NAe São Paulo - A12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Vinicius Pimenta
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#586 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 14, 2006 1:04 pm

O navio parado custa 200 mil por mês. Isso dá 2,4 mi em um ano. Eu joguei a conta para 20 milhões em operação. Ou seja, acresci um gasto de 18,6 mi, o que representa 1,55 mi por mês. Não te parece um valor razoável?




Vinicius Pimenta

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#587 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 1:31 pm

Caro amigo Vinicus! Respeitando teus conhecimentos e teu bom relacionamento com a MB, acho que não dá para fazer um cálculo desta forma, porque não temos numeros com gasto de combustível, lubrificantes, víveres, manutenção da tripulação, gastos com salários, diárias e o próprio desgaste donavio. Vamos fazer um pequeno exercício:

Tripulação aprox: 1500 x soldo médio(acrescido de encargos sociais) +- R$4.000,00 = R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais mensais) a isto quando em viagem devemos acrescentar as diárias pagas a tripulação que poderão ser internacionais, se o navio estiver fora. Bem aí você multiplica isto por 12(meses do ano) e chega a R$ 72.000.000,00 (setenta e dois milhoes de reais só com custos de pessoal), porque mesmo que o navio esteja na cais, o soldo tem que ser pago da mesma forma.
Evidentemente que eu fiz uma suposição salarial (mas acho que não erro por muito), mas mesmo assim se acrescentarmos os custos do combustível, que hoje é uma dos maiores influenciadores na planilhas de custo, eu acho que vai dar um número do tamanho do capeta.

Grande abraço




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#588 Mensagem por The Baaz » Sex Jul 14, 2006 1:36 pm





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#589 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 1:49 pm

Obrigado The Baaz! Mas acho que a minha média não é ruim, porque na tripulação do NAE tem muitos oficiais, graduados,(principalmente nos grupos aéreos embarcados) e o meu cáculo inclui os custos sociais(que a gente sabe que dá praticamentel.90% do soldo).

Grande abraço




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#590 Mensagem por REGATEANO » Sex Jul 14, 2006 1:50 pm

Juarez, sem contar as despesas com a aviação de asa fixa embarcada! Manutenção, instrução, combustível, pessoal, armamento, etc, etc.


Finalmente o debate tomou rumo!




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#591 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 2:05 pm

Acho que todos os colegas que puderem ajudar com informações mais precisas seria muito positivo, pois teríamos um dabate de alto nível, muito proveitoso, sem bate bocas e citações intermináveis.

Grande abraço




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Matheus
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#592 Mensagem por Matheus » Sex Jul 14, 2006 2:30 pm

Não dá par ter uma idéia pelo custo de operação das T22 na inglaterra que, salvo engano, era cerca de 16mi/ano? Considerando que eles ficam 200 dias no mar por ano e tem um salário maior, chutaria em 8mi para MB. Considerando que o A-12 é cerca de 7 vezes maior poderíamos chutar algo como 60mi/ano operando razoavelmente. doletas é claro

Só chute... :lol:




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#593 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 2:48 pm

Olá MCD! Acho que não, pois o NAE tem todo o grupo aéreo embarcado, combustível de aviação, manutenção dos mesmos, e a Royal Navy tem mais dias de mar em operação do que a MB.
Vamos tentar conseguir dados do SP, pra não ficar no chutódromo, se você souber de algum, por favor poste.

Grande abraço




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#594 Mensagem por talharim » Sex Jul 14, 2006 2:49 pm

Vcs perceberam que no PMG do Nae São Paulo a MB está nacionalizando praticamente o navio inteiro ? Com exceção de radares e grupo propulsor.

Todos os processos licitatórios referentes ao São Paulo se referem ao desenvolvimento e produção locais de equipamentos via EMGEPROM e Instituto de Pesquisas da Marinha.

Essa atitude da MB certamente visa diminuir exatamente o custo de manutenção do navio que com a progressiva nacionalização diminuirá ano após ano.

E também a MB está ganhando um Know How formidável...........Será que com isso o substituto do São Paulo não seja um P.A desenvolvido e construído totalmente pelo AMRJ ? Seria essa a intenção da MB por trás de tudo isso ?




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#595 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 3:06 pm

talharim escreveu:Vcs perceberam que no PMG do Nae São Paulo a MB está nacionalizando praticamente o navio inteiro ? Com exceção de radares e grupo propulsor.

Cuidado com essa expressão, na maioria das vezes isso (na FAB) virou mais caro.

