sistemas estratégicos de mando y control:
http://www.sisdef.cl/aerc41estrateg.htm
Degan, eu não conhecia essa capacidade chilena. Os sistemas de controle de defesa e tráfego aéreo são equipados com material MADE IN CHILE :?:




"O correr da vida embrulha tudo,
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aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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#87 Mensagem por Degan » Qua Jul 19, 2006 11:32 am

Rodrigo….
No conozco el porcentaje de equipos Chilenos en el total de radares y sistemas de control de tráfico.
Pero Linktronic es una empresa 100% privada, por lo que si diseña y fabrica es porque tiene mercado….

Mi estimación es que aún no debe ser mayoritario, pues esta empresa no tiene más de 20 años de creada, así buena parte de los radares aún deben ser originales extranjeros.

Saludos cordiales,




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#88 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 19, 2006 11:58 am

como faço pra colocar fotos nos comentarios?




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#89 Mensagem por Degan » Qua Jul 19, 2006 1:35 pm

Pones en tu respuesta el link de la foto (la foto tiene que estar en la WEB, no en tu disco duro).
Luego marcas esa dirección y "pinchas" el boton "Img" de la ventana de respuestas, así antes del link que da esto:

[img]

y al final:

[/img]

Ejemplo:

´Imagem

Saludos,




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#90 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 19, 2006 2:50 pm

Henriquejr, tienes un error de conceptos….los Tigre III o A-4Ar pueden haber sido modernizados hace 30 años, pero si el F-5M se moderniza con equipos similares a esos hoy en día (misma generación)…no hay ventaja.
Veamos algún detalle:


Pelo cockpit do F-5EM da pra perceber o avanço em relação ao Tiger III e A-4Ar.
Imagem

1) Radares:
El radar Elta/M-2032 no tiene nada que envidiar al Grifo X, ni en tecnología, ni en modos de operación ni en alcance, más aún, entiendo que el GRIFO X no tiene modo SAR y el Elta sí...
El Radar ARG-1 (derivado del APG-66(v)2 del F-16MLU) no tiene nada que envidiar al GRIFO X, con la excepción de la falta de Data Link para misiles BVR, por motivos de la “coleira” de UK.


O radar instalado nos F-5EM são do modelo Grifo F/BR, é uma versão com uma antena maior, feita para cumprir os requisitos da FAB, além de ter um alcance maior, tem mais funções Ar-Ar e Ar-Solo.

2) Glass Cockpit:
Ambos aviones tienen cabinas modernas, con MFD, HOTAS.
Sistemas de navegación:
Ambos aviones tienen INS láser acoplados a GPS
3) Computadores de abordo:
Ambos aviones poseen computadores modernos
4) Sistema IFF:
Ambos aviones poseen IFF moderno

Da mesma maneira do F-5EM em relação ao F-16MLU/52

5) Sistemas de contramedidas electrónicas y RWR
Ambos aviones poseen sistemas activos y pasivos de jammer (entiendo que el F-5M no tiene jammer activo)


A doutrina da FAB sempre preveu o uso de Jammer externo(tanto q a um bom tempo a FAB ja opera com os pods Cayman franceses). Os Jammers externos são indiscutivelmente mais potentes.

6) Bus de datos:
Ambos aviones tienen el bus MIL-STD-1553B


Como todos os caças atuais.


Vemos………
1) Radar:
Alcance GRIFO X alrededor de 70 km, APG-68(v)9 alrededor de 200 km
Blancos enganchados simultáneo, GRIFO X 2 blancos, APG-69(v)9 10 blancos
Blancos atacados simultáneamente en BVR, GRIFO X 1 blanco, APG-69(v)9 6 blancos.
Modo SAR, el APG-69(v)9 tiene una resolución SAR de 2 pies a 75 km…


Como dito anteriormente o radar usado nos F-5EM são os Grifo F/BR não o Grifo X padrão. Com o advento dos aviões AEW&C, não mais justifica caças com radares de grande potencia, hoje isso é até uma desvangem, uma vez que expoe o caça aos sistemas RWR do inimigo alem de criar uma redundancia.

2) Sistema de contramedidas electrónicas:
F-16, sistema de última generación integrado activo AN/ALQ-211(V)4 AIDWS


O sistema SKYSHIELD é reconhecidamente mais eficiente, tanto que os F-16 israelenses mesmo tando equipados com o ALQ-211 ainda assim, para missões SEADs, sempre uma das aeronaves do pacote vai equipada com um pod SKYSHIELD.

3) Sistema IFF
El F-16 posee el sistema AIFF de última generación APX-111


da mesma forma que o sistema IFF dos F-5EM.

Pra resumir, eu nunca disse que o F-5EM é mais moderno que um F-16 Block 52, mas sim que os seus sistemas não ficam muito atrás, que se operado com toda sua capacidade pode fazer frente a este.

Pero no me consta que Brasil esté en la delantera, no conozco bien las capacidades de vigilancia aérea del resto de los países de LA, pero las condiciones en Chile no son inferiores a las de Brasil, con la diferencia que acá se diseñan y fabrican algunos radares y sistemas de mando y control C4I:


O Brasil fabrica seus proprios radares desde a decada de 80, a empresa que os fabricam é a ELEBRA.
Mais importante que o proprio radar em si(hardware), em termos estrategicos, são seus softweres, é isso que coloca o Brasil na dianteira. o software de todo o sistema(radares, centro C³I, AEW&C, etc) de defesa do Brasil ta sendo baseado no que existe hoje no SIVAM, que é um Software dos mais modernos hoje em uso no mundo e foi criado aqui no brasil pela Atech(http://www.atech.com.br). Na epoca dos atentados do 11 de setembro esse sistema ganhou fama como sendo a solução para os EUA, por causa disso hoje a Atech tem trabalhado com clientes do mundo interio entre eles Colombia e Venezuela.
IMG]http://i104.photobucket.com/albums/m200/henriquejr/00000227.jpg[/IMG]




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