Recomendo....

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bacteria
Júnior
Júnior
Contato:

#16 Mensagem por Bacteria » Qua Fev 25, 2004 8:33 pm

Não é um livro mas acho que vale a pena conferir, é um seriado que ta passando toda segunda as 23:00 horas em Brasilia no Discovery channel o nome do seriado é Campo de Batalha e ele fala de coisas como porque a artilharia do Napoleão foi ineficaz em Waterloo ou porque Henrique V com seus arqueiros "ganharam" do exercito frances mesmo em desvantagem numerica entre outras coisas.

Peço desculpas se escrevi algo errado

Um general sábio deve levar em consideração as vantagens e desvantagens. Conhecendo as vantagens ele terá sucesso nos seus planos. Conhecendo as desvantagens, ele poderá solucionar as dificuldades.
Pensamento de Sun Tzu
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#17 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Fev 25, 2004 9:02 pm

Bactéria esse seriado é totalmente parcial, sempre defendendo que as tecnicas anglo-saxões (qual o feminino disso?) são as melhores, não estou dizendo que arqueiros não eram importantes, só estou dizendo que a história ai é contada da maneira que melhor convem aos EUA (não por coincidência o DC é de la).

Bacteria
Júnior
Júnior
Contato:

#18 Mensagem por Bacteria » Qua Fev 25, 2004 9:38 pm

Marechal-do-ar escreveu:Bactéria esse seriado é totalmente parcial, sempre defendendo que as tecnicas anglo-saxões (qual o feminino disso?) são as melhores, não estou dizendo que arqueiros não eram importantes, só estou dizendo que a história ai é contada da maneira que melhor convem aos EUA (não por coincidência o DC é de la).

Peço desculpas Marechal-do-ar mas não acho que este programa seja parcial até porque foi provado nele que um arco longo junto com uma flexa punhal utilizada pelos ingleses naquela batalha não era capaz de atravessar a armadura dos Franceses.Ele deixou bem claro que a questão não era como os ingleses lutaram para chegar a vitória e sim quais os fatores que levaram os franceses a derrota.
Vou citar alguns.
1. A teoria das massas
2. A cobiça dos nobres franceses
3. O terreno
etc..

Peço desculpa se escrevi algo errado.

Um general sábio deve levar em consideração as vantagens e desvantagens. Conhecendo as vantagens ele terá sucesso nos seus planos. Conhecendo as desvantagens, ele poderá solucionar as dificuldades.
Pensamento de Sun Tzu
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Contato:

#19 Mensagem por Mateus Dias » Sex Mar 19, 2004 3:59 pm

Pessoal quem tiver a oportunidade de assistir os programas do History Channel também vai se aprimorar mais nos assuntos bélicos e na história dos conflitos em todo globo.

Tá certo que é um canal americano, mas com o devido bom senso dá para separar o que é joio do trigo....

É na DirectTv no canal 191

( Ontem mesmo no programa Correio Militar, um cara perguntou sobre um novo sistema de lançadores de foguetes.... Os caras mostraram um veiculo 6x6 menor que o Astros II, dizendo ser uma arma revolucionária e tal.....)

Mas dá pra ter muita noção de batalhas e novas tecnologias

Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#20 Mensagem por Guilherme » Sex Mar 19, 2004 9:13 pm

Bacteria escreveu:Não é um livro mas acho que vale a pena conferir, é um seriado que ta passando toda segunda as 23:00 horas em Brasilia no Discovery channel o nome do seriado é Campo de Batalha e ele fala de coisas como porque a artilharia do Napoleão foi ineficaz em Waterloo ou porque Henrique V com seus arqueiros "ganharam" do exercito frances mesmo em desvantagem numerica entre outras coisas.

Peço desculpas se escrevi algo errado

Nesta semana, eu assisti o episódio sobre a derrota dos britânicos e seus aliados para os turcos, em Galipoli, na 1a. GM. 100 turcos derrotaram 3000 soldados inimigos. :shock: Souberam aproveitar bem o terreno e utilizar muito bem metralhadoras contra soldados desembarcando na praia. Isso sem contar os erros dos britânicos, como os mapas muito mal-feitos, que não representavam distâncias e relevo corretamente, além de um péssimo reconhecimento das posições turcas próximas à praia.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#21 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mar 20, 2004 6:29 pm

Aliás, essa série "Campos de Batalha" é muito legal...

Já vi vários capítulos, entre eles a derrota dos ingleses para os normandos em 1066, quando esses últimos conquistaram a Grã-Bretanha. Aliás, foi a última invasão bem sucedida às ilhas britânicas...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#22 Mensagem por Clermont » Sáb Abr 10, 2004 3:25 pm

Um bom livro para se ler é "Band of Brother - Companhia de Heróis" de Stephen Ambrose. O mesmo autor de "O Dia-D", e "Soldados-Cidadãos".

Apenas, relevem a horrível tradução. Infelizmente, a Bertrand do Brasil manteve o mesmo bobão que traduziu "Soldados-Cidadãos" na tradução desse novo livro. Ele não entende nada de assuntos militares, e assim, vários trechos do livro ficam ininteligíveis, até mesmo, para quem já tem o hábito de ler obras militares.

Uma pena que essas editoras não compreendam que não basta saber inglês para fazer uma tradução. É preciso que o tradutor tenha, um mínimo, de conhecimento da área do livro em questão, em especial, quando se trata de obras de história militar. Ou, no mínimo, manter uma revisão técnica que corrija as besteiras. No primeiro livro "O Dia-D" eles fizeram isso, e a tradução não comprometeu. Mas nos livros seguintes, ficou uma porcaria ridícula.

Dá pra levar a sério quem traduz alguma coisa assim?

"(...) foi maravilhoso ver aqueles tanques despejando tiros profusamente contra os alemães com aquelas metralhadoras pesadas, de 50 milímetros, (...)

miliko
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#23 Mensagem por miliko » Dom Abr 11, 2004 5:15 am

Esse "band of brothers" é o mesmo do seriado da HBO, q tem nas locadoras em DVD? Se for, o seriado é muuuito bom...ta ótim para a secao recomendo...

Rodrigo Cadoni
Júnior
Júnior
Contato:

#24 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Dom Abr 11, 2004 1:27 pm

Cara o livro Soldado Cidadao e bem legal eu terminei de ler ele ha alguns dias atras ,ele e bastante informativo tb tem as fotos que sao bem legais e ele tb coloca no livro oque ocorria no alto comando do TOGE as briguinhas de Montgomery com Bradley , Eisenhower e Patton !!!!!!

Slip Junior
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Slip Junior » Ter Mai 11, 2004 2:45 pm

A nova revista História Viva traz um dôssie bem amplo e interessante sobre a história do nosso glorioso Duque de Caxias. Ao mesmo tempo em que se aborda as suas contribuições para o Exército Brasileiro, o dôssie desmitifica muito da aurea que se criou ao redor da história do nosso único verdadeiro héroi nacional. Altamente recomendado!

Abraços

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#26 Mensagem por Clermont » Dom Jun 06, 2004 11:31 am

Está nas bancas uma edição extra de "Aventuras na História - para viajar no tempo" da Editora Abril. Custa R$ 8,95 (mais barato que a "Playboy" com a Juliana Paes peladona...)

O tema é a Segunda Guerra Mundial.

É excelente para quem tem pimpolhos na escola. Ou para quem seja um pimpolho. Eheheheh (risada sarcástica) :twisted:

Excelentes fotos. Textos curtos, mas bem resumidos. E uma boa bibliografia para quem quiser se aprofundar.

Repare na foto da página 28: um grupo de agentes do SD (serviço de segurança das SS) interroga judeus aprisionados no Gueto de Varsóvia. Pois bem, o pilantra com a submetralhadora ao ombro se lamentou por ter aparecido tão imponente nessa foto. Lá por volta de inícios dos anos 1970, foi identificado e preso.

Não sei o que aconteceu com ele. Mas com um pouco de sorte talvez tenha morrido na cadeia... ihihihihihihih (risada sádica) :twisted: :twisted:

César
Sênior
Sênior
Contato:

#27 Mensagem por César » Qui Jul 22, 2004 11:33 pm

Comprem já o Livro "6 dias de Guerra" de Michael B. Oren!!!
Editora "Bertrand Brasil".

Olha, não é muito barato. Encontrei aqui em Floripa por 52 reais, mas posso dizer a vocês, vale cada centavo!
Eu ainda não terminei de ler ele. Nem cheguei na metade mas posso fazer essa recomendação. Trata de todas as intrigas, erros, medos e todo o cenário político que desencadeou a conhecida Guerra dos 6 dias.

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#28 Mensagem por Naval » Sex Jul 23, 2004 3:46 pm

Um bom livro que estou lendo agora, ''HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA'',
conta como as sociedades nasceram desde a antiguidade até os dias de hoje, e como influencou o nascimento dos impérios(Roma etc).
Trata-se de um livro prazeroso de ler, pois, tem uma linguagem de ''romance'' e menos rebuscado.

Valeu.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Spetsnaz » Sex Jul 23, 2004 4:27 pm

Recomendo..

Os Livros ..

Terceira Guerra Mundial Agosto 1985

e

O Urso e o Dragão

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por Plinio Jr » Ter Ago 03, 2004 10:31 am

Depois de lascar muita lenha na Tecnologia e Defesa, eles colocaram nas bancas 02 ótimas revistas:

Edição especial voltada aos submarinos da MB, que está nas bancas há algum tempo e achei excelente.

E a edição normal, no.100, com boas matérias sobre blindados na América do Sul e das forças brasileiras no Haiti.

Realmente a T&D tava devendo um bom material e como o fizeram, fica uma ótima indicação no momento. Espero que outras revistas, principalmente a Força Aérea, faça o mesmo, voltando a colocar nas bancas material de bom nível.

Qto a livros, estou lendo o Urso e o Dragão que o Spets indicou, que é muito bom, agora ótimo mesmo é o Tempestade Vermelha , do Tom Clancy, é um livro de 1988 que mostra uma guerra convencional entre as forças da Otan e do Pacto de Varsóvia.

Extremamente atualizado com dados da época e com impressionantes manobras e táticas de ambos os lados, destacando-se o fechamento da falha GIUK (Groenlândia-Islandia-Reino Unido) pelas forças soviéticas, com bombardeiros de longo alcance e submarinos . muito bom .. :P :P

Responder