Universal Supersonic Cruise Missile BrahMos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#16 Mensagem por Einsamkeit » Sex Jul 07, 2006 12:03 am

o Granit tem 10 metros de altura :twisted:

Realmente instalar o brahmos nas nossas atuais é inviavel, ja numa futura a ser construida da o que se pensar

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Paisano » Sex Jul 07, 2006 12:23 am

Podem me chamar de maluco, iludido ou mesmo sonhador, mas uma opção para o futuro da MB (substituição das Niterói) poderia ser um mix: Fragatas FREMM + Aster + BrahMos.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#18 Mensagem por Skyway » Sex Jul 07, 2006 1:53 am

Paisano escreveu:Podem me chamar de maluco, iludido ou mesmo sonhador, mas uma opção para o futuro da MB (substituição das Niterói) poderia ser um mix: Fragatas FREMM + Aster + BrahMos.

Credo, é tudo equipamento moderno!!! Nossos Políticos vão ficar todos empolados, haja Polaramine!!!!

--------------

Acho esse míssel muito interessante, e a velocidade só me faz pensar em uma arma para afundar Nimitz mesmo... Atira num alvo de 8 metros a 2.500km/h aparecendo do nada.......

Acho que dá para adaptar em nossos navios sim, sabem como é né, dá-se um jeitinho. Mas acho extremamente improvável que esse míssel venha pra cá, a não ser se for para afundar uma Niterói. :D

AD ASTRA PER ASPERA
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#19 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jul 07, 2006 7:20 am

Esse é um míssil que pode ser disparado de uma fragata que ronde as 3.00 ton de deslocamento ou mais e que tenha pelo menos 125 metros de comprimento.

Uma das fragatas indianas que provavelmente irão receber o sistema serão as Talwar, que não são grandes por aí além.

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

#20 Mensagem por P44 » Sex Jul 07, 2006 7:31 am

aqui não refere nada, mas nunca se sabe

Specifications
Displacement: 3250 tons standard, 4035 tons full load
Length: 124.8m
Beam: 15.2m
Draught: 4.2m
Machinery: 2 shaft gas turbines, 57,000 hp
Speed: 32knots
Range: 4500 tons at 18 knots
Armament: 8 SSN-27 SSM, SAN-7 SAM, 2 x Kortik combined 30mm gun & SAN-11 CIWS, 1 x 100mm gun, 4 533mm torpedo tubes, 1 x Helicopter (initially Ka-27, later ALH
Complement: 180 (18 officers)

http://en.wikipedia.org/wiki/Talwar_class_frigate

Triste sina ter nascido português 👎
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jul 07, 2006 8:15 am

Mas esse mísseis já estarão operactivos, ou serão para já ensaios, para que no futuro possam ser colocados em novas plataformas ou nas existentes, mediante uma modernização a que sejam sujeitas?

Imagem
ferrol
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#22 Mensagem por ferrol » Sex Jul 07, 2006 8:58 am

A verdade é que un misil de case 9 metros de longo e 1 de ancho, co fogonazo do ramjet, debe ser bastante fácil de ver desde lonxe. Xa non digo nada dun granit de 10 metros, que se debe ver a 100 kilómetros coas miñas gafas de 3 dioptrías :lol:

Estou ceguiño, ceguiño... :shock:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#23 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jul 07, 2006 9:18 am

É...

E os navios de guerra modernos têm meios de detectar ameaças, e contra-medidas, nomeadamente mísseis anti-míssil.

Tem quase o comprimento de um caça, e a velocidade é pouco maior que a de um F-16 (2.000 km/hora).

Para modernas embarcações AAW esse míssil teria pouco êxito.

penso eu de que... :?

Imagem
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#24 Mensagem por Skyway » Sex Jul 07, 2006 10:44 am

Um porta aviões nuclear então, que tem toda aquela parafernalha automática que não precisa nem dizer que tem ameaça que as armas já comecam a atirar sozinhas!

Mas mesmo assim, uns 4 mísseis desses, chegando juntos de direções diferentes.... Não sei se a defesa daria conta não. Mas defesa anti-misseis ou anti aérea não são meu forte mesmo... :D

Só me pareceu ser um míssel bem agressivo.

AD ASTRA PER ASPERA
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#25 Mensagem por talharim » Sex Jul 07, 2006 11:00 am

Seriam ótimos esses Brahmos para a falida artilharia de costa do EB.

Agora para a MB o meu sonho é ver ela trocar esses Exocet pelos excelentes Harpoon.Míssil muito mais versátil.

rcolistete
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por rcolistete » Sex Jul 07, 2006 11:21 am

Caro Rui,

Tem quase o comprimento de um caça, e a velocidade é pouco maior que a de um F-16 (2.000 km/hora).

Mas o Brahmos consegue Mach 2+ a baixa altitude, ao contrário de qualquer avião (F-16, por exemplo), o que dificulta em muito a detecção. Ele será detectado a poucas dezenas de km, e com sua altíssima velocidade o sistema AAe terá algumas dezenas de segundos para derrubar ou enganar tal míssil.

Abraços,

Roberto

Carlos Mathias

#27 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 07, 2006 11:44 am

Esqueceram que lá tá escrito que o míssil tem características stealth/furtivas? Tem pequeninas asas e uma área frontal muito pequena, comparativamente à um caça. Velocidade? Três vezes mais rápido que um Harpoon. Se o Harpoon é excelente, então um míssil furtivo e de altíssima velocidade é o quê? Outra coisa, TODOS os mísseis no lançamento fazem muito fogo(luz e calor), devido ao estágio de aceleração/motor foguete; quem não lembra das cenas de lançamento vertical dos Tomohawk à noite. Então seriam todos detectados. Porém, o ram-jet não faz o rastro de fumaça e fogo de um Exocet, por exemplo, que é propulsado por um motor foguete de combustível sólido durante toda a sua trajetória (mas mesmo assim é considerado um ótimo míssil). O Brahmos teria uma assinatura térmica de um Harpoon, BRS-15, ou outro turbojato qualquer. Som? Nenhum, só depois do impacto. E que impacto, 300kg de exposivos!

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#28 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 07, 2006 3:03 pm

talharim escreveu:Seriam ótimos esses Brahmos para a falida artilharia de costa do EB.

Agora para a MB o meu sonho é ver ela trocar esses Exocet pelos excelentes Harpoon.Míssil muito mais versátil.

O Harpoon é ótimo, mas eu prefiro o RBS-15!!!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
ferrol
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#29 Mensagem por ferrol » Sex Jul 07, 2006 3:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Esqueceram que lá tá escrito que o míssil tem características stealth/furtivas? Tem pequeninas asas e uma área frontal muito pequena, comparativamente à um caça. Velocidade? Três vezes mais rápido que um Harpoon. Se o Harpoon é excelente, então um míssil furtivo e de altíssima velocidade é o quê? Outra coisa, TODOS os mísseis no lançamento fazem muito fogo(luz e calor), devido ao estágio de aceleração/motor foguete; quem não lembra das cenas de lançamento vertical dos Tomohawk à noite. Então seriam todos detectados. Porém, o ram-jet não faz o rastro de fumaça e fogo de um Exocet, por exemplo, que é propulsado por um motor foguete de combustível sólido durante toda a sua trajetória (mas mesmo assim é considerado um ótimo míssil). O Brahmos teria uma assinatura térmica de um Harpoon, BRS-15, ou outro turbojato qualquer. Som? Nenhum, só depois do impacto. E que impacto, 300kg de exposivos!

Hola Carlos. A miña observación referente ó Brahmos ven dada pola existencia de misís semellantes na antiga URSS desde hai bastante tempo e non foron tidos en conta na OTAN como ameaza principal.

Evidentemente, un ataque de saturación destes misís, cmo se indica no debuxo:
Imagem
sería perigoso para case calquera, pero para cousas destas están os AEGIS, que teñen maior alcance radar que o radio de acción do misil.

de feito, o Brahmos, como se ve no debuxo, é un misil que voa a grande altura e só na traxectoria final descende para non ser detectado. Logo estamos falando dun misil de 9 metros de longo e 1 de sección voando a grande altura a 100 millas dun buque en alta mar. Pois precisamente para eso se inventou o SPY-1D americano ou o APAR europeo. I é nesas circunstancias (avións ou misís a grande altura) onde mellor traballan os novos radares antiaéreos, tal e como indica o Rui.

Logo, ¿Onde terían unha oportunidade os Brahmos? Atacando desde a costa, a poucas millas, como no debuxo, onde o rebote dos radares dos barcos contra a costa confundirían ésta co rebote das ondas radar no misil.

Pero polo demáis, 300 kms paréceme unha distancia normal, cando os Taurus europeos lanzables desde os F-18 ou eurofighter andan polos 500 kms, por exemplo.

E habería que ver en qué consisten esas supostas caracterísitcas "stealth", e se os 2,5 mach se manteñen todo o camiño ou só ó final, e o tipo de guiado que leva, etc, etc, para ver a verdadeira capacidade do Brahmos, que non indica na publicidade.

Pero tamén é certo que todo hai que velo segundo onde van funcionar. E nunha zona como esa de Asia serán enimigos terribles para a frota de Pakistán ou China, que son os, creo, maiores rivais de India na zona.

Un saúdo.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#30 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 07, 2006 3:34 pm

O fetichismo de alguns por certos equipamentos e armas é incrível...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder