Arthur escreveu:Finken,
Na moral e com o maior respeito. Se alguém aqui têm que ler mais é você, tanto sobre história quanto teoria econômica keynesiana, pós-keynesiana. Achar que foi o New Deal o culpado da crise dos anos 70 nos EUA é brincadeira.......
Apenas como curiosidade. Já leu a Teoria Geral do Keynes? Já leu algo de algum autor pós-keynesiano(Minsky, Davidson, Carvalho, entre outros)? E de autores pós-keynesianos estruturalistas (Kaldor, Taylor, etc)? Pois se vc realmente gosta de economia leia-los.
Arthur
Calma Arthur, que isso tchê?!
Você não sabe, mas eu e o Túlio conversamos muito pelo MSN. Ninguém aqui tá fazendo nenhum tipo de Flame por causa dessa ou daquela idéia. O Túlio vive de me dizer no MSN que precisamos de uma New Deal Brasileira. Meu comentário não se referia à Teoria Keynesiana, a qual eu acho brilhante. Honestamente, li a TG, meio por cima, claro, é um livro maçante, e como meio didático não é certamente o melhor para aprender sobre tal. Aliás, a TG não é um livro, é uma arma...
Mas voltando ao ponto, ninguém aqui tá depreciando Keynes, pelo contrário. Acho que a Teoria dele teve uma importância histórica tremenda. Muito menos tô atribuindo a Crise de 70 ao New Deal, hehehe... Pera lá... Embora pareça óbvio que o Custo do Welfare State tenha contribuído sobremaneira para a Crise, dentre outras questões, seria imbecilidade atribuir como causa algo que ocorreu 50 anos antes... Não é esse o ponto...
O ponto é mais simples. O New Deal (e você sabe que ele começou ainda antes da edição da TG) visava solucionar a queda vertiginosa da Demanda Agregada nos EUA. O meu argumento é simples: situações diferentes, soluções diferentes. Me parece evidente que não é esse o problema no Brasil. Por isso meu comentário.
Espero que fique claro que não estava desdenhando de nada, OK?!
PS: Li alguma coisa
sobre Taylor, mas basicamente Keynes!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell