Qual seria o helicóptero ASW ideal para MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Qual seria o helicóptero ASW ideal para MB?

Seahank
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#76 Mensagem por CFB » Qua Mar 01, 2006 11:28 pm

Bolovo escreveu:
Degan escreveu:Si...linda foto de unas pruebas hechas en EEUU que llegaron a....NADA.

Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.
Degan escreveu:Respecto a los P-3...es oficial lo de los misiles..???.

É oficial? Não.

A única fonte é o Luiz Padilha, que tem contatos com o pessoal da Força Aérea, segundo ele, o armamento já está escolhido e os Harpoon vem sim.
Degan escreveu:Nadie en el mundo usa A-4 con misiles ASM....por algo será... :wink:

Não entendi. :?:

Saludos cordiales, 8-]


Agora tem q ve se os EUA liberam pra gente e se o governo vai mesmo liberar o dinheiro




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Bolovo
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#77 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 01, 2006 11:55 pm

CFB escreveu:
Bolovo escreveu:
Degan escreveu:Si...linda foto de unas pruebas hechas en EEUU que llegaron a....NADA.

Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.
Degan escreveu:Respecto a los P-3...es oficial lo de los misiles..???.

É oficial? Não.

A única fonte é o Luiz Padilha, que tem contatos com o pessoal da Força Aérea, segundo ele, o armamento já está escolhido e os Harpoon vem sim.
Degan escreveu:Nadie en el mundo usa A-4 con misiles ASM....por algo será... :wink:

Não entendi. :?:

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Se eu falar que em 1999 os EUA aprovaram a venda de 20 Harpoon pra MB colocar nos CTs classe Pará, você acredita?

02 de Agosto de 1999

20 misseis HARPOON; responsavel pela manuntenção: Boeing.

Foreign Military Sales; valor: 39 milhões de doláres.



http://www.fas.org/asmp/library/asm/asm41.htm (no comecinho da lista)



Vender eles vendem, sem nenhum problema.




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#78 Mensagem por CFB » Qui Mar 02, 2006 12:14 am

Bolovo escreveu:
CFB escreveu:
Bolovo escreveu:
Degan escreveu:Si...linda foto de unas pruebas hechas en EEUU que llegaron a....NADA.

Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.
Degan escreveu:Respecto a los P-3...es oficial lo de los misiles..???.

É oficial? Não.

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Não entendi. :?:

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Se eu falar que em 1999 os EUA aprovaram a venda de 20 Harpoon pra MB colocar nos CTs classe Pará, você acredita?

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Iantaum pq a MB naum comprou




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#79 Mensagem por The Baaz » Qui Mar 02, 2006 12:19 am

CFB escreveu:
Bolovo escreveu:
CFB escreveu:
Bolovo escreveu:
Degan escreveu:Si...linda foto de unas pruebas hechas en EEUU que llegaron a....NADA.

Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.
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Iantaum pq a MB naum comprou


2 Motivos

1 - A MB já previa a desativação da Classe Pará, portanto não valia a pena investir em novos equipamentos/armamentos para os mesmos.

2 - Dinheiro.




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#80 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 02, 2006 12:21 am

CFB escreveu:
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Bolovo escreveu:
Degan escreveu:Si...linda foto de unas pruebas hechas en EEUU que llegaron a....NADA.

Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.
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Se eu falar que em 1999 os EUA aprovaram a venda de 20 Harpoon pra MB colocar nos CTs classe Pará, você acredita?

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Iantaum pq a MB naum comprou

Porque não interessava a ela ou porque não teve verba, não lembro! Outro exemplo é a aprovação da venda dos 48 AIM-120C que o Brasil iria receber se o F-16 fosse julgado o vencedor do antigo F-X.

Os EUA a um bom tempo estão aprovando a venda de sistemas delicados aos paises subdesenvolvidos. Eles perdiam bilhões de doláres e varios empregos por causa desses "vetos".




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#81 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 02, 2006 7:33 am

Na verdade um outro motivo foi porque ela estava "jogando" com a França para obtenção de MM-40...

Se eu não me engano ela ameaçou de tirar os MM-40 das Niterói e substituí-los com os Harpoon e para mostrar que estava falando sério fez a requisição dos Harpoon aos EUA. Daí os franceses amarelaram e o negócio não foi a lugar nenhum... Se eu não me engano isso foi dito pelo pessoal do Fórum do Poder Naval na época.

(mas tudo pode só passar de 'estórias', embora até hoje eu estava achando que essa era verdade :) )

[]s
Cb_lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#82 Mensagem por Degan » Qui Mar 02, 2006 9:00 am

Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.


Bolovo, el que el A-4 pueda volar con un Harpoon no significa que pueda usarlo realmente, ve el caso de los Harrier II Plus, por problemas de vibración y pesos máximos de aterrizaje (margen de seguridad operacional) no pueden de verdad usar este misil…
Con todos los usuarios que tiene y ha tenido el A-4, por algo nunca integró el Harpoon… :wink: .

É que só os Super-Hiper-Mega-Ultra-Exagerados-Fodões-Imbatíveis-Destruidores de EF-2000, Rafales e Su-35, lindo, fabuloso...F-16C/D do Chile possuem essa capacidade


No, también lo usan los Super Etendar de Argentina, los Mirage 50 de Venezuela y los Mirage 5 de Perú (fuera de servicio).

ahhhhhh agora entendi!!

Ficou tudo mais claro agora!!


Si buscabas esa respuesta, para otra duda tuya mejor no te contesto…. :?

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#83 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 02, 2006 1:28 pm

Degan escreveu:
Mas mostrou que um A-4M pode levar o Harpoon.

Tenho certeza absoluta que um A-4 modernizado, com um radar decente, tipo o APG-66, pode e deve ter capacidade de mirar e lançar um Harpoon.


Bolovo, el que el A-4 pueda volar con un Harpoon no significa que pueda usarlo realmente, ve el caso de los Harrier II Plus, por problemas de vibración y pesos máximos de aterrizaje (margen de seguridad operacional) no pueden de verdad usar este misil…
Con todos los usuarios que tiene y ha tenido el A-4, por algo nunca integró el Harpoon… :wink: .

Você deu suas explicações, tudo bem. Mas ainda assim continuo duvidando disso.




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#84 Mensagem por A-29 » Qui Jun 22, 2006 12:21 am

Ôpa, vamos aí ressucitar mais um tópico importante.

Afinal, a decisão sobre o novo eli ASW tá pra sair. Era para divulgarem a decisão até o meio do ano, certo?

Parece que as preferências recaem sobre o SeaHawk, mas não vou muito com a cara dele. Não creio que seja o adequado para a MB. Devemos levar em conta que, atualmente, o único vetor aéreo da MB com capacidade de ataque ASuW de longa distância é o Sea King com Exocet. Os Super Lynx com Sea Skua tem pequeno alcance. Para mim, a única real capacidade militar do São Paulo é justamente a capacidade de levar os Sea King, nossa ponta de lança nas guerra de superfície e submarina.

Ocorre que se o SeaHawk for adotado, não mais teremos a opção de uso de um míssil da categoria do Exocet, pois ele só usa o Penguin. Considerando que nos próximos 15 anos não teremos caças aptos a lançar mísseis pesados (por melhor que seja a modernização dos A-4, ela vai demorar e não garante o disparo do Harpoon), a adoção do SeaHawk vai significar, simplesmente, abdicar da boa capacidade ASuW hoje disponibilizada pelo Sea King. Nesse sentido, não vejo muita vantagem, por exemplo, de um SeaHawk em relação ao Super Lynx 300.

E tem mais, nossos Sea King voam pouco, mas muito pouco mesmo por ano, já que só são usados em conjunto ou com o Nae ou com os Ceará. E devido à sua idade, certamente possuem um custo por hora de vôo das mais elevadas.

Frente a tais argumentos, simplesmente não me conformo com outra escolha que não seja o Merlin. É caro? É, tanto quanto o SeaHawk. Caro de operar? Com certeza, mas duvido que seja mais caro que um Sea King, já que é mais moderno. Mas em compensação tem uma autonomia enorme e permite o uso de mísseis pesados. E faria com que o São Paulo ganhe um valor militar maior além da mera formação de doutrina.

Tem um post do Padilha lá atrás dizendo que essa história de padronização com a adoção do SeaHawk não é totalmente verdadeira, já que é uma aeronave quase totalmente diferente das que serão adotadas por FAB e EB. E que ela custa só uns US$ 3 mi a menos que o Merlin, embora esse tenha manutenção mais cara.

Mas, sinceramente, pela quantidade de horas voadas por ano e número de células a ser adquirida, acho a compra dos SeaHawk uma besteira. Seria uma economia mínima no âmbito da MB, mas uma grande perda de capacidade.




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#85 Mensagem por Sideshow » Qui Jun 22, 2006 12:32 am

Qual misseis o Super Lynx 300 usa ?

Eu gostei da ideia dos Merlin que também poderia ser o futuro helicoptero AEW da MB.

Imagem




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#86 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 22, 2006 7:49 pm

Sideshow escreveu:Qual misseis o Super Lynx 300 usa ?

Eu gostei da ideia dos Merlin que também poderia ser o futuro helicoptero AEW da MB.

Imagem

O Super Lynx 300 usa o Sea Skua ainda, mas dá pra colocar o SPIKE-ER que seria bem legal. O Polyphem era legal também, mas foi cancelado.

Mas o que os pilotos do HA-1 querem nem é misseis, mas sim ter o poder de levar foquetes 70mm e casulos de metralhadora... e claro, um bom FLIR.

Ninguem vai usar um Sea Skua pra afundar uma lancha! :?

Acho que a combinação Lynx 300 + Merlin na MB seria o IDEAL, mas como o ultimo é excessivamente CARO, o conjunto Lynx 300 + Sea Hawk já seria MUITO bom.




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#87 Mensagem por A-29 » Qui Jun 22, 2006 9:50 pm

Excelente lembrança acerca de o Merlin poder ser usado como AEW. É uma boa opção até pelo fato de poder ser utilizado também nos navios anfíbios na esquadrão e não só no São Paulo. Não esqueçamos de sua grande autonomia.

Quanto aos custos, o Padilha lembrou lá atrás que o SeaHawk custa US$ 36 mi, enquanto o Merlin custa US$ 39 mi. Nem é tanta diferença assim, vai. A manutenção também é mais cara, concordo, mas seria adquiridas poucas unidades e, no contexto da MB, o custo a mais seria nominalmente pequeno, pois seriam cerca de 8 a 12 unidades em um universo de quase cem aeronaves. Mas o ganho em capacidades seria altamente compensador, ah se seria.




Luiz Padilha

#88 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Jun 22, 2006 9:52 pm

A-29 escreveu:Excelente lembrança acerca de o Merlin poder ser usado como AEW. É uma boa opção até pelo fato de poder ser utilizado também nos navios anfíbios na esquadrão e não só no São Paulo. Não esqueçamos de sua grande autonomia.

Quanto aos custos, o Padilha lembrou lá atrás que o SeaHawk custa US$ 36 mi, enquanto o Merlin custa US$ 39 mi. Nem é tanta diferença assim, vai. A manutenção também é mais cara, concordo, mas seria adquiridas poucas unidades e, no contexto da MB, o custo a mais seria nominalmente pequeno, pois seriam cerca de 8 a 12 unidades em um universo de quase cem aeronaves. Mas o ganho em capacidades seria altamente compensador, ah se seria.


Na boa! Esquece!

Aposto todas as minhas fichas no SeaHawk.
SH-60B

[]'s
Padilha




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#89 Mensagem por A-29 » Qui Jun 22, 2006 10:06 pm

Eu tava torcendo pro Ronaldo fazer gol hoje e ele fez.

Quem sabe também não funciona pro Merlin? :mrgreen:




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Matheus
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#90 Mensagem por Matheus » Qui Jun 22, 2006 11:45 pm

Padilha,
e quem realizará o ataque "estratégico" realizado hoje pelos S King/excocet? Se é por padronização eu prefiro o Cougar que pode fazer ASW com sonar próprio e lançar Excocet que ficar com helis de pernas curtas como S Hawk e Linx.




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