Todos os processos licitatórios referentes ao São Paulo se referem ao desenvolvimento e produção locais de equipamentos via EMGEPROM e Instituto de Pesquisas da Marinha.

O Procedimento é correto ao meu ver, mas Talha, nesta area de eletrônica os somos meros montadores, os componentes normalmente são importados.

Essa atitude da MB certamente visa diminuir exatamente o custo de manutenção do navio que com a progressiva nacionalização diminuirá ano após ano.

Não s esqueça que o navio vai ficando mais velho a cada ano que passa e necessita de mais manutençaõ. Os custos com pessoal também se mantém e tendem a crescer.

E também a MB está ganhando um Know How formidável...........Será que com isso o substituto do São Paulo não seja um P.A desenvolvido e construído totalmente pelo AMRJ ? Seria essa a intenção da MB por trás de tudo isso ?


Não tenho conhecimento suficiente para falar, mas acho que o que estão fazendo, já conhecem de cor e salteado, pois fizeram algumas vezes no A 11.
Talha, tu que és o rei das informações, podia chafurdar isto para nós, os benditos custos deste navio?

Grande abraço




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Carlos Lima
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#596 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 14, 2006 3:50 pm

Mas por outro lado não dá para negar que isso gera um "know how" danado.

Os chineses estão tentando fazer a mesma coisa com aquele "cassino" e não estão sendo tão rápidos quanto a MB.

Os caras estão se mantendo afiados e quem sabe implementando correções e aperfeiçoamentos em relação ao projeto original e ao que fizeram ao A11.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Lauro Melo
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Re: A 12

#597 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jul 14, 2006 4:05 pm

juarez castro escreveu:Caro amigo Vinicus! Respeitando teus conhecimentos e teu bom relacionamento com a MB, acho que não dá para fazer um cálculo desta forma, porque não temos numeros com gasto de combustível, lubrificantes, víveres, manutenção da tripulação, gastos com salários, diárias e o próprio desgaste donavio. Vamos fazer um pequeno exercício:
Tripulação aprox: 1500 x soldo médio(acrescido de encargos sociais) +- R$4.000,00 = R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais mensais) a isto quando em viagem devemos acrescentar as diárias pagas a tripulação que poderão ser internacionais, se o navio estiver fora. Bem aí você multiplica isto por 12(meses do ano) e chega a R$ 72.000.000,00 (setenta e dois milhoes de reais só com custos de pessoal), porque mesmo que o navio esteja na cais, o soldo tem que ser pago da mesma forma.
Evidentemente que eu fiz uma suposição salarial (mas acho que não erro por muito), mas mesmo assim se acrescentarmos os custos do combustível, que hoje é uma dos maiores influenciadores na planilhas de custo, eu acho que vai dar um número do tamanho do capeta.
Grande abraço


Algumas questões Amigos :

1 ) Se o A-12 não existisse, onde estariam estes 1500 oficiais ?
1.1 ) Não existiriam ?
1.2 ) Este valor dos salários poderia ser aproveitado de outra forma ?

2 ) Para esta analise, creio que não devemos levar em consideração a mão de obra e sim os gastos variáveis de manutenção e combustíveis, etc.
2.1 ) Pois pretendemos saber o que o A-12 acarreta de custos para a MB e não o que 1500 empregados acarretam, certo ?

3) O A-12 não navega muito, logo em vários meses do ano seu custo mensal é de R$ 200.000,00.
3.1 ) Durante 1 anos, 8 meses parado, teremos R$ 1,6 milhões.
3.2 ) Quando navega 4 meses ( 120 dias no mar ), seu custo é 20 vezes superior, teremos então R$ 4.000.000,00 por mês ou R$ 16.000,000,00 por 4 meses navegando.
3.3 ) Isto seria o custo operacional.

4 ) Então teremos R$ 16.000.000,00 ( 4 meses navegando ) + R$ 1,6 milhões ( 8 meses parado ). Total : R$ 17,6 milhões para se manter em operação este equipamento.

5 ) Lembrando que este numero esta bem perto da realidade atual da MB, que gasta cerca de R$ 180 milhões por ano em gastos com combustíveis e afins, para manter toda a marinha.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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#598 Mensagem por A-29 » Sex Jul 14, 2006 5:39 pm

Olha só uma pesquisinha que fiz tempos atrás nesse tópico:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=3838&postdays=0&postorder=asc&highlight=invencible&start=60

Resumindo, alí diz que o custo de operação de um Invencible na marinha britânica custa entre £60 e £80 mi, o que em reais dá algo próximo dos R$ 300 mi anuais.

O São Paulo tem menos dias de mar por ano, mas também tem mais tripulação, é maior, e tem as custosas caldeiras a vapor para manter. Acho que já dá pra tirar umas conclusões...




juarez castro
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Re: A 12

#599 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 9:18 pm

Lauro Melo escreveu:
juarez castro escreveu:Caro amigo Vinicus! Respeitando teus conhecimentos e teu bom relacionamento com a MB, acho que não dá para fazer um cálculo desta forma, porque não temos numeros com gasto de combustível, lubrificantes, víveres, manutenção da tripulação, gastos com salários, diárias e o próprio desgaste donavio. Vamos fazer um pequeno exercício:
Tripulação aprox: 1500 x soldo médio(acrescido de encargos sociais) +- R$4.000,00 = R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais mensais) a isto quando em viagem devemos acrescentar as diárias pagas a tripulação que poderão ser internacionais, se o navio estiver fora. Bem aí você multiplica isto por 12(meses do ano) e chega a R$ 72.000.000,00 (setenta e dois milhoes de reais só com custos de pessoal), porque mesmo que o navio esteja na cais, o soldo tem que ser pago da mesma forma.
Evidentemente que eu fiz uma suposição salarial (mas acho que não erro por muito), mas mesmo assim se acrescentarmos os custos do combustível, que hoje é uma dos maiores influenciadores na planilhas de custo, eu acho que vai dar um número do tamanho do capeta.
Grande abraço


Algumas questões Amigos :

1 ) Se o A-12 não existisse, onde estariam estes 1500 oficiais ?

Não são 1500 oficiais, este total é entre todos, oficiais, graduados e marujos.

1.1 ) Não existiriam ?

Não

1.2 ) Este valor dos salários poderia ser aproveitado de outra forma ?

Sim, em custeio e investimentos.

2 ) Para esta analise, creio que não devemos levar em consideração a mão de obra e sim os gastos variáveis de manutenção e combustíveis, etc.ai

Desculpe, não posso concordar com você, pois, se olhares ao redor vai ver que as marinhas estão fabricando navios que comportem um número cada vez menor de homens para operar. Ex HMS Albion, Mistral, Formidable e etc...

2.1 ) Pois pretendemos saber o que o A-12 acarreta de custos para a MB e não o que 1500 empregados acarretam, certo ?

Não, eles fazem parte do centro de custos do mesmo.

3) O A-12 não navega muito, logo em vários meses do ano seu custo mensal é de R$ 200.000,00.

Aí que está o erro, para se ter um PA, em primeiro lugar ele tem que ser operacional, para tal ,tem que navegar para poder adestrar, certo.Porque ele não navega? porque o custo é muito alto para o orçamento da marinha.
3.1 ) Durante 1 anos, 8 meses parado, teremos R$ 1,6 milhões.
3.2 ) Quando navega 4 meses ( 120 dias no mar ), seu custo é 20 vezes superior, teremos então R$ 4.000.000,00 por mês ou R$ 16.000,000,00 por 4 meses navegando.

Desculpe, de onde você tem esses números?

3.3 ) Isto seria o custo operacional.

Se são verdadeiros, compõe o custo mas na sua totalidade

4 ) Então teremos R$ 16.000.000,00 ( 4 meses navegando ) + R$ 1,6 milhões ( 8 meses parado ). Total : R$ 17,6 milhões para se manter em operação este equipamento.

Mais uma vez, de onde você tem esse número?

5 ) Lembrando que este numero esta bem perto da realidade atual da MB, que gasta cerca de R$ 180 milhões por ano em gastos com combustíveis e afins, para manter toda a marinha.

sds,


Grande abraço




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#600 Mensagem por juarez castro » Sex Jul 14, 2006 9:23 pm

Amigo Lauro! Tua contribuição com informações é muito boa, porém se pudesses nos informar de onde tens os números de custo de operação, pois té hoj, que eu saiba o São Paulo nunca operou na sua plenitude, ou eja, com grupo aéreo embarcado pretendido pela MB. Nas comissões feitas, se viam 02 ou 03 A 4 operacionais e uns 2 pares de helicópteros, com esta dotação é díficil citar números reais, mas se tu puderes ajudar seria muito importante.

Grande abraço




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