Prezados colegas,
Realmente não operamos em ambientes "desérticos" porém algum dia poderemos pasasar a operar... aqui do lado no chile temos o Atacama e o nordeste brasileiro é "quase" um desértico... pelo sim e pelo não o AK é o fuzil mais robusto do mundo e isso não se discute.
O 72o Batalhão de Infantaria Motorizado - Caatinga (Batalhão "General Victorino Carneiro Monteiro") emprega o FAL M964 (vulgo MOSQUEFAL) sem problemas e num ambiente "quase" desértico.
Visitem a página OFICIAL da unidade lá vocês encontrarão uma fonte segura para informações pertinentes
http://www.72bimtz.eb.mil.br/O Brasil pode ser auto-suficiente na produção de armas leves mesmo com fuzis Russos, poderíamos fechar uma parceria para a produção nacional dos Fuzis Russos assim como fizemos com o FAL.
Realmente é sua opinião, mas eu não creio que os russos tenham tanto a acrescentar assim à nossa indústria de armas leves.
No meu texto eu deixei claro que forças de assalto rápidas e tropas aerotransportadas deveriam operar o AK-102 que é uma versão menor do AK-101 que por sua vez é uma versão mais moderna do AK-74 que utiliza munição 5,45x39.
Este realmente é um calibre especial desenvolvido na então URSS como resposta ao 5,56 x 45 mm da OTAN. Acredito que o 5,56x45 conseguiria maior eficiência contra "blindagens", assim como maior êxito letal. Digo isso baseado única e exclusivamente na sua maior carga propelente que, por sua vez, lhe conferiria maior energia cinética. Caso haja informação publicada em artigos militares que falem em favor do contrário, favor publicá-las aqui, pois realmente desconheço acerca desse tipo de munição.
Sobre a questão do 7,62 NATO vs. 7,62 Russo, ao contrário de você acredito que tenho uma vasta experiência quando o assunto é ferimentos de Fuzil. Primeiro pq moro no Rio de Janeiro, Segundo pq moro perto de uma favela e o que mais vejo é nego baleado pra falar por baixo... pq queimado e sem cabeça eu já vi um montão...
De fato você pode até conviver com a violência muito mais intensamente do que eu, pois graças a Deus eu procuro evitar o contato com ambientes violentos e também não moro no Rio de Janeiro. Mas acontece que uma coisa é ter uma experiência baseada na observação empírica que também é muito importante e não quero desmerecer aqui. A outra coisa é acompanhar um serviço de medicina legal que envolve toda uma metodologia técnico científica, seria a mesma diferença entre estar num avião e saber pilotá-lo corretamente. O que quero dizer, é que interpreto as lesões com aprofundadas bases anatômicas de medicina para descobrir os prováveis mecanismos de morte, assim como estudo a morfologia dos tecidos plano por plano para ver o tipo de lesão produzida.
O 7,62 Russo não é menos do que o 7,62 NATO, até pq se formos pensar assim vamos voltar a usar o velho 30-06 e daqui a pouco vamos equipar nossos soldados com ZPUs da vida... A Vagabundagem aqui no RJ tem preferencia principalmente pelo Fuzil HK-G3, segundo pelo AK-47... e por último "desconsideram" o FAL, Basta ouvir os chamados "Proibidões" e ouvir quantas vezes se fala "FAL" e qnts vezes se falam o nome de outras armas, algumas até menos famosas. E olha que eles usam de tudo... desde de .38, MP-5, passando por Mini-14 e terminando recentemente com minas e armas anti-tanque
Não costumo levar em conta o que vagabundo fala, são todos umas bestas oligofrênicas desorganizadas tática e moralmente. Já viu vagabundo aí bancar o Rambo pra cima do BOPE???
Outra coisa, esses tais proibidões são uma péssima fonte de informação para embasar argumentações técnicas acerca de armamento militar. Para se ter uma idéia esse pessoal é tão oligofrênico que não sabe nem pronunciar STINGER, como é que o Fernandinho Beira Mar se referiu a eles mesmo: "STINGUYYY???" ou seria melhor "ESTINGUIISSS"??? A besta queria comprar um equipamento que os EUA não disponibilizam pra ninguém, é o típico do raciocínio do camarada que assistiu ao Comando Delta e viu a missão que os kra fizeram pra destruir um lote dessas armas.
Eu voto pela aquisição de Fuzis Russo, pq são fuzis que já estão no mercado, testados e aprovados... é só comprar um bom lote e fechar uma parceria para produzi-los no Brasil. Assim vamos evitar essas aberrações de M-16 dentro de FAL com o nome de "MD-2" que vem sendo projetado desde 1980 e até hoje nada se vê...
Concordo que o MD-2 deve ter tido lá seus defeitos, pra falar a verdade não tenho experiência com a arma. Mas acredito que os problemas já devem ter sido solucionados na versão MD97L. De qualquer forma vou conferir isto pessoalmente este ano quando eu for visitar um amigo meu lá em Itajubá cujo pai é engenheiro da Imbel.
Francamente o Brasil não é um país de Produção! principalmente qnd o governo está envolvido... os dois únicos projetos Brasileiros em termos de armas que deram certo foram o ASTROS II e o AMX! O Primeiro pela iniciativa "privada" e o segundo pq na verdade pagamos aos Italianos para aprender a projetar Jatos. Veja como exemplo a modernização dos F-5br, quando forem entregues já estarão totalmente obsoletos...
Realmente podemos continuar na dependência tecnológica se tivermos este tipo de pensamento, mas um dos objetivos e funções de nossas FFAA é o de reduzir o hiato tecnológico que nos separa das nações de primeiro mundo. Quanto à presença Estatal ou não nos projetos eu realmente não tenho informação pra dizer qual é melhor ou mesmo discutir com você. Só acredito que a participação de centros de pesquisa e desenvolvimento mantidos de forma vegetativa pelos sucessivos governos federais, só têm acrescentado ao Brasil em termos de tecnologia militar através de um honrando e silencioso trabalho heróico.
Brasil Acima de Tudo!!!