Capacidade aérea de defesa de Brasilia
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
Capacidade aérea de defesa de Brasilia
Nasci aqui e sempre tive curiosidade, qual a capacidade de defesa da nossa capital? o maximo que eu já vi aqui, foi alguns radares, alguem tem mais informação da defesa da capital?
vlw
vlw
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
-
- Intermediário
Mais pra propria defesa do povo de Brasília, dos 2 milhões, não os politicos que são de todo o Brasil, Brasília é onde tem a menor representação no congresso, então é injusto a generalização, os ladrões não é daqui, é do Brasil.
Pergunto isso por que querendo ou não, caso aconteça uma guerra, o quartel general seria aqui não? então é bom manter o centro de controle intacto.
vlw
Pergunto isso por que querendo ou não, caso aconteça uma guerra, o quartel general seria aqui não? então é bom manter o centro de controle intacto.
vlw
- BrasileiroBR
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Bom, falando sério agora...
Brasília é defendida pelo esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis.
Lá existem Tucanos para interceptações de baixa intensidade, e atualmente caças F-5E, mas logo logo chegarão 4 Mirage-2000C. (que consolo heim? ehehehehehe, mas fica frio)
Em Brasília mesmo, existe o 11º GAAe de artilharia anti-aérea do Exército, com mísseis Igla, Canhões Bofors 40mm orientados pelo Edt-FILA, de fato são armamentos modernos, não são de última geração, mas suficientemente modernas, e cumprem muito bem sua missão, desde que em boas condições de manutenção.
Uma outra defesa que Brasília tem naturalmente é que por ficar exatamente no "meio" do Brasil, ela fica fora do raio de ação de qualquer caça de qualquer força aérea da Amércia do Sul, fica fora do alcance em alguns casos de Tomahawks, caso fossem lançados em uma zona de segurança longe do litoral.
abraços
Brasília é defendida pelo esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis.
Lá existem Tucanos para interceptações de baixa intensidade, e atualmente caças F-5E, mas logo logo chegarão 4 Mirage-2000C. (que consolo heim? ehehehehehe, mas fica frio)
Em Brasília mesmo, existe o 11º GAAe de artilharia anti-aérea do Exército, com mísseis Igla, Canhões Bofors 40mm orientados pelo Edt-FILA, de fato são armamentos modernos, não são de última geração, mas suficientemente modernas, e cumprem muito bem sua missão, desde que em boas condições de manutenção.
Uma outra defesa que Brasília tem naturalmente é que por ficar exatamente no "meio" do Brasil, ela fica fora do raio de ação de qualquer caça de qualquer força aérea da Amércia do Sul, fica fora do alcance em alguns casos de Tomahawks, caso fossem lançados em uma zona de segurança longe do litoral.
abraços
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Ah, se não me engano lá também estará futuramente concentrada toda a frota de lançadores Astros-II de artilharia. Não sei se é mesmo em Brasília, mas se não é, fica próximo daí.
Dizem também que por aí há um centro de controle subterrâneo a 70 metros de profundidade onde estaria o "cérebro" do controle das ações de guerra das Forças armadas do Brasil.
abraços]
Dizem também que por aí há um centro de controle subterrâneo a 70 metros de profundidade onde estaria o "cérebro" do controle das ações de guerra das Forças armadas do Brasil.
abraços]
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Brasilia = F-5E e Xavantes (daqui a pouco alguns Mirage 2000, puxa, que alivio!!), Iglas e Bofors 40mm.
Até a capital de Tonga deve ser mais bem protegida que a nossa capital...
Brasilia não merece isso! No minimo teria que ser uns 16 caças decentes e uma AAe do tipo Buk, Spyder, BAMSE junto com uns 300 Bofors 40mm.
Até a capital de Tonga deve ser mais bem protegida que a nossa capital...
Brasilia não merece isso! No minimo teria que ser uns 16 caças decentes e uma AAe do tipo Buk, Spyder, BAMSE junto com uns 300 Bofors 40mm.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Avançado
- Agradeceram: 1 vez
Brasileiro escreveu:Ah, se não me engano lá também estará futuramente concentrada toda a frota de lançadores Astros-II de artilharia. Não sei se é mesmo em Brasília, mas se não é, fica próximo daí.
abraços]
Eu achava que esse esconderijo fosse pra guardar dinheiro do caixa 2
Com relação a defesa aérea de Brasília, ela é totalmente incapaz de defender a capital de um ataque com B-1 ou B-52 escoltado por F-15's ou de um ataque por Tupolev Tu-26 escoltado por Su-30.
A única maneira de os F-5 que estão lá, serem úteis, é no caso de algum louco roubar ou sequestrar um avião e se dirigir para jogá-lo num prédio de Brasília; nesse caso eles teriam valia.
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."
Rui Barbosa
Rui Barbosa
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Nem o Tom Clancy imaginaria isso! Como é que esses aviões chegariam aqui?um ataque por Tupolev Tu-26 escoltado por Su-30
Só acredito vendoA única maneira de os F-5 que estão lá, serem úteis, é no caso de algum louco roubar ou sequestrar um avião e se dirigir para jogá-lo num prédio de Brasília; nesse caso eles teriam valia.
Brasília não tem defesa aérea. Ela conta com nossa arma máxima, já citada por um colega por aqui: a falta de inimigos. Aqui não existem IGLAS, e os canhões antiaéreos são um tanto inúteis, já que um inimigo para chegar à Brasília, teria que efetuar o seu vôo em alta altitude, mais para economizar combustível do que pela nossa ameaça de derrubar alguém.
A BAAN já teve condições razoáveis de defender a capital, dentro do cenário sul-americano, nas décadas de 70 e 80, onde o maior perigo eram os Camberra argentinos. Entrando na década de 90, o sucateamento que todos aqui conhecem prejudicou essa capacidade. Hoje, com os F-5E no alerta em Anápolis, não temos uma capacidade séria. O alcance e a velocidade do caça são ridículos, além do mais, com a lei do abate, além da interceptação, o piloto tem que efetuar os procedimentos previstos, e isso demanda tempo, e acredito que quando o piloto estivesse procurando no índice do manual de interceptação o avião ia apitar a pane seca. Os tucanos da BAAN é que efetuam 99% das interceptações daquela unidade, porque no interior de Goiás é grande o tráfego clandestino (maioria de pessoas sem autorização, mas sem intenção ilegal).
Com relação à confusão entre os políticos e Brasília, é importante lembrar que todos foram enviados para aqui por seus respectivos estados, e foram eleitos. O Congresso Nacional só funciona da tarde de terça até a manhã de quinta, e no tempo restante os parlamentares estão em seu estado.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Eu não conheço o vosso sistema de defesa e intercepção, mas julgo que mais importante que defender Brasília, apesar de ser o centro politico do páis, seria ter sistemas de defesa anti-aérea e aviões interceptores junto das principais cidades costeiras, com locais estratégicos, como refinarias, centrais eléctricas, zonas portuárias, terminais de caminhos de ferro, etc.