F-4 Phanton II para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

F-4 Phanton II para MB

#1 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 18, 2006 12:20 am

A uns dois anos atrás vi noticias no site http://www.infomarmb.hpg.com.br(infelizmente nao existe mais) e em outro lugares como em foruns por exempro que existia a possibilidade da MB adquirir um lote de caças F-4 Phanton pertencentes a Royal Navy e que se encontram atualmente estocados e se tratam de aviões semi-novos.
Gostaria de saber se alguem tem mais informação a respeito e qual a opniao de voces....
Pessoalmente eu iria adorar ver esses caças depois de modernizados voando com as cores da Marinha, pra mim é um dos aviões mais bonitos da historia.




Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

#2 Mensagem por artenobre » Ter Jul 18, 2006 12:24 am

mas ja teve seu tempo , agora nao passa de uma bela peça para museus




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#3 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jul 18, 2006 12:27 am

os unicos avioes que na minha opiniao deveriam ser operados sao o F-18C/D e o Super etendard




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#4 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 18, 2006 12:30 am

O melhor é que esses caças tão equipados com uma versão mais potente do Rolls-Royce Spey o que traria uma certa vantagem logistica, pois é o mesmo modelo usado pelos A-1.

O link fala desses F-4:
http://www.acig.org/artman/publish/printer_369.shtml




Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

#5 Mensagem por artenobre » Ter Jul 18, 2006 12:45 am

depois reclama que só compramos lixo dos outros




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6 Mensagem por Skyway » Ter Jul 18, 2006 12:49 am

Infelizmente já se trata de um Dinossaouro, a não ser que a MB entrasse na moda da FAB e comprace aeronaves tampão... :D

E se não me engano, e na época isso foi muito discutido, parece que ele é muito pesado para ser operado no São Paulo. Não lembro bem.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#7 Mensagem por cesarw » Ter Jul 18, 2006 12:55 am

Imagem

Imagem

Embora os seus sistemas encontrem-se defasados, o F-4K ainda é uma excelente aeronave, principalmente se comparado com os A-4KU da MB ou com qualquer outro caça brasileiro atualmente em serviço. O equipamento de radar por exemplo, é uma variação do APG-59, conjugado com um computador de controle de armamentos AWG-11, possuindo característica look down/shot down e compatível com AAM de médio alcance (Sky Flash e Sparrow). O avião ainda conta com uma suíte de ECM, incluindo um RWR na deriva operado pelo RIO.

Modificações no sistema de radar seriam interessantes mas não fundamentais. A instalação de equipamentos mais modernos, muito mais leves e capazes de monitorar ameaças enquanto atacam outros alvos. Tais medidas foram propostas para projeto “Super Phantom“ da Boeing que previa a substituição do APG-59 pelo APG-65.

A FAB, com o programa de modernização dos caças F-5E, tem demonstrado que com pouco mais de 5 milhões de dólares é possível atualizar uma aeronave com quase trinta anos de defasagem tecnológica.

Porém, mais importante que a atualização dos sistemas é a revitalização da estrutura como um todo, substituindo componentes fatigados e cumprindo o cronograma de inspeções dos fabricantes. É sabido que os Phantons foram aposentados na RN por não possuírem mais NAes capacitados, e na RAF por redução do número de esquadrões após a fragmentação da URSS. Em função disso, prever um horizonte de, pelo menos, mais 15 anos de operação (embarcada principalmente) para tais aeronaves chega a ser conservador.

Armamento
A capacidade de lançamento de mísseis BVR é indispensável para o CDF. Nesse caso, o F-4 foi projetado para transportar AAM de médio alcance desde a prancheta de desenho. Até seis podem ser carregados, sendo quatro semi-embutidos na fuselagem e um em cada pilone sob as asas.

Os mísseis que mais se adaptam ao F-4, são os Sparrows e suas diversas versões. Adquirir esse tipo de material no mercado internacional poderia enfrentar uma certa resistência. Uma alternativa viável, seria a adaptação de mísseis Aspide, instalados nas fragatas Mk10, durante o programa ModFrag, ou mesmo a aquisição direta das versões ar-ar Mk 1 e 2. Esses mísseis de origem italiana foram desenvolvidos a partir do SeaSparrow, que por sua vez derivou do Sparrow que sempre equiparam os Phantom americanos e muitos outros. Na minha opinião, uma adaptação dessa magnitude demanda um certo dispêndio de tempo e energia por parte da MB, mas apresenta-se aparentemente possível uma vez que já se encontra em atividade, no CMASM (Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha) uma oficina de mísseis Aspide.

O F-4 ainda possui a capacidade de transportar quatro AAM de curto alcance, sendo dois em cada pilone. A MB já dispõe de mísseis tipo Sidewinder perfeitamente adaptáveis ao Phantom II. Também para curto alcance, os FG.Mk 1 são capazes de levarem pods de canhão no pilone central, uma vez que essas armas não existem embutidas na fuselagem dos Phantom ingleses.

Uma configuração típica de interceptação compreenderia quatro AAM de médio alcance embutidos na fuselagem e quatro AAM de curto alcance em cabidas sob as asas. Essa configuração era comum nos FG ingleses e semelhante à empregada nos F-15, um dos principais interceptadores da atualidade

mais: http://www.naval.com.br/biblio/cdf/cdf.htm




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#8 Mensagem por cesarw » Ter Jul 18, 2006 1:06 am

Agora na minha opinião...
"Sonho de uma noite de verão". [098]

Imagem




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#9 Mensagem por Skyway » Ter Jul 18, 2006 1:29 am

Infelizmente o F-4 Phantom vazio é mais pesado que o A-4 "cheio", que o Super etendard "cheio" e que o S-2 Turbo Tracker. Todas aeronaves que já operaram ou operam no São Paulo.

Ele vazio é mais pesado até que o Rafale "cheio"! :D


Realmente, é bem difícil de o F-4 poder ser operado no São Paulo. :(

O F-14 então! :lol:

Qualquer Aviação Naval de asa fixa do mundo, é limitada pelo seu Porta Aviões. E no nosso caso, esse limite chega a ser um pouco ridículo.


Mas quem sabe...no futuro....com um Porta Aviões nuclear Brazuca né.... :wink:

Aeronaves que seriam muito bem vindas, seriam os Harriers desativados pela Inglaterra.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#10 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 18, 2006 1:54 am

Skyway escreveu:Aeronaves que seriam muito bem vindas, seriam os Harriers desativados pela Inglaterra.

Tem uma das manutenções mais caras do mundo. Impossivel.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#11 Mensagem por Skyway » Ter Jul 18, 2006 1:56 am

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Aeronaves que seriam muito bem vindas, seriam os Harriers desativados pela Inglaterra.

Tem uma das manutenções mais caras do mundo. Impossivel.



:cry: Pois é... :cry:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8997
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 554 vezes

#12 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jul 18, 2006 2:52 am

Por falar em "nova" anv pra MB alguem sabe laguma coisa da modernização dos A4?


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#13 Mensagem por Delta Dagger » Ter Jul 18, 2006 9:47 am

Eu gosto dos F-4, são aeronaves com grande capacidade ainda hoje.
Se fosse uma compra de ocasião, de baixo custo (preço de banana) caso realmente seja possível sua utilização no São Paulo, após alguma atualização teríamos grandes plataformas para defesa da frota, inclusive com grande capacidade de ataque.

Eu até gostaria de ve-las nas cores da MB.

Imagem

Mas não adianta devaneios, na prática não creio que isso seja realmente viável tecnicamente.

Muito melhor seria Rafale ou F-18




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#14 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 18, 2006 10:18 am

O CDF e o NAe São Paulo

As estimativas feitas aqui devem-se em grande parte às comparações com o uso do F-4 nos NAes ingleses. No caso do NAe São Paulo, esse é mais leve que o antigo Ark Royal (33.000 contra 50.000t) porém, mais comprido (265m contra 257m). As dimensões do São Paulo são muito mais semelhantes às dimensões do Victorious, um dos pretendentes para o emprego de Phantom na RN.

Para a operação segura e adequada do Phantom tanto no convôo como no convés inferior, são discutidos os seguintes procedimentos: Catapultagem, recuperação da aeronave e hangaragem.

As duas catapultas a vapor existentes no São Paulo são do mesmo modelo que as catapultas que equipavam o Ark Royal, Mitchell-Brown BS 5 de origem britânica. Essas catapultas, no caso do navio brasileiro, são capazes de lançar aeronaves com até 20t. Com isso tem-se duas alternativas:

Aumento da pressão da catapulta até atingir a capacidade de 50.000 Lbs das catapultas do Ark Royal. Esse processo de aumento da capacidade da catapulta foi feito no NAeL Minas Gerais, sendo que o AMRJ já adquiriu experiência nesse tipo de trabalho quando da elevação da pressão da catapulta Mitchell-Brown BS 4.

Lançamento com combustível interno reduzido em cerca de 20%. Cabe destacar que os motores Spey são 30% mais econômicos que os J79 da versão americana, além do que essas aeronaves contam com sistema REVO. Outra vantagem da motorização dos aviões ingleses é o fato do Spey ser um conhecido dos brasileiros pois versões desse motor sem pós-combustão equipam o caça AMX da FAB e, portanto, já existe um parque de manutenção totalmente instalado no país.

Pelas informações contidas no texto acima podemos perceber que o uso dessas aeronaves no A-12 é viavel.
Na minha opniao seria uma excelente aquisição ja que mesmo depois de tantos anos o F-4K como plataforma ainda pode ser considerado uma das aeronaves mais poderosas da atualidade. É uma aeronave que foi projetada desde o inicio para ser operado embarcado, tem um grande raio de ação, o que resulta em patrulhas mais longe da Força Tarefa, tem um radar potentissimo cuja funcionalidade pode ser comprovada pela força aerea Alemã que os utilizam como mini-awacs em apoio aos Tornados, grande capacidade de armas e o que eu vejo como uma das maiores vantagens, é uma plataforma biposto onde trabalham em conjunto um piloto e um operador de sistemas(como ocorre nos F-14) o que trás grandes vantagens para operações navais pois podem ser usados como interceptadores de longo alcance, bombardeiro, apoio aereo aproximado, guerra eletronica, reconhecimento, etc...
Imagino esses aviões modernizados para um padrão parecido com o do F-5EM; contramedidas atuais, cockpit do piloto e operador totalmente digitais, sistema Dash, misseis BVR Aspide ou Derby(os Israelenses e os Turcos usam em seus F-4), entre outros aperfeiçoamentos, com certeza esta aeronave não deixaria nada a desejar a nenhum outro caça operado em nosso continente(e deixaria a FAB morrendo de inveja...rsrsrs).
As celulas estocadas pelos ingleses são semi-novas, tendo sido utilizado por pouquissimo tempo, não necessitando dessa forma de uma recuperação profunda.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 18, 2006 11:00 am

Com certeza o F-4 é uma bela aeronave e até poderia operar no Nae S.Paulo, mas acho que o tempo para isto passou, esta aquisição deveria ter sido feita simultaneamente com os A-4KU e ficariam em operação até a chegada de uma aeronave mais moderna para substituir ambos.

Existem grandes quantidades de F/A-18A/B disponiveis pela USN e pelo Canadá e seriam aeronaves mais práticas e economicas em relação ao bom F-4, o que é uma pena.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder