PRick escreveu:Acho que este tópico deixa claro como o brasileiro é maníaco depressivo, vai da euforia a depressão em poucas linhas.
O Chavez se tornou uma figura amada porque falou que vai comprar os SU-30. Como já lançou outros tantos factóides que não cumpriu. Engraçado que para imprensa brasileira ele ora é santo, ora é demônio, tudo dependendo dos interesses dos donos de cada mídia.
Eu não sei como podem duvidar do Chavez no ponto que chegamos, se alguém achou que o Chavez iria comprar tudo de uma tacada só de ingênuo é o mínimo que eu poderia chamar... Ele fala... fala... fala... e continua cumprindo!!! Já comprou Helicópteros, C-295, Fuzis e agora a última notícia é dos Su-30...
Diferente de um país que quer ser reconhecido como a "potência" do mercosul... mas que espera desde 1980 para trocar seu fuzil padrão (enquanto a Venezuela com factóides já assinou contrato inclusive para uma fábrica local...), um país que tem um governo (e também comandantes das FAs...) ridículos ao ponto de aceitarem uma aeronave como o Mirage2000-C com pouquíssima capacidade de crescimento futuro quando nossos vizinhos já sinalizavam com F-16 C/D e MLU, MiG-29 e Su-27/30/35.
PRick escreveu:Parece mesmo as manchetes de nossa imprensa, "Zidane vai se aposentar amanhã", se referindo ao jogo com a nossa seleção.
Por sinal, nossa seleção é um bom exemplo que não adianta possuir o melhor, é preciso saber o que fazer com ele, jogar, ganhar.
A diferença é BEMMMMMM gritante... é preciso enumerar diversos fatores que levaram a seleção a perder o jogo, mas como não estamos discutindo sobre futebol deixarei passar... mas ai tu misturou alhos com bugalhos! quando falamos de confrontos militares, os melhores treinados, os com melhores equipamentos sempre vão se sair melhor do que os esfarrapados.
PRick escreveu:Ganha uma guerra que sabe construir, manter e usa as armas que possui. Nesta mesma ordem. Quem importa armas nunca será uma potência bélica, nem mesmo regional.
No que depender disso somente os EUA, Europeus e Russos ganharão guerras então... a excessão seriam alguns outros países que se encaixam mais ou menos na tua descrição...
O Brasil também
importa a maioria dos seus equipamentos militares e mesmo o que é "feito" por aqui tem suas partes mais sensíveis de origem estrangeira (i.e EDT-Fila, R-99A/B, Osório e etc...).
PRick escreveu:Depois falam da FAV, dos F-16, que não estão operando por falta de peças e dos M-3 modernizados, M-50, como caças "modernos", mas chamam o seu sucessor de sucata, um versão melhor que a empregada pela Grecia e o Peru. Por sinal o único F-16 que parece que foi derrubado em um combate aéreo, foi da versão C, muito melhor que o F-16A, e foi derrubado por um M-2000 C RDM, pior que os M-2000C que vamos receber!
É sucata sim Sr. assim como os M-III ou M-5/50 modernizados são... mas a questão é que os M-III e M-5/50 são sucatas compradas décadas atrás, que já estão no final de sua vida útil e que com certeza ninguém pensará em utilizar daqui a 5 ou 10 anos...
Diferente de um mod. de avião que sabidamente custou caro, possui uma capacidade no mínimo ridícula se compararmos com os aviões que nossos vizinhos estão comprando... e que mesmo que gastássemos uma pequena fortuna não conseguiríamos deixá-lo no mesmo nível que os novos brinquedinhos dos nossos vizinhos.
Pra finalizar, por mais moderno (pq de moderno mesmo não tem nada...) que a versão desse mod. de avião possa ser... vale a pena lembrar que nossos vizinhos Peruanos (que mal conseguem manter suas FAs...) compraram modelos semelhantes a cerca de 20 (isso mesmo...),
20 anos atrás, na minha opinião é demais alguém com certo nível de pensamento aceitar isso com tamanha passividade.
Pra finalizar... opinião é opinião, gosto é gosto. Entretanto, fica claro que o Mirage2000-C foi a pior escolha possível em todos os aspectos possíveis em qualquer análise... foi o pior avião, o pior preço, o que futuramente mais trauma a logística causará (talvez até impossibilitando o F/X), não possui nenhuma capacidade inteligente ou ataque ao solo...
Volto a discutir um suposto "ranking"...
Atual
1. F-16 C/D e MLU (Chile)
2. MiG-29 (Peru/versão mais nova...)
3. Kfir CE (Equador)
4. F-5BR (Brasil)
5. F-5 Tiger III (Chile)
6. Mirage2000-C (RDI/Brasil)
7. Mirage2000-C (RDM/Peru)
8. F-16A (Venezuela)
9. A-4AR
10. Mirage-5/50 (Chile)
Futuramente (caso tudo se concretize...)
1. Su-30 (Venezuela)
2. F-16 C/D e MLU (Chile)
3. MiG-29 (Peru/seriam supostamente atualizados...)
4. Kfir CE (Equador)
5. F-5BR (Brasil)
6. F-5 Tiger III (Chile)
7. Mirage2000-C (RDI/Brasil)
8. Mirage2000-C (RDM/Peru)
9. F-16A (Venezuela)
10. A-4AR
É claro que questões como quantidade e logística acabam por alterar esse ranking, mas volto a dizer, para um país que almeja ser a potência do Mercosul ter o 4o ou 5o melhor caça da AL latina é pouco, muito pouco